© Edgar Martins, Portugal, Photographer of the Year, Professional competition, Portraiture, Sony World Photography Awards 2023

© Edgar Martins, Portugal, Photographer of the Year, Professional competition, Portraiture, Sony World Photography Awards 2023

VENCEDORES GERAIS 2023 - ANÚNCIO DOS VENCEDORES DOS CONCURSOS PROFISSIONAL, ABERTO, ESTUDANTE E JUVENTUDE

14 abr, 2023

A World Photography Organisation anunciou hoje os vencedores globais dos prestigiados Sony World Photography Awards 2023, numa cerimónia de gala especial, em Londres, apresentada pelo locutor e historiador de arte Kate Bryan.

 

O título de Fotógrafo do Ano foi atribuído ao aclamado fotógrafo Edgar Martins (Portugal) pela sua série Our War, uma homenagem ao seu amigo, o fotojornalista Anton Hammerl, que foi morto em 2011, durante a guerra civil líbia.  Edgar Martins recebeu um prémio monetário de 25 000 USD e uma gama de equipamento de imagem digital da Sony. Adicionalmente, Edgar Martins é premiado com uma apresentação a solo do seu trabalho, integrada na exposição dos Sony World Photography Awards do próximo ano. Esta oportunidade permite aos fotógrafos desenvolverem mais o seu projeto vencedor ou exporem um novo conjunto de trabalhos, para obterem maior notoriedade profissional.

 

Edgar Martins foi selecionado de entre os vencedores das 10 categorias do concurso Profissional, anunciados hoje juntamente com os segundos e terceiros classificados de cada categoria deste concurso. Também foram anunciados os vencedores globais dos concursos Aberto, Juventude e Estudante.

 

Também foi revelado que Alessandro Cinque (Itália) foi o primeiro vencedor do Prémio Sustentabilidade, desenvolvido em colaboração com a Fundação das Nações Unidas e a iniciativa Picture This da Sony Pictures. Este novo prémio, no valor de 5000 USD, reconhece as histórias, pessoas e organizações cujas ações coloquem em destaque um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ambiental das Nações Unidas.

 

A exposição dos Sony World Photography Awards 2023 decorrerá na Somerset House, Londres, de 14 de abril a 1 de maio de 2023, e incluirá 200 impressões e centenas de imagens adicionais em expositores digitais dos fotógrafos vencedores e pré-selecionados. Também serão apresentados os trabalhos do vencedor do prémio Extraordinária Contribuição para a Fotografia deste ano, o prestigiado fotógrafo japonês Rinko Kawauchi.

FOTÓGRAFO DO ANO

 

Our War, de Edgar Martins (Portugal), é uma homenagem original e matizada ao seu falecido amigo, o fotojornalista Anton Hammerl que, em 5 de abril de 2011, foi sequestrado e morto pela milícia governamental, durante a guerra civil líbia.

 

Frustrado pelas tentativas infrutíferas de localizar os restos mortais do seu amigo, Edgar Martins pôs mãos à obra e viajou para a Líbia. Foi trazido dissimuladamente por um contrabandista de gasolina e deparou-se de imediato com enormes desafios, perante um ambiente tão volátil. Ao aperceber-se de que não conseguiria realizar uma investigação independente e aprofundada, Edgar Martins optou por refletir sobre a questão: “como se conta uma história em que não há testemunhas, relatos, provas ou objeto?”

 

Em Our War Edgar Martins invoca e alude à figura central ausente, através de uma série de retratos das pessoas com que Hammerl se cruzou e de quem esteve envolvido nos combates (combatentes pela liberdade ou seus descendentes, ex-milicianos, residentes locais, fiéis a Kadafi ou sósias, etc.). Foram escolhidos porque se pareciam com ele ou tinham ideias e crenças semelhantes ou faziam com que Edgar Martins se lembrasse dele em diferentes fases da sua amizade. O projeto explora a ideia de ausência, de documentar, fazer o luto e homenagear uma pessoa, bem como de refletir sobre a função da fotografia dentro de uma zona de conflito. A abordagem de Edgar Martins a estas questões é muito frontal: abraçar a ideia da fragmentação e das muitas contradições e ambiguidades intrínsecas à guerra.

 

Ao comentar a sua vitória, Edgar Martins afirmou: “É uma enorme honra ser reconhecido e, apesar de ser filosófico relativamente a prémios e à natureza subjetiva das escolhas de alguém, saber que houve mais de 180 000 inscrições no concurso Profissional deste ano enche-me de humildade. Neste caso, também é uma experiência bastante emocional, porque homenageio o meu amigo num palco mundial e chamo a atenção para as dificuldades da família em encontrar os seus restos mortais. Nenhum prémio tem a visibilidade dos Sony World Photography Awards.”

