A Sony Corporation anuncia o desenvolvimento de um sistema de criação de conteúdos espaciais, equipado com um visor XR head-mounted e comandos de alta qualidade dedicados à interação com objetos 3D

Tecnologias e hardware Metaverse para capacitar os criadores de conteúdos 3D

CES0.1.PNG

TÓQUIO, 9 de janeiro de 2024 – A Sony Corporation anunciou o desenvolvimento de um sistema de criação de conteúdos espaciais imersivos, que inclui um ecrã XR head-mounted equipado com microdisplays OLED 4K de alta qualidade*2 e função de visualização de vídeo, bem como dois comandos otimizados para uma interação intuitiva com objetos 3D e um apontamento preciso. O sistema destina-se a apoiar os criadores na criação de conteúdos 3D sofisticados. A Sony planeia colaborar com os criadores de uma variedade de software de produção 3D, incluindo nos domínios do entretenimento e do design industrial. No lançamento, a Sony está a estabelecer uma parceria exclusiva com a Siemens, líder em tecnologia industrial, para introduzir uma nova solução de design imersivo e engenharia de produtos colaborativa utilizando software da plataforma empresarial digital aberta Siemens Xcelerator.

O sistema estará disponível no final de 2024. A Sony e os seus parceiros anunciarão mais pormenores, incluindo especificações, data e regiões de lançamento, preços, canais de venda e compatibilidade de software.

Este sistema de criação de conteúdos espaciais, equipado com um visor XR head-mounted com microdisplays OLED 4K e a tecnologia de renderização proprietária da Sony, permite a renderização em tempo real, de alta definição e realista de texturas de objetos 3D e expressões faciais de personagens humanos. Para além da funcionalidade de visualização de vídeo e do reconhecimento espacial com seis câmaras e sensores no total, o sistema inclui um comando em anel que permite aos utilizadores manipular intuitivamente objetos no espaço virtual, bem como um comando de apontamento que permite um apontamento preciso, permitindo aos criadores criar no espaço virtual com comandos e teclados, tudo isto enquanto usam o visor montado head-mounted. ​ Os criadores poderão não só ver modelos 3D à escala real num ambiente de Realidade Alargada (XR) com o ecrã de alta definição, mas também criar e modificar modelos 3D no mesmo. Através da integração com aplicações de criação 3D de terceiros, também suporta a revisão remota e em tempo real entre locais, tornando-a numa ferramenta intuitiva e envolvente para todo o processo de criação de conteúdos espaciais.

O dispositivo inclui a plataforma Snapdragon® XR2+ Gen 2, o mais recente processador XR da Qualcomm Technologies, Inc. O processador desbloqueia o poder dos Microdisplays OLED 4K para proporcionar uma qualidade de imagem espantosa, bem como fornece rastreio do utilizador e do espaço para experiências XR perfeitas, oferecendo aos criadores uma plataforma de elevado desempenho para o seu fluxo de trabalho criativo.

A Sony lançou tecnologias que apoiam o fluxo de trabalho e a qualidade da criação de conteúdos espaciais e facilitam a utilização da computação gráfica 3D em vários campos criativos. O sistema móvel de captura de movimentos "mocopi™", com sensores pequenos e leves e uma aplicação para smartphone dedicada, permite o seguimento de movimentos de todo o corpo, utilizando as tecnologias proprietárias da Sony. ​ Os Ecrãs de Realidade Espacial fornecem conteúdos tridimensionais altamente realistas sem a utilização de óculos especiais ou auscultadores de Realidade Virtual (RV), para o processo de criação e revisão de conteúdos espaciais. Ao introduzir este sistema e ao colaborar com os criadores de software de criação 3D, a Sony pretende capacitar ainda mais os criadores de conteúdos espaciais para transcenderem as fronteiras entre os reinos físico e virtual para experiências criativas mais imersivas.

"A Siemens está a estabelecer uma parceria com a Sony para permitir a engenharia imersiva, um elemento fundamental para o metaverso industrial. Juntos, estamos a criar um ambiente onde será possível experimentar as realidades da física, sem os limites do tempo, para melhorar profundamente a forma como os nossos clientes trabalham e colaboram", afirmou Cedrik Neike, membro do Conselho de Administração da Siemens AG e CEO da Siemens Digital Industries.

"Concebemos o nosso Snapdragon XR2+ Gen 2 para fornecer uma resolução de ecrã 4K, gráficos de ponta e um desempenho sem paralelo para permitir que os criadores criem conteúdos espaciais inovadores que transformarão todas as indústrias para melhor", afirmou Said Bakadir, Diretor Sénior, Gestão de Produtos da Qualcomm Technologies, Inc. "É entusiasmante ver a Sony entrar no espaço empresarial com o seu sistema de criação de conteúdos espaciais e utilizar as tecnologias Snapdragon XR para proporcionar experiências de Realidade Mista (RM)/RV mais realistas, detalhadas e precisas, que ajudarão os programadores e criadores a impulsionar um futuro ainda mais imersivo."

