Adam_Ferguson_Collage

VENCEDORES GERAIS 2022 - ANÚNCIO DOS VENCEDORES DOS CONCURSOS PROFISSIONAL, ABERTO, ESTUDANTE E JUVENTUDE

12 abr, 2022

A World Photography Organisation (Organização Mundial de Fotografia) tem o prazer de anunciar os grandes vencedores dos prestigiados Sony World Photography Awards de 2022. O aclamado fotógrafo Adam Ferguson (Austrália) venceu o título de Fotógrafo do Ano e recebeu ainda um prémio monetário de 25 000 dólares americanos e um kit de imagem digital da Sony. Foram também anunciados os dez vencedores de categoria, juntamente com os 2.º e 3.º classificados do Concurso Profissional e os vencedores gerais dos Concursos Aberto, Estudante e Juventude.

 

Os vencedores são revelados num vídeo de apresentação comemorativo com entrevistas e reações dos fotógrafos vencedores, disponível para visualização em worldphoto.org/ceremony-2022

 

A exposição dos Sony World Photography Awards 2022 decorrerá na Somerset House, Londres, de 13 de abril a 2 de maio de 2022, e incluirá 300 impressões e centenas de imagens adicionais em expositores digitais dos fotógrafos vencedores e pré-selecionados. Também serão apresentados os trabalhos do vencedor do prémio Extraordinária Contribuição para a Fotografia deste ano, o reconhecido fotógrafo canadiano Edward Burtynsky.

 

FOTÓGRAFO DO ANO

 

Migrantes é uma série de autorretratos a preto e branco de migrantes no México, captados enquanto estes esperavam para atravessar a fronteira para os Estados Unidos. Fotografados em colaboração com os sujeitos, Ferguson arranjou o cenário para cada imagem, montando uma câmara de formato médio sobre um tripé com cabo de obturação e afastando-se de seguida, para que as pessoas pudessem escolher o momento da captação e participar no processo de documentação das suas vidas.

 

Em fevereiro de 2021, após uma mudança de administração presidencial nos EUA, os migrantes da América Central e do Sul surgiram em força na fronteira entre os EUA e o México. Fotografias de migrantes ansiosos a carregarem os seus pertences, a agarrarem-se aos seus entes queridos e apanhados pelos flashes dos fotógrafos começaram a circular nos meios de comunicação. Enquanto Ferguson destacou a importância deste fotojornalismo, verificou que existia uma nítida falta de fotografias do lado mexicano da fronteira, especialmente de imagens que dessem aos migrantes alguma sensação de controlo.

Com isto em mente, Ferguson apresentou o projeto ao seu editor no New York Times e obteve autorização para trabalhar em Juarez e Reynosa durante 11 dias, em abril e maio de 2021. A sua abordagem ao projeto foi inspirada pelo trabalho de Adam Broomberg e Oliver Chanarin, Ghetto – uma viagem visual por 12 guetos modernos, incluindo o Hospital Psiquiátrico Rene Vallejo em Cuba onde o antigo duo de artistas oferecia aos pacientes o controlo sobre o obturador.

 

Acompanhado pelos jornalistas mexicanos Ernesto Rodríguez, Silvia Cruz, Noe Gea Medina e Laura Monica Cruz Flores, Ferguson abordou os migrantes que se encontravam nos abrigos perto da fronteira, gravando as suas histórias frequentemente dolorosas e trabalhando com eles para preparar o cenário e captar a imagem num espaço tranquilo, onde se pudessem sentir menos constrangidos. Escolheu fotografar a preto e branco, como forma de eliminar o medley caótico das cores de fundo e de reduzir a imagem ao seu valor emocional. A série resultante apresenta um retrato comovente de pessoas suspensas no tempo, enquanto procuram uma vida mais próspera.

 

Ao comentar o projeto vencedor de Ferguson, Mike Trow, Presidente do concurso Profissional de 2022 afirmou: “O que Adam Ferguson fez na fronteira entre EUA e o México, com as pessoas e famílias dos migrantes, é profundamente comovente e emocionante. Este conjunto de retratos é revelador de como a intencionalidade moral e o respeito podem ajudar a evitar um pouco daquela sensação de manipulação e invasão de privacidade, de que a fotografia é frequentemente acusada. Ao oferecer o obturador aos seus sujeitos, Adam entrega um certo poder à pessoa fotografada para que esta possa tomar a decisão sobre como quer ser vista. Estas fotografias são deslumbrantes, profundas e generosas. Haviam outras histórias muito apreciadas pelo júri, mas a série do Adam destacou-se porque mostra, de forma eloquente e afetuosa, as dificuldades vividas por estas pessoas, que, ainda assim, se agarram ao seu amor e decência independentemente do local e da riqueza.

