A World Photography Organisation tem o prazer de anunciar o painel de jurados para os Sony World Photography Awards 2023, juntamente com novos prémios e elementos de exposição. Aqui, inclui-se um novo prémio de 5000 dólares americanos para apoiar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ambiental das Nações Unidas e uma nova apresentação individual do Fotógrafo do Ano.
A exposição dos Sony World Photography Awards 2023 regressa à Somerset House, Londres, de 14 de abril a 1 de maio de 2023. A exposição de 2022 continua a sua viagem internacional, incluindo as primeiras apresentações de sempre dos Awards no Museum of Photographic Arts, San Diego, Califórnia (8 de outubro de 2022 – 19 de março de 2023) e na Open Eye Gallery, Liverpool, Reino Unido (10 de novembro – 11 de dezembro de 2022).
Agora na sua 16.ª edição, os Sony World Photography Awards são um dos principais e mais prestigiados concursos fotográficos globais, numa celebração da melhor fotografia contemporânea de todo o mundo, e oferece aos fotógrafos uma notoriedade internacional significativa e oportunidades para desenvolverem as suas carreiras.
A Sony apoia os Awards para ajudar no desenvolvimento contínuo da cultura fotográfica, oferecendo aos talentos de hoje uma plataforma global. A inscrição na competição é totalmente gratuita e os fotógrafos são avaliados anonimamente por um painel de jurados especialistas do setor.
JURADOS DE 2023
O júri deste ano abrange uma variedade de conhecimentos e competências, provenientes de diversas origens e práticas fotográficas:
Concurso Profissional
Concursos Aberto e Juventude
Eric Schlosser, Diretor Artístico, Feira de Arte de Tbilisi, Geórgia
Concurso estudante
Eliza Williams, Editora, Creative Review, Reino Unido
NOVIDADES PARA 2023
Prémio Sustentabilidade
Este ano, a World Photography Organisation lança um novo prémio para reconhecer as histórias, pessoas e organizações cujas ações coloquem em destaque um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ambiental das Nações Unidas. Podem incluir representações das alterações climáticas, um foco nas tecnologias ecológicas e inovações ou uma celebração de indivíduos ou grupos que trabalham para fazer a diferença.
O Prémio Sustentabilidade premeia o fotógrafo vencedor com 5000 dólares americanos e uma apresentação do seu projeto integrada na exposição Sony World Photography Awards, em Londres. Todos os fotógrafos que participem no concurso Profissional são elegíveis para vencer o prémio.
Apresentação individual do Fotógrafo do Ano
Em 2023, a World Photography Organisation apresenta um novo elemento de prémio para a categoria Fotógrafo do Ano. Além do prémio monetário de 25 000 dólares americanos, de uma gama de equipamento de imagem digital Sony e da integração na exposição e no livro Sony World Photography Awards, o vencedor também é premiado com uma apresentação individual do seu trabalho integrada na exposição Sony World Photography Awards, em Londres, no ano seguinte. Esta oportunidade permite aos fotógrafos desenvolverem mais o seu projeto vencedor ou exporem um novo trabalho, para obterem maior notoriedade e promoverem as suas carreiras. A primeira destas apresentações será dedicada ao trabalho do Fotógrafo do Ano 2022 Adam Ferguson (Austrália) e terá lugar na exposição na Somerset House, em abril de 2023.
Formato do Concurso Juventude
Os Sony World Photography Awards 2023 introduzem um novo formato no Concurso Juventude, abrindo-o a qualquer pessoa com menos de 19 anos e convidando os participantes a submeterem até três imagens relacionadas com o tema Your Everyday (o seu dia a dia). Os jurados selecionam 10 fotógrafos finalistas, que competem pelo título de Fotógrafo do Ano do Concurso Juventude.
DATAS DE EXPOSIÇÃO 2023 E DATAS DE DIGRESSÃO INTERNACIONAL 2022
Em 2023, a exposição dos Sony World Photography Awards decorrerá na Somerset House, Londres, de 14 de abril a 1 de maio de 2023.
