noiva a caminhar em direção ao noivo na praia

Criação de memórias monocromáticas

Jorge Miguel Jaime

O especialista em fotografia de casamentos Jorge Miguel Jaime afirma: "Tento prever as situações que estão prestes a acontecer e certificar-me de que estou a postos para as captar numa fração de segundo, pelo que é muito importante conhecer um casal antes do casamento. Não em demasia, mas o suficiente para poder captar a evolução da sua história de amor." Com a Sony Alpha 7 IV, Jorge está sempre a postos para captar esses belos momentos.

noiva e noivo sorridentes

© Jorge Miguel Jaime | Sony α7 IV + FE 85mm f/1.8 | 1/400s @ f/1.8, ISO 320

Embora a maior parte do seu trabalho seja a cores, Jorge sabe quando chega o momento certo de mudar para o monocromático.

"Para mim, a utilização de preto e branco não tem a ver com a simplificação ou redução de cores, mas com a luz", revela. "Por isso, passo a preto e branco as fotografias em que o principal componente é a luz. De certa forma, o aspeto de documentário do meu trabalho também é enaltecido ao trabalhar em mono", acrescenta. "Nada é encenado e a veracidade é clara. Sempre adorei as imagens a preto e branco de fotógrafos que dedicaram a vida a contar histórias de humanidade. Essas imagens analógicas, o seu movimento, desfocagem e efeito granulado, têm uma magia indiscutível, algo que, sem dúvida, também quero ter nas minhas."
jovem dama de honor sozinha num canto

© Jorge Miguel Jaime | Sony α7 IV + FE 24mm f/1.4 GM | 1/2000s @ f/2.2, ISO 2500

Um excelente exemplo desta abordagem é a imagem desta menina à espera para levar um bouquet, "porque este dia não é apenas dos noivos", explica, "e eles querem vivenciar também os pequenos momentos que acontecem fora da sua "redoma". Planeava tirar uma fotografia da noiva na escadaria quando reparei nesta menina, sozinha por um momento. Instintivamente, ajustei a minha exposição para ver se acontecia algo e, nem de propósito, colocou-se nas linhas de interseção do canto com uma linda carinha que dizia "deixaram-me sozinha". Sempre que há crianças num casamento, acontece algo emotivo e adoro estar lá para captar o momento."

noiva e noivo num momento calmo na floresta

© Jorge Miguel Jaime | Sony α7 IV + FE 85mm f/1.8 | 1/250s @ f/1.8, ISO 64

Quando se trata de fotografias "como esta, que assenta inteiramente na luz, podem ser muito mais satisfatórias e realistas em preto e branco", continua. "Esta foi tirada na margem de um rio, com o casal posicionado sob um raio de sol. O forte contraste eliminou todos os detalhes nas folhas em primeiro plano e utilizei o flash sobre eles para manter o equilíbrio." Com o envolvimento pela floresta e pelo afeto entre si, "a conceção foi puramente uma história de amor", explica Jorge, "e as folhas desfocadas parecem borboletas palpitantes à sua volta."

retrato natural de uma noiva

© Jorge Miguel Jaime | Sony α7 IV + FE 85mm f/1.8 | 1/2000s @ f/1.8, ISO 64

Há dois aspetos principais da Sony Alpha 7 IV que auxiliam Jorge nas suas fotografias de casamento monocromáticas. Sobre a imagem da margem do rio, comenta: "Apoiei-me muito na gama dinâmica da câmara. Embora tenha utilizado uma exposição baixa, foram mantidos imensos detalhes nas sombras. Isto significa que não tive problemas em apontar para os destaques mais brilhantes e resgatar depois os detalhes das sombras. Foi algo que me surpreendeu na primeira vez que revelei uma das fotografias: fiquei muito impressionado!"

noiva a rir com as amigas

© Jorge Miguel Jaime | Sony α7 IV + FE 24mm f/1.4 GM | 1/1000s @ f/2.2, ISO 2000

Em segundo lugar, a inigualável focagem automática (AF) com deteção de olhos da Sony permite focar até o mais efémero momento de candura. "Para obter resultados mais nítidos em condições de pouca luz, e para tornar os planos de fundo mais limpos e as composições mais realistas, gosto de fotografar quase com grande abertura", explica Jorge, "pelo que a AF com rastreamento em tempo real da Alpha 7 IV é fundamental. Com a focagem, posso fotografar utilizando lentes com muito brilho e aberturas como f/1.4 para obter um belo aspeto cinematográfico e sei que a câmara não me deixará ficar mal."

beijo de noiva e noivo sobre uma mesa

© Jorge Miguel Jaime | Sony α7 IV + FE 35mm f/1.4 ZA | 1/2000s @ f/1.4, ISO 64

Quanto à sua escolha de lentes, "a FE 35mm f/1.4 ZA é a perita para o dia do casamento", comenta. "Dá-me uma perspetiva perfeita para as fotografias de documentário e é suficientemente rápida para manter a velocidade do obturador bem elevada e deixar fora da focagem as distrações à frente e atrás do meu objeto. Durante uma festa de casamento, se estiver numa sala pequena ou precisar de me aproximar das pessoas, complemento-a muitas vezes com a FE 24mm f/1.4 GM, que é mais ampla", continua. "Também utilizo a FE 85mm f/1.8 para retratos mais próximos, que é muito leve e oferece uma ótima qualidade, e a distância focal mais longa ainda me proporciona a profundidade de campo superficial de que necessito."

grande plano da noiva e do noivo prestes a beijarem-se

© Jorge Miguel Jaime | Sony α7 IV + FE 35mm f/1.4 ZA | 1/1000s @ f/1.6, ISO 100

Muita da abordagem de Jorge à fotografia de casamentos resulta do seu entendimento e experiência profissional. "Sei quais as memórias que são importantes para mim e para a Maria, a minha esposa", explica, "por isso, consigo pôr-me no lugar do casal. Por exemplo, quando nos casámos pela segunda vez, foi uma experiência tão intimista, pessoal e alegre com os nossos amigos e familiares, que houve momentos tão avassaladores que me deixaram sem conseguir falar. Esses são os momentos mais significativos para nós e, quando essas memórias desvanecem, as fotografias permanecem. A própria fotografia é pura nostalgia e os nossos casais merecem as melhores memórias possíveis. Para isso, preciso das melhores ferramentas e é isso que o meu equipamento Sony me proporciona."

Jorge Miguel Jaime Báez

Jorge Miguel Jaime Báez | Spain

“A história é feita por pessoas, pelas suas paixões e emoções”

Histórias relacionadas

Inscreva-se para receber a sua newsletter α Universe

Parabéns! Subscreveu a newsletter α Universe com êxito

Introduza um endereço de e-mail válido

Lamentamos! Ocorreu um erro

Parabéns! Efetuou a subscrição com êxito