pessoa a segurar numa sony alpha 7m4 com o microfone ecm-m1 colocado

Design de som com a Sony ECM-M1

Awake to Create

Os Awake to Create são a dupla de cineastas neerlandeses Daniel Lodriquez Leyba e Mandy Duda. Em conjunto, o par filma e edita vídeos publicitários e de viagens, mantendo-se sempre em movimento.

A sua curta-metragem "FREQUENCY" foi filmada em Portugal, na cidade de Lisboa, e nas ilhas dos Açores. A dupla estava lá a filmar outro projeto, quando decidiu passar para a frente da câmara e fazer alguns vídeos dos bastidores para mostrar aquilo que faz.

"Adoramos estar atrás da câmara, mais do que estar à frente", admite Daniel. "Só que percebemos que é importante partilhar filmagens dos bastidores daquilo que fazemos", continua Mandy. "Queríamos inspirar outros criadores para que utilizem a sua voz, vão para a frente da câmara e contem a sua história, que foi aquilo que o microfone Sony ECM-M1 nos permitiu fazer. Ajuda-nos a ajudar os outros."

"Por isso, desafiámo-nos a sair da nossa zona de conforto, a aumentar as nossas frequências, e foi aí que nasceu a ideia para o vídeo "FREQUENCY".

Havia um guião em voz off gravado com o microfone Sony ECM-M1, mas a dupla queria que a motivação por detrás do filme viesse dos sons do ambiente captados nos locais incríveis que estavam a visitar em Portugal.

homem junto a uma cascata com a sua sony alpha 7m4

"Filmávamos com a Sony FX3 e a Sony Alpha 7 IV, colocando o ECM-M1 na câmara que estivéssemos a utilizar", afirma Daniel.

"Adoramos gravar sons gerais do ambiente que captam a essência e o sentimento de um lugar para criar vídeos cinematográficos. Desde elétricos a passar nas ruas, até ao canto dos pássaros e às cascatas, o som de um lugar é tão bonito de captar como o seu aspeto", comenta Mandy.

Captar áudio na floresta utilizando a definição estéreo do ECM-M1 proporcionou à dupla algumas das suas gravações de som favoritas do vídeo. "Quando volto a ouvir com os auscultadores, parece tão real. Posso fechar os olhos e é como estar lá outra vez. Permite-me sintonizar e ouvir tudo aquilo que não ouvi na altura, como um coro de pássaros a cantar de várias direções", afirma Daniel.

mulher sentada num banco a fazer uma filmagem de si própria

"E, ao filmar o elétrico a atravessar Lisboa", acrescenta Mandy, "podemos ouvi-lo a aproximar-se e o som fica mais alto, parecendo estar mesmo perto. Mas, depois, passa e o som vai ficando cada vez mais suave."

A gravação estéreo é possível porque o microfone ECM-M1 utiliza quatro cápsulas diferentes para captar som de várias direções. Selecionar uma das oito definições de direção permite-lhe alterar a forma como o microfone grava o som.

Ao fazer filmagens dos bastidores, a dupla só precisou de mudar para o modo superdirecional para gravar o som diretamente à frente do microfone. "Também utilizámos o modo superdirecional e/ou o modo ultradirecional quando queríamos gravar um som específico mesmo à nossa frente, como a água a cair na cascata", revela Mandy. "É como filmar com uma lente de zoom, em versão áudio", acrescenta Daniel.

mulher diante de um lago grande com a sua câmara sony alpha

Ter tanto poder e flexibilidade com um microfone tão pequeno e fácil de utilizar faz uma grande diferença para filmar rapidamente em movimento.

"Os momentos passam depressa; por isso, quanto mais depressa estivermos prontos para filmar, melhor", afirma Daniel. "Não temos tempo para pegar em cabos e preparar muitas definições."

Os microfones Sony, como o ECM-M1, são colocados no suporte multi-interface nas câmaras Sony Alpha, criando uma ligação digital sem cabos muito simples, confirma Daniel. "É extremamente prático. Esperava ter de mudar muitas definições, mas basta ligá-lo e começar a utilizar os botões no microfone, que a câmara ajusta as definições conforme necessário. É mesmo muito simples e fácil de utilizar."

homem a ajustar as definições no microfone sony ecm-m1

Em filmagens futuras, o ECM-M1 irá mudar a forma como os Awake to Create utilizam e captam o som. "Podemos simplesmente escolher as definições de direção para captar mais som ao vivo e gravar sons específicos do ambiente com o microfone. Vai dar-nos muitas mais opções de design de som, o que é muito entusiasmante", revela Mandy.

"Agora, vamos utilizá-lo sempre que filmarmos", conclui Daniel.

Produtos incluídos

Histórias relacionadas

Inscreva-se para receber a sua newsletter α Universe

Parabéns! Subscreveu a newsletter α Universe com êxito

Introduza um endereço de e-mail válido

Lamentamos! Ocorreu um erro

Parabéns! Efetuou a subscrição com êxito