casal beija-se em quarto iluminado com luz sedutora

Ilumina o teu caminho

Kate Kirkman

Numa época de lentes e câmaras ultrarrápidas, como a série Alpha da Sony, cujo desempenho ISO permite aos fotógrafos fotografar no escuro, os flashes ainda são necessários na fotografia de casamentos? "Acho que sim, claro", diz Kate Kirkman, uma fotógrafa de casamentos profissional do Reino Unido.

silhueta de casal que se beija com luz de fundo © Kate Kirkman | Sony α1 + FE 50mm f/1.2 GM | 1/200s @ f/5.0, ISO 320
"Embora as minhas câmaras Alpha sejam excelentes", continua, "nenhuma definição de menu ou modo de exposição substitui um flash na luz de preenchimento ou permite destacar o objeto do ambiente com a mesma beleza. O flash acrescenta luz onde esta não existe, mas também molda a luz que existe numa cena, para torná-la mais interessante".

Então, quem melhor para testar os novos flashes externos HVL-F60RM2 e HVL-F46RM da Sony, repletos de funcionalidades para profissionais e criativos?

Para satisfazer os requisitos de profissionais e criativos, um flash tem de ser potente e oferecer essa potência de forma controlável e consistente. "Com os respetivos números guia de 60 e 46, o HVL-F60RM2 e o HVL-F46RM tiveram um desempenho excelente", explica Kate, "e ao definir manualmente o equilíbrio de brancos na câmara, pude verificar a boa consistência na cor da luz. Não é algo que encontramos em modelos inferiores. A gama de zoom do flash também é muito útil", continua, "em especial, a definição 20-200mm do HVL-F60RM2, que funciona muito bem com o tipo de lentes que os profissionais de casamentos costumam utilizar, como a FE 24-70mm f/2.8 GM e FE 70-200mm f/2.8 GM OSS. Além disso, as definições 20mm e 24mm mais amplas ajudam realmente a preencher com luz modificadores como softboxes, para um efeito mais suave, ou a iluminar um espaço maior não modificado".

noivo em soleira de porta olha para a câmara © Kate Kirkman | Sony α1 + FE 50mm f/1.2 GM | 1/200s @ f/2.8, ISO 500

Estes novos flashes oferecem medição TTL total e um modo que permite aos fotógrafos mudar as definições rapidamente para o modo manual total e ajustá-las aí. "É um modo de operação que funciona muito bem com a minha abordagem", refere Kate, "e tenho a certeza de que o mesmo acontecerá com muitos outros profissionais. Significa que posso começar com uma boa exposição de base para a luz ambiente e potência de flash e alterar depois a exposição na câmara, por exemplo, para cortar um pouco mais de luz ambiente ou alterar a potência do flash, para conferir uma certa intensidade. Também apreciei o facto de a Alpha 1 me permitir verificar a exposição manual. Defini o botão AEL para Pré-visualização de resultado para ver o efeito das definições da luz ambiente. A visualização através do EVF é muito mais luminosa, o que me ajuda a focar. Em momento algum os flashes afetaram o incrível AF de deteção de olhos e faces da Alpha 1".

noivos beijam-se ao anoitecer © Kate Kirkman | Sony α1 + FE 135mm f/1.8 GM | 1/200s @ f/4.0, ISO 160

Ao utilizar o HVL-F60RM2 e o HVL-F46RM na câmara e fora da câmara, Kate pôde testar o funcionamento e a comunicação de ambos em grupos, quando foram utilizados múltiplos flashes. "Ambos os modelos têm uma excelente construção e não tremem quando são montados no adaptador da câmara, por isso, dão uma sensação de grande segurança". Para Kate, a construção também é um aspeto importante quando são utilizados modificadores. "Independentemente da qualidade de um flash, é quase sempre necessária alguma modificação para o fotógrafo obter o resultado pretendido. Isso significa um aumento do peso na cabeça do flash, por isso, alguns flashes inferiores caem ou ficam inclinados, impedindo um bom direcionamento. Nada disso aconteceu com estes modelos, pude direcioná-los como queria, mesmo com o meu equipamento MagMod instalado".

