A nova câmara PTZ Cinema Line da Sony abre novas possibilidades criativas e cinematográficas para criadores de conteúdos, desde cineastas até produtores de eventos ao vivo ou de vídeos de música
Hoje, a Sony anuncia a mais recente adição à sua Cinema Line, a ILME-FR7, uma câmara com objetiva amovível E-mount dotada de sensor de imagem full-frame e com funcionalidade PTZ (Pan/Tilt/Zoom) integrada. O seu versátil telecomando e as funções cinematográficas abrem possibilidades criativas em estúdio, produções ao vivo e contextos de gravação de filmes.
Um sensor de imagem full-frame de alto desempenho e a abrangente gama de objetivas E-mount*2 da Sony operam em conjunto com o controlo PTZ (Pan/Tilt/Zoom), a alta flexibilidade da capacidade de zoom e a captação em grande angular, para ultrapassar os limites do espaço e do local. Também oferece o funcionamento e o visual cinematográfico que permitiram às câmaras de cinema digitais da Sony expandir as fronteiras da indústria cinematográfica, juntamente com uma conectividade mais versátil e um eficaz suporte de fluxo de trabalho multicâmara.
Qualidade de imagem imaculada com um fator de forma PTZ
A FR7 dispõe de um sensor de imagem CMOS Exmor R™ full-frame de 35 mm retroiluminado com, aproximadamente, 10,3 megapíxeis efetivos e uma ampla latitude de 15+ incrementos*3 pela primeira vez numa câmara PTZ (Pan/Tilt/Zoom). Para além da vasta gama dinâmica, baixo ruído e “bokeh” full-frame cinematográfico, este impressionante sensor também oferece alta sensibilidade, que permite a expansão ISO até 409600*4 ao captar com baixa luminosidade.
A FR7 é dotada da E-mount da Sony e pode ser equipada uma vasta gama de objetivas E-mount*2, incluindo a série G Master™, que proporciona um efeito “bokeh” e uma resolução espetaculares. Uma variedade de distâncias focais entre 12 mm e 1200 mm*5 oferece aos utilizadores um abrangente controlo criativo.
A câmara integra várias funcionalidades Cinema Line, para proporcionar um funcionamento e visual cinematográfico, incluindo:
Funcionamento simples, para uma nova perspetiva da narrativa
Com uma nova aplicação web dedicada, o movimento horizontal (pan), movimento vertical (tilt), zoom, focagem, gravação, reprodução e todas as definições da câmara podem ser controladas intuitivamente a partir de um browser de computador ou tablet. As cenas captadas pela FR7 podem ser monitorizadas remotamente por várias pessoas em simultâneo. A monitorização multicâmara também está ativada, permitindo visualizar várias câmaras remotamente num dispositivo. Com o seu mecanismo pan/tilt controlável remotamente, a FR7 pode ser montada num tripé, num teto com o CIB-PCM1 dedicado ou em outros locais com limitações de acesso, de modo a que os objetos possam ser seguidos e captados discretamente, a partir de perspetivas únicas. Também é compatível com o telecomando RM-IP500*7 da Sony, para a produção multicâmara, de modo a expandir o potencial criativo e, simultaneamente, reduzir a necessidade de pessoal especializado em estúdios de produção e noutras situações de gravação. Uma única unidade RM-IP500 pode controlar remotamente até 100 câmaras PTZ e oferecer um precioso comando por joystick das funções pan, tilt e zoom.
O telecomando por infravermelhos fornecido também facilita a utilização da FR7.
A velocidade de pan e tilt pode variar continuamente desde 0,02 graus por segundo até 60 graus por segundo, permitindo uma vasta gama de movimentos de câmara estáveis e suaves. A gama do ângulo de pan vai desde -170° a +170° e a gama do ângulo de tilt situa-se entre -30° e +195°.
A FR7 pode memorizar até 100 predefinições de posição da câmara. A aplicação web integrada e o telecomando RM-IP500 opcional permitem aceder até 100 posições de câmara predefinidas. As predefinições incluem a direção da câmara, zoom e focagem, podendo ser selecionadas com um simples toque num botão.
A FR7 também será compatível com o protocolo S700 via Ethernet, possibilitando o controlo deste produto a partir do painel de telecomando RCP (Remote Control Panel) e da unidade de configuração principal MSU (Master Setup Unit) da Sony, com uma atualização de firmware*8.
As funcionalidades pan/tilt/zoom e a AF híbrida rápida combinam-se para focar objetos estáticos ou em movimento rápido, de forma precisa e suave numa vasta área, de forma a evitar imagens desfocadas, mesmo quando são utilizadas baixas profundidades de campo.
O motor BIONZ XR™ integrado oferece eficiência de deteção, para uma focagem precisa, mesmo quando os objetos estão a olhar para ângulos acentuados, permitindo ao operador concentrar-se em captar a melhor composição. A focagem tátil pode ser utilizada para iniciar a focagem com Real-time Tracking no objeto pretendido, ao utilizar a aplicação web FR7, com Real-time Eye AF se for detetado um olho.