 

Ao comentar o projeto vencedor de Edgar Martins, Mike Trow, Presidente do concurso Profissional de 2023, afirmou: “Muitas vezes, a fotografia é sobre a memória e a sua natureza. A memória de longo prazo é a recordação consciente de acontecimentos passados e o nosso conhecimento dos mesmos – seja por experiência direta ou através dos múltiplos meios de comunicação que utilizamos.  Our War de Edgar Martins, recorreu à memória e à invenção para nos oferecer um conjunto pessoal e poderoso de retratos que tentam explicar os últimos dias do seu amigo, o fotojornalista Anton Hammerl. O seu trabalho destaca tudo o que um fotógrafo é capaz de fazer para contar uma história e criar significado; cada imagem oferece um vislumbre da viagem que Anton fez sem nunca ser explícita sobre como a sua vida terminou. Este ano, todo o júri foi pródigo na admiração do trabalho e da sua força narrativa.”

 

VENCEDORES DA CATEGORIA PROFISSIONAL

 

Os fotógrafos vencedores do concurso Profissional foram selecionados por um painel de jurados especialistas, por submeterem um extraordinário conjunto de trabalhos compostos por cinco a 10 imagens, desde histórias de guerra e reconciliação até ao empoderamento das mulheres através da educação e abordagens originais aos tipos de natureza morta e desporto.

 

Todos os vencedores de categoria irão receber um kit de imagem digital da Sony. Os vencedores deste ano são:

 

ARQUITETURA E DESIGN

VENCEDOR: Fan Li (China Continental) pela sua série Cement Factory

Finalistas: 2.º lugar Servaas Van Belle (Bélgica); 3.º lugar Andres Gallardo Albajar (Espanha)

 

CRIATIVIDADE

VENCEDOR: Lee-Ann Olwage (África do Sul) pela sua série The Right to Play

Finalistas: 2.º lugar Noemi Comi (Itália); 3.º lugar Edoardo Delille e Giulia Piermartiri (Itália)

 

PROJETOS DE DOCUMENTÁRIO

VENCEDOR: Hugh Kinsella Cunningham (Reino Unido) pela sua série The Women’s Peace Movement in Congo

Finalistas: 2.º lugar Mohammed Salem (Estado da Palestina); 3.º lugar Tariq Zaidi (Reino Unido)

 

AMBIENTE

VENCEDOR: Marisol Mendez (Bolívia) e Federico Kaplan (Argentina) pela sua série Miruku

Finalistas: 2.º lugar Jonas Kakó (Alemanha); 3.º lugar Axel Javier Sulzbacher (Alemanha)

 

PAISAGEM

VENCEDOR: Kacper Kowalski (Polónia) pela sua série Event Horizon

Finalistas: 2.º lugar Bruno Zanzottera (Itália); 3.º lugar Fabio Bucciarelli (Itália)

 

PORTFÓLIO

VENCEDOR: James Deavin (Reino Unido) pelo seu trabalho Portfolio      

Finalistas: 2.º lugar Marylise Vigneau (França); 3.º lugar Marjolein Martinot (Países Baixos)

 

RETRATO

VENCEDOR: Edgar Martins (Portugal) pela sua série Our War

Finalistas: 2.º lugar Ebrahim Noroozi (República Islâmica do Irão); 3.º lugar Jean-Claude Moschetti (França)

 

DESPORTO

VENCEDOR: Al Bello (Estados Unidos) pela sua série Female Pro Baseball Player Succeeds in All Male Pro League

Finalistas: 2.º lugar Andrea Fantini (Itália); 3.º lugar Nicola Zolin (Itália)

 

NATUREZA MORTA

VENCEDOR: Kechun Zhang (China Continental) pela sua série The Sky Garden

Finalistas: 2.º lugar Carloman Macidiano Céspedes Riojas (Peru); 3.º lugar Jagoda Malanin (Polónia)

 

NATUREZA E VIDA SELVAGEM:

VENCEDOR: Corey Arnold (Estados Unidos) pela sua série Cities Gone Wild

Finalistas: 2.º lugar Adalbert Mojrzisch (Alemanha); 3.º lugar Sriram Mural (Índia)

 

Para saber mais sobre os projetos vencedores e finalistas deste ano, visite as nossas galerias dos vencedores online

 

FOTÓGRAFO DO ANO DO CONCURSO ABERTO

 

O concurso Aberto celebra o poder de uma única imagem. As fotografias vencedoras são escolhidas pela sua capacidade de comunicar uma narrativa visual notável, combinada com excelência técnica. Selecionada de entre os 10 vencedores das categorias do Concurso Aberto, Dinorah Graue Obscura (México) recebeu o prémio de Fotógrafo do Ano do Concurso Aberto 2023, bem como o prémio monetário de 5000 USD, equipamento de imagem digital da Sony e exposição à escala global.

 

Graue Obscura ganhou com a sua cativante imagem intitulada Mighty Pair, inscrita na categoria Mundo Natural e Vida Selvagem. A fotografia a preto e branco retrata um par de aves caracara no sul do Texas, empoleirado num ramo e olhando fixamente na mesma direção. O fotógrafo sentiu que as majestosas aves de rapina estavam como que a posar para a câmara, imóveis e com a mesma postura, contemplando o infinito.

