A World Photography Organisation tem o prazer de revelar os fotógrafos finalistas e pré-selecionados no concurso Profissional dos prémios Sony World Photography Awards 2022. Atualmente na sua 15.ª edição, o concurso Profissional destes prémios premeia séries notáveis de trabalhos, tanto em termos de competência técnica, como de originalidade da abordagem a temas da atualidade.
O vencedor do título Fotógrafo do Ano de 2022 é selecionado de entre os finalistas do concurso Profissional e anunciado a 12 de abril. Uma seleção de imagens dos fotógrafos finalistas e pré-selecionados será exibida como parte dos Sony World Photography Awards, na Somerset House, entre 13 de abril e 2 de maio de 2022.
Mais de 340 000 imagens de 211 territórios foram submetidas aos Sony World Photography Awards 2022 e mais de 156 000 participaram no concurso Profissional – o número mais elevado de participações na história dos Prémios.
Os três finalistas e projetos dos Sony World Photography Awards 2022, ordenados por categoria, são:
ARQUITETURA E DESIGN
Em Nur-Sultan, Javier Arcenillas (Espanha) apresenta uma série de fotografias da notável e excêntrica arquitetura da capital do Cazaquistão. Em Blueprint, Yun Chi Chen (Taiwan) cria imagens multicamadas, imitando o processo de um tradicional projeto arquitetónico ou um cianótipo, através do recurso a técnicas digitais de pós-produção. Dorf, por Domagoj Burilović (Croácia), utiliza a fotomontagem para exprimir a ironia do modo como a natureza reclamou as casas da Eslavónia, uma região que enriqueceu no séc. XIX com a exploração da floresta e das terras locais.
CRIATIVIDADE
New Waves, por Raphaël Neal (Reino Unido), justapõe cenas de alterações climáticas com retratos de adolescentes; os dípticos realçam as consequências devastadoras vividas por aqueles que serão mais afetados por elas. Sometimes the Sky Above us is Open, por Sarah Grethe (Alemanha), segue a jornada da fotógrafa até à terra natal da sua mãe, no sul da Alemanha, onde explora a sua relação através de retratos encenados e naturezas mortas. Mellow Apocalypse, por Alnis Stakle (Letónia), replica imagens de coleções de acesso público, como museus, instituições científicas e bancos de imagens, para criar colagens intrinsecamente detalhadas, onde elementos díspares se disputam e entram em conflito.
PROJETOS DE DOCUMENTÁRIO
The Long Days of Hanau, por Fabian Ritter (Alemanha), documenta a comunidade de Hanau, na Alemanha, no rescaldo dos ataques racistas que ocorreram na cidade a 19 de fevereiro de 2020. The Children of the Financial Collapse in Venezuela, pelo aclamado fotojornalista Jan Grarup (Dinamarca), reproduz cenas de desespero e pobreza extrema de venezuelanos na Colômbia. Insurrection, pelo reconhecido fotojornalista Win McNamee (Estados Unidos da América), capta as cenas dramáticas do momento em que uma multidão de apoiantes de Trump avançou sobre o Capitólio dos Estados Unidos e forçou a sua entrada no edifício, a 6 de janeiro de 2021.
AMBIENTE
Shunta Kimura (Japão), com Living in the Transition, explora os impactos das alterações climáticas no Bangladesh, onde a população local luta cada vez mais contra os seus efeitos, como a erosão fluvial, desabamentos de terras e o aumento dos níveis de salinidade. Em Nemo’s Garden, Giacomo d’Orlando (Itália) documenta a primeira estufa subaquática do mundo – uma solução possível para a necessidade urgente de encontrar métodos alternativos e sustentáveis para o cultivo de alimentos. Portraits in Ashes, pelo aclamado fotógrafo Gideon Mendel (África do Sul), retrata famílias e pessoas individuais nas estruturas vazias de edifícios esventrados, captando de forma acutilante a destruição resultante de violentos incêndios na Grécia, Canadá e Estados Unidos.
