Detalhe da história da Alpha Universe

Felizes para sempre

George Kasionis e Stam Tsopanakis

 

Ao trabalharem juntos como cinematógrafos na "With Heart Films", George Kasionis e Stam Tsopanakis utilizam a α7 III como companheira ideal para dar vida às suas narrativas.

É julho em Pienza, na Toscana, e, excecionalmente, está a chover. Muito. Esta notícia é particularmente desagradável para Francesca, que se encontra presa no outro lado da rua da catedral, na praça principal da cidade, onde está prestes a casar com Max. Contudo, a chuva intensa insiste em continuar, obrigando convidados e mirones a procurarem abrigo sob os arcos históricos da praça e Francesca a regressar ao seu carro nupcial. Está ansiosa. Quem não estaria?

O grande dia está a ser filmado por George Kasionis e Stam Tsopanakis. Juntos, formam a "With Heart Films", uma parceria com mais de 20 anos de experiência combinados e um negócio construído com base numa abordagem muito especial aos vídeos de casamento.

 

George Kasionis Stam Tsopanakis sony alpha 7m3 casal de mãos dadas num campo de feno na Toscana ao fim do dia

© George Kasionis & Stam Tsopanakis | Sony α7 III + 35mm f/2 | 1/1000s @ f/2.2, ISO 160

Para um cinematógrafo, as condições climatéricas dramáticas são uma mina de ouro, mas George sabe que há uma tarefa a cumprir e, neste momento, não é filmar.

"Fui para o carro", explica, "desliguei a câmara e esperei com a noiva. Podia estar a captar tudo em volta, as ruas chuvosas, as pessoas abrigadas sob as entradas, mas, em vez disso, estava lá para dizer «está tudo bem, não importa se está a chover ou não. Tens de estar feliz porque a chuva vai parar daqui a um minuto e estarás casada com o teu homem» e assim foi. O sol apareceu logo a seguir à cerimónia e o casamento continuou sem problemas".

A filosofia da "With Heart Films" passa por contar histórias emotivas, o que só é possível com a mistura certa de competências sociais, experiência técnica, câmaras e lentes de ponta. Filmam durante dois ou três dias, dando aos convidados, como diz Stam, "tempo para se sentirem confortáveis connosco. Vamos de coração aberto e tentamos estar presentes no momento, não só como membros do pessoal".

Trabalhar em equipa antes, durante e depois do evento tem vantagens para além das muitas mãos que facilitam o trabalho. "Quando gravamos vídeos, especialmente de momentos únicos e irrepetíveis como um casamento", continua, "precisamos de alguém que nos apoie. Esse tipo de confiança dá-nos liberdade e torna-nos mais artísticos e criativos".

George Kasionis Stam Tsopanakis sony alpha 7m3 vista de um casal de costas a caminhar por uma rua florida na Toscana

© George Kasionis & Stam Tsopanakis | Sony α7 III + 35mm f/2 | 1/800s @ f/2.8, ISO 100

Ambos concordam que a tecnologia moderna torna mais fácil do que nunca criar imagens deslumbrantes, mas, em vez de tornar os seus trabalhos obsoletos, deu uma importância ainda maior aos seus papéis enquanto contadores de histórias. "Toda a gente sabe que os seus vídeos podem ficar bonitos", explica. "A dificuldade passa por torná-los envolventes e emocionantes. Procuramos fazer o filme o mais cinematográfico possível, mas também pessoal para os noivos e todos os presentes."

Para isso, não se pode perder tempo a pensar no equipamento. Assim, George e Stam confiam na Sony α7 III, cujo kit tem vindo a moldar as suas histórias.

"Graças à mais recente tecnologia, como o AF avançado e a estabilização de imagem incorporada da Sony, conseguimos reagir mais depressa e com maior confiança no nosso equipamento", afirma Stam. A estrutura pequena da α7 III permite que se mantenham fiéis ao seu método e se misturem entre amigos e família para uma abordagem mais natural. "É muito intimidante estar em frente a uma grande câmara de cinema", continua Stam, "mas uma estrutura mais pequena torna mais fácil captar emoções verdadeiras, em vez de olhares assustados".

George Kasionis Stam Tsopanakis sony alpha 7m3 noivos abraçam-se num campo toscano ao pôr do sol

© George Kasionis & Stam Tsopanakis | Sony α7 III + 35mm f/2 | 1/400s @ f/2.2, ISO 100

No que diz respeito a lentes, George e Stam utilizam uma gama de objetivas FE de modo a obter a flexibilidade necessária para captar uma grande diversidade de cenas. As suas favoritas incluem a FE 16-35mm f/2.8 GM, a FE 24mm f/1.4 GM e a FE 55mm f/1.8 ZA. Para filmar cerimónias e discursos, preferem a FE 85mm f/1.4 GM.

O autofocus rápido, silencioso e fiável é extremamente útil e tem benefícios inesperados.

"É incrivelmente libertador ter um sistema no qual posso confiar", explica George. "Costumava ser muito cansativo filmar longos discursos, mas agora, com o AF de olhos em tempo real, posso carregar no botão para gravar e relaxar! Se conseguir descansar, ficarei menos exausto e mais tarde terei energia para trabalhar no que falta, tal como a festa que dura até às cinco horas da manhã!"

 

George Kasionis e Stam Tsopanakis sony alpha 7m3 noivos levantam as mãos de alegria enquanto conduzem sob o sol numa estrada da Toscana

© George Kasionis & Stam Tsopanakis | Sony α7 III + FE 16-35mm f/2.8 GM | 1/1000s @ f/4.5, ISO 125

Como acontece com os melhores filmes, toda esta tecnologia está escondida nos bastidores, deixando apenas a história no centro das atenções. Com tantas histórias por contar, será que George e Stam continuam tão entusiasmados como sempre? "Sim", ri George, "porque cada vez é diferente e sempre que me dizem «obrigado», essa é a minha recompensa".

Para Stam, o sentimento é o mesmo. "Cada filme que fazemos é uma celebração do amor entre duas pessoas e de todos aqueles que gostam delas. Quem se cansaria disso?"

Produtos incluídos

ILCE-7M3

α7 III com sensor de imagem full-frame de 35 mm

ILCE-7M3

SEL1635GM

FE 16-35mm F2.8 GM

SEL1635GM

Artigos relacionados

George Kasionis e Stam Tsopanakis
Alpha Universe

George Kasionis e Stam Tsopanakis

Grécia

"Devemos olhar com o coração, não com os olhos. O coração compreende. O coração nunca mente. Acredite no que o coração sente e confie no que ele nos mostra."

Ver perfil


x