 

Sobre a sua vitória, Graue Obscura declarou: “É uma enorme honra receber o prémio Fotógrafo do Ano do Concurso Aberto 2023. Tenho a certeza absoluta de que este reconhecimento vai contribuir para a divulgação do meu trabalho como fotógrafa da vida selvagem, que visa transmitir e mostrar às pessoas a beleza que vejo na natureza.  Acredito que a fotografia é uma ferramenta muito poderosa, que pode ser utilizada para consciencializar para a fragilidade do nosso mundo natural.’

 

FOTÓGRAFO DO ANO DO CONCURSO ESTUDANTE

 

Para o concurso Estudante deste ano, os estudantes foram convidados a enviar uma série de cinco a 10 imagens subordinadas ao tema In a Changing World (num mundo em mudança), destacando histórias positivas de desenvolvimento e progresso, provenientes de todo o mundo.

 

Long Jing (China Continental) da Yunnan Arts University, recebeu o prémio de Fotógrafo do Ano do Concurso Estudante, que inclui equipamento de imagem digital Sony no valor de 30 000 euros para a sua universidade. A série vencedora de Jing Keep the Yunnan Opera vai aos bastidores, para apresentar os cada vez menos grupos de artistas e o decrescente número de espetadores da ópera, em Yunnan. Em cores vívidas, a série celebra o multiculturalismo do sudoeste da China, que se reflete nas atuações.

Ao comentar a sua vitória, Jing afirmou: “Uma imagem vale mil palavras e o meu objetivo sempre foi dar calor às imagens e revelar as histórias por trás delas. O galardão de Fotógrafo do Ano do Concurso Estudante 2023 deu-me a confiança para acreditar que posso criar ainda mais calor e trabalhos cativantes no futuro.”

 

FOTÓGRAFO DO ANO DO CONCURSO JUVENTUDE

 

Este ano, os participantes no concurso Juventude foram convidados a responder ao tema Your Everyday (o seu dia a dia) e partilhar as suas perspetivas únicas do mundo que os rodeia. Selecionado de entre uma lista de 7 fotógrafos com menos de 19 anos, Hai Wang (China Continental, 17 anos) é o Fotógrafo do ano do Concurso Juventude, premiado com um kit de imagem digital da Sony e exposição global.

 

A fotografia vencedora de Wang retrata aparentemente infindáveis filas de cadeiras vazias, de cores brilhantes, numa cerimónia escolar cancelada devido à pandemia de COVID-19. A forte composição e o deslumbrante enquadramento realçam a sensação de vazio e conferem à imagem uma qualidade surreal.

 

Ao comentar a sua vitória, Wang afirmou: “Agradeço toda a atenção e apoio que o público dá aos fotógrafos adolescentes. Como membro desta faixa etária, posso dizer que estamos a tentar mudar todo o mundo de uma forma totalmente nova, para tentar não desperdiçar um único segundo das nossas vidas.”

 

PRÉMIO SUSTENTABILIDADE

 

Alessandro Cinque (Itália) é anunciado como o primeiro vencedor do Prémio Sustentabilidade, recebendo 5000 dólares e uma apresentação do seu projeto no âmbito da exposição Sony World Photography Awards, em Londres. Este novo prémio, desenvolvido em colaboração com a Fundação das Nações Unidas e a iniciativa Picture This da Sony Pictures, reconhece as histórias, pessoas e organizações cujas ações coloquem em destaque um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ambiental das Nações Unidas.

 

Cinque conquistou este prémio com a sua série Atrapanieblas (Fog Nets), que documenta uma solução inovadora para fazer face à escassez crónica de água em Lima, Peru. Cinque mostra como as redes de nevoeiro são utilizadas para reter gotículas da humidade do ar, podendo recolher cerca de 200 litros (53 galões) de água por dia, para os residentes locais.

 

Sobre a sua vitória, Cinque declarou: “Sinto-me muito honrado e feliz por ter ganho este prémio. Gosto de pensar que, através da minha fotografia e graças à grande notoriedade deste galardão, estamos a ajudar a dar voz a pessoas que lutam diariamente contra a escassez de água, um problema que afeta mais de 40% da população mundial, de acordo com as Nações Unidas. É importante destacar os esforços realizados em Lima para combater esta escassez, na esperança de que estas histórias consciencializem e que, finalmente, compreendamos a importância de nos unirmos para enfrentarmos as alterações climáticas e criarmos um mundo mais justo para todos.”

 

CONTRIBUIÇÃO EXTRAORDINÁRIA PARA A FOTOGRAFIA

 

O prémio de Contribuição Extraordinária Para a Fotografia deste ano foi atribuído à reconhecida fotógrafa Rinko Kawauchi. Uma das fotógrafas japonesas mais importantes da atualidade, Kawauchi atingiu o reconhecimento internacional pelas suas imagens intimistas e luminosas, captando momentos efémeros da vida quotidiana.