 

Ao comentar a sua vitória, Ferguson afirmou: Através da minha colaboração com os migrantes, esta série de fotografias foi uma tentativa de criar imagens que inspirassem empatia, ao invés de simpatia. Ao entregar o controlo da captação e oferecer a cada migrante o poder da decisão no processo da sua representação, pretendia subverter a narrativa da marginalização e criar uma história mais humana, relacionável e honesta. Estou grato às pessoas corajosas e resilientes que concordaram em trabalhar comigo e aceito este prémio também em seu nome. Vencer o prémio de Fotógrafo do Ano confere uma nova vida a esta história. Permite que uma nova audiência estabeleça uma ligação com as histórias importantes das pessoas que partilharam as suas vidas comigo.

 

VENCEDORES DA CATEGORIA PROFISSIONAL

 

Os fotógrafos vencedores do concurso Profissional foram selecionados por um painel de jurados especialistas, por submeterem um extraordinário conjunto de trabalhos composto por cinco a dez imagens, desde histórias de crises políticas e climáticas até meditações pessoais sobre a família e a perda e abordagens criativas à natureza morta e à fotografia da natureza.

 

Todos os vencedores de categoria irão receber um kit de imagem digital da Sony. Os vencedores deste ano são:

 

ARQUITETURA E DESIGN

VENCEDOR: Domagoj Burilović (Croácia) pela sua série Dorf

Finalistas: 2.º lugar Javier Arcenillas (Espanha); 3.º lugar Yun Chi Chen (Taiwan)

 

CRIATIVIDADE

VENCEDOR: Alnis Stakle (Letónia) pela sua série Mellow Apocalypse

Finalistas: 2.º lugar Raphael Neal (Reino Unido); 3.º lugar Sarah Grethe (Alemanha)

 

PROJETOS DE DOCUMENTÁRIO

VENCEDOR: Jan Grarup (Dinamarca) pela sua série The Children of the Financial Collapse in Venezuela

Finalistas: 2.º lugar Fabian Ritter (Alemanha); 3.º lugar Win McNamee (EUA)

 

AMBIENTE

VENCEDOR: Shunta Kimura (Japão) pela sua série Living in the Transition

Finalistas: 2.º lugar Gideon Mendel (África do Sul); 3.º lugar Giacomo d’Orlando (Itália)

 

PAISAGEM

VENCEDOR: Lorenzo Poli (Itália) pela sua série Life on Earth

Finalistas: 2.º lugar Andrius Repšys (Lituânia); 3.º lugar Gareth Iwan Jones (Reino Unido)

 

PORTFÓLIO

VENCEDOR: Hugh Fox (Reino Unido) pelo seu trabalho Portfolio  

Finalistas: 2.º lugar Julian Anderson (Reino Unido); 3.º lugar Anna Neubauer (Áustria)

 

RETRATO

VENCEDOR: Adam Ferguson (Austrália) pela sua série Migrantes 

Finalistas: 2.º lugar George Tatakis (Grécia); 3.º lugar Brent Stirton (África do Sul)

 

DESPORTO

VENCEDOR: Ricardo Teles (Brasil) pela sua série Kuarup

Finalistas: 2.º lugar Adam Petty (Austrália); 3.º lugar Roman Vondrouš (República Checa)

 

NATUREZA MORTA

VENCEDOR: Haruna Ogata (Japão) e Jean-Etienne Portail (França) pela sua série Constellation

Finalistas: 2.º lugar Cletus Nelson Nwadike (Suécia); 3.º lugar Alessandro Gandolfi (Itália)

 

NATUREZA E VIDA SELVAGEM:

VENCEDOR: Milan Radisics (Hungria) pela sua série The Fox’s Tale

Finalistas: 2.º lugar Federico Borella (Itália); 3.º lugar Oana Baković (Roménia)

 

Para saber mais sobre os projetos vencedores e finalistas deste ano, visite as nossas galerias dos vencedores online ou transfira o livro dos Sony World Photography Awards 2022.

 

FOTÓGRAFO DO ANO DO CONCURSO ABERTO

 

O concurso Aberto celebra o poder das imagens individuais. As fotografias vencedoras são selecionadas pela sua capacidade de comunicar uma narrativa visual notável, combinada com excelência técnica. Escolhido de entre dez vencedores das categorias do concurso Aberto, Scott Wilson (Reino Unido) é o Fotógrafo do Ano do Concurso Aberto de 2022 e irá receber um prémio monetário de 5000 dólares americanos, equipamento de imagem digital da Sony e exposição global.

