Focagem da imagem

Luigi Baldelli | Primeiro dia de confinamento

Estávamos a 9 de março de 2020, o primeiro dia do confinamento em Itália devido à pandemia da Covid-19. Estava a vaguear pelas ruas outrora agitadas de Milão com a minha Sony Alpha 7R III e a lente Sony FE 28mm f/2, a fazer fotografias de reportagem que iriam registar o evento histórico e as reações das pessoas ao mesmo. Lembro-me de que o dia estava frio e nublado; o tempo representava na perfeição as emoções das pessoas naquele dia e a incerteza do que viria depois.

De repente, vi uma senhora a aproximar-se de máscara e luvas, acessórios invulgares na altura. Tinha os braços levantados e estava a tapar os olhos com as mãos, como se estivesse a tentar proteger-se. Foi um momento surreal, mas resumiu o estado de espírito da nação na altura: tudo era desconhecido.

uma senhora de máscara esconde o seu rosto do fotógrafo © Luigi Baldelli | Sony α7R III + FE 28mm f/2 | 1/50s @ f/8.0, ISO 125

Quando faço fotografias de reportagem como esta, tenho de conseguir fotografar rápida e discretamente, pelo que acho que a combinação da Alpha 7R III e da lente Sony FE 28mm f/2 funciona na perfeição para mim. A lente é suficientemente ampla, o que me permite captar parte da cena e ajuda a contar a história, enquanto a câmara de pequenas dimensões e a lente fixa me possibilitam reagir de imediato quando vejo uma oportunidade de fotografar. Se incluirmos a nitidez da lente e a alta resolução e gama dinâmica do sensor de imagem da câmara, consigo captar imagens detalhadas, mesmo nas áreas sombrias.

Fiz a fotografia com exposição manual, o que me permitiu controlar por completo a luz num dia enfadonho. Ao utilizar um velocidade baixa do obturador de apenas 1/50 s e seguir a senhora a pé, consegui manter a sua imagem nítida, criando, em simultâneo, uma ligeira desfocagem por movimento em segundo plano. Tal cria uma tensão na imagem.

Para mim, esta fotografia serve para nos lembrarmos do medo e incerteza que o mundo vivia durante o primeiro período do confinamento devido à Covid-19. O vírus era desconhecido e tínhamos este receio de não sabermos exatamente como nos protegermos do mesmo. Mudou a nossa sociedade e continuamos a sentir os seus efeitos atualmente, mais de um ano e meio depois.

Produtos incluídos

Luigi Baldelli

Luigi Baldelli | Italy

"Para mim, a fotografia não dá respostas, provocando antes emoções e questões"

Histórias relacionadas

Inscreva-se para receber a sua newsletter α Universe

Parabéns! Subscreveu a newsletter α Universe com êxito

Introduza um endereço de e-mail válido

Lamentamos! Ocorreu um erro

Parabéns! Efetuou a subscrição com êxito