Mais de 20 imagens da fotógrafa integrarão a exposição Sony World Photography Awards 2023. A seleção, realizada pela artista, abrange mais de duas décadas da sua carreira e destaca marcos e temas importantes ao longo de algumas das suas séries mais icónicas: Illuminance (2011), AILA (2004), Utatane (2001) e Ametsuchi (2013).

 

ADAM FERGUSON | APRESENTAÇÃO A SOLO

 

Além dos trabalhos dos vencedores de cada categoria e do vencedor global, a exposição Sony World Photography Awards integra uma apresentação a solo do vencedor do concurso Fotógrafo do Ano 2022, Adam Ferguson (Austrália).

 

O aclamado fotógrafo apresenta uma seleção de imagens da sua série Silent Wind, Roaring Sky, que documenta as vidas remotas de comunidades no interior profundo da Austrália. A exposição cartografa sucessivas viagens às profundezas rurais da Austrália, revelando uma paisagem e uma comunidade num estado dramático de transição.

 

VENCEDORES E FINALISTAS DO CONCURSO PROFISSIONAL 2023

 

ARQUITETURA E DESIGN

Vencedor da categoria

Fan Li, China Continental

2.º classificado: Servaas Van Belle, Bélgica

3.º classificado: Andres Gallardo Albajar, Espanha

 

Finalistas

Javier Arcenillas, Espanha

Pavlo Dorohoi, Ucrânia

Peter Franck, Alemanha

Johanna Marcela Garavito Morales, Colômbia

Miguel Gutierrez, Venezuela

Mitsuru Sakurai, Japão

CRIATIVIDADE

Vencedor da categoria

Lee-Ann Olwage, África do Sul

2.º classificado: Noemi Comi, Itália

3.º classificado: Edoardo Delille e Giulia Piermartiri, Itália

 

Finalistas

Richard Boll, Reino Unido

Alessandro Cinque, Itália

Valentina Fusco, Itália

Juliana Jacyntho, Brasil

Tommaso Sacconi, Itália

Emily Steinberger, EUA

PROJETOS DE DOCUMENTÁRIO

Vencedor da categoria

Hugh Kinsella Cunningham, Reino Unido

2.º classificado: Mohammed Salem, Estado da Palestina

3.º classificado: Tariq Zaidi, Reino Unido

 

Finalistas

Alessandro Cinque, Itália

Radu Diaconu, Canadá

Mingrui Liu, China Continental

Yoese Mariam, Indonésia

Mads Nissen, Dinamarca

Frederick Olivera Gonzales, Peru

Emin Sansar, Turquia

AMBIENTE

Vencedores das categorias

Marisol Mendez (Bolívia) e
Federico Kaplan (Argentina)

2.º classificado: Jonas Kakó, Alemanha

3.º classificado: Axel Javier Sulzbacher, Alemanha

 

Finalistas

Lasse Branding, Alemanha

Fatma Fahmy, Egito

Haider Khan, Índia

Angela Ponce, Peru

Simone Tramonte, Itália

Bruno Zanzottera, Itália

PAISAGEM

Vencedor da categoria

Kacper Kowalski, Polónia

2.º classificado: Bruno Zanzottera, Itália

3.º classificado: Fabio Bucciarelli, Itália

 

Finalistas

Cesar Dezfuli, Espanha

Nicholas Holt, Reino Unido

Amélie Labourdette, França

Brais Lorenzo Couto, Espanha

Alessandro Mallamaci, Itália

Francesco Merlini, Itália

George Steinmetz, EUA

PORTFÓLIO

Vencedor da categoria

James Deavin, Reino Unido

2.º classificado: Marylise Vigneau, França

3.º classificado: Marjolein Martinot, Países Baixos

 

Finalistas

Israel Fuguemann, México

Jack Gasiorowski, Polónia

Tadas Kazakevicius, Lituânia

Taiye Omokore, Nigéria

Ines Vansteenkiste-Muylle, Bélgica

RETRATO

Fotógrafo do Ano

Edgar Martins, Portugal

2.º classificado: Ebrahim Noroozi, República Islâmica do Irão

3.º classificado: Jean-Claude Moschetti, França

 

Finalistas

Toby Binder, Alemanha

Jerome Delay, França

Colin Delfosse, Bélgica

Jae In Lee, República da Coreia

Sasha Maslov, Ucrânia

DESPORTO

Vencedor da categoria

Al Bello, EUA

2.º classificado: Andrea Fantini, Itália

3.º classificado: Nicola Zolin, Itália

 

Finalistas

Giuseppe Carotenuto, Itália

Josef Hlavka, República Checa

Ronald Hoogendoorn, Países Baixos

Anthony Smith, Canadá

John Wessels, África do Sul

 

NATUREZA MORTA

Vencedor da categoria

Kechun Zhang, China Continental

2.º classificado: Carloman Macidiano Céspedes Riojas, Peru

3.º classificado: Jagoda Malanin, Polónia

 