 

Wilson venceu com a sua poderosa fotografia Anger Management, inscrita na categoria de Mundo Natural e Vida Selvagem. A imagem a preto e branco mostra um cavalo Mustang selvagem, coberto de sujidade, a criar uma tempestade de areia no noroeste do Colorado. A imagem foi captada pouco tempo depois de o garanhão ter mergulhado numa poça de lama – proteção contra os insetos de verão – e enquanto batia com as patas no chão, para alertar os outros machos de que estava pronto a lutar por um lugar num pequeno lago das proximidades.

 

Ao falar sobre a sua vitória, Wilson comentou: “É uma grande honra para mim ver o Anger Management vencer o prémio de Fotógrafo do ano do Concurso Aberto de 2022 nos Sony World Photography Awards. Assistir ao comportamento dos Mustang na natureza é uma experiência de vida selvagem pura e dinâmica.  A tensão da imagem é sintomática dos desafios de conservação sofridos pelos cavalos selvagens no oeste americano, onde estes estimados animais estão a ser apanhados em número recorde e removidos das terras públicas. Até ao final de 2022, existirão mais cavalos selvagens em cativeiro do que em liberdade.’

 

FOTÓGRAFO DO ANO DO CONCURSO ESTUDANTE

 

Ezra Bohm (Países Baixos), da Nederlandse Acedemie voor Beeldcreatie, venceu o prémio de Fotógrafo do Ano do Concurso Estudante de 2022 e recebeu equipamento fotográfico da Sony no valor de 30 000 € para a sua instituição. Bohm foi escolhido pela sua série The Identity of Holland criada em resposta ao tema Ligações, que desafiava os estudantes a apresentarem uma história que destacasse a forma como eles, ou uma pessoa documentada, interagem com o mundo. Para a sua série vencedora, Bohm fotografou os residentes das comunidades fechadas dos Países Baixos, que mantêm um estilo de vida tradicional, realçando os seus trajes extraordinariamente detalhados e a sua ligação à história cultural neerlandesa.

Ao comentar a sua vitória, Bohm afirmou: “Vencer este prémio, para mim, confirma a importância de fotografar o inesperado, para contar histórias que vêm do meu coração e da minha alma. Ao seguirmos a nossa ambição, tudo o que fazemos se torna mais significativo e, provavelmente, também mais bem-sucedido.”

 

FOTÓGRAFO DO ANO DO CONCURSO JUVENTUDE

 

Selecionado de entre seis vencedores das categorias, Tri Nguyen (Vietname, 18 anos) venceu o prémio de Fotógrafo do Ano do Concurso Juventude de 2022, pela sua imagem Under The Moonlight. A fotografia retrata um jovem a descansar sob um luar artificial, num cenário degradado. O luar simboliza um foco de luz a incidir sobre o jovem e o seu desejo de aceitar os seus defeitos. A fotografia faz parte de uma série que analisa a autorreflexão e a ânsia de fugir à regra e de celebrar as nossas próprias imperfeições.

 

Pela sua vitória, Nguyen receberá um kit de imagem digital da Sony e exposição global. Ao comentar a sua vitória, Nguyen afirmou: “Enquanto artista florescente e motivado, estou muito emocionado e orgulhoso por ter sido escolhido como o Fotógrafo do Ano do Concurso Juventude de 2022. Aceito humildemente este prémio e utilizarei este impulso para promover a minha fotografia.

 

 

CONTRIBUIÇÃO EXTRAORDINÁRIA PARA A FOTOGRAFIA

 

O prémio de Contribuição Extraordinária Para a Fotografia deste ano foi atribuído ao reconhecido fotógrafo canadiano Edward Burtynsky. Amplamente considerado um dos fotógrafos contemporâneos mais talentosos do mundo, Burtynsky é conhecido pelas suas imagens impressionantes de paisagens industriais e da crise ambiental global. Nas representações marcantes das vastas paisagens alteradas pelos humanos, Burtynsky põe a nu a escala impressionante das infraestruturas e destruição, apresentando vistas de cadeias de montanhas desfiguradas, extensões de água dessecadas e urbanismo em excesso, traduzidas em abstrações artísticas de cor e forma.

 

Mais de uma dúzia de fotografias em grande escala serão apresentadas como parte da exposição dos Sony World Photography Awards 2022. A seleção, feita pelo artista, destaca os principais trabalhos abordados ao longo da sua carreira de 40 anos. Estes trabalhos incluem Anthropocene (2018), Salt Pans (2016), Water (2013), Oil (2009) e Railcuts (1985). Além disso, pela primeira vez no Reino Unido, serão apresentadas imagens da próxima série de Burtynsky Africa (2022), uma visão sobre a paisagem natural africana e as áreas que foram transformadas pela extração de recursos.

