noivos voltados para uma montanha

Alpha 7 IV | Casamentos mágicos

Maciej Suwalowski

Chamo-me Maciej Suwalowski, mas toda a gente me chama Magic, daí o meu nome profissional "Magic Wedding Photographer" (Fotógrafo de casamentos mágico). Sou fotógrafo de casamentos de destinos, embaixador da Sony e fotografo casamentos há 9 anos. Adoro fazê-lo por serem eventos de grande alegria e por haver algo de especial na criação de memórias que serão recordadas ao longo de várias gerações.

noivos abraçam-se no topo de uma falésia © Maciej Suwalowski | Sony α7 IV + FE 24mm f/1.4 GM | 1/1250s @ f/1.4, ISO 100

Quais foram as suas primeiras impressões acerca da Alpha 7 IV?

As minhas primeiras impressões foram: uau, esta é exatamente a câmara de que precisava. Uma nova Sony Alpha com resolução de 33 MP, perfeita para o meu trabalho e com focagem automática com Seguimento em tempo real, uma função imensamente útil para os fotógrafos de casamentos. Também gostei muito da nova experiência de captação com o EVF melhorado e ecrã totalmente articulado. Estas funcionalidades já seriam suficientes para mim, mas ao captar no modo contínuo a 10 fps, as melhorias na velocidade de memória buffer superaram a expetativas! Isso é muito útil para o meu fluxo de trabalho. Com a Alpha 7 IV, tirei uma série de fotografias consecutivas, sem me preocupar se a câmara aguentaria o ritmo.

Maciej Suwalowski faz enquadramento dos noivos

Que impacto têm estas novas funcionalidades no seu tipo de fotografia?

Todas estas novas funcionalidades e melhorias facilitam muito o trabalho de um fotógrafo de casamentos. A tecnologia da Alpha 7 IV liberta-nos dos aspetos técnicos da fotografia. Por exemplo, a focagem automática com Seguimento em tempo real é tão fiável que apenas temos de mudar o foco da nossa atenção e a câmara mantém a focagem nos rostos e olhos dos objetos. Uma resolução mais alta e um visor eletrónico mais rápido são aspetos cruciais para o meu fluxo de trabalho. Não tenho de controlar e verificar a exposição após cada disparo, por isso, a experiência é mais fluida. A recente melhoria de que mais gosto é o novo LCD totalmente articulado. Podemos captar a partir de várias posições e verificar o enquadramento de forma mais fácil do que anteriormente. Aquilo que acontece num casamento só acontece uma vez, por isso, um fotógrafo de casamentos tem de poder confiar no seu equipamento. A tecnologia Alpha 7 IV oferece máxima fiabilidade.

noivos beijam-se num campo rodeados de vegetação © Maciej Suwalowski | Sony α7 IV + FE 35mm f/1.4 GM | 1/320s @ f/1.8, ISO 100

Considera que a Alpha 7 IV redefine os requisitos dos entusiastas de fotografia e dos criadores de conteúdo de vídeo?

Creio que a Alpha 7 IV é a melhor câmara versátil para todos os criadores de conteúdos e entusiastas de fotografia. Basta pensar em todas as funcionalidades e na experiência de captação que proporciona, num sensor full-frame de 33 MP que nos oferece uma qualidade de imagem incrível, na excelente gama ISO para um bom desempenho com pouca luz, focagem automática fantástica, duas ranhuras para cartões, incluindo uma ranhura compatível com cartões de memória CF-A ultrarrápidos, ecrã totalmente articulado, visor eletrónico melhorado e excelente autonomia da bateria… e a lista continua: funcionalidades de vídeo, gravação 4K 60P de 10 bits… por isso, a Alpha 7 IV é uma câmara incrivelmente completa. Com toda a tecnologia dos modelos Sony Alpha profissionais e à respetiva acessibilidade, a Alpha 7 IV é uma ferramenta potente que permite aos fotógrafos e criadores de conteúdos concentrarem-se na criatividade.

Maciej Suwalowski faz o enquadramento através do ecrã LCD da Sony a7m4 © Maciej Suwalowski | Sony α7 IV + FE 35mm f/1.4 GM | 1/1000s @ f/5.6, ISO 500

Os acessórios e as lentes são outros componentes essenciais na criação de imagens. Que lentes e acessórios Sony utilizou no seu teste inicial e porquê?

Gosto de trabalhar em proximidade com os noivos, para sentir a sua união, e utilizo uma profundidade de campo reduzida para criar maior intimidade. É por isso que costumo optar pelas lentes de distância focal fixa. As minhas lentes favoritas são a FE 24 mm f/1.4 GM, FE 35 mm f/1.4 GM e FE 50 mm f/1.2 GM. Utilizei estas três lentes para fotografar o casamento na Madeira. Estas lentes oferecem uma qualidade de imagem fantástica, belo bokeh e são muito compactas, o que é essencial no meu trabalho. Todas as novas lentes G Master estão equipadas com motores de focagem automática muito rápidos que os distinguem das outras opções. Combinados com o sistema de focagem automática com Seguimento em tempo real da Alpha 7 IV, permitiram-me captar situações dinâmicas com profundidade de campo muito reduzida. Além disso, a Sony 24 mm f/1.4 GM oferece maior largura angular, o que me permitiu incluir a beleza do local nas imagens.

noivos sobem encosta de montanha de mãos dadas © Maciej Suwalowski | Sony α7 IV + FE 24mm f/1.4 GM | 1/250s @ f/2.8, ISO 100

Que conselhos daria aos aspirantes a fotógrafos ou criadores de conteúdos que admiram o seu trabalho?

Digo-lhes para desfrutarem do seu trabalho e acreditarem no poder da fotografia de casamentos. Por vezes, caímos na armadilha de achar que as nossas fotografias não são suficientemente boas quando nos comparamos com outros fotógrafos. Mas o poder da nossa fotografia supera muitas vezes aquilo que imaginamos. Os momentos que captamos tornar-se-ão memórias importantes para toda a vida das famílias. Quantas vezes desejei ver como era um casamento há 80 anos, no tempo dos meus avós! Atualmente, a tecnologia permite-nos criar estas memórias e, enquanto fotógrafos de casamentos, essa é a nossa missão. Encarar este trabalho desta forma torna-o mais poderoso e relevante.

silhueta de noivos ao pôr do sol © Maciej Suwalowski | Sony α7 IV + FE 50mm f/1.2 GM | 1/250s @ f/1.2, ISO 200

Algumas palavras ou conselhos finais para os nossos leitores?

Em primeiro lugar, gostaria de agradecer à Sony por criar ferramentas que facilitam o meu trabalho. Aos leitores, aconselho a utilizarem a tecnologia em seu proveito, a desfrutarem da captação e criação e a partilharem o seu trabalho com orgulho. Se tiverem questões, podem contactar-me através do meu Instagram @magicweddingphotographer. Gosto de responder a questões e de falar sobre casamentos e equipamento!

Produtos incluídos

Maciej Suwalowski

Maciej Suwalowski | Poland

"Se sempre fizer aquilo que sempre fez, terá sempre aquilo que sempre teve"

Histórias relacionadas

Inscreva-se para receber a sua newsletter α Universe

Parabéns! Subscreveu a newsletter α Universe com êxito

Introduza um endereço de e-mail válido

Lamentamos! Ocorreu um erro

Parabéns! Efetuou a subscrição com êxito