Finalistas

Austin Crail, EUA

Alun Crockford, Reino Unido

Elaine Duigenan, Reino Unido

Klaus Lenzen, Alemanha

Rodrigo Masina Pinheiro, Brasil

Liz Mcburney, Reino Unido

NATUREZA E VIDA SELVAGEM

Vencedor da categoria

Corey Arnold, EUA

2.º classificado: Adalbert Mojrzisch, Alemanha

3.º classificado: Sriram Murali, Índia

 

Finalistas

Martin Broen, EUA

Julia Christe, Alemanha

Masahiro Fujita, Japão

Dillon Marsh, África do Sul

Aneesh Sankarankutty, Índia

Zhu, Canadá

 

VENCEDORES E FINALISTAS DO CONCURSO ABERTO 2023

 

ARQUITETURA

Vencedor da categoria

Mark Benham, Reino Unido

Finalistas

Robert Bolton, Reino Unido

Tony Cowburn, Reino Unido

Fabio Del Ghianda, Itália

Peter Dulis, Canadá

Donell Gumiran, Filipinas

Yichien Lee, Taiwan

Angiolo Manetti, Itália

Desmond Chien Yew Ngu, Malásia

Margit Lisa Roeder, Alemanha

Yuya Takahashi, Japão

George Turnbull, Reino Unido

Kjell Vikestad, Noruega

Albrecht Voss, Alemanha

Beatrice Wong, Hong Kong

 

PAISAGEM

Vencedor da categoria

Giorgos Rousopoulos, Grécia

Finalistas

Olivia Bennett, Reino Unido

Isabel Bielderman, Países Baixos

Robert Bilos, Croácia

Jordi Coy, Espanha

David Del Rosario Dávila, Espanha

Gill Fry, Austrália

Judith Kuhn, Alemanha

Bing Li, Canadá

Roberto Pavić, Croácia

Michael Prince, EUA

Martin Rak, República Checa

Andreja Ravnak, Eslovénia

Indirani Thevar, Índia

Marcin Zajac, Polónia

ESTILO DE VIDA

Vencedor da categoria

Azim Khan Ronnie, Bangladesh

Finalistas

Francesco Bambi, Itália

Ruth Chamberlain, Reino Unido

Raffaella De Luise, Itália

Mohamad Ali Harisi, Líbano

Sabbir Hossen, Bangladesh

Jessica Innemee, Países Baixos Kathryn Mussallem, Canadá Ninoshka Pais, Canadá

Markus Pasa, Áustria

Jean Veron, França

Zuojian Wang, China Continental

 

MOVIMENTO

Vencedor da categoria

Zhenhuan Zhou, China Continental

Finalistas

Zacarías Abad Torres, Espanha

Pedro Luis Ajuriaguerra Saiz, Espanha

Kristian Hvidtfeldt Buus, Dinamarca Ricardo García Mainou, México

Gabriel Hernandez, Espanha

Leo Huang, Taiwan

Andres Moreno, Colômbia

Francesco Junior Mura, Itália

Raido Nurk, Estónia

Kazutoshi Ono, Japão

Ata Ranjbar Zeydanloo, República Islâmica do Irão

Martin Rickett, Reino Unido

 

MUNDO NATURAL E VIDA SELVAGEM

Fotógrafo do ano do Concurso Aberto

Dinorah Graue Obscura, México

Finalistas

Vince Burton, Reino Unido

Charly Clérisse, França

Subrata Dey, Bangladesh

Patrick Ems, Suíça

Marcio Esteves Cabral, Brasil

Mark Fitzsimmons, Austrália

Pietro Formis, Itália

Jose Manuel Grandio, Espanha

James Hunter, EUA

Arnfinn Johansen, Noruega

Andrea Michelutti, Itália

Protap Shekhor Mohanto, Bangladesh

Alex Pansier, Países Baixos

Tibor Prisznyák, Hungria

OBJETO

Vencedor da categoria

Mieke Douglas, Países Baixos

Finalistas

Masahiko Abe, Japão

Giuseppe Colarusso, Itália

Zeynep Demirhan, Turquia

Tim Green, Reino Unido

Andrius Kundrotas, Lituânia

Xiaoye Jin, China Continental

Roberto Emiliano Porsella Jurado, Argentina

Masumi Shiohara, Japão

Nan Lay Thwe Oo, Myanmar

Catherine Wang, EUA

 

RETRATO

Vencedor da categoria

Sukhy Hullait, Reino Unido

Finalistas

Brian Cassey, Reino Unido

Jonathan Damslund, Dinamarca

Donell Gumiran, Filipinas

Glenn Homann, Austrália

Sandra Mickiewicz, Polónia

Nukabari Opuama, Nigéria

Lukas Palatinus, Eslováquia

Louis Park, Nova Zelândia

Angela Perez, EUA

Mwana Pwo, Angola

Gemma Sains, Reino Unido

Christopher Wonder, Nigéria

Mateusz Żurowski, Polónia

 