casal em escadas © Kate Kirkman | Sony α1 + FE 50mm f/1.2 GM | 1/200s @ f/2.8, ISO 320

Com esquemas de múltiplos flashes, utilizei um HVL-F60RM2 como comando sem fios", continua, "é facílimo alterar as definições desta forma e aumentar ou reduzir a potência. Estes flashes utilizam uma ligação rádio, particularmente útil, dada a configuração arquitetónica do local. Este tipo de controlo é essencial quando trabalhamos sem um assistente ou colocamos os flashes em locais de difícil acesso, como pontos altos ou longe dos objetos, como fizemos em várias ocasiões".

alianças dos noivos sobre uma mesa © Kate Kirkman | Sony α1 + FE 50mm f/2.8 Macro | 1/200s @ f/9.0, ISO 125

"A caraterística que mais me impressionou nos novos flashes foi talvez a forma como funcionaram perfeitamente com o obturador eletrónico da Sony Alpha 1", diz Kate. "Os obturadores eletrónicos são extremamente úteis para os fotógrafos de casamentos, por nos permitirem trabalhar em silêncio total e captar em locais onde anteriormente arruinaríamos o ambiente, mas também por acelerarem a frequência de fotogramas da câmara muito além da capacidade de um obturador mecânico. Isso permite-me escolher o momento perfeito, seja um olhar de cumplicidade entre o casal ou detetar os seus rostos entre uma nuvem de confetes, e faz toda a diferença para obtermos a imagem perfeita". Num destes momentos, com o casal sob uma chuva de confetes, "fiquei muito surpreendida com a alta velocidade do flash", continua. "O HVL-F60RM2 disparou, pelo menos, 20 flashes por segundo e não falhou uma vez. Nunca vi nada assim".

Os casamentos oferecem todo o tipo de oportunidades fotográficas, mas, para captá-las, um flash tem de estar à altura da tarefa, e com a resistência a impacto, ao pó e à humidade do HVL-F60RM2 e do HVL-F46RM, Kate pôde trabalhar sem preocupações. "Numa situação, queria iluminar o casal junto a uma fonte de água borbulhante, por isso, instalei o HVL-F46RM no suporte incluído, assente na extremidade, e disparei em direção à água. Sem o isolamento contra os elementos climatéricos, não teria tido a confiança para o fazer e certamente que não o faria num casamento, pois precisaria da luz para o resto da noite".

silhueta de casal que se beija junto a uma fonte © Kate Kirkman | Sony α1 + FE 50mm f/1.2 GM | 1/200s @ f/5.0, ISO 320

"Estes novos flashes," conclui Kate, "são certamente uma grande ajuda para os fotógrafos de casamentos. Funcionam sem falhas com o sistema da Sony e poder utilizá-los com o obturador eletrónico será muito importante para mim a partir de agora. Se acrescentarmos a qualidade de construção e manuseamento, são uma escolha óbvia para qualquer utilizador Sony que queira ser criativo com a luz e julgo que criarão muitas oportunidades para todo o género de fotógrafos".

casal junto a árvore enorme © Kate Kirkman | Sony α1 + FE 24-70mm f/2.8 GM | 1/200s @ f/3.5, ISO 250

Produtos incluídos

Kate Kirkman

Kate Kirkman | UK

“Persigo a luz constantemente. A luz transforma o comum em magia.” - Trent Parke
Brent Kirkman

Brent Kirkman | UK

“Persigo a luz constantemente. A luz transforma o comum em magia.” - Trent Parke

Inscreve-te para receberes a tua newsletter α Universe

Parabéns! Subscreveu a newsletter α Universe com êxito

Introduza um endereço de e-mail válido

Lamentamos! Ocorreu um erro

Parabéns! Efetuou a subscrição com êxito