Após a exposição em Londres e uma posterior apresentação em Tóquio, a exposição dos Sony World Photography Awards 2022 continua a viajar até vários espaços internacionais:
Para informações adicionais sobre os locais, visite o website da World Photography Organisation
PRÉMIOS E PRAZOS PARA A EDIÇÃO DE 2023
Os Sony World Photography Awards abriram em 1 de junho de 2022. As descrições completas das categorias e do concurso estão disponíveis em worldphoto.org/sony-world-photography-awards
Os prazos para os quatro concursos dos Prémios são:
Profissional: 13 de janeiro de 2023, 13:00 GMT
Aberto: 6 de janeiro de 2023, 13:00 GMT
Estudante: 30 de novembro de 2022, 13:00 GMT
Juventude: 6 de janeiro de 2023, 13:00 GMT
Todos os vencedores das categorias dos concursos Profissional, Aberto, Juventude e Estudante receberão equipamento de imagem digital da Sony. Além disso, serão atribuídos prémios monetários no valor de 25 000 dólares americanos ao Fotógrafo do Ano e de 5000 dólares americanos ao vencedor do prémio Fotógrafo do Ano do Concurso Aberto. Todas as obras dos fotógrafos vencedores e finalistas serão exibidas na exposição anual dos Sony World Photography Awards em Londres, seguindo depois para um circuito de exposições internacionais. As imagens vencedoras serão igualmente publicadas no livro anual dos Prémios. Os vencedores globais serão anunciados a 13 de abril de 2023.
CONTACTOS PARA A IMPRENSA
PARA MAIS INFORMAÇÕES, CONTACTE:
Inbal Mizrahi / Polly Brock em media@creoarts.com
NOTAS AOS EDITORES
SOBRE OS SONY WORLD PHOTOGRAPHY AWARDS
Produzidos pela World Photography Organisation, os internacionalmente aclamados Sony World Photography Awards são já considerados um dos mais importantes eventos do setor da fotografia à escala global. Atualmente na sua 16.ª edição, estes prémios de participação gratuita representam uma voz global para a fotografia e fornecem uma visão vital da fotografia contemporânea. Os prémios oferecem, tanto aos artistas já estabelecidos como aos talentos emergentes, oportunidades a nível global para apresentarem o seu trabalho. Além disso, também reconhecem os artistas mais influentes a nível mundial que trabalham neste meio, através do prémio “Extraordinária Contribuição para a Fotografia”; entre os artistas galardoados anteriormente encontram-se Martin Parr, William Eggleston, Candida Hofer, Nadav Kander, Gerhard Steidl, Edward Burtynsky e Graciela Iturbide. Os prémios apresentam os trabalhos dos fotógrafos vencedores e finalistas numa exposição anual realizada na prestigiada Somerset House, em Londres. worldphoto.org/sony-world-photography-awards-exhibition
SOBRE A WORLD PHOTOGRAPHY ORGANISATION
A World Photography Organisation é uma plataforma global líder dedicada ao desenvolvimento e avanço da cultura fotográfica. A sua programação e iniciativas de competição oferecem oportunidades valiosas para os artistas que trabalham no setor da fotografia e ajudam a ampliar o diálogo em torno do seu trabalho. Os Sony World Photography Awards são o principal programa da World Photography Organisation. Criados em 2007, são um dos maiores e mais prestigiados concursos de fotografia do mundo; celebram o trabalho de fotógrafos líderes e emergentes e, anualmente, atraem dezenas de milhares de visitantes de todo o mundo às suas exposições. A World Photography Organisation é o ramo dedicado à fotografia da Creo, responsável por iniciativas e programas em três setores: fotografia, filme e arte contemporânea. Siga a World Photography Organisation no Instagram (@worldphotoorg), Twitter (@WorldPhotoOrg) e LinkedIn/Facebook (World Photography Organisation). Siga as nossas hashtags #sonyworldphotographyawards #swpa #swpanews.
CREO
A Creo cria e organiza eventos e programas em três áreas fundamentais: fotografia, filme e arte contemporânea. Fundada em 2007 como World Photography Organisation, desde então a Creo alargou o seu âmbito de atuação, aprofundando a sua missão de desenvolver oportunidades significativas para criativos e de expandir o alcance das suas atividades culturais. Atualmente, os seus principais projetos incluem os Sony World Photography Awards, a PHOTOFAIRS Shanghai, a Photo London e os Sony Future Filmmaker Awards. Trabalhando em parceria com a Angus Montgomery Arts, a Creo ajuda a concretizar as iniciativas do grupo, incluindo algumas das principais feiras de arte do mundo. O seu nome provém do latim “eu crio”, e é neste espírito que a Creo visa fortalecer e promover vozes criativas. www.creoarts.com
SONY GROUP CORPORATION
A Sony Group Corporation é uma empresa de entretenimento criativo com uma base sólida de tecnologia. Desde jogos e serviços de rede até música, filmes, produtos e soluções de eletrónica, soluções de imagem e sensores e serviços financeiros, a Sony visa encher o mundo de emoções através do poder da criatividade e da tecnologia. Para mais informações, visite: sony.com/en
SONY CORPORATION
A Sony Corporation é responsável pelo segmento de Entretenimento, Tecnologia e Serviços (ET&S) do Sony Group. Com o objetivo de “continuar a fornecer Kando e Anshin* às pessoas e à sociedade em todo o mundo através da busca de tecnologias e novos desafios”, a Sony irá criar produtos e serviços em várias áreas, como o entretenimento em casa, som, imagem e comunicações móveis. Para mais informações, visite: www.sony.net * Ambas palavras japonesas, ”Kando” significa emoção e ”Anshin” tem vários significados, como tranquilidade, segurança, fiabilidade e confiança.