PAISAGEM
Criada durante os atípicos e pesados nevões causados pelas mudanças climáticas, Solar Graphic, por Andrius Repšys (Lituânia), capta fontes de energia sustentável, como barragens, turbinas eólicas e baterias solares, vistas por cima, reduzindo-as a abstrações gráficas. Life on Earth, por Lorenzo Poli (Itália), mergulha na etérea magia da natureza e na misteriosa beleza de um mundo indomado, retratado num conjunto diversificado de paisagens. Quando o retratista Gareth Iwan Jones (Reino Unido) se viu impossibilitado de continuar o seu trabalho durante o confinamento, virou as suas lentes para as figuras de árvores contra o céu crepuscular, assim criando uma série de imagens semelhantes a retratos intitulada Tree.
PORTFÓLIO
The Beauty of Humanity, por Anna Neubauer (Áustria), explora o desejo da fotógrafa em afastar-se dos estereótipos tradicionais e celebrar a diversidade ao longo de uma série de retratos meditativos. Em Portfolio, Hugh Fox (Reino Unido) capta momentos serenos da vida quotidiana com a família e amigos durante a pandemia. A fotógrafa comercial e editorial Julian Anderson (Reino Unido) apresenta uma seleção de retratos, paisagens e naturezas mortas captados para diversos trabalhos de revista.
RETRATO
Caryatis 2021, por George Tatakis (Grécia), é um estudo sobre os trajes tradicionais femininos da Grécia, com origem em diferentes períodos da rica história do país, tendo cada fotografia sido meticulosamente estudada e encenada. Migrantes, pelo prestigiado fotojornalista Adam Ferguson (Austrália), é uma série de autorretratos de migrantes no México enquanto aguardam a travessia da fronteira para os EUA. Utilizando uma câmara montada num tripé com um cabo disparador, Ferguson convidou os seus sujeitos alvo a escolherem o momento da captação, assim lhes dando autoridade sobre a sua própria imagem. Bushmeat Hunters, pelo respeitado documentarista Brent Stirton (África do Sul), é uma série de retratos de caçadores de bushmeat, fotografados com a sua caça e emoldurados de uma forma que evoca as pinturas tradicionais de caçadores.
DESPORTO
Captando o drama e a excitação dos Jogos Olímpicos, Tokyo Twenty Twenty One, pelo notável fotógrafo desportivo Adam Pretty (Austrália), mostra a força e a destreza dos atletas. Kuarup, por Ricardo Teles (Brasil), documenta um ritual de homenagem aos mortos do povo indígena brasileiro Xingu, que inclui uma arte marcial chamada Huka-huka – este ano, foram homenageadas predominantemente vítimas de Covid-19. Loyal Fans, por Roman Vondrouš (República Checa) retrata o zelo e a devoção dos fãs do clube de futebol FC Bohemians Praha 1905, que não se detiveram perante as restrições da pandemia, trazendo as suas próprias escadas para assistirem aos jogos por cima das vedações.
NATUREZA MORTA
Na sua série From Nigeria to Nässjö, Cletus Nelson Nwadike (Suécia) fotografa na neve objetos que lhe recordam particularmente a sua terra natal, uma forma de chorar a sua falecida mãe, que não conseguiu obter um visto para o visitar e conhecer a sua família. Para Constellation, Haruna Ogata (Japão) e Jean-Etienne Portail (França) criaram coloridas esculturas abstratas que, depois, fotografaram como uma série de composições elegantemente gráficas. Concordia, por Alessandro Gandolfi (Itália), foca-se numa série de bens resgatados do naufrágio do Costa Concordia, um navio de cruzeiro que se afundou em 2012, ceifando 32 vidas.
NATUREZA E VIDA SELVAGEM
The Fox’s Tale, por Milan Radisics (Hungria), segue as observações do fotógrafo ao longo de um período de oito meses, em que passou quase todas as noites a fotografar uma jovem raposa que visitava o jardim de sua casa. Absolute Beginner, por Oana Baković (Roménia), é uma série de imagens que exploram a grande variedade e beleza da flora na área local da fotógrafa. Exotic Appetite – Inside the Italian Exotic Animal Trade, pelo fotojornalista e vencedor do prémio Fotógrafo do Ano em 2019, Federico Borella (Itália), aborda o menos conhecido comércio de animais exóticos vivos em Itália, onde são exibidos e vendidos com lucros enormes.