O filtro ND (densidade neutra) variável eletrónico integrado permite um ajuste ND perfeito. Uma função Auto ND mantém a exposição constante, através do ajuste automático do filtro ND de acordo com a variação da luminosidade. Também é possível controlar remotamente, permitindo o controlo da exposição afastado da câmara.
Interfaces versáteis para diversos fluxos de trabalho de produção
A FR7 foi concebida para integrar e se adaptar a múltiplos contextos de fluxo de trabalho, desde o simples “plug and play” a produções de topo mais complexas, graças a uma seleção abrangente de entradas e saídas de vídeo, streaming IP, alimentação e sincronização com outros dispositivos.
Característica rara numa câmara PTZ, a FR7 também dispõe de duas ranhuras para cartões, compatíveis com cartões de memória SDXC e CFexpress Tipo A. A capacidade de gravar filmes de alta qualidade XAVC-I com metadados faz da FR7 uma excelente opção para uma grande variedade de aplicações de produção vídeo.
Os cartões CFexpress Tipo A são particularmente adequados à produção de filmes 4K com altas taxas de bits, graças à capacidade de escrita de alta velocidade, que assegura uma gravação estável de altos volumes de dados e altas taxas de fotogramas. Também são suportadas a gravação simultânea, gravação “relay”, gravação intervalada e gravação “proxy”.
A saída SDI pode fornecer um sinal RAW de 16 bits a um gravador externo compatível (vendido separadamente).
Estão disponíveis conectores HDMI Tipo A e 12G-SDI para saída de vídeo, bem como saída ótica*9 para transmissão longa.
O conector AUDIO IN (5 pinos tipo XLR) recebe o sinal de um microfone externo ou dispositivo áudio. O AUDIO CH-1 e CH-2 utiliza um só conector.
O controlo da câmara, a transferência de vídeo e áudio e a alimentação também podem ser realizados através de um único cabo LAN, o que simplifica os requisitos relativos à cablagem.
O conector LAN (rede) da FR7 é compatível com diversos protocolos de streaming, incluindo RTSP, SRT e NDI ® |HX*10, perfeito para trabalhar num ambiente de base IP.
A FR7 pode ser alimentada a partir de um dispositivo PoE++ (Power over Ethernet Plus Plus)*11 externo, através de um cabo de rede normalizado, eliminando a necessidade de um cabo de alimentação independente.
O conector Timecode IN recebe o código temporal para sincronização com um dispositivo externo, enquanto o GENLOCK recebe sinais de sincronização em configurações multicâmara.
Adicionalmente, existem luzes vermelhas/verdes nos painéis laterais da câmara, para que os técnicos e quem está a atuar identifiquem facilmente as câmaras “no ar” e de pré-visualização, em configurações multicâmara no estúdio ou no local.
A FR7 será apresentada pela primeira vez no stand da Sony na IBC 2022, em Amesterdão, entre 9 e 12 de setembro.
Sobre a Cinema Line
A Cinema Line é uma série de novos produtos de câmara, para criadores de conteúdos, que une a especialização da Sony em qualidade de imagem, atenção ao detalhe e tecnologia à paixão pelo cinema digital.
A Cinema Line oferece não só o cobiçado visual cinematográfico cultivado através da vasta experiência na produção de cinema digital, como também a operação e a fiabilidade melhoradas que respondem às várias necessidades dos criadores mais exigentes.
A Cinema Line inclui a câmara de cinema digital VENICE e o seu mais recente modelo VENICE 2, muito aclamado na indústria de produção de filmes e séries, a câmara profissional FX9, popular para a produção de documentários e dramas, a FX6, para ação rápida e criação de conteúdos, e a FX3, que é o modelo mais pequeno eleve*12.
*1 Em 6 de setembro. de 2022, data de anúncio do produto, em comparação com câmaras com montagens pan/tilt integradas, pesquisa Sony.
*2 Com a SEL100400GM, SEL200600G, SEL400F28GM e SEL600F40GM, utilizar depois de fixar o pan/tilt com o mecanismo de bloqueio da câmara.
*3 Gravação S-Log3. Medição da Sony.
*4 Modo personalizado.
*5 Teleconversor SEL20TC necessário.
*6 Recorte de 10%, aproximadamente.
*7 Vendido separadamente.
*8 Atualizado no início de 2023.
*9 A saída ótica requer o módulo SFP+ (vendido separadamente).
*10 NDI® é uma marca registada da NewTek, Inc. NDI®|HX é uma tecnologia da NewTek, Inc. É necessário adquirir uma atualização NDI®|HX à NewTek.
*11 Em conformidade com IEEE802.3bt (Tipo 4, Classe 8). A reprodução e gravação interna não estão disponíveis quando é utilizada a alimentação PoE++.
*12 Dentro da série Cinema Line. Em set. 2022..
Sobre a Sony Corporation
A Sony Corporation é responsável pelo segmento de produtos e soluções de eletrónica (EP&S) do Sony Group. Com o objetivo de “continuar a fornecer Kando e Anshin às pessoas e à sociedade em todo o mundo através da busca por tecnologias e novos desafios”, a Sony irá criar produtos e serviços em várias áreas, tais como o entretenimento em casa, som, imagem e comunicações móveis. Para mais informações, visite: www.sony.net
Siga-nos no Instagram
Subscreva no YouTube