JURADOS DE 2023
Mariama Attah é Responsável de Exposições na Open Eye Gallery, Liverpool. Attah é curadora de fotografia, escritora e oradora, com um interesse particular em histórias visuais negligenciadas e em compreender como a fotografia e a cultura visual podem ser utilizadas para amplificar vozes sub-representadas. Antes de se juntar à Open Eye Gallery foi Editora Assistente da revista Foam. Anteriormente, tinha sido curadora da Photoworks, onde foi responsável por desenvolver e promover programas e eventos, como a Bienal de Fotografia de Brighton, e também foi Editora Executiva da revista anual Photoworks Annual. openeye.org.uk
Tandazani Dhlakama é curadora assistente no Zeitz MOCAA. Antes, trabalhou na Galeria Nacional do Zimbabwe entre 2011 e 2017. Faz parte da equipa de curadores do evento 13th Bamako Encounters – Bienal de Fotografia Africana (2022). Em 2016, foi curadora na Tsoko Gallery, um espaço artístico independente em Harare, tendo promovido a sua exposição inaugural e estado envolvida no estabelecimento do espaço. Tem um mestrado em Estudos de Galerias de Arte e Museus, da Universidade de Leeds, Reino Unido (2015), e um bacharelato em Belas-artes e Ciência Política, Magna Cum Laude, da Universidade St. Lawrence, EUA (2011). zeitzmocaa.museum
Elisa Medde é editora, curadora e escritora na área da fotografia e da cultura visual. Com formação em história da arte, iconologia e estudos fotográficos, as suas investigações refletem a relação entre imagem, comunicação e estruturas de poder. Atuou como nomeadora em vários prémios e presidiu a diversos júris. Adora colaborar com programas educativos como oradora e membro do júri, como o KABK, ECAL, Brera Academy, Fotofilmic e muitos mais. Além de ser curadora de espaços no papel e físicos, escreve regularmente para a revista Foam e várias publicações, como C4 Journal, Something We Africans Got, Vogue Italia / L’Uomo Vogue, YET Magazine e muitos livros de artistas. Elisa é Editora-chefe da revista Foam, Amesterdão, onde tem baseado uma grande parte das suas atividades desde 2012. foam.org
Ioana Mello trabalha entre a Europa e o Brasil como curadora de fotografia independente. O seu trabalho enquanto curadora inclui uma exposição no centro cultural Mains d’Œuvres, em Paris; What’s going on in Brazil?, durante os Rencontres d’Arles 2019, na Fundação Manuel Rivera Ortiz; e trabalhos dos artistas Masina Pinheiro e Gal Marinelli nos Rencontres d’Arles 2022. Em 2021, foi curadora de duas exposições em Portugal, no festival Diafragma e na galeria Tryzy, e participará no festival Imago Photography 2022. No Brasil, foi professora na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e membro do júri do Web Photo Prize da Alliance Française. É um dos cinco membros dirigentes do festival FotoRio e colabora com a Galeria da Gávea e outros festivais brasileiros e plataformas digitais. Atualmente, está a trabalhar em dois livros de fotografia e escreve para várias revistas. Além disso, Ioana Mello participa regularmente em leituras de portfólio (Photodays, Filles de la Photo), mesas-redondas e palestras. Em 2021, começou a trabalhar para a residência Ithaque para fotógrafos latino-americanos.