O trabalho dos fotógrafos finalistas e pré-selecionados no concurso Profissional foi avaliado por: Rahaab Allana, Curador e Editor, Alkazi Foundation for the Arts, Nova Deli; Ângela Ferreira, artista, curadora de fotografia independente e investigadora pós-doutoramento na Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil; Deborah Klochko, Diretora Executiva e Curadora Principal, Museum of Photographic Arts, San Diego, Estados Unidos da América; Richmond Orlando Mensah, Fundador e Diretor Criativo, Manju Journal, Gana; e Mike Trow, Curador Independente e Editor de Fotografia, Presidente do Júri.
Comentando em nome do júri, o seu Presidente, Mike Trow, afirma: “Os fotógrafos finalistas e pré-selecionados dos Sony World Photography Awards 2022 são tão distintos, desafiantes e, acredito, poderosos como sempre foram. A profundidade e a variedade do padrão de trabalho no concurso Profissional surpreenderam-me. Em determinadas alturas, todos nós podemos ter sentido que a atual crise provocada pela Covid significava que o mundo tinha parado; mas, ao revermos estes projetos, torna-se claro que nada poderia estar mais longe da verdade. Ter a oportunidade de ver tanto trabalho proveniente de todo o mundo é, ao mesmo tempo, uma fonte de humildade e de energia. A importância da fotografia na interpretação do nosso mundo, trazendo para a ribalta questões vitais em termos humanitários, ambientais e emocionais, ao mesmo tempo que também abrange categorias tão distintas quando Desporto, Criatividade e Paisagem, faz deste um concurso tão emocionante. Olhar para fotografias e desafiarmo-nos a lê-las com abertura e honestidade é um privilégio, e, com este júri atencioso, académico e global a bordo, espero termos realizado com sucesso a nossa missão de continuarmos a realçar a vitalidade e o poder da fotografia.”
Os grandes vencedores dos concursos Estudante, Juventude, Aberto e Profissional dos Sony World Photography Awards 2022 serão anunciados a 12 de abril de 2022 e os seus trabalhos serão exibidos como parte da exposição na Somerset House, Londres, entre 13 de abril e 2 de maio de 2022. Para mais informações sobre os vencedores e os finalistas, visite www.worldphoto.org
FINALISTAS E PRÉ-SELECIONADOS DO CONCURSO PROFISSIONAL 2022
ARQUITETURA E DESIGN:
Finalistas: Javier Arcenillas, Espanha Yun Chi Chen, Taiwan Domagoj Burilović, Croácia Pré-selecionados: Jason Au, Hong Kong Serena Dzenis, Austrália Khalid Najib, Território Palestiniano Rene Cassio Scholz, Alemanha Mark Henley, Reino Unido
|
CRIATIVIDADE:
Finalistas: Raphaël Neal, Reino Unido Alnis Stakle, Letónia Sarah Grethe, Alemanha Ioana Moldovan, Roménia Peter Franck, Alemanha Hugh Kinsella Cunningham, Reino Unido Julia Ovchinnikova, Federação Russa Marius Ionut Scarlat, Roménia Alejandra Aragón, México |
PROJETOS DE DOCUMENTÁRIO:
Finalistas: Jan Grarup, Dinamarca Fabian Ritter, Alemanha Win McNamee, Estados Unidos da América Pré-selecionados: Alejandro Cegarra, Venezuela Havard Bjelland, Noruega Kyaw Zay Yar Lin, Myanmar Andrea Bettancini, Itália Moses Omeogo, Alemanha
|
AMBIENTE:
