Objetivas E PZ 10-20MM F4 G, E 15MM F1.4 G e E 11MM F1.8

A Sony anuncia três objetivas grande angular E-Mount APS-C notáveis com a introdução das E PZ 10-20MM F4 G, E 15MM F1.4 G e E 11MM F1.8

01 jun, 2022

As novas objetivas oferecem uma visão grande angular, uma resolução de imagem excecional e são compactas para os criadores, oferecendo um total de até 70 objetivas E-Mount da Sony

 

A Sony alargou ainda mais a sua gama de objetivas, com um total de 70 objetivas E-mount, com a introdução da objetiva G Lens de zoom motorizado E PZ 10-20MM F4 G a objetiva G Lens versátil E 15MM F1.4 G, bem como a objetiva Prime de ultragrande angular E 11MM F1.8.

 

A primeira nova objetiva, a E PZ 10-20MM F4 G, com uma distância focal de 10-20 mm em APS-C ou de 15-30 mm equivalente a 35 mm, é a objetiva de zoom motorizado APS-C F4 constante de ultragrande angular mais pequena e leve do mundo[i]. As imagens excecionais da G Lens, o desempenho espetacular da focagem automática (AF) e o zoom motorizado versátil reúnem-se numa objetiva de zoom compacta, que mantém um comprimento constante ao longo da gama de zoom e oferece uma expressão visual e funcionamento otimizados para vídeos e fotografias.​

 

A E 15MM F1.4 G, equivalente ao formato full-frame de 35 mm: 22,5 mm, proporciona um bokeh F1.4 deslumbrante e uma resolução G Lens soberba, numa objetiva APS-C versátil com um grande potencial criativo. Esta objetiva Prime compacta e leve oferece imagens dinâmicas, uma AF e controlo excelentes e é ótima tanto para fotografias como para vídeos, com uma operabilidade elevada.

 

A E 11MM F1.8, Prime APS-C ultragrande angular de grande abertura e equivalente ao formato full-frame de 35 mm: 16,5 mm, oferece uma resolução excecional canto a canto, um efeito Bokeh incrível e uma AF rápida e fiável, para uma expressão dramática e selfies fantásticas. É compacta e leve, perfeita para vlogging e para a gravação de vídeos em movimento.

 

“As três novas objetivas são individualmente fantásticas. Reunimos anos de experiência e conhecimento extenso sobre o design de objetivas na E PZ 10-20MM F4 G, para criar uma G Lens com zoom motorizado notável que oferece um desempenho e uma utilização incríveis”, afirmou Yann Salmon Legagneur, Diretor de Marketing de Produto, Imagem Digital, Sony Europe. “Com um bokeh deslumbrante e capacidades de focagem automática excelentes, a E 15MM F1.4 G oferece um ótimo desempenho para os criadores de conteúdos, sendo simultaneamente compacta e leve para uma fácil utilização, e a E 11MM F1.8 oferece uma elevada resolução de imagem e é suficientemente leve para levar para qualquer lado – perfeita para vlogging”.

 

Objetivas E PZ 10-20MM F4 G, E 15MM F1.4 G e E 11MM F1.8

 

E PZ 10-20MM F4 G

A mais pequena e leve do mundoi para uma mobilidade e uma utilização inigualáveis

A E PZ 10-20MM F4 G é 20% mais leve que a sua antecessora (SEL1018), tornando-a na objetiva mais pequena e mais leve da sua classe com um peso total de apenas 178 gramas – mesmo com zoom motorizado. Além disso, a objetiva utiliza mecanismos de zoom e de focagem internos, não alterando, desta forma, o seu comprimento ao fazer zoom ou a focar. As mudanças no centro de gravidade da objetiva são mínimas, tornando-a numa ótima opção para vlogging estável e para a captação de vídeos com estabilizadores de câmara.

 

Qualidade de imagem excecional e perspetivas dinâmicas que só uma objetiva de zoom ultragrande angular pode oferecer

A E PZ 10-20MM F4 G oferece um ângulo de visão extremamente amplo, com uma gama de zoom de 10-20 mm, e foi concebida para oferecer um excelente desempenho ótico consistente a partir do centro da periferia de cada imagem, em todas as definições de zoom. Três elementos asféricos foram idealmente posicionados para suprimir a curvatura de campo e o astigmatismo, sendo ambos problemas comuns em objetivas ultragrande angulares. O caminho ótico inclui também dois elementos de vidro ED (dispersão extrabaixa), que subjugam eficazmente a aberração cromática. Um elemento asférico ED contribui ainda mais para uma resolução elevada até às extremidades da imagem. Além disso, uma vez que a abertura máxima da objetiva é de F4 constante em todas as definições de focagem, é possível manter uma qualidade de imagem estável na gravação de vídeos e oferece velocidades do obturador ajustáveis ao entardecer ou em ambientes interiores, onde a luz é limitada.

 

Uma abertura circular e uma aberração esférica cuidadosamente desenhada colaboram para oferecer um bokeh G Lens com um aspeto natural, que pode contribuir para imagens impressionantes.

A distância de focagem automática mínima é de 0,2 metros, com uma ampliação máxima de 0,14x, enquanto que a distância de focagem manual mínima é de 0,13 ~ 0,17 metros com uma ampliação máxima de 0,18x.

 

Expressão e controlo otimizados para vídeos

A E PZ 10-20MM F4 G incorpora um novo sistema de zoom motorizado eletrónico, que garante um controlo responsivo e direto e uma velocidade de zoom ajustável. Até a rotação do anel de zoom mais subtil é detetada de forma precisa e imediatamente convertida num funcionamento de zoom efetivo. Os utilizadores dispõem de muito controlo numa grande variedade de cenários de captação, através de uma alavanca de zoom. O zoom motorizado minimiza a oscilação da câmara, de modo a que os fotógrafos individuais possam criar imagens estáveis e suaves, e os botões podem ser atribuídos em corpos compatíveis para um controlo de zoom conveniente[ii]. Mantém sempre o equilíbrio e torna-a numa ótima opção para um vlogging estável e a captação de vídeos com estabilizadores de câmara.

 

 

 

Desempenho AF avançado para fotografias e vídeos

Com um desempenho AF fabuloso que oferece aos fotógrafos e videógrafos uma liberdade sem precedentes, utiliza dois motores lineares para o acionamento da focagem, oferecendo uma AF rápida e silenciosa. Além disso, o mecanismo de focagem é interno e, portanto, o comprimento da objetiva permanece constante durante a focagem.

 

A AF rápida e fiável consegue seguir os objetos de forma fluida, ao captar vídeos com uma elevada taxa de fotogramas, e seguir de forma fiável objetos de movimento rápido, ao captar fotografias continuamente a alta velocidade. Reduz a alteração do ângulo de visão (“breathing”) e as variações do ângulo de visão são minimizadas, para imagens de vídeo suaves e estáveis.

 

Mobilidade, funcionamento e fiabilidade para qualquer situação

A objetiva de zoom motorizado compacta E PZ 10-20MM F4 G foi concebida para maximizar o controlo e a versatilidade para vídeos e fotografias, com um anel de focagem, anel de zoom e alavanca de zoom. Um botão de bloqueio da focagem personalizável e um interruptor do modo de focagem foram cuidadosamente incorporados, de modo a poder adaptar-se facilmente em condições de captação dinâmicas.

 

Os utilizadores podem instalar filtros aparafusáveis de 62 mm, tais como filtros ND variáveis, para um maior controlo criativo e a objetiva foi concebida para ser resistente ao pó e à humidade[iii], para oferecer uma fiabilidade adicional na utilização no exterior.

10-