Atsugi, Japão — A Sony Semiconductor Solutions Corporation (“Sony”) anunciou hoje que a sua plataforma de sensores edge AI AITRIOS™ será lançada no Japão, nos EUA e na Europa a partir do fim de 2021. A Sony está a recrutar parceiros empresariais a nível mundial, apelando ao envolvimento no desenvolvimento e na implementação de soluções de sensores controlados por câmaras AI e outros que aproveitariam ao máximo esta plataforma.
A plataforma AITRIOS possibilita a otimização do desenvolvimento e da implementação de soluções de sensores controlados por câmaras AI e outros. O primeiro passo no serviço implica fornecer um único ambiente que ofereça várias funcionalidades para facilitar a criação de soluções da Edge à Cloud por fornecedores de soluções parceiros, como programadores de inteligência artificial (IA), programadores de aplicações, fabricantes de câmaras/integradores de módulos e integradores de sistemas.
Através desta plataforma, a Sony procura facilitar o desenvolvimento de sistemas ideais, em que a Edge e a Cloud funcionam em sinergia, para apoiar os seus parceiros na popularização e expansão de soluções de sensores ecológicas utilizando o edge AI, e para fornecer novos valores e ajudar a resolver os desafios enfrentados pelos diferentes setores.
Ambiente operativo e desafios
Os avanços na IA, a expansão da IoT e a transformação digital em aceleração resultaram numa necessidade cada vez maior de tecnologia de sensores que extraia dados de sensores de imagem para fins de reconhecimento, de modo a fornecer novos valores e ajudar a resolver desafios comerciais. Por outro lado, com o número cada vez maior de dispositivos IoT a adquirirem e utilizarem imagens, como os smartphones, câmaras de vigilância, eletrodomésticos e automóveis, têm surgido preocupações sobre a dependência excessiva em relação aos sistemas Cloud que servem todos estes inúmeros dispositivos. A enorme quantidade de dados enviados a partir dos dispositivos IoT e o consumo de energia elétrica crescente durante a utilização dos requisitos de sistema tornaram-se problemas sociais. Além disso, vários outros desafios também travam a distribuição e expansão das soluções de sensores como, por exemplo, preocupações de privacidade quando dados pessoais são armazenados na Cloud, latência na transmissão de dados, adulteração de dados e outras preocupações de segurança, bem como o risco de falhas de serviço durante emergências.
Sinergia da Edge e da Cloud, e o sensor de visão inteligente IMX500 da Sony
As tecnologias que distribuem a carga de processamento pela Cloud e IoT e outros dispositivos Edge começaram a ganhar atenção como forma de ajudar a resolver estes desafios. Em contraste com os sistemas Cloud, que processam dados de forma centralizada, a realização dos processos necessários na Edge reduz o volume de dados enviados e processados dentro da Cloud, reduzindo assim o consumo de energia elétrica e o atraso na transmissão de dados. Há também uma série de outras vantagens, incluindo implicações positivas para a privacidade, uma maior segurança pela não ligação à Cloud e às suas várias interfaces, bem como a continuidade do serviço graças à capacidade de completar processos na Edge.
Em maio de 2020, a Sony anunciou o lançamento de um novo modelo de sensor de visão inteligente, o IMX500, primeiro*1 sensor de imagem do mundo a ser equipado com a funcionalidade de processamento de IA. Este sensor utiliza uma configuração empilhada consistindo num chip de píxeis e num chip lógico, e está equipado com o processador de sinal digital (DSP) original da Sony montado no chip lógico. Tal permite o processamento de IA no sensor de imagem, o dispositivo mais Edge, que serve de ponto de entrada para dados de imagem. Este design permite um processamento de IA e uma saída de metadados a alta velocidade no próprio sensor, tendo alimentado soluções de sensores controlados por IA numa série de setores.
*1: Entre sensores de imagem. De acordo com a pesquisa da Sony (à data do anúncio a 14 de maio de 2020).
Funcionalidades da plataforma de sensores edge AI AITRIOS
Complementando o sensor de visão inteligente IMX500, a plataforma AITRIOS oferece aos parceiros uma série de funcionalidades que os ajuda a criarem soluções. Os parceiros da plataforma podem incluir programadores que criem IA executada em câmaras, programadores que criem aplicações de sensores controlados por IA, fabricantes de câmaras/integradores de módulos que produzam câmaras AI e integradores de sistemas que criem sistemas integrando estas câmaras AI e aplicações de sensores. Em comparação com outros dispositivos IoT, os sensores de imagem adquirem uma quantidade de informações relativamente grande e a dificuldade de processamento de um tão grande volume de dados tem sido um obstáculo à entrada de parceiros. Graças às vantagens tecnológicas e aos conhecimentos acumulados na área do desenvolvimento de sensores de imagem, a Sony permite uma saída de dados otimizada para IA. Além disso, a Sony fornece uma única plataforma que facilita a criação de soluções de sensores da Edge à Cloud, o que permite aos parceiros otimizarem o desenvolvimento e a implementação de soluções e aplicações de elevado desempenho que satisfaçam as suas necessidades diversas. Também estão a ser desenvolvidos futuros planos de expansão do conteúdo do serviço. A Sony também planeia suportar outros sensores de imagem na plataforma AITRIOS, além do IMX500.
A plataforma oferece suporte aos parceiros nos respetivos esforços de criação de sistemas ideais em que a Edge e a Cloud funcionam em sinergia e de resolução de problemas ambientais globais, ajudando assim a resolver problemas com os sistemas Cloud. Além disso, irá acelerar a popularização e expansão de soluções de sensores controlados por edge AI em vários setores e fornecer novos valores e soluções a clientes e à sociedade em geral.