 

EXPOSIÇÃO DOS SONY WORLD PHOTOGRAPHY AWARDS 2022

 

A exposição dos Sony World Photography Awards decorrerá na Somerset House, Londres, de 13 de abril a 2 de maio de 2022. Além dos trabalhos dos vencedores gerais e vencedores das categorias, a exposição contará com apresentações individuais do vencedor do título Fotógrafo do Ano de 2020, Pablo Albarenga (Uruguai), e do vencedor de 2021 Craig Easton (Reino Unido).

 

Albarenga apresenta uma seleção de imagens da sua série vencedora Seeds of Resistance, um conjunto de trabalhos que combina fotografias de paisagens e territórios em perigo devido à mineração e às empresas agroalimentares, com retratos dos ativistas que lutam para os preservar. Easton expõe uma dúzia de retratos a preto e branco da sua série Bank Top, que mostra os residentes do bairro fechado de Bank Top em Blackburn. O projeto analisa a representação e a falsa representação das comunidades no norte da Inglaterra, explorando as histórias e experiências dos habitantes locais através de imagens e dos textos que as acompanham do colaborador do projeto, escritor e professor, Abdul Aziz Hafiz.

A exposição virtual dos Sony World Photography Awards 2022 pode ser visitada em: www.worldphoto.org/virtualexhibition2022

FINALISTAS E PRÉ-SELECIONADOS DO CONCURSO PROFISSIONAL DE 2022

 

ARQUITETURA E DESIGN:

Finalistas:

Javier Arcenillas, Espanha

Yun Chi Chen, Taiwan

Domagoj Burilović, Croácia

Pré-selecionados:

Jason Au, Hong Kong

Serena Dzenis, Austrália

Khalid Najib, Território Palestiniano

Rene Cassio Scholz, Alemanha

Mark Henley, Reino Unido

 

CRIATIVIDADE:

Finalistas:

Raphaël Neal, Reino Unido

Alnis Stakle, Letónia

Sarah Grethe, Alemanha
Pré-selecionados:

Ioana Moldovan, Roménia

Peter Franck, Alemanha

Hugh Kinsella Cunningham, Reino Unido

Julia Ovchinnikova, Federação Russa

Marius Ionut Scarlat , Roménia

Alejandra Aragón, México

PROJETOS DE DOCUMENTÁRIO:

Finalistas:

Jan Grarup, Dinamarca

Fabian Ritter, Alemanha

Win McNamee, EUA

Pré-selecionados:

Alejandro Cegarra, Venezuela

Havard Bjelland, Noruega

Kyaw Zay Yar Lin, Myanmar

Andrea Bettancini, Itália

Moses Omeogo, Alemanha

 

 

AMBIENTE:

Finalistas:

Shunta Kimura, Japão

Giacomo d’Orlando, Itália

Gideon Mendel, África do Sul

Pré-selecionados:

Lieven Engelen, Bélgica

Mehdi Mohebi Puor, República Islâmica do Irão

J Henry Fair, EUA

Kikoh Matsuura e Kazuki Ide, Japão

 

RETRATO:

Finalistas:

George Tatakis, Grécia

Adam Ferguson, Austrália

Brent Stirton, África do Sul

Pré-selecionados:

Vladimir Frumin, Federação Russa

Joan-Ramon Manchado, Espanha

Phillip Walter Wellman, EUA

Areshina Nadezhda, Federação Russa

 

NATUREZA E VIDA SELVAGEM:

Finalistas:

Milan Radisics, Hungria

Oana Baković, Roménia

Federico Borella, Itália

Pré-selecionados:

Paola Lai, Itália

Arun Kuppuswamy Mohanraj, Reino Unido

Debora Lombardi, Itália

Graeme Purdy, Reino Unido

Amin Mezian, Espanha

 

 

 

PAISAGEM:

Finalistas:

Andrius Repšys, Lituânia

Gareth Iwan Jones, Reino Unido

Lorenzo Poli, Itália

Pré-selecionados:

Martin Broen, EUA

Mihails Ignats, Letónia

Jonas Daley, China Continental

Manuel Enrique González Carmona, Espanha

Majid Hojjati, República Islâmica do Irão

Milan Radisics, Hungria

 

DESPORTO:

Finalistas:

Roman Vondrouš, República Checa

Adam Pretty, Austrália

Ricardo Teles, Brasil

Pré-selecionados:

