ID do artigo : 00172611 / Última modificação : 04-06-2018

Como testar se um telecomando está a enviar um sinal de infravermelhos (IV)

    NOTA:

    • Esta resposta destina-se a telecomandos de infravermelhos com a marca Imagem (IV).
    • A marca Imagem (IV) não se encontra em telecomandos de Android TV lançados em 2016, mas estes são, ainda assim, telecomandos de infravermelhos.

    Um telecomando de infravermelhos envia um sinal usando luz infravermelha.  Não é possível ver essa luz a olho nu, mas se utilizar uma câmara digital, câmara de telemóvel ou câmara de vídeo em modo de câmara, pode ver o sinal.

    Para verificar se o telecomando de infravermelhos está a enviar um sinal, siga os passos abaixo:

    1. Escolha o dispositivo que pretende utilizar:
      1. Câmara digital – ligue a câmara.
      2. Telemóvel com câmara – abra a aplicação da câmara.
      3. Câmara de vídeo – ligue a câmara e defina o modo de câmara.
    2. Aponte a extremidade do telecomando com o emissor de infravermelhos à objetiva da câmara fotográfica ou da câmara de vídeo.
    3. Olhe para o visor eletrónico ou para o ecrã LCD. 
    4. Mantenha premido um dos botões do telecomando.

    Se o telecomando estiver a enviar um sinal, deverá ver uma luz no visor eletrónico ou no ecrã do telemóvel ao premir os botões do telecomando.

    NOTA: A luz infravermelha poderá não ser visível em determinados smartphones. Nesse caso, verifique a presença de luz infravermelha utilizando o modo de câmara frontal ou, se mesmo assim não for possível verificar, utilize uma câmara fotográfica digital ou outro telemóvel.

     Se o transmissor for visível  Se o transmissor não for visível
     Imagem  Imagem
     O telecomando está normal.  A pilha está gasta ou o telecomando poderá estar danificado.


    Consoante o transmissor seja visível ou não, siga as instruções infracitadas:

    • Se a luz do transmissor do telecomando não for visível quando é premido qualquer botão, existe a possibilidade de as pilhas estarem gastas. Troque por pilhas novas e verifique se o transmissor se acende ou não.
      NOTA: Introduza a pilha respeitando a indicação de polaridade + e -.
      Se os sintomas não melhorarem, o telecomando poderá estar avariado.
    • Também pode testar cada um dos botões do telecomando premindo-os, um de cada vez, e verificando se é possível ver uma luz com origem no emissor.

      NOTA: Se vir uma luz sem que nenhum botão esteja a ser premido, um dos botões do telecomando poderá estar encravado e a impedir os outros botões de funcionarem.  Nesse caso:

      1. Retire as pilhas.
      2. Prima e solte cada botão algumas vezes para ver se consegue libertar o botão encravado.
      3. Troque as pilhas e teste novamente o telecomando.

      Se continuar a ver uma luz sem que nenhum botão esteja a ser premido, poderá ser necessário substituir o telecomando.

    • Se a luz não se acender quando um botão específico é premido, esse botão poderá estar avariado.