Finalistas: Shunta Kimura, Japão Giacomo d’Orlando, Itália Gideon Mendel, África do Sul Pré-selecionados: Lieven Engelen, Bélgica Mehdi Mohebi Puor, República Islâmica do Irão J Henry Fair, Estados Unidos da América Kikoh Matsuura e Kazuki Ide, Japão
RETRATO: Finalistas: George Tatakis, Grécia Adam Ferguson, Austrália Brent Stirton, África do Sul Pré-selecionados: Vladimir Frumin, Federação Russa Joan-Ramon Manchado, Espanha Phillip Walter Wellman, Estados Unidos da América Areshina Nadezhda, Federação Russa
NATUREZA E VIDA SELVAGEM: Finalistas: Milan Radisics, Hungria Oana Baković, Roménia Federico Borella, Itália Pré-selecionados: Paola Lai, Itália Arun Kuppuswamy Mohanraj, Reino Unido Debora Lombardi, Itália Graeme Purdy, Reino Unido Amin Mezian, Espanha |
PAISAGEM:
Finalistas: Andrius Repšys, Lituânia Gareth Iwan Jones, Reino Unido Lorenzo Poli, Itália Pré-selecionados: Martin Broen, Estados Unidos da América Mihails Ignats, Letónia Jonas Daley, China Continental Manuel Enrique González Carmona, Espanha Majid Hojjati, República Islâmica do Irão Milan Radisics, Hungria
DESPORTO: Finalistas: Roman Vondrouš, República Checa Adam Pretty, Austrália Ricardo Teles, Brasil Pré-selecionados: André Pitome Ávila, Brasil Bradley Kanaris, Austrália Jesús Arvizu, México Pan Liao, China Continental Luis Tato, Espanha
|
PORTFÓLIO:
Finalistas: Anna Neubauer, Áustria Julian Anderson, Reino Unido Hugh Fox, Reino Unido Pré-selecionados: Luca Locatelli, Itália Sara Goli, República Islâmica do Irão Mikołaj Marczuk, Polónia Marlena Waldthausen, Alemanha NATUREZA MORTA: Finalistas: Cletus Nelson Nwadike, Suécia Haruna Ogata (Japão) e Jean-Etienne Portail (França) Alessandro Gandolfi, Itália Pré-selecionados: Bence Kalmar, Hungria Céline Pannetier, França Graziella Cerveira Nunes, Brasil Ichio Usui, Japão
|
IMAGENS DISPONÍVEIS EM WORLDPHOTO.ORG/PRESS |
CONTACTOS PARA A IMPRENSA
PARA MAIS INFORMAÇÕES, CONTACTE:
Inbal Mizrahi / Polly Brock em press@worldphoto.org
NOTAS PARA OS EDITORES
SOBRE A WORLD PHOTOGRAPHY AWARDS DA SONY
Criados pela World Photography Organisation, os prémios Sony World Photography Awards são já considerados um dos mais importantes eventos do setor da fotografia à escala global. Atualmente na sua 15.ª edição, estes Prémios de participação gratuita representam uma voz global para a fotografia, fornecendo uma visão vital da fotografia contemporânea e oferecendo aos principais artistas e artistas emergentes oportunidades de nível mundial para exporem os seus trabalhos. Além disso, reconhecem também os artistas mais influentes a nível mundial que trabalham neste meio, através do prémio Extraordinária Contribuição para a Fotografia; o aclamado fotógrafo canadiano Edward Burtynsky é o vencedor de 2022 deste prémio, juntando-se assim a uma lista distinta de nomes icónicos, incluindo Martin Parr, William Eggleston, Candida Hofer, Nadav Kander, Gerhard Steidl e Graciela Iturbide. Os Prémios apresentam os trabalhos dos fotógrafos vencedores e finalistas numa exposição anual realizada na prestigiada Somerset House, em Londres. worldphoto.org/sony-world-photography-awards-exhibition. Siga as nossas hashtags #sonyworldphotographyawards #swpa #swpanews.