FOTOGRAFIA DE RUA

Vencedor da categoria

Andreas Mikonauschke, Alemanha

Finalistas

Nazly Ahmed, Sri Lanka

Stan De Zoysa, Espanha

Lorenzo Grifantini, Itália

Rizwan Hasan, Bangladesh

Barbara Iwińska, Polónia

Lucian Alexandru Micu, Roménia

Cath Muldowney, Reino Unido

Kathryn Mussallem, Canadá

Benson Spiers, Reino Unido

Chin Leong Teo, Singapura

Takahiro Toh, Japão

Ting Hao Tseng, Taiwan

Tommaso Vaccarezza, Itália

Pável Vélez, México

VIAGEM

Vencedor da categoria

Max Vere-Hodge, Reino Unido

Finalistas

Pamela Chiang, Taiwan

Erhan Coral, Turquia

Tim Daniels, Reino Unido

Callie Eh, Malásia

Marios Forsos, Grécia

Takahiro Gamou, Japão

Paweł Jagiełło, Polónia

Guojia Li, China Continental

Yukihito Ono, Japão

Adrian Pearce, Reino Unido

Fabian Pfeifhofer, Itália

İsmail Serhat Şahin’, Turquia

Ankur Tambde, Índia

Yunhua Yu, China Continental

 

 

VENCEDORES E FINALISTAS DOS CONCURSOS JUVENTUDE E ESTUDANTE 2023

 

CONCURSO ESTUDANTE 2023

 

Fotógrafo do Ano do Concurso Estudante:

Long Jing, China Continental

Yunnan Arts University, China Continental

 

Finalista:

Amy Gajjar, África do Sul

Red & Yellow Creative School of Business, África do Sul

 

Bobby Cheung, China Continental

New York University Tisch School of the Arts, EUA

 

Kaiyu Dong, China Continental

School of Visual Arts, EUA

 

Lidan Xu, China Continental

Tama Art University, Japão

 

Maria Camila Ramirez Castañeda, Colômbia

Universidad de Antioquia, Colômbia

 

Mary Ashokeji, Reino Unido

Ravensbourne University London, Reino Unido

 

Nelly Farmiloe, Nova Zelândia

Photography Studies College, Austrália

 

Petra Bašnáková, Eslováquia

Tomas Bata University in Zlín, República Checa

 

 

CONCURSO JUVENTUDE 2023

 

Fotógrafo do ano do Concurso Juventude:

Hai Wang, China Continental

 

Finalista:

Eason Zhang, China Continental

Edmond Leong, Malásia

Emily Cho, República da Coreia

Katarzyny Akermana, Polónia

Liberty McAuley, Reino Unido

Natálie Navrátilová, República Checa

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CONTACTOS PARA A IMPRENSA

PARA MAIS INFORMAÇÕES, CONTACTE:

Inbal Mizrahi / Polly Brock em media@creoarts.com

NOTAS PARA OS EDITORES

 

SOBRE OS SONY WORLD PHOTOGRAPHY AWARDS

Produzidos pela World Photography Organisation, os prémios Sony World Photography Awards são já considerados um dos mais importantes eventos do setor da fotografia à escala global. Atualmente na sua 16.ª edição, estes prémios de participação gratuita representam uma voz global para a fotografia e fornecem uma visão vital da fotografia contemporânea. Os prémios oferecem, tanto aos artistas já estabelecidos como aos talentos emergentes, oportunidades a nível global para apresentarem o seu trabalho. Os prémios também reconhecem os artistas mais influentes do mundo que trabalham no meio, através do prémio Outstanding Contribution to Photography (Extraordinária contribuição para a fotografia); o reconhecido fotógrafo japonês Rinko Kawauchi é o vencedor de 2023 deste prémio, juntando-se assim a uma lista distinta de nomes icónicos, incluindo Martin Parr, William Eggleston, Candida Hofer, Nadav Kander, Gerhard Steidl, Edward Burtynsky e Graciela Iturbide. Os prémios apresentam os trabalhos dos fotógrafos vencedores e finalistas numa exposição anual realizada na prestigiada Somerset House, em Londres. worldphoto.org/sony-world-photography-awards-exhibition

 

JURADOS DE 2023
Concurso Profissional: Mariama Attah, Responsável de Exposições na Open Eye Gallery, Liverpool, Reino Unido; Tandazani Dhlakama, Curadora Assistente no Zeitz MOCAA, Cidade do Cabo, África do Sul; Elisa Medde, Editora-chefe, revista FOAM, Países Baixos; Ioana Mello, Curadora Independente e Editora Fotográfica; Membro Dirigente, FotoRio, Brasil; Sujong Song, Curadora Sénior, National Museum of Modern and Contemporary Art (MMCA), República da Coreia; e Mike Trow, Curador Independente, Editor de Fotografia e Presidente do Júri.