Além disso, a Sony irá colaborar com os parceiros para desenvolver e fornecer IA fiável que contemple as preocupações éticas em relação a situações em que a IA utiliza resultados de métodos estatísticos ou toma decisões que não foram antecipadas na altura da conceção do sistema.
O nome “AITRIOS” consiste na palavra-chave da plataforma “AI” (IA) e “Trio S”, que significa “três S”. Através da AITRIOS, a Sony procura fornecer ao mundo os três S de “Solução”, “valor Social” e “Sustentabilidade”.
Descrição geral do serviço AITRIOS
*2: Com planos de disponibilizar o serviço noutros países e regiões no futuro.
Funcionalidades: Ambiente de programação
O SDK e as ferramentas suportam a programação de modelos de IA compactos que são executados no IMX500, bem como a programação de aplicações de sensores que utilizam IA.
(Para programadores de IA e programadores de aplicações)
O SDK e as ferramentas suportam a programação de aplicações que se ligam a aplicações de sensores na Edge e otimizam operações na Cloud.
(Para programadores de IA e programadores de aplicações)
Um software development kit (SDK), as ferramentas*3 e designs de referência para suportar a programação de câmaras AI equipadas com o IMX500.
(Para fabricantes de câmaras/integradores de módulos)
-A venda de câmaras AI equipadas com sensores de visão inteligentes está prevista para ser realizada por parceiros.
*3:Não disponíveis no lançamento inicial do serviço no fim de 2021. Com lançamento previsto para uma data posterior.
Funcionalidades: Mercado*3
(Para todos os parceiros)
Funcionalidades: Serviços Cloud
Configuração fácil do AITRIOS: basta ler o código QR para iniciar.
(Para integradores de sistemas)
Instale aplicações de sensores compradas no mercado ou concebidas por si numa câmara AI equipada com o IMX500 através do conversor de IA original da Sony.
(Para integradores de sistemas, programadores de IA e programadores de aplicações)
Reparametrize os modelos de IA para os adaptar a ambientes e condições de utilização variáveis.
(Para integradores de sistemas, programadores de IA e programadores de aplicações)
Gira as versões de software e controle o estado operativo e registos de erro das câmaras AI equipadas com o IMX500.
(Para integradores de sistemas)
Ligue-se a aplicações em serviços Cloud externos através da interface de programação de aplicações (API) que o AITRIOS fornece, possibilitando a adição de funcionalidades conforme necessário.
(Para integradores de sistemas)
■ Website relacionado: https://www.aitrios.sony-semicon.co.jp/en
Exemplos de utilização do AITRIOS
Com o ambiente de programação de IA fornecido através do AITRIOS, a empresa utilizou um modelo de IA da sua deteção e reconhecimento facial como base para programar um novo modelo de IA compacto que é executado no DSP do IMX500 e aplica simultaneamente ambas as funções. Também adicionou a funcionalidade de atualização remota utilizando a funcionalidade de implementação (conversor de IA). Além disso, a empresa utiliza o ambiente de programação de IA fornecido pelo AITRIOS para permitir a avaliação em condições em que o reconhecimento de imagens é geralmente difícil, como em locais escuros, otimizando a programação de IA que apresenta resultados de elevada precisão, mesmo em ambientes e condições variáveis.
A solução de controlo do consumo de energia elétrica da empresa, que foi programada para sistemas de ar condicionado inteligentes no interior de edifícios, foi suportada no Co-Innovation Lab lançado numa parceria entre a Sony e a Microsoft. Durante o processo, foram utilizados um SDK e ferramentas fornecidos pelo AITRIOS para a programação de aplicações de sensores. Com a integração das tecnologias originais da empresa no IMX500 e nos Cognitive Services do Microsoft Azure, a solução deteta a taxa de ocupação de salas de reuniões e espaços partilhados em edifícios de escritórios e complexos comerciais, permitindo o aquecimento, refrigeração e ventilação de salas conforme necessário em vez do funcionamento contínuo do sistema de ar condicionado independentemente da presença ou ausência de pessoas, como era habitual no passado.
Os protótipos de câmaras AI da empresa, equipados com o IMX500, utilizam o design de referência fornecido pelo AITRIOS. Tal possibilita a otimização do processo de programação e contribui para um período de programação mais curto.
No Co-Innovation Lab lançado em colaboração entre a Sony e a Microsoft Japan, vários parceiros trabalharam para combinar o IMX500 e os Cognitive Services do Microsoft Azure no sentido de programar uma série de soluções comerciais para os setores do retalho e fabrico e outros. Estas soluções utilizam a implementação e outras funcionalidades fornecidas pelo AITRIOS.
*AITRIOS e os respetivos logótipos são marcas registadas ou marcas comerciais da Sony Group Corporation ou respetivas filiais.
Sobre a Sony Corporation
A Sony Corporation é responsável pelo segmento de produtos e soluções de eletrónica (EP&S) do Sony Group. Com o objetivo de “continuar a fornecer Kando e Anshin às pessoas e à sociedade em todo o mundo através da busca por tecnologias e novos desafios”, a Sony irá criar produtos e serviços em várias áreas, tais como o entretenimento em casa, som, imagem e comunicações móveis. Para mais informações, visite: www.sony.net
Siga-nos no Instagram
Subscreva no YouTube