ID do artigo : 00193154 / Última modificação : 17-05-2018

Como evitar a entrada de pó, sujidade ou humidade para dentro da câmara?

Produtos e categorias aplicáveis deste artigo

Dado que as câmaras DSLR, SLT, NEX, ILCE e ILCA utilizam lentes amovíveis, existe sempre a possibilidade de um pouco de pó, uma partícula de sujidade ou humidade entrarem na câmara e no sensor de imagem (ou espelho) ao trocar as lentes. No entanto, existem precauções para evitar esta situação.

NOTA: As câmaras DSLR, SLT e ILCA têm espelhos, enquanto as NEX e ILCE não têm.

  • Desligue a câmara antes de mudar a lente, pois os sensores de imagem podem ter uma carga elétrica que atrai a poeira.
  • Apenas mude as lentes num ambiente limpo, preferencialmente no interior e afastado de ventoinhas, ventiladores ou janelas.
  • Verifique a lente antes de a montar na câmara; se verificar a presença de poeira na lente, pode removê-la com um soprador.
  • Prepare a lente que pretende montar com antecedência para que a abertura para lentes da câmara esteja exposta o mínimo de tempo possível.
  • Posicione a câmara para baixo ao remover e montar uma lente para prevenir a entrada de poeira ou sujidade na abertura da lente.
  • Coloque uma tampa contra poeira na dianteira da câmara após a remoção da lente se não for utilizar a câmara durante um período longo.
  • Coloque uma tampa contra poeira na lente que removeu da câmara.

Conforme mencionado anteriormente, existe sempre a possibilidade de entrada de poeira, sujidade ou humidade na câmara com lentes amovíveis. A humidade poderá acumular-se se o ar no interior da câmara for seco e o ambiente exterior for húmido. No entanto, seguir as diretrizes mencionadas acima deverá ajudar a minimizar estas circunstâncias.

Limpar o sensor de imagem das câmaras DSLR, SLT e ILCA:
Como devo limpar o espelho e o sensor de imagem?

Limpar o sensor de imagem das câmaras NEX e ILCE:
Como limpar a estrutura, a lente e o sensor de imagem das câmaras ILCE e NEX