A Creo tem o prazer de revelar o painel de jurados da edição inaugural dos Sony Future Filmmaker Awards; um novo programa anual importante de curtas-metragens, que oferece uma porta de entrada para o desenvolvimento da excelência criativa e é de acesso livre para qualquer pessoa.
Presidido pelo realizador premiado Justin Chadwick, o júri deste ano é composto por figuras importantes e reconhecidas da indústria cinematográfica, incluindo: Nicole Brown, Presidente da TriStar Pictures; Jeremy Barber, Sócio, Literatura e Talento Cinematográfico, United Talent Agency; e Sir Roger A. Deakins, Diretor de Fotografia premiado pela Academia.
Justin Chadwick, encenador e realizador de cinema e televisão galardoado e Presidente do Júri, afirma: “Tenho a honra de presidir a este painel de indivíduos altamente ilustres e estou ansioso por trabalhar com os meus colegas do júri para descobrirmos novos talentos de todo o mundo. Foi através das curtas-metragens que meu estreei na realização e comecei a receber reconhecimento pelo meu trabalho e estou empolgado com as oportunidades únicas que este novo programa de prémios tem para oferecer a cineastas jovens e emergentes.”
Josh Greenstein, presidente da Sony Pictures Motion Picture Group, diz: “A Sony Future Filmmaker Awards é uma nova e empolgante iniciativa para ajudar a apoiar novos talentos de todo o mundo. A Sony Pictures espera receber os criadores vencedores e pré-selecionados no Estúdio aqui em Culver City, Califórnia, onde através do nosso programa de workshops cuidadosamente liderado pela nossa lista de especialistas, poderão obter uma nova compreensão do negócio para os ajudar a dar os próximos passos nas suas carreiras cinematográficas.’
Também foram anunciados mais detalhes sobre os três dias de workshops, exibições e painéis, liderados por executivos da Sony Pictures. Esta oportunidade excecional oferece aos cineastas vencedores e pré-selecionados um acesso exclusivo e uma visão incomparável do funcionamento interno da indústria, através do conhecimento em primeira mão das etapas cruciais do processo de criação de filmes – desde os argumentos de venda até ao elenco, edição e marketing teatral.
A cerimónia dos Sony Future Filmmaker Awards terá lugar a 22 de fevereiro de 2023 no Cary Grant Theatre, no histórico lote dos Sony Pictures Studios em Culver City, Califórnia. Trinta cineastas pré-selecionados irão viajar até Los Angeles para participar na cerimónia e no programa de workshops. Os vencedores de seis categorias serão anunciados nessa noite e recompensados com prémios monetários e uma variedade de equipamentos de imagem digital da Sony.
JURADOS DE 2023
Justin Chadwick é um premiado encenador e realizador britânico de televisão e cinema. É mais conhecido pelos seus filmes aclamados pela crítica, incluindo Mandela: Long Walk to Freedom (2013), nomeado para os Globos de Ouro, BAFTA e Óscares, The Other Boleyn Girl, nomeado para os AFI e IFTA (2008); Tulip Fever (2017) e The First Grader (2010). Os seus filmes conquistaram múltiplos galardões, incluindo o Prémio da Audiência no Durban International Film Festival, o Prémio da Audiência para Melhor Filme no Doha Tribeca Film Festival, os prémios Escolha do Melhor Realizador e Prémio da Audiência no Sedona Film Festival e Melhor Longa-metragem no Palm Beach Film Festival 2010. Os seus filmes galardoados incluem Boy (2011), Shakespeare Shorts (1996) e Family Style (1993).
Nicole Brown é a Presidente da TriStar Pictures. A sua supervisão da editora especializada da Sony Pictures inclui todo o processo de desenvolvimento e produção de filmes. Em 2019, Brown foi nomeada Diretora da TriStar Pictures, tornando-se na primeira mulher negra a administrar uma editora de ação num grande estúdio. Brown tem sido fundamental para garantir vários acordos importantes e supervisionar projetos para o estúdio, incluindo o aclamado The Woman King, de Gina Prince-Bythewood, com Viola Davis. O filme estreou nos cinemas a 16 de setembro de 2022 e arrecadou, até à data, mais de 75 milhões de dólares em todo o mundo. Os próximos lançamentos para a editora são o aguardado filme biográfico musical de Whitney Houston I Wanna Dance With Somebody e Roald Dahl’s Matilda the Musical, uma parceria com a Netflix baseada no premiado musical do West End. Durante a sua permanência na TriStar, Brown supervisionou filmes como o A Beautiful Day in the Neighborhood de Marielle Heller, nomeado para os Óscares e com Tom Hanks como Mister Rogers; O Happiest Season, que foi licenciado pela Hulu nos EUA e alcançou o primeiro lugar na plataforma, uma vez que a comédia romântica LGBTQ+ foi o filme mais visto de entre todos os filmes adquiridos e originais da Hulu durante o seu fim de semana de estreia; o sucesso de Edgar Wright, Baby Driver; a sequela de Trainspotting de Danny Boyle; Money Monster de Jodie Foster, com George Clooney e Julia Roberts; e Ricki and The Flash, de Jonathan Demme, com Meryl Streep.