 

Concursos Aberto e Juventude: Eric Schlosser, Diretor Artístico, Feira de Arte de Tbilisi, Geórgia

 

Concurso Estudante: Eliza Williams, Editora na Creative Review.

 

EDGAR MARTINS

Fotógrafo do Ano

Edgar Martins (nascido em 1977) é natural de Évora, Portugal. Os seus trabalhos foram expostos internacionalmente e estão representados em vários museus e em coleções privadas e corporativas. Entre 2002 e 2022 Martins publicou 15 monografias independentes, aclamadas pela crítica, e foi selecionado para representar Macau (China) na 54.ª Bienal de Veneza. www.edgarmartins.com

 

Dinorah Graue Obscura

Fotógrafo do Ano do Concurso Aberto

Dinorah Graue Obscura é uma fotógrafa do mundo natural mexicana, residente na Costa Rica. A arte de Dinorah é conceituada em todo o mundo e, recentemente, recebeu o Prémio Alpha Female nos Sony World Photography Awards 2022. O seu trabalho tem projeção internacional e, atualmente, integra o portfólio mexicano que vai competir na World Photographic Cup 2023, em Singapura.

 

LONG JING

Fotógrafo do Ano do Concurso Estudante

Long Jing é praticante e estudante de fotografia, tendo iniciado os seus estudos fotográficos na escola secundária, antes de lhes dar continuidade na universidade. É membro da Associação de Fotógrafos de Yunnan e participou em várias exposições locais de arte. O seu trabalho integra o Museu de Arte e Literatura de Yunnan e o Grande Teatro Provincial de Yunnan.

 

 

 

 

HAI WANG

Fotógrafo do Ano do Concurso Juventude

Estudante chinês de dezasseis anos, Hai Wang teve o seu primeiro contacto com a fotografia na pré-adolescência, quando o pai o ajudou a comprar a sua primeira câmara. Após dois anos e meio como fotógrafo autodidata, apaixonou-se pela arte minimalista e dedicou-se a registar o quotidiano e a interpretar o mundo convencional a partir de diferentes perspetivas.

 

RINKO KAWAUCHI

Contribuição Extraordinária para a Fotografia

Nascida em 1972 na província de Shiga, Japão, Kawauchi vive e trabalha em Chiba. Kawauchi lançou simultaneamente um conjunto de três livros fotográficos em 2001 – Utatane, Hanabi e Hanako, e recebeu o prestigiado 27.º Prémio Kimura Ihei no ano seguinte. Recebeu o ilustre Infinity Award em 2009 na Categoria de Artes pelo International Center of Photography e, em 2012, o 63.º Ministry of Cultural Affairs Newcomer of the Year Award e o 29.º Shashin no Machi Higashigawa Native Japanese Artist Award. O trabalho de Kawauchi tem sido objeto de várias exposições individuais tanto no Japão como a nível internacional, incluindo a AILA + Cui Cui + the eyes, the ears na Fondation Cartier pour l’art contemporain em 2005 e na The Photographers’ Gallery em 2006, a Illuminance na Gallery at Hermès, Nova Iorque, em 2011, a Illuminance, Ametsuchi, Seeing Shadow no Tokyo Metropolitan Museum of Photography em 2012 e a Kawauchi: The river embraced me no Contemporary Art Museum, Kumamoto, em 2016. Também organizou e participou em diversas exposições coletivas, incluindo a Rencontres d’Arles em 2004, a New Documents na Bienal de Fotografia de Brighton em 2010 e a Prix Pictet no Victoria & Albert Museum em 2017. Mais recentemente, abriu a sua exposição a solo M/E: On this sphere Endlessly interlinking em fins de 2022, na Tokyo Opera City Art Gallery. www.rinkokawauchi.com

 

ADAM FERGUSON

Adam Ferguson é um fotógrafo australiano cujos trabalhos exploram os conflitos e as questões sociais importantes. Ferguson tem uma Licenciatura em Artes da Queensland College of Art, Griffith University da Austrália, e vive atualmente em Lutruwita / Tasmânia (Austrália). Atualmente, está inscrito num Mestrado em Belas Artes do Royal Melbourne Institute of Technology School of Art. Está a trabalhar em duas monografias – um diário de guerra que analisa o tempo que passou no Afeganistão e um ensaio fotográfico “long-form” sobre o legado colonial no interior australiano. www.adamfergusonstudio.com

SOBRE A WORLD PHOTOGRAPHY ORGANISATION
A World Photography Organisation é uma plataforma global líder, dedicada ao desenvolvimento e avanço da cultura fotográfica. A sua programação e iniciativas de competição oferecem oportunidades valiosas para os artistas que trabalham no setor da fotografia e ajudam a ampliar o diálogo em torno do seu trabalho. Os Sony World Photography Awards são o principal programa da World Photography Organisation. Criados em 2007, são um dos maiores e mais prestigiados concursos de fotografia do mundo; celebram o trabalho de fotógrafos líderes e emergentes e, anualmente, atraem dezenas de milhares de visitantes de todo o mundo às suas exposições. A World Photography Organisation é o ramo dedicado à fotografia da Creo, responsável por iniciativas e programas em três setores: fotografia, filme e arte contemporânea. Siga a World Photography Organisation no Instagram (@worldphotoorg), Twitter (@WorldPhotoOrg) e LinkedIn/Facebook (World Photography Organisation). Siga as nossas hashtags #sonyworldphotographyawards #swpa #swpanews.