André Pitome Ávila, Brasil

Bradley Kanaris, Austrália

Jesús Arvizu, México

Pan Liao, China Continental

Luis Tato, Espanha

 

PORTFÓLIO:

Finalistas:

Anna Neubauer, Áustria

Julian Anderson, Reino Unido

Hugh Fox, Reino Unido

Pré-selecionados:

Luca Locatelli, Itália

Sara Goli, República Islâmica do Irão
Adrees Latif, EUA

Mikołaj Marczuk, Polónia

Marlena Waldthausen, Alemanha

NATUREZA MORTA:

Finalistas:

Cletus Nelson Nwadike, Suécia

Haruna Ogata (Japão) e Jean-Etienne Portail (França)

Alessandro Gandolfi, Itália

Pré-selecionados:

Bence Kalmar, Hungria

Céline Pannetier, França

Graziella Cerveira Nunes, Brasil

Ichio Usui, Japão
Reinis Hofmanis, Letónia

 

 

 

 

VENCEDORES E PRÉ-SELECIONADOS DO CONCURSO ABERTO 2022

 

ARQUITETURA:

Vencedor da categoria:

Anthony Chan, Hong Kong

Pré-selecionados:

Bryan Field, Reino Unido

Francesca Sciambarruto, Itália

Gerhard Hucke, Alemanha

Giulio Casti, Itália

Günter Kleber, Alemanha

Junming Chen, China Continental

Khanh Le Viet, Vietname

Klaudia Chwastek, Polónia

Klaus Lenzen, Alemanha

Marcus Ek, Noruega

Muhammad Najib Bin Abdul Rahman, Singapura

Ute-Christa Scherhag, Alemanha

Wonyoung Choi, República da Coreia

Zeynep emirhan, Turquia

 

ESTILO DE VIDA:
Vencedor da categoria:

Utsab Ahamed Akash, Bangladesh

Pré-selecionados:

Catherine Falls, Reino Unido

Daniela Jaime Díaz, Colômbia

Davide Agostini, Itália

Haikun Liang, China Continental

Hend Wahdan, Egito

Ivo Kiapes, Eslováquia

Kantaya New, Singapura

Kishor Shrestha, Nepal

Marina Lattanzi, Argentina

Osman Maasoglu, Turquia

Roni Süslü, Turquia

Txema Lacunza Nasterra, Espanha

 

OBJETO:

Vencedor da categoria:

Leonardo Reyes-González, México

Pré-selecionados:

Aleksandra Garbarczyk, Polónia

André Boto, Portugal

Holger Bücker, Alemanha

Jonas Strandberg, Suécia

Klaus Lenzen, Alemanha

Marina Tsaregorodtseva, Reino Unido

Martin Rawle, Reino Unido

Maryia Sapego, Bielorrússia

Masumi Shiohara, Japão

Paolo Paccagnella, Itália

 

VIAGEM:

Vencedor da categoria:

Thanh Nguyen Phuc, Vietname

Pré-selecionados:

Alessandro Accordini, Itália

Ashok Gidwani, Índia

Claudia Magnani, Itália

Darshan Ganapathy, Índia

Eduard Gutescu, Roménia

François Philippe, França

Hong Nguyen, Vietname

Huu Binh Nguyen, Vietname

Ioan Maga, Roménia

Milad Nalbandiyan, República Islâmica do Irão

Saravut Whanset, Tailândia

Sujon Adikary, Bangladesh

Yang Shu, China Continental

Yawar Abbas, Paquistão

CRIATIVIDADE:

Vencedor da categoria:

Isabel Salmon, Reino Unido

Pré-selecionados:

Abbas Valadi, República Islâmica do Irão

Caleb Nii Odartey Aryee, Gana

Clair Robins, Reino Unido

Gemma Pepper, Reino Unido

Hanna Lisava, Alemanha

Jacek Orzeł, Polónia

Pierre Portolano, França

Ryan Rogers, EUA

Sawamaru Pokiru, Japão

Shabnam Maleki, República Islâmica do Irão

Valentina Cipriany, Venezuela

Vanessa Fairfax-Woods

& Henry Woide, Reino Unido

MOVIMENTO:
Vencedor da categoria:

Raido Nurk, Estónia

Pré-selecionados:

Caroline Kearsley, Reino Unido

Chin Leong Teo, Singapura

Christine Abel, EUA

Hiroki Nose, Japão

Isabela Eseverri, Venezuela

Izabela Lyson, Polónia

Joachim Kiner, Alemanha

Oscar Seguel, Chile

Samiran Chakraborty, Bangladesh

Shiloh Garcia, México

Tomohiko Funai, Japão

Yiming Yang, China Continental

Zhenhuan Zhou, China Continental

 