Jeremy Barber é Sócio nos Departamentos de Literatura e Talento Cinematográfico na United Talent Agents (UTA). Antes da UTA, Barber ajudou a fundar e ocupou o cargo de Presidente da Catch 23 e Catch 23 UK. Durante a sua permanência, Barber foi produtor executivo de One Hour Photo e King’s Ransom. Barber também foi Diretor de Produção e Aquisições da Artisan Entertainment, onde supervisionou filmes como Requiem for a Dream, The Blair Witch Project e Buena Vista Social Club. Barber começou sua carreira no entretenimento como advogado na Loeb & Loeb. Antes de Hollywood, Barber teve uma carreira na política, onde trabalhou na Campanha Dukakis/Bentsen, para o Congressista Chuck Schumer, o Senador Herb Kohl e na Convenção de Chicago de Bill Clinton. Barber ocupa um cargo no: Conselho de Visitantes da Faculdade de Direito da Universidade de Georgetown, Conselho de Consultores do Telluride Film Festival, Conselho de The People Concern, Conselho Consultivo e Conselho de Liderança da UTA, Comité de Avanço de Campbell Hall, e ocupou o cargo de Presidente do Conselho da UCLA Lab School – onde mantém atualmente uma posição emérita. Jeremy é formado em Direito pela Universidade de Georgetown e possui um bacharelato e mestrado pela Universidade de Cambridge. É membro da Academia de Artes e Ciências.
Sir Roger A. Deakins é um dos diretores de fotografia mais premiados da atualidade, reconhecido pela sua vasta e variada repertório. Foi nomeado para um Óscar 15 vezes, vencendo duas vezes com Blade Runner 2049 (2017) e 1917 (2019). As suas outras nomeações para os Óscares incluem: Sicario (2015) de Denis Villeneuve; Fargo dos irmãos Cohen (1996), O Brother, Where Art Thou? (2000) e No Country for Old Men (2007); The Shawshank Redemption de Frank Darabont (1994); Kundun de Martin Scorsese (1997); e Skyfall de Sam Mendes (2012), entre outros. As inúmeras distinções recebidas por Deakins incluem cinco BAFTAs, cinco American Society of Cinematographers (ASC), sete British Society of Cinematographers (BSC), dois Independent Spirit Awards e vários Critics’ Awards. Também recebeu Lifetime Achievement Awards do ASC, do BSC e do National Board of Review. Em 2013, Roger Deakins foi nomeado Comendador da Ordem do Império Britânico (CBE) e, em 2021, recebeu o título de Cavaleiro, o único diretor de fotografia a receber as duas distinções. Mais recentemente, Sir Roger Deakins também publicou um livro com fotografias suas intitulado BYWAYS (publicado pela Damiani), revelando outro lado do seu talento visual.
PROGRAMA DE WORKSHOPS DA SONY PICTURES
Também foi anunciada hoje uma lista de temas que serão abordados ao longo dos três dias de workshops, painéis de discussão e exibições (23 a 25 de fevereiro de 2023), liderados por executivos da Sony Pictures e realizados no lote dos Sony Pictures Studios. Especificamente concebido para apoiar a evolução profissional dos cineastas, o programa representa uma oportunidade única para que os 30 criadores vencedores e pré-selecionados obtenham a visão necessária sobre a indústria cinematográfica e as principais divisões de um grande estúdio de cinema. O programa completo inclui:
O processo de argumentação de venda | Marketing teatral |
Seleção de elenco e talento | Clássicos da Sony Pictures |
Produção: Física e Pós | Playstation Productions |
Processo do cineasta | Assuntos comerciais |
Edição – CGI/VFX | Sony Innovation Studios |
Som e mistura de som | Aquisições |
Banda sonora e direitos musicais | Sony 3000 Pictures
|
Além do programa de workshops, os vencedores das seis categorias também terão acesso exclusivo ao Digital Media Production Center (DMPC) de última geração da Sony, um recurso exclusivo para tudo o que está relacionado com tecnologias de inovadoras e todo o processo de produção, onde aprenderão a utilizar os seus recém-recebidos equipamentos da Sony, num ambiente de produção real e virtual.
PRAZO E PRÉMIOS DA COMPETIÇÃO DE 2023:
O prazo de inscrições da primeira edição dos Sony Future Filmmaker Awards começou a 26 de julho de 2022. É composto por seis categorias em três competições:
A competição Cineasta inclui três categorias: Ficção, Não-ficção e Ambiente. A categoria Ambiente é gerida em associação com a iniciativa “Picture This” da Sony Pictures Television, que defende a criatividade que comunica um futuro positivo para o planeta.