SOBRE A WORLD PHOTOGRAPHY ORGANISATION
A World Photography Organisation é uma plataforma global líder dedicada ao desenvolvimento e promoção da cultura fotográfica. As nossas iniciativas em termos de programação e concursos proporcionam oportunidades preciosas aos artistas que trabalham em fotografia e ajudam a aumentar a divulgação do seu trabalho. Através das nossas feiras, desempenhamos um papel fundamental na promoção do crescimento do mercado de arte contemporânea baseada em fotografia e no aprofundamento do envolvimento do público com o meio. O portfólio da World Photography Organisation inclui: os Sony World Photography Awards, um dos maiores concursos de fotografia do mundo, a PHOTOFAIRS em Xangai, a maior feira na Ásia Pacífico dedicada a obras de arte digitais e baseadas em fotografia, e a Photo London, a feira internacional anual organizada na Somerset House, Londres. www.worldphoto.org
SONY GROUP CORPORATION
A Sony Group Corporation é uma empresa de entretenimento criativo com uma base sólida de tecnologia. Desde jogos e serviços de rede até música, filmes, produtos e soluções de eletrónica, soluções de imagem e sensores e serviços financeiros, a Sony visa encher o mundo de emoções através do poder da criatividade e da tecnologia. Para mais informações, visite: sony.com/en
SONY CORPORATION
A Sony Corporation é responsável pelo segmento de produtos e soluções de eletrónica (EP&S) do Sony Group. Com o objetivo de “continuar a fornecer Kando e Anshin às pessoas e à sociedade em todo o mundo através da busca por tecnologias e novos desafios”, a Sony irá criar produtos e serviços em várias áreas, tais como o entretenimento em casa, som, imagem e comunicações móveis. Para mais informações, visite: sony.net
CRÉDITOS DAS IMAGENS
DA ESQUERDA PARA A DIREITA POR LINHA:
© Adrees Latif, Estados Unidos da América, Pré-selecionado, Concurso Profissional, Portfólio, Sony World Photography Awards 2022
© Fabian Ritter, Alemanha, Finalista, Concurso Profissional, Projetos de documentário, Sony World Photography Awards 2022
© Andrea Bettancini, Itália, Pré-selecionado, Concurso Profissional, Projetos de documentário, Sony World Photography Awards 2022
© Hugh Kinsella Cunningham, Reino Unido, Pré-selecionado, Concurso Profissional, Criatividade, Sony World Photography Awards 2022
© Luca Locatelli, Itália, Pré-selecionado, Concurso Profissional, Portefólio, Sony World Photography Awards 2022
© Serena Dzenis, Austrália, Pré-selecionada, Concurso Profissional, Arquitetura e Design, Sony World Photography Awards 2022
© Raphaël Neal, Reino Unido, Finalista, Concurso Profissional, Criatividade, Sony World Photography Awards 2022
© Anna Neubauer, Áustria, Finalista, Concurso Profissional, Portefólio, Sony World Photography Awards 2022
© Adam Ferguson, Austrália, Finalista, Concurso Profissional, Retrato, Sony World Photography Awards 2022
© Georgios Tatakis, Grécia, Finalista, Concurso Profissional, Retrato, Sony World Photography Awards 2022
© Areshina Nadezhda , Federação Russa, Pré-selecionada, Concurso Profissional, Retrato, Sony World Photography Awards 2022
© Phillip Walter Wellman, Estados Unidos da América, Pré-selecionado, Concurso Profissional, Retrato, Sony World Photography Awards 2022
© Oana Baković, Roménia, Finalista, Concurso Profissional, Natureza e Vida Selvagem, 2022 Sony World Photography Awards
Sobre a Sony Corporation
A Sony Corporation é responsável pelo segmento de produtos e soluções de eletrónica (EP&S) do Sony Group. Com o objetivo de “continuar a fornecer Kando e Anshin às pessoas e à sociedade em todo o mundo através da busca por tecnologias e novos desafios”, a Sony irá criar produtos e serviços em várias áreas, tais como o entretenimento em casa, som, imagem e comunicações móveis. Para mais informações, visite: www.sony.net
Siga-nos no Instagram
Subscreva no YouTube