Sujong Song é uma curadora e crítica de fotografia residente em Seul. A sua investigação incide no desdobramento de conteúdos e na cultura visual. Song foi cofundadora do Seoul Lunar Photo, comissária da Bienal Dak’Art e do comité diretivo da Bienal Daegu Photo. Antes, foi curadora de exposições como a Hurroo Hurroo (GoEun Museum of Photography, 2013), Five Views from Korea (Noorderlicht Photogallery, 2014), Map of Daily Life (Lishui Art Museum, China, 2015) e Hybrid/Metamorphosis (Bienal de Dakar, 2016). Integrou júris da World Press Photo, POYi e Flash Forward, entre muitos outros prémios, e também nomeou para vários prémios, incluindo Prix Pictet e Joop Swart Masterclass. Atualmente, e desde 2017, Song é curadora sénior do National Museum of Modern and Contemporary Art (MMCA) da Coreia.
Mike Trow é editor de imagem e fotógrafo. Iniciou a sua carreira como investigador e agente de reportagem para a Colorific, antes de desempenhar funções como Editor de Imagem em revistas como a Bizarre e a Jack Magazine. Esteve na Vogue britânica durante 13 anos, onde liderou uma equipa que encomendava, produzia e realizava a direção artística de todas as sessões fotográficas para a revista. Como fotógrafo, fotografou para a Vogue e outros títulos. Atualmente, trabalha como curador, consultor, editor freelance e fotógrafo.
Eric Schlosser nasceu em França. Começou como advogado, especializado em lei internacional e propriedade intelectual. A sua carreira em projetos internacionais e nas artes estende-se por mais de 20 anos. Trabalhou como Conselheiro Cultural da União Europeia e da embaixada francesa, supervisionando e criando múltiplos projetos na área das artes visuais e do espetáculo. Quando se afastou do mundo da diplomacia, começou a colaborar com várias feiras de arte em diferentes países, como diretor artístico ou consultor estratégico, enquanto apoiava as carreiras de diversos artistas. Atualmente, é diretor artístico da Tbilisi Art Fair e curador de projetos principalmente na área da fotografia, o mais recente dos quais em colaboração com a Fotografiska, em apoio de fotógrafas ucranianas emergentes. Também é conselheiro na área das coleções de arte contemporânea e fotografia, participando regularmente em júris de arte.
Eliza Williams é editora da Creative Review desde 2019. Há mais de duas décadas que escreve, fala e comunica sobre publicidade, design e cultura visual e é autora de dois livros publicados pela Laurence King Publishing. Também é anfitriã do podcast Creative Review. creativereview.co.uk
CRÉDITOS DE IMAGEM
DA ESQUERDA PARA A DIREITA, A PARTIR DA LINHA SUPERIOR:
© Alexandros Othonos, Grécia, fotografia inscrita, Concurso Aberto, Criativo, Sony World Photography Awards 2023
© Michael O’Connell, Irlanda, fotografia inscrita, Concurso Aberto, Retrato, Sony World Photography Awards 2023
© David Jacobson, Reino Unido, fotografia inscrita, Concurso Aberto, Objeto, Sony World Photography Awards 2023
© François Mille, França, fotografia inscrita, Concurso Aberto, Mundo Natural e Vida Selvagem, Sony World Photography Awards 2023
© Lola Akinmade Akerstrom, Suécia, fotografia inscrita, Concurso Aberto, Fotografia de Rua, Sony World Photography Awards 2023
© Maurizio Ghiandoni, Itália, fotografia inscrita, Concurso Aberto, Criativo, Sony World Photography Awards 2023
© Ebrahim Rahiminezhad, República Islâmica do Irão, fotografia inscrita, Concurso Aberto, Retrato, Sony World Photography Awards 2023
© Mohamed Ameen, Índia, fotografia inscrita, Concurso Aberto, Criativo, Sony World Photography Awards 2023
© Catherine Lemblé, Bélgica, fotografia inscrita, Concurso Aberto, Retrato, Sony World Photography Awards 2023
© lucrezia testa iannilli, Itália, fotografia inscrita, Concurso Aberto, Estilo de Vida, Sony World Photography Awards 2023
© Edgar Colindres, Guatemala, fotografia inscrita, Concurso Aberto, Viagens, Sony World Photography Awards 2023
Sobre a Sony Corporation
A Sony Corporation é responsável pelo segmento de produtos e soluções de eletrónica (EP&S) do Sony Group. Com o objetivo de “continuar a fornecer Kando e Anshin às pessoas e à sociedade em todo o mundo através da busca por tecnologias e novos desafios”, a Sony irá criar produtos e serviços em várias áreas, tais como o entretenimento em casa, som, imagem e comunicações móveis. Para mais informações, visite: www.sony.net
Siga-nos no Instagram
Subscreva no YouTube