ID do artigo : 00192977 / Última modificação : 17-05-2018

Toda a imagem parece desfocada.

Produtos e categorias aplicáveis deste artigo

O movimento da câmara é a causa de muitas imagens desfocadas e pouco nítidas. Ocorre quando a câmara é movida durante a exposição e resulta no deslocamento ou numa imagem tipo fantasma de todo o conteúdo da imagem. Ao segurar na câmara, recomenda-se que a função SteadyShot® seja ativada para reduzir o efeito do movimento da câmara. Além disso, se fotografar em condições de pouca luz, a utilização do flash pode ajudar.

Lembre-se de que, no entanto, há alturas em que a utilização do SteadyShot não será tão útil e a utilização do flash pode não ser prática – como quando estiver a fotografar com velocidades do obturador longas ou a utilizar uma lente com um nível de zoom elevado. Com velocidades de obturador lentas e lentes de zoom elevado, o movimento da câmara que normalmente não seria percetível torna-se mais evidente. Mesmo na captação de objetos parados, recomenda-se que a câmara seja montada num tripé ou colocada numa superfície estável ao fotografar nestas situações.

Esteja ciente da velocidade do obturador ao tirar fotografias. A regra geralmente aceite para evitar a desfocagem é utilizar uma velocidade do obturador mais rápida do que "1 dividido pela distância focal." Por exemplo, isto significa que se fotografar com uma distância focal de 50 mm, deverá utilizar uma velocidade do obturador de 1/50 seg. ou mais rápida. Utilize uma velocidade de obturador de 1/100 seg. ou mais rápida quando estiver a fotografar com uma distância focal de 100 mm, e assim sucessivamente.

Se o seu objeto estiver em movimento ao tirar as fotografias e o objeto parecer desfocado, a velocidade do obturador selecionada pode ser demasiado lenta. Aumentar a velocidade do obturador pode ajudar a captar o objeto com detalhes mais nítidos.

NOTA:

  • O aviso de movimento da câmara pode ser apresentado quando a câmara seleciona velocidades do obturador mais lentas.
  • Pode verificar a velocidade do obturador de imagens que já transferiu para um computador com software de fotografia, revendo os dados Exif de cada fotografia.

Outro aspeto que faz com que as suas fotografias pareçam desfocadas é se a câmara tiver dificuldade na focagem automática do seu objeto. Primeiro, tente tirar algumas fotografias, utilizando a focagem manual (MF) e compare-as com as fotografias que tirou com focagem automática (AF).

Poderá ser difícil obter focagem nítida do seu objeto com o AF ao fotografar em condições de pouca luz. Para obter a focagem adequada, certifique-se de que o flash está ativado e defina a opção AF illuminator (Iluminador AF) para On (Ativar) ou Auto. Quando o botão do obturador é premido, o iluminador AF faz com que a câmara envie um feixe de luz momentâneo para iluminar o seu objeto por breves instantes e permitir à câmara tempo suficiente para focar.

NOTA: O iluminador AF só funciona ao utilizar o modo AF. Não está disponível ao utilizar o modo MF. Se estiver a utilizar uma câmara compacta, as suas opções para evitar o movimento da câmara e a desfocagem causada pelo movimento podem ser limitadas em comparação com os modelos de lentes mais avançados e/ou amovíveis.