Focagem da imagem

Giovanni Auletta | Poeira de neve

Foi no dia anterior à Corrida Feminina em Descida de Montanha, no Campeonato do Mundo de Esqui Alpino, em janeiro de 2020. O evento realizou-se em Bansko, Bulgária, e eu, juntamente com outros fotógrafos, estava a inspecionar a pista antes do início das corridas. De repente, reparei que a luz criava, durante alguns segundos, um efeito incrível na neve: acima do nível do solo, tudo estava iluminado. Depois, num ápice, o efeito desapareceu e não voltou a aparecer.

Quando trabalhamos como fotógrafos desportivos, normalmente, temos de fotografar a corrida e os atletas da forma mais "limpa" possível, para vermos os atletas e a ação nitidamente. Para tirar esta fotografia, tive de quebrar essas regras e de afastar-me da margem da pista. Captei uma vista mais ampla em vez da ação em grande plano do atleta.

esquiadora em bansko bulgária © Giovanni Auletta | Sony α9 II + FE 200-600mm f/5.6-6.3 G OSS | 1/1250s @ f/6.3, ISO 200

Optar por tirar esta fotografia durante o evento foi uma aposta, não podia correr mal já que as condições eram irrepetíveis. A Sony Alpha 9 II com a lente FE 200-600mm f/5.6-6.3 G OSS dá-me muita confiança para fotografar nestas situações. Posso fotografar a 20 fps com o visor eletrónico sem blackout e tenho uma focagem automática perfeita, mesmo em condições de luz difícil. Esta flexibilidade deu-me a opção de captar a imagem da esquiadora austríaca Christine Scheyer a descer a montanha com a luz fantástica a realçar o percurso. Tinha uma sequência completa de imagens, por isso, pude escolher entre esta seleção em vez de me conformar com uma imagem "quase" perfeita.

Esta imagem é particularmente importante a nível pessoal. Na fotografia de desporto, existem fotografias cuja importância se deve à importância do próprio evento, por exemplo, um campeonato do mundo ou quando é batido um recorde mundial. Consequentemente, a imagem passa a fazer parte da história. Escolhi esta fotografia por ser "precursora", ninguém antes se lembrou de fazê-lo e será difícil repeti-la devido às condições específicas daquele dia. Embora não tenha sido incluída em tantas revistas desportivas como outras imagens que já fotografei, orgulho-me muito desta imagem, uma das minhas favoritas, por evocar muita emoção.

Produtos incluídos

Histórias relacionadas

Inscreva-se para receber a sua newsletter α Universe

Parabéns! Subscreveu a newsletter α Universe com êxito

Introduza um endereço de e-mail válido

Lamentamos! Ocorreu um erro

Parabéns! Efetuou a subscrição com êxito