homem em prancha de surf sobre as ondas

Dançar com as ondas

João Almeida

O meu nome é João Almeida e nasci em Lisboa, Portugal. O interesse pelo surf veio através da fotografia e passou de um desafio pessoal a uma paixão. Adoro passar tempo na praia, quer seja em dias bons ou em dias frios e chuvosos, a observar e a gravar os melhores desempenhos de alguns dos melhores atletas locais e mundiais.

um surfista em pleno ar ainda ligado à sua prancha © João Almeida | Sony α7R V + FE 200-600mm f/5.6-6.3 G OSS | 1/2000s @ f/7.1, ISO 400

Sou um utilizador da Sony desde o início, quando era um entusiasta, e utilizei de tudo, desde câmaras compactas Cybershot e Handycams até à minha câmara atual, a Alpha 7R V. Aquilo de que mais gostei foi ver as melhorias ao longo do tempo, desde a velocidade (e inteligência!) da focagem às capacidades em condições de pouca luz.

uma surfista sobre as ondas enquanto um avião a sobrevoa © João Almeida | Sony α7R V + FE 200-600mm f/5.6-6.3 G OSS | 1/2000s @ f/7.1, ISO 250

Que funcionalidades da Alpha 7R V a tornam adequada para a fotografia de surf?

Quando troquei da Alpha 7 III para a Alpha 7R V, a maior diferença que encontrei foi a resolução. Às vezes, durante a maré baixa ou quando as ondas quebram longe da praia, até uma lente de 600mm pode ser curta. É aí que os 61 megapíxeis são uma ajuda enorme, permitindo-me cortar fotografias em pós-produção sem perder a resolução excelente. Além disso, a velocidade e precisão da focagem com tecnologia de IA são mesmo muito impressionantes, mesmo em condições desafiantes como o surf.

O sistema de focagem de IA da Alpha 7R V não faz de mim um melhor fotógrafo, mas permite-me focar na criatividade, captar os melhores momentos e escolher a melhor composição para as minhas imagens, sem o medo de perder a focagem. Ser capaz de seguir o surfista ao longo da onda com a focagem precisa e fixa permite-me fotografar com muito mais confiança sem nunca perder a ação.

Teresa Bonvalot na sua prancha de surf © João Almeida | Sony α7R V + FE 200-600mm f/5.6-6.3 G OSS | 1/1250s @ f/7.1, ISO 250

Para esta fotografia de Teresa Bonvalot, posicionei-me na areia, virado para as ondas. Utilizei uma velocidade do obturador rápida e uma abertura ampla, deixando simplesmente que a focagem com tecnologia de IA seguisse a Teresa enquanto ela apanhava a onda. No clip de vídeo, pode ver-se como a câmara lidou bem com um objeto em movimento errático e rápido.

Para mim, a fotografia de surf não consiste apenas em "captar uma imagem", mas também mostrar o poder e talento artístico de cada manobra. Captar o momento exato requer algum conhecimento, tanto da manobra em si como do atleta que a executa, para poder prever o momento exato e os lugares onde irá acontecer.

Quando capto imagens numa praia nova, gosto de encará-la como um fotógrafo de paisagens antes de entrar em modo de "fotografia de surf". Analiso a exposição, a orientação da luz e das ondas, e só então escolho a localização a captar (e costumo mudar de localização de acordo com as mudanças das marés e/ou da luz ao longo do dia).

uma surfista numa prancha púrpura © João Almeida | Sony α7R V + FE 200-600mm f/5.6-6.3 G OSS | 1/2000s @ f/7.1, ISO 250

Que lentes utiliza para fotografia de surf e como escolhe que lentes utilizar em cada imagem?

Por norma, para captar ação de surf, utilizo a FE 200-600mm f/5.6-6.3 G OSS. É uma lente incrível, muito leve e, como fotografo sempre no exterior, a abertura é perfeita para o que preciso. Para imagens relacionadas com o estilo de vida do surf, as minhas preferidas são a FE 16-35mm f/2.8 GM e a FE 85mm f/1.8. São ambas muito nítidas e dão-me imensa flexibilidade.

joão almeida com a sua sony a7rm5 e sel200600g

Que conselhos daria aos aspirantes a fotógrafos de surf que querem captar imagens deslumbrantes como as suas?

Vão lá para fora e fotografem tudo o que puderem! Captem muito, inspirem-se em imagens que virem online e tentem replicá-las. Isto vai ajudar-vos a compreender e dominar o triângulo de exposição no surf.

Depois disso, comecem a criar imagens de que gostem, desenvolvam o vosso estilo e não façam apenas o que os outros fazem. Treinem a vossa criatividade!

Produtos incluídos

Histórias relacionadas

Inscreva-se para receber a sua newsletter α Universe

Parabéns! Subscreveu a newsletter α Universe com êxito

Introduza um endereço de e-mail válido

Lamentamos! Ocorreu um erro

Parabéns! Efetuou a subscrição com êxito