CREO
A Creo cria e organiza eventos e programações em três áreas fundamentais: fotografia, filme e arte contemporânea. Fundada em 2007 como World Photography Organisation, desde então a Creo alargou o seu âmbito de atuação, aprofundando a sua missão de desenvolver oportunidades significativas para criativos e de expandir o alcance das suas atividades culturais. Hoje, os seus projetos emblemáticos incluem os Sony World Photography Awards, Sony Future Filmmaker Awards, PHOTOFAIRS Shanghai, Photo London e o futuro PHOTOFAIRS New York (set. 2023). Trabalhando em parceria com a Angus Montgomery Arts, a Creo ajuda a concretizar as iniciativas do grupo, incluindo algumas das principais feiras de arte do mundo. Inspirada na palavra latina para “Eu crio”, é neste espírito que a Creo procura capacitar e dar liberdade às vozes criativas. www.creoarts.com

SONY GROUP CORPORATION
A Sony Group Corporation é uma empresa de entretenimento criativo com uma base sólida de tecnologia. Desde jogos e serviços de rede até música, filmes, produtos e soluções de eletrónica, soluções de imagem e sensores e serviços financeiros, a Sony visa encher o mundo de emoções através do poder da criatividade e da tecnologia. Para mais informações, visite: sony.com/en

SONY CORPORATION
A Sony Corporation é responsável pelo segmento de Entretenimento, Tecnologia e Serviços (ET&S) do Sony Group. Com o objetivo de “continuar a fornecer Kando e Anshin* às pessoas e à sociedade em todo o mundo através da busca de tecnologias e novos desafios”, a Sony irá criar produtos e serviços em várias áreas, como o entretenimento em casa, som, imagem e comunicações móveis. Para mais informações, visite: www.sony.net * Ambas palavras japonesas, ”Kando” significa emoção e ”Anshin” tem vários significados, como tranquilidade, segurança, fiabilidade e confiança.

SOBRE A SOMERSET HOUSE

​A Somerset House é o centro de trabalho das artes em Londres e alberga a maior comunidade criativa do Reino Unido. Com sólidas fundações históricas, estamos no coração da capital. Dedicado a apoiar o progresso, defender a abertura, estimular a criatividade e capacitar as ideias, o nosso programa cultural tem um âmbito ambicioso. Insistimos na relevância, mas não tememos a irreverência e somos tão apologistas do entretenimento como do enriquecimento. Acolhemos as maiores questões do nosso tempo e empenhamo-nos em oxigenar novos trabalhos de artistas emergentes. Onde mais poderia passar uma hora a patinar no gelo enquanto ouve uma composição sonora encomendada especialmente, da autoria de um artista inovador?  ​

É esta tensão criativa – a forma como tiramos partido do nosso legado, damos destaque ao banal e utilizamos o nosso pano de fundo neoclássico para exibir cultura contemporânea de vanguarda – que inspira o nosso programa. Novo e velho, história e rutura, arte e entretenimento, alta tecnologia e artesanal, combinado com o facto de acolhermos uma comunidade criativa em constante evolução: é isto que nos diferencia. É aquilo de que nos orgulhamos. E é o que torna a experiência de visitar ou trabalhar na Somerset House inspirador e revigorante, emocionante e empolgante. somersethouse.org.uk

 

INFORMAÇÕES PARA VISITANTES

Exposição Sony World Photography Awards 2023

Datas: 14 de abril – 1 de maio de 2023

Horário de funcionamento: seg. – sex., 11 h – 21 h / sáb. e dom., 11 h – 20 h / feriado (1 de maio), 11 h – 18 h

Morada: Somerset House, Londres, WC2R 1LA

Entrada geral: £15 / concessões £11

Informações sobre reservas: www.worldphoto.org/sony-world-photography-awards-exhibition

Sobre a Sony Corporation  

A Sony Corporation é responsável pelo segmento de produtos e soluções de eletrónica (EP&S) do Sony Group. Com o objetivo de “continuar a fornecer Kando e Anshin às pessoas e à sociedade em todo o mundo através da busca por tecnologias e novos desafios”, a Sony Corporation oferece suporte ao Grupo Sony com tecnologia para criar entretenimento de futuro, junto com os criadores.

Para mais informações, visite: www.sony.net

Inscreva-se para receber press releases da Sony por e-mail
Inscreveu-se com sucesso para receber press releases da Sony por e-mail
Feito!
E-mail inválido