A competição Cineasta Estudante inclui duas categorias: Ficção e Não-Ficção.
A competição Formato Futuro inclui um briefing técnico que muda a cada ano. Para 2023, os cineastas devem enviar as suas participações gravadas exclusivamente com um smartphone.
As descrições e os requisitos completos da competição e das categorias podem ser encontrados em www.sonyfuturefilmmakerawards.com.
O prazo para todas as inscrições é 13 de dezembro de 2022, às 07:00 (CT).
CONTACTOS PARA A IMPRENSA:
Inbal Mizrahi / Hugo Ximenes
Margaret PR
Grace Gabriele-Tighe | Emma Pettit |
NOTAS PARA OS EDITORES
Sony Future Filmmaker Awards
Criados pela Creo e patrocinados pela Sony, os Sony Future Filmmaker Awards são um novo e importante programa anual de galardões para curtas-metragens, dedicado a apoiar e promover criadores e cineastas independentes de todo o mundo. Distinguindo-se pelo seu prémio excecional, estes Prémios oferecem aos cineastas de sucesso oportunidades inestimáveis em forma de uma viagem a Los Angeles e de uma visita aos históricos Sony Pictures Studios em Culver City, Califórnia, onde obtêm acesso exclusivo a especialistas e uma perspetiva inigualável sobre o funcionamento interno da industria. Adicionalmente, os vencedores recebem prémios monetários e uma variedade de equipamento de imagem digital da Sony. Com inscrição gratuita, os Prémios incluem três concursos: Cineasta, Cineasta Estudante e Formato Futuro; são avaliados por um painel de figuras de relevo. Ao apoiar talentos na área dos filmes, vídeos e da arte de contar histórias, os Sony Future Filmmaker Awards oferecem um caminho para o desenvolvimento da excelência criativa. www.sonyfuturefilmakerawards.com
Creo
A Creo cria e organiza eventos e programações em três áreas fundamentais: fotografia, filme e arte contemporânea. Fundada em 2007 como World Photography Organisation, desde então a Creo alargou o seu âmbito de atuação, aprofundando a sua missão de desenvolver oportunidades significativas para criativos e de expandir o alcance das suas atividades culturais. Atualmente, os seus principais projetos incluem os Sony World Photography Awards, a PHOTOFAIRS Shanghai, a Photo London e os Sony Future Filmmaker Awards. Trabalhando em parceria com a Angus Montgomery Arts, a Creo ajuda a concretizar as iniciativas do grupo, incluindo algumas das principais feiras de arte do mundo. O seu nome provém do latim “eu crio”, e é neste espírito que a Creo visa fortalecer e promover vozes criativas. www.creoarts.com
Sony Corporation
A Sony Corporation é responsável pelo segmento de produtos de Entretenimento, Tecnologia e Serviços (EP&S) do Sony Group. Com o objetivo de “continuar a fornecer Kando e Anshin* às pessoas e à sociedade em todo o mundo através da busca de tecnologias e novos desafios”, a Sony irá criar produtos e serviços em várias áreas, como o entretenimento em casa, som, imagem e comunicações móveis. Para mais informações, visite: www.sony.net
* Ambas palavras japonesas, Kando significa emoção e Anshin tem vários significados, como tranquilidade, segurança, fiabilidade e confiança.
Sony Pictures Entertainment
A Sony Pictures Entertainment (SPE) é uma subsidiária da Sony Group Corporation, sediada em Tóquio. As operações globais da SPE incluem a produção, aquisição e distribuição de filmes; produção, aquisição e distribuição de conteúdos televisivos; cadeias de televisão; criação e distribuição de conteúdos digitais; operação de estúdios de gravação; e desenvolvimento de novos produtos, serviços e tecnologias de entretenimento. A Sony Pictures Television dispõe de múltiplas empresas de produção, participadas ou detidas integralmente, em todo o mundo. As organizações de produção do Motion Picture Group da SPE incluem a Columbia Pictures, Screen Gems, TriStar Pictures, 3000 Pictures, Sony Pictures Animation, Stage 6 Films, AFFIRM Films, Sony Pictures International Productions e Sony Pictures Classics. Para mais informações, visite www.sonypictures.com/corp/divisions
Sobre a Sony Corporation
A Sony Corporation é responsável pelo segmento de produtos e soluções de eletrónica (EP&S) do Sony Group. Com o objetivo de “continuar a fornecer Kando e Anshin às pessoas e à sociedade em todo o mundo através da busca por tecnologias e novos desafios”, a Sony irá criar produtos e serviços em várias áreas, tais como o entretenimento em casa, som, imagem e comunicações móveis. Para mais informações, visite: www.sony.net
Siga-nos no Instagram
Subscreva no YouTube