ID do artigo : 00193053 / Última modificação : 25-10-2018

O computador não reconhece a ligação USB de uma câmara digital

Produtos e categorias aplicáveis deste artigo

A câmara não é reconhecida depois de a ligar a um computador com o Windows® XP e é apresentada uma mensagem a indicar para verificar o dispositivo ligado.

IMPORTANTE:

  • Consulte o website do fabricante do computador para verificar se este é um modelo compatível com atualização para o Windows 10 e assistência. Se atualizar um modelo não compatível com atualização para o Windows 10, o computador pode não funcionar corretamente. Recomenda-se a utilização de um computador equipado com o mesmo SO que está a utilizar.
  • Se o dispositivo USB não for reconhecido ou se pretender reverter para o SO anterior após a atualização do computador para o Windows 10, consulte o website de assistência do fabricante do computador.

Quando uma câmara da Sony está ligada à porta USB do computador e ligada, deverá sempre aparecer a mensagem de ligação USB MODE (Modo USB) ou Mass Storage (Armazenamento) no ecrã da câmara. Se não aparecer USB MODE (Modo USB) nem Mass Storage (Armazenamento), a câmara não está a ser reconhecida pelo computador.

NOTA: Esta resposta foi concebida para ajudar na ligação de uma câmara digital a um computador. Siga este procedimento se A mensagem "Error: Connect a device or media to the computer" (Erro: ligue um dispositivo ou um suporte ao computador) for apresentada no ecrã de importação e a câmara não for reconhecida ao tentar importar imagens com o PlayMemories Home.

Siga os passos abaixo para resolver problemas relacionados com o motivo pelo qual o computador não reconhece a ligação USB de uma câmara digital da Sony.

IMPORTANTE:

  • Alguns sistemas operativos informáticos poderão solicitar que inicie sessão como administrador ou com direitos de administrador.
  • Se o computador que está a utilizar estiver ligado a uma rede, poderá ser necessário desativar temporariamente a ligação à rede ou ligar a câmara a outro computador que não se encontre numa rede.
  1. Desligue o cabo USB do computador e da câmara.
  2. Desligue e volte a ligar a câmara.
  3. Certifique-se de que as portas USB da câmara e do computador não têm poeira nem sujidade.
  4. Certifique-se de que o suporte de gravação está inserido corretamente na câmara.

    NOTA: Ao tentar obter imagens de uma câmara com memória interna, este passo não é necessário.

  5. Com a câmara ligada, ligue o cabo USB fornecido à câmara. Certifique-se de que a ligação está fixa e segura.

    NOTAS:

    • A ligação através de um hub USB não é suportada.
    • Algumas câmaras dispõem de uma entrada USB incorporada que liga diretamente à porta USB em vez de a um cabo USB.
    • Se utilizar um cabo USB, certifique-se de que utiliza o cabo fornecido com a câmara. Outros cabos que não sejam da Sony podem carregar a câmara mas nem sempre permitem a importação de imagens.
    • O cabo fornecido tem as palavras "Sony Corp." impressas.
      Imagem
  6. Ligue a outra extremidade do cabo USB fornecido ao computador.

    NOTAS:

    • Se for apresentada a mensagem Connecting... (A ligar...), tal indica que a ligação ainda não está pronta. Aguarde pelo estabelecimento da ligação.Imagem
    • A ligação está pronta se for apresentada uma mensagem de ligação a indicar USB MODE (Modo USB) ou Mass Storage (Armazenamento). Estas mensagens indicam que a câmara foi reconhecida pelo computador.
      ImagemImagem
  7. Se for apresentada uma mensagem a indicar USB MODE (Modo USB) ou Mass Storage (Armazenamento) no ecrã da câmara, a câmara foi reconhecida pelo computador. Não é necessária qualquer resolução de problemas adicional.

Se a mensagem Connecting... (A ligar...) não desaparecer, ou a mensagem USB MODE (Modo USB) ou Mass Storage (Armazenamento) não for apresentada, tente mudar a ligação do cabo para uma porta USB diferente no computador.

Se o problema ocorrer mesmo após ter mudado o cabo para uma porta USB diferente no computador, siga estes passos de resolução de problemas adicionais:

  1. Desligue qualquer outro dispositivo USB (exceto o rato e o teclado) do computador.
  2. Certifique-se de que uma ou ambas as unidades dispõem de atribuição de letras e não utilize a mesma letra com qualquer outra unidade no computador ou na localização de rede.

    NOTA: Pode ser necessário consultar o fabricante do computador para obter ajuda na procura desta informação.

  3. Se disponível, certifique-se de que a LUN Setting (Definição LUN) na câmara está definida para Multi.

    NOTA: Para obter informação de modelos específicos sobre como definir a LUN Setting (Definição LUN), consulte o manual de instruções da câmara.

  4. Desligue a câmara durante 30 segundos.
  5. Após 30 segundos, ligue novamente a câmara.
  6. Se a câmara tiver as definições USB connection (Ligação por USB) ou Transfer mode (Modo de transferência) disponíveis no menu, tente colocá-las em Normal, Mass Storage (Armazenamento) ou PTP.

    NOTA: Para obter informação de modelos específicos sobre as definições USB connection (Ligação por USB) ou Transfer mode (Modo de transferência), consulte o manual de instruções da câmara.

  7. Se o problema não ficar resolvido, reinicie o computador.
  8. Se o problema ainda assim persistir, tente desinstalar e voltar a instalar os controladores de USB.
  9. Se o problema ainda assim persistir, reponha as definições originais de fábrica da câmara .
  10. Se o problema ainda assim persistir e se tiver acesso a outro computador, ligue a câmara a esse computador utilizando os mesmos passos mencionados acima e verifique se a câmara é reconhecida.
    • Se a câmara for reconhecida noutro computador, as portas USB do primeiro computador poderão não estar corretamente configuradas ou poderá existir um software instalado que esteja a interferir com a ligação. Contacte o fabricante do computador para obter detalhes sobre formas de resolução de problemas adicionais relativamente às portas USB.
    • Se a câmara não for reconhecida noutro computador, poderá haver um problema no cabo USB.

Os passos de resolução de problemas listados acima deverão resolver o problema. Se concluiu todos os passos e substituiu o cabo USB e o problema ainda não ficou resolvido, poderá ser necessário reparar a câmara.