Funções principais

Experiência XR de alta qualidade para utilizadores criativos

O visor head-mounted está equipado com microdisplays OLED de grande dimensão e alta definição do tipo 1.3 com resolução 4K e uma ampla gama de cores que cobre até 96% do DCI-P3*3*4. A renderização detalhada e realista de texturas de objetos 3D e de expressões faciais de personagens humanos permite aos criadores passar por todo o processo de modelação até à revisão, tudo isto enquanto usam o visor head-mounted.

Ao suportar o split rendering*5, que distribui a carga de renderização entre os computadores e o visor head-mounted, o sistema é capaz de renderizar de forma estável e em alta definição modelos 3D de grandes dimensões.

Através da nossa colaboração com a Qualcomm Technologies, Inc., a Sony está entre os primeiros a adotar a sua mais recente plataforma Snapdragon XR2+ Gen 2. O processador desbloqueia o poder dos Microdisplays OLED 4K para oferecer uma qualidade de imagem impressionante, enquanto a IA no chip permite um melhor acompanhamento do utilizador e do espaço para experiências XR perfeitas, fundindo espaços físicos e digitais para uma navegação fácil e uma interação intuitiva nos espaços criativos XR.

Comandos que proporcionam experiências intuitivas de criação de conteúdos espaciais

O sistema inclui um comando em anel que permite aos utilizadores manipular intuitivamente objetos no espaço virtual. Inclui também um comando apontador que permite apontar de forma estável e precisa em espaços virtuais, com forma e disposição de botões otimizadas para um funcionamento eficiente e preciso. Segurando o comando apontador na mão dominante e fixando o comando em anel aos dedos da outra mão, os criadores podem modelar objetos 3D utilizando ambos os comandos e um teclado, enquanto usam o visor head-mounted.

Concebido com conforto, para experiências criativas XR fluidas

O visor head-mounted proporciona o conforto e a estabilidade necessários para uma utilização criativa prolongada, através da afinação do equilíbrio do centro de gravidade do dispositivo e do design e material das almofadas que entram em contacto direto com a cabeça do utilizador. Além disso, o mecanismo de inversão da parte do ecrã permite que os criadores se desloquem facilmente e sem problemas entre espaços físicos e virtuais, sem terem de recalibrar o dispositivo quando o retiram e vestem.

Experiência criativa imersiva através da integração com software de criação 3D

A Sony procura colaborar com vários criadores de software de produção 3D, tanto no domínio do entretenimento como do design industrial. No lançamento, a Sony fará uma parceria exclusiva com a Siemens para trazer capacidades inovadoras de engenharia imersiva para a indústria de fabrico, através da integração com o novo software NX™ Immersive Designer, uma solução de engenharia de produto do portefólio de software industrial Siemens Xcelerator. A integração de hardware e software potentes irá capacitar os criadores no domínio do design industrial e da engenharia de produtos, proporcionando ferramentas de design, revisão e colaboração mais envolventes. O vídeo que mostra a experiência imersiva de criação de conteúdos espaciais, possibilitada por esta parceria, está disponível na seguinte página Web. A ligação será transferida para o canal oficial do Youtube da Siemens Digital Industries Software.

*1: As imagens apresentadas servem apenas para fins ilustrativos e podem não ser uma representação exata do produto final.

*2: De acordo com a capacidade do dispositivo. ​ A resolução real varia consoante a aplicação e o tipo de utilização.

*3: DCI-P3: Uma norma de espaço de cor RGB estabelecida pela Digital Cinema Initiatives, um consórcio americano que trabalha na normalização dos sistemas de cinema digital

*4: O espaço de cor real utilizável depende da aplicação e do tipo de utilização.

*5: Só funciona com aplicações compatíveis, quando utilizado em modo de ligação. (com e sem fios) A resolução, a taxa de atualização e o espaço de cor podem variar consoante a aplicação.

* "Sony", o logótipo "SONY" e quaisquer outros nomes de produtos, nomes de serviços ou marcas de logótipo utilizados neste comunicado de imprensa são marcas comerciais registadas ou marcas comerciais da Sony Group Corporation ou das suas afiliadas. ​ Outros nomes de produtos, nomes de serviços, nomes de empresas ou logótipos são marcas registadas e propriedades protegidas por direitos de autor dos seus respetivos proprietários e/ou licenciantes.

Receba atualizações na sua caixa de correio

Ao clicar em "Inscrever-se", confirmo que li e concordo com a Política de Privacidade.