rapaz aponta para o ar e sorri

Como fotografo | Fotografar a minha família

Jan Tichy

Fotografar o que é importante para si

O meu filho está habituado a ser fotografado, mas apontar a câmara para o rosto nunca é a melhor forma de obter as melhores imagens. A maioria das pessoas "sente" a câmara e reage. Para captar imagens naturais, saio para o ar livre com ele e deixo-o brincar. Estas fotografias foram importantes: nas primeiras semanas, não pudemos ver as nossas famílias, por isso, estas imagens foram uma forma de comunicarmos à distância.

rapaz brinca em escorrega

© Jan Tichy | Sony α9 + FE 50mm f/1.4 ZA | 1/1000s @ f/1.4, ISO 100

Como fotografar a sua família

Para quem está a começar na fotografia de família, recomendo que comecem com cenas de movimento reduzido. Escolha situações em que o objeto está sentado, a pensar ou a ler. São momentos em que o objeto está menos consciente de ser fotografado e terão a oportunidade de experimentar diferentes definições. Isso é mais difícil quando as pessoas se mexem, em especial, no caso de crianças.

rapaz pega num copo e sorri

© Jan Tichy | Sony α9 II + FE 55mm f/1.8 ZA | 1/125s @ f/1.8, ISO 320

Levo sempre a minha Sony Alpha 9 II comigo. Muitos diriam que esta é uma câmara para fotografar desporto, mas na realidade é uma câmara para todo o tipo de coisas, especialmente, objetos em movimento rápido. Como todos os pais sabem, as crianças mexem-se rapidamente e, em geral, ignoram-nos quando pedimos para ficarem quietos para a fotografia. Por isso, a Alpha 9 II é uma câmara ideal para fotografar crianças!

Seleção da lente

A escolha da lente é obviamente importante. Se costuma fotografar com uma lente de zoom, sugiro que experimente uma lente de distância focal fixa. Obtém uma abertura mais ampla, melhor desempenho em condições de pouca luz e uma profundidade de campo mais reduzida, para separar o objeto do fundo.

rapaz com comida à volta da boca

© Jan Tichy | Sony α9 II + FE 24mm f/1.4 GM | 1/250s @ f/1.4, ISO 320

Utilizo várias lentes para captar este tipo de imagens e cada uma oferece algo diferente. As lentes mais amplas como a Sony FE 24 mm f/1.4 G Master, Sony FE Zeiss Distagon T* 35 mm f/1.4 ou a FE 35 mm f/1.8 são fantásticas quando existem outras pessoas na imagem. Quando acontece alguma coisa, a grande angular capta alguma ação entre os objetos. Mas quando há apenas um objeto no enquadramento, pode haver muito espaço vazio. Pode não ser possível isolar o objeto ou ser necessário aproximar-se muito para o fazer.

rapaz a correr na floresta

© Jan Tichy | Sony α9 II + FE 400mm f/2.8 GM OSS | 1/500s @ f/2.8, ISO 100

As distâncias focais mais longas são muito boas para isolar o objeto, mas, com uma distância de captação mais longa, também é mais provável que a criança fuja, o que não é ideal para um fotógrafo ou qualquer pai! A distância focal ideal neste caso foi de cerca de 50 mm, uma distância suficiente entre nós e que permitiu uma representação natural do ambiente. Muitas das imagens foram captadas com a Sony Zeiss Planar T* 50 mm f/1.4

rapaz a brincar com folhas

© Jan Tichy | Sony α9 II + FE 50mm f/1.4 ZA | 1/250s @ f/1.4, ISO 100

Aproveitar a sua câmara ao máximo

A Alpha 9 II e as câmaras Sony em geral incluem várias funções que ajudam a captar excelentes fotografias de família. Uma das funções mais importantes é o AF de olhos. Permite concentrar-me na composição, enquanto a câmara garante uma focagem perfeita dos olhos, mesmo quando capto com grandes aberturas. Por vezes, utilizo também a opção de Ponto flexível pequeno para o seguimento do meu filho quando estava mais distante. É fácil alterar o ponto de focagem graças ao joystick na parte traseira e o Seguimento de AF faz o resto. E, obviamente, com a Alpha 9 II, posso captar todas estas imagens a 20 fps.

rapaz brinca com jarro de água

© Jan Tichy | Sony α9 II + FE 85mm f/1.4 GM | 1/2000s @ f/1.4, ISO 100

Outra função útil é o ecrã inclinável. Permite-me captar de forma mais discreta e aproximar-me mais do chão, à altura do meu filho. Obtenho fotografias difíceis de conseguir com um ecrã não inclinável ou com o visor eletrónico.

rapaz aponta para o ar e sorri

© Jan Tichy | Sony α9 + FE 85mm f/1.4 GM | 1/1250s @ f/1.4, ISO 100

Quanto às definições de exposição, costumo utilizar sempre a Prioridade à abertura, assim como o ISO automático. Defino o ISO automático para obter uma velocidade do obturador mínima de 1/500 de segundo, por exemplo. Significa que a câmara não descerá abaixo desta velocidade do obturador, para congelar qualquer movimento. Se a câmara precisar de mais, aumentará automaticamente a sensibilidade ISO para manter a exposição correta. Esta configuração da exposição é muito útil, pois significa que posso concentrar-me na composição.

rapaz sorri enquanto brinca num baloiço

© Jan Tichy | Sony α9 II + FE 50mm f/1.4 ZA | 1/1000s @ f/1.4, ISO 80

Reflexo

Quando olho para trás, estas imagens simples do meu filho e da minha família transportam-me para esses momentos felizes. Fotografar pessoas que nos são próximas e que amamos é o melhor projeto de fotografia que podemos realizar. Por isso, nunca deixe de fotografar a família, é um projeto para a toda a vida!

Produtos incluídos

Jan Tichy

Jan Tichy | Czech Republic

“A fotografia deu-me a maior dádiva de todas: ver o mundo de uma perspetiva única. Existe tanta beleza e magia à nossa volta a captar. Basta procurar e estar sempre pronto…”

Histórias relacionadas

Inscreva-se para receber a sua newsletter α Universe

Parabéns! Subscreveu a newsletter α Universe com êxito

Introduza um endereço de e-mail válido

Lamentamos! Ocorreu um erro

Parabéns! Efetuou a subscrição com êxito