RETRATO:

Vencedor da categoria:

Simone Corallini, Itália

Pré-selecionados:

Davide Limonta, Itália

Elaine Klein, Israel

Francesco Fantini, Itália

Maria Gutu, Moldávia

Matthew Brown, África do Sul

Olga Urbanek, Polónia

Owen Harvey, Reino Unido

Siavosh Ejlali, República Islâmica do Irão

Simon Murphy, Reino Unido

Tom Barnes, Reino Unido

Wagner Pena, Brasil

PAISAGEM:

Vencedor da categoria:

Vicente Ansola, Espanha

Pré-selecionados:

Anargyros Dekavallas, Grécia

Cigdem Ayyildiz, Turquia

Fernando Famiani, Itália

Hal Gage, EUA

Julien Visse, França

Luis Manuel Vilariño Lopez, Espanha

Manuel Schmidt, Alemanha

Marko From, Finlândia

Martin Morávek, República Checa

Muzaffer Murat İlhan, Turquia

Olivier Vauguin, França

Peter Leyer, Hungria

Stuart Chape, Austrália

Tim Hodges, Reino Unido

 

MUNDO NATURAL E VIDA SELVAGEM:
Vencedor da categoria:

Scott Wilson, Reino Unido

Pré-selecionados:

Albert Beukhof, Países Baixos

Amish Chhagan, Zâmbia

António Coelho, Portugal

Brice Tribollet, Suíça

Dinorah Graue, México

Ewa Jermakowicz, Polónia

James Crombie, Irlanda

Jessica Mohn, Alemanha

Liqiang Ma, China Continental

Martyn Harris, Reino Unido

Memo Gómez, Colômbia

Raquel Inés Correa Chiesa, Espanha

Thomas Barry, Irlanda

Tiho Trichkov, EUA

 

FOTOGRAFIA DE RUA:

Vencedor da categoria:

Etienne Souchon, França

Pré-selecionados:

Assaf Sharon, Israel

Beatrice Collado Orive, Espanha

Davide Bonaldo, Itália

Elias Sarquis, Argentina

Emre Çakmak, Turquia

Jonathan White, Reino Unido

Juan Cruz Olivieri, Argentina

Li Ting, Taiwan

Ludovic Le Guyader, França

Miguel Angel Mínguez Corella, Espanha

Nina TBerg, Alemanha

Seyed Ali, República Islâmica do Irão

Shun Wang, China Continental

FINALISTAS DO CONCURSO ESTUDANTE 2021

 

Aidan Murgatroyd, África do Sul

Stellenbosch Academy of Design and Photography

 

Alexander Komenda, Canadá

Aalto University, Finlândia

 

Angela Stoll, Austrália

University of Wollongong

 

Chris Rosas Vargas, EUA

Parsons

 

Dennis Mubanga Kabwe, Zâmbia

Open Window University Zambia

 

Ezra Bohm, Países Baixos

Nederlandse Acedemie voor Beeldcreatie

 

Oriel Naxhielly Martins, Argentina

ENFO Escuela De Fotografía

 

Sachi Deshmukh, Índia

Nuova Accademia di Belle Arti, Itália

 

Sergey Pronin, Federação Russa

Docdocdoc School of Modern Photography

 

Xu Han, China Continental

Nanjing University of the Arts

FINALISTAS DO CONCURSO JUVENTUDE 2021

 

COMPOSIÇÃO E DESIGN:  Elijah Baptiste, EUA

 

FOTOGRAFIA DE RUA:  Zinuo Shi, China Continental

 

PAISAGEM:  Emery Sanderson, Canadá

 

CULTURA E VIAGEM:  Cameron Borg, Austrália

 

NATUREZA E VIDA SELVAGEM:  Rayhan Mundra, EUA

 

RETRATO:  Tri Nguyen, Vietname

 

ABERTO: Benjamin Joel, EUA

 

 

 

 

 

 

CONTACTOS PARA A IMPRENSA

PARA MAIS INFORMAÇÕES, CONTACTE:

