Focagem da imagem

Bertrand Bernager | Remontages

Tudo o que se vê aconteceu exatamente no mesmo sítio, mas não ao mesmo tempo. Entre dezembro de 2020 e maio de 2021, fotografei seis mil imagens para criar uma série chamada "Remontages".

Cada fotografia desta série tem um tema diferente e, em cada composição, centenas de pessoas agem de forma semelhante. No total, a série inclui 900 objetos individuais que editei para incluir novamente na cena exatamente no local em que os tinha captado, não é uma fotografia ensaiada.

Esta imagem é a sexta na série. Mostra o local mítico da cena de skateboard em Paris, o Palais de Tokyo, com um grupo de skateboarders em suspensão no ar. Todas as personagens nesta imagem têm os braços abertos, como pássaros, e quis dar a impressão de que estavam a tentar voar. Não houve nenhum momento em que todos os skateboarders tenham feito este movimento ao mesmo tempo, mas pude criar esta composição graças às longas horas a fotografar num tripé, sempre no mesmo local, e ao meu trabalho de edição.

salto de grupo de skateboarders em paris © Bertrand Bernager | Sony α7R III + FE 16-35mm f/2.8 GM

Fotografei toda esta série com uma Sony Alpha 7R III e a lente Sony FE 16-35mm f/2.8 G Master. Esta é a combinação de câmara e lente em que confio e que tenho utilizado nos últimos anos. A resolução de 42,4 MP e a elevada gama dinâmica ajudaram-me a captar todo os detalhes que queria incluir nas imagens, e a nitidez consistente da lente permitiu-me captar os skaters mesmo no limite do enquadramento com a mesma precisão obtida ao centro. Esta câmara e lente proporcionaram-me todo o detalhe de que precisava para iniciar o longo processo da montagem final a partir de milhares de imagens individuais.

No contexto da pandemia da Covid-19, quis representar Paris cheia de vida, quando, na realidade, muitos dos locais estavam quase desertos durante as sessões. Esperei muitas vezes longas horas na esperança de captar os objetos que pretendia e, por vezes, regressei a casa sem conseguir uma imagem que se aproveitasse.

Tendo nascido e crescido em Paris, esta cidade sempre foi uma fonte de inspiração para o meu trabalho de fotografia de rua. Há muitos anos que queria criar uma série que revelasse a minha visão do ambiente urbano que me rodeia, com o seu frenesim e loucura. Uma série que apresentasse uma visão diferente sobre o comportamento dos meus conterrâneos, na fronteira entre fotografia de rua e fotomontagem.

Podem ver as oito fotografias desta série no meu website aqui.

Produtos incluídos

Bertrand Bernager

Bertrand Bernager | France

“Através da fotografia, tento acompanhar a luz, sublimar o movimento e captar o momento”

Histórias relacionadas

Inscreva-se para receber a sua newsletter α Universe

Parabéns! Subscreveu a newsletter α Universe com êxito

Introduza um endereço de e-mail válido

Lamentamos! Ocorreu um erro

Parabéns! Efetuou a subscrição com êxito