ID do artigo : 00192921 / Última modificação : 17-05-2018

Como tirar fotografias de relâmpagos

Produtos e categorias aplicáveis deste artigo

AVISO: Existe risco de ferimentos pessoais. Os relâmpagos podem ser extremamente perigosos. Para sua segurança, tire sempre fotografias a uma distância segura e não fique perto de objetos como antenas de rádio, linhas de energia, árvores altas, água parada, ou objetos metálicos (mastros de bandeiras, torres de iluminação, vedações, etc.) que possam atrair os relâmpagos. Evite terrenos elevados.

Tirar fotografias de relâmpagos não só requer estar no sítio certo à hora certa, como também requer a utilização de um tripé, de uma lente adequada e a configuração correta das definições da câmara. Deve utilizar uma lente grande angular e velocidades do obturador muito lentas ao fotografar relâmpagos. Uma vez que são necessárias velocidades lentas do obturador, a câmara deve ser montada num tripé para estabilização, de modo a evitar desfocagem por movimento.

Siga os passos abaixo para configurar a sua câmara para tirar fotografias de relâmpagos.

  1. Instale uma lente grande angular na estrutura da câmara.
  2. Monte a câmara num tripé.
  3. Defina o seletor de modo da câmara para o modo Manual (M).
  4. Defina o interruptor de foco na câmara para Focagem manual (MF).
  5. Ajuste a focagem para infinito.
  6. Defina o ISO para uma definição baixa - ISO 100 ou ISO 200 é geralmente suficiente.
  7. Defina a abertura da lente para uma definição pequena - geralmente, F8 ou F9 é aceitável.
  8. Defina a velocidade do obturador para uma definição lenta - experimente velocidades entre 15 e 30 segundos.

IMPORTANTE: Os relâmpagos são mais bem fotografados em ambientes escuros. Embora possam ser fotografados com luz do dia, as velocidades longas do obturador necessárias para fotografar relâmpagos podem causar a sobre-exposição da imagem, se existir muita luz. Ao fotografar relâmpagos com luz do dia, poderá ter de ajustar o ISO ou a abertura até obter o resultado pretendido.

Depois de configurar a sua câmara conforme descrito acima, terá de aguardar pelo relâmpago. Uma vez que é difícil antecipar quando haverá um relâmpago, aponte a câmara na direção onde espera que ocorra o relâmpago e prima o botão do obturador. Se o relâmpago ocorrer durante o tempo de exposição longa, será captado pela lente e gravado.