Inbal Mizrahi / Polly Brock em press@worldphoto.org

NOTAS AOS EDITORES

SOBRE OS SONY WORLD PHOTOGRAPHY AWARDS

Criados pela World Photography Organisation, os prémios Sony World Photography Awards são já considerados um dos mais importantes eventos do setor da fotografia à escala global. Atualmente na sua 15.ª edição, estes Prémios de participação gratuita representam uma voz global para a fotografia, fornecendo uma visão vital da fotografia contemporânea e oferecendo aos principais artistas e artistas emergentes oportunidades de nível mundial para exporem os seus trabalhos. Além disso, reconhecem também os artistas mais influentes a nível mundial que trabalham neste meio, através do prémio Extraordinária Contribuição para a Fotografia. o aclamado fotógrafo canadiano Edward Burtynsky é o vencedor de 2022 deste prémio, juntando-se assim a uma lista distinta de nomes icónicos, incluindo Martin Parr, William Eggleston, Candida Hofer, Nadav Kander, Gerhard Steidl e Graciela Iturbide. Os Prémios apresentam os trabalhos dos fotógrafos vencedores e pré-selecionados numa prestigiada exposição anual na Somerset House, em Londres. worldphoto.org/sony-world-photography-awards-exhibition . Siga as nossas hashtags #sonyworldphotographyawards #swpa #swpanews.

 

JURADOS DE 2022
Concurso Profissional: Rahaab Allana, Curador e Editor, Alkazi Foundation for the Arts, Nova Deli; Ângela Ferreira, Artista, Curadora Independente, escritora e professora; Deborah Klochko, Diretora Executiva e Curadora-geral, Museum of Photographic Arts, San Diego, Califórnia; Richmond Orlando Mensah, Fundador e Diretor Criativo, Manju Journal, Gana; Mike Trow, Curador Independente, Editor de Fotografia e Presidente do Júri.

 

Concursos Aberto e Juventude: Hideko Kataoka, Diretora de Fotografia, Newsweek Japão

 

Concurso Estudante: Colin Czerwinski, fotógrafo e Fundador, NOICE Magazine, EUA

ADAM FERGUSON

Fotógrafo do Ano

Adam Ferguson é um fotógrafo australiano cujos trabalhos exploram os conflitos e as questões sociais importantes. Ferguson tem uma Licenciatura em Artes da Queensland College of Art, Griffith University da Austrália, e vive atualmente entre Nova Iorque e Sidney. Está, atualmente, a trabalhar em duas monografias – um diário de guerra sobre o seu trabalho no Afeganistão e um retrato contemporâneo sobre a natureza da Austrália e a sua herança colonial. www.adamfergusonstudio.com

 

SCOTT WILSON

Fotógrafo do ano do Concurso Aberto

Nascido na Escócia, Scott Wilson (também conhecido por WilsonAxpe Photography) iniciou-se na fotografia de vida selvagem em 2016, depois de o seu tratamento de quimioterapia para um cancro do cólon em estado 4 o ter forçado a evitar a luz do sol, tendo começado a captar a vida selvagem do Colorado protegido pela sombra do seu automóvel. A partir daí, descobriu a beleza e a condição dos Mustang selvagens americanos e tornou-se num fotógrafo e acérrimo defensor da conservação dos cavalos selvagens. Scott, que publica os seus trabalhos como WilsonAxpe Photography, é um artista residente na Gallery 6 em Denver, Colorado. www.wilsonaxpe.com

 

EZRA BOHM

Fotógrafo do Ano do Concurso Estudante

Na minha fotografia, procuro o significado de “identidade humana”. Quem somos, o que nos tornou assim, para que estilo de vida fomos feitos e como pode uma mente treinada ajudar-nos neste percurso? Para encontrar respostas para a nossa identidade, fotografo a história, a cultura e a consciência espiritual do ser humano. www.ezrabohm.com

 

EDWARD BURTYNSKY

Contribuição Extraordinária para a Fotografia

As fotografias de Edward Burtynsky estão incluídas nas coleções dos mais de 60 principais museus de todo o mundo, tais como o National Gallery of Canada, o Museum of Modern Art, o Metropolitan Museum of Art e o Guggenheim Museum em Nova Iorque, o Reina Sofia Museum em Madrid, o Tate Modern em Londres e o Los Angeles County Museum of Art na Califórnia. As distinções de Burtynsky incluem o TED Prize, os Governor General’s Awards em Artes Visuais e Multimédia, o The Outreach award nos Rencontres d’Arles, o Roloff Beny Book award e o Rogers Best Canadian Film Award. Também faz parte do Conselho de Administração do CONTACT: o Festival Internacional de Fotografia de Toronto e o The Ryerson Image Centre. Em 2006, foi-lhe atribuído o título de Oficial da Ordem do Canadá e, em 2008, recebeu o ICP Infinity Award for Art. Em 2018, Burtynsky foi distinguido com o título de Photo London’s Master of Photography e de Mosaic Institute’s Peace Patron. Em 2019, recebeu o Arts & Letters Award da Associação Canadiana no Maple Leaf Ball anual de Nova Iorque e o 2019 Lucie Award para Achievement in Documentary Photography (Mérito em Fotografia Documental). Mais recentemente, foi-lhe atribuído o Royal Photographic Society Honorary Fellowship (2020). Atualmente, detém oito doutoramentos honoris causa e é um conferencista ativo sobre arte fotográfica. www.edwardburtynsky.com

