paisagem norueguesa sombria com um céu dramático

Luz infinita | Teste da FE 16-35mm f/2.8 GM II

Susanna Kosa e Michael Schaake

Quando a realizadora Susanna Kosa e o fotógrafo de paisagens Michael Schaake tiveram a oportunidade de testar a nova lente FE 16-35mm f/2.8 GM II, ficou imediatamente claro para eles que a paisagem incrível do extremo norte seria a localização perfeita para testar a nova lente.

Enquanto Michael fotografava as deslumbrantes paisagens do norte da Noruega, Sanna filmava um retrato cinematográfico dele, a fazer o que mais adora.

A qualidade de construção fantástica, o funcionamento suave, o anel de abertura ajustável e, acima de tudo, o peso reduzido chamaram imediatamente a atenção dos dois embaixadores alemães da Sony.

"A lente era perfeita na mão", afirmou Michael, "muito sólida e bem pensada, e claramente mais leve do que a antecessora. Isto foi muito importante para mim, uma vez que estou sempre a tentar manter o peso do meu kit no mínimo. Antigamente, utilizava sempre a FE 16-35mm f/4 ZA OSS exatamente por esse motivo. Por isso, fiquei encantado por saber que a nova 16-35mm f/2.8 GM II tem quase o mesmo peso que a Zeiss."

Sanna ficou igualmente impressionada: "Fiquei maravilhada com o facto de a nova versão ser muito mais pequena em comparação com o modelo anterior. Gosto de utilizar câmaras pequenas como a FX3 para o meu trabalho, pelo que qualquer redução no tamanho das lentes é sempre bem-vinda. Outra funcionalidade de que gostei muito de ver foi o anel de abertura manual com controlo de cliques, algo muito útil para a realização."

barco pequeno num mar calmo com nuvens dramáticas atrás © Michael Schaake | Sony α7R V + FE 16-35mm f/2.8 GM II | 1/80s @ f/14, ISO 100
um céu tempestuoso por detrás de uma montanha escura na noruega © Michael Schaake | Sony α7R V + FE 16-35mm f/2.8 GM II | 1/125s @ f/16, ISO 200

Graças à proteção contra pó e condições meteorológicas, a lente também pode ser utilizada em condições adversas, um requisito básico para utilização em grandes espaços exteriores. O anel de zoom vira-se de forma suave e precisa, e nem precisa de um quarto de volta para mudar de 16 mm para 35 mm. Ao mesmo tempo, a lente apenas se estende ligeiramente, tornando-a uma escolha excelente para filmar num estabilizador, porque as mudanças de peso são muito pequenas.

Sanna também destacou a notória falta de mudança de distância focal: "No princípio, não reparei, mas após algum tempo fiquei agradavelmente surpreendida por ver que a mudança de distância focal tinha sido reduzida a quase nada. Esta é uma funcionalidade extremamente útil para realizadores."

sony fx3 com sel1635gm2 colocada

A maioria dos fotógrafos e realizadores concorda que utilizar uma lente de zoom em vez de uma lente de distância focal fixa é um equilíbrio entre versatilidade e velocidade máxima de abertura.

Michael: "O melhor acerca dos zooms Sony G Master é que o desempenho das lentes está facilmente ao mesmo nível que as lentes de distância focal fixa. Posso fotografar com grande abertura e mesmo assim ver uma resolução excelente e uma distorção mínima, incluindo nas margens do enquadramento. E com o alto desempenho ISO das minhas estruturas Alpha, uma abertura máxima de f/2.8 nem sequer é um problema ao fotografar com pouca luz."

"Outra funcionalidade que descobri quase por acidente foi a focagem muito próxima", acrescenta. "Consegui focar até 22 cm, algo bastante surpreendente para uma lente como esta."

michael schaake a fotografar uma flor com a sua sony alpha 7R V © Sigurd Salberg Pedersen
flor violeta com a luz suave do sol atrás © Michael Schaake | Sony α7R V + FE 16-35mm f/2.8 GM II | 1/80s @ f/2.8, ISO 125

O local de Tromsø ofereceu um conjunto fantástico de lugares pitorescos. "Fiquei maravilhado pela beleza azul-cobalto da água", afirmou Michael, "e reparei nesta pequena cascata no outro lado do lago, que me pareceu que iria criar uma composição interessante."

michael schaake a aproximar-se de um lago azul pronto para montar a sua câmara © Sigurd Salberg Pedersen
um lago azul com uma cascata na costa oposta © Michael Schaake | Sony α7R V + FE 16-35mm f/2.8 GM II | 15s @ f/18, ISO 100

Com nada menos do que 4 motores lineares XD, a velocidade da focagem automática e a precisão da nova lente é impressionante. Sanna tinha isto a dizer sobre o desempenho do vídeo: "Muito do meu trabalho consiste em fotografar atletas à luz natural e estas situações exigem um sistema AF rápido e robusto para manter o objeto nítido, especialmente quando se move a alta velocidade. Suponho que tenha sido um pouco mimada com as versões Mk II das 24-70 e 70-200 G Masters, visto que são ótimas no rastreamento de AF. Fico encantada por ver que a nova 16-35 tem o mesmo tipo de melhorias."

"Sempre preferi utilizar lentes de zoom no terreno, pois oferecem uma maior variedade sem ter de estar constantemente a mudar as lentes."

susanna kosa a fazer enquadramento com a sua sony fx3 © Sigurd Salberg Pedersen

Para Michael, a adição da FE 16-35mm f/2.8 GM II é bem-vinda para as suas expedições.

"Resume-se, literalmente, a cada grama quando estou a escolher que equipamento levar comigo para uma sessão. Poder trocar a minha lente Zeiss antiga irá fazer uma grande diferença nas minhas fotografias e irá dar-me mais flexibilidade e desempenho. Já utilizo a 24-70mm f/2.8 GM II e a 70-200mm f/2.8 GM OSS II, por isso esta lente completa bem o grupo de três de lentes incríveis."

curso de água de uma montanha a correr para um lago © Michael Schaake | Sony α7R V + FE 16-35mm f/2.8 GM II | 10s @ f/18, ISO 400

Produtos incluídos

Susanna Kosa

Susanna Kosa | Germany

"A minha paixão pela realização de cinema levou-me em muitas aventuras esplêndidas. No entanto, a minha parte favorita são os momentos que eu nunca teria experienciado de outra forma."
Michael Schaake

Michael Schaake | Germany

“Desfrutar do momento e contemplar a beleza dramática da natureza pode ser uma experiência inspiradora e muito pessoal. Ao partilhar as minhas imagens, espero transportar as outras pessoas comigo nesta viagem."

Histórias relacionadas

Inscreva-se para receber a sua newsletter α Universe

Parabéns! Subscreveu a newsletter α Universe com êxito

Introduza um endereço de e-mail válido

Lamentamos! Ocorreu um erro

Parabéns! Efetuou a subscrição com êxito