 

CRAIG EASTON

Craig Easton é fotógrafo internacional multipremiado, cujo trabalho está profundamente enraizado na tradição do documentário. Easton realiza projetos documentais de longo prazo, explorando questões relacionadas com a política social, a identidade e o sentido de pertença. O seu trabalho combina abordagens de retratos, paisagens e reportagens à narrativa, trabalhando frequentemente em colaboração com outras pessoas para integrar palavras, imagens e áudio numa prática baseada em pesquisa, que tece uma narrativa entre a experiência contemporânea e a história. Em fevereiro de 2022, Easton publicou o trabalho Bank Top através da GOST Books. Estão disponíveis para venda cópias assinadas deste livro através do seu website. A seguir à sua apresentação individual na Somerset House, o trabalho de Easton percorrerá o Reino Unido como parte de uma dupla exposição, juntamente com um dos seus projetos Thatcher’s Children. www.craigeaston.com

 

PABLO ALBARENGA

Pablo Albarenga (Montevideo, 1990) é um fotógrafo documental e um contador de histórias visuais, que explora as questões dos direitos humanos na América Latina. Albarenga é um Explorador da National Geographic e um Bolseiro do Pulitzer Center.  Enquanto fotógrafo, tem dedicado o seu trabalho a investigar, estudar e fotografar o processo de colonização que continua a afetar as populações tradicionais da América Latina. Muitas comunidades estão a ser ameaçadas por grandes projetos de desenvolvimento, que pretendem explorar os recursos naturais disponíveis nos seus territórios, tais como minerais, madeira e agricultura extensiva. www.pabloalbarenga.com

 

 

 

 

SOBRE A WORLD PHOTOGRAPHY ORGANISATION

A World Photography Organisation é uma plataforma global líder dedicada ao desenvolvimento e avanço da cultura fotográfica. A nossa programação e iniciativas de competição oferecem oportunidades valiosas para os artistas que trabalham no setor da Fotografia e ajudam a ampliar o diálogo em torno do seu trabalho. Através das nossas feiras, desempenhamos um papel fundamental para impulsionar o crescimento do mercado de arte contemporânea em termos da arte fotográfica e aprofundar o envolvimento do público com o meio. O portfólio da World Photography Organisation inclui: os Sony World Photography Awards, uma das mais importantes competições de fotografia do mundo, a PHOTOFAIRS Shanghai, a feira líder na Ásia-Pacífico dedicada a obras de arte digitais e baseadas em fotografia, e a Photo London, uma feira internacional realizada anualmente na Somerset House, em Londres. www.worldphoto.org

 

SONY GROUP CORPORATION

A Sony Group Corporation é uma empresa de entretenimento criativo com uma base sólida de tecnologia. Desde jogos e serviços de rede até música, filmes, produtos e soluções de eletrónica, soluções de imagem e sensores e serviços financeiros, a Sony visa encher o mundo de emoções através do poder da criatividade e da tecnologia. Para mais informações, visite: sony.com/en

 

SONY CORPORATION

A Sony Corporation é responsável pelo segmento de produtos e soluções de eletrónica (EP&S) do Sony Group. Com o objetivo de “continuar a fornecer Kando e Anshin às pessoas e à sociedade em todo o mundo através da busca por tecnologias e novos desafios”, a Sony irá criar produtos e serviços em várias áreas, tais como o entretenimento em casa, som, imagem e comunicações móveis. Para mais informações, visite: sony.net

 

CRÉDITOS DAS IMAGENS

Da esquerda para a direita:

Fotografia de Stephanie Solano e Adam Ferguson

Fotografia de Edwardo Benavides e Adam Ferguson

Fotografia de America Yanira Lopez e Adam Ferguson

Sobre a Sony Corporation  

A Sony Corporation é responsável pelo segmento de produtos e soluções de eletrónica (EP&S) do Sony Group. Com o objetivo de “continuar a fornecer Kando e Anshin às pessoas e à sociedade em todo o mundo através da busca por tecnologias e novos desafios”, a Sony irá criar produtos e serviços em várias áreas, tais como o entretenimento em casa, som, imagem e comunicações móveis. Para mais informações, visite: www.sony.net

Inscreva-se para receber press releases da Sony por e-mail
Inscreveu-se com sucesso para receber press releases da Sony por e-mail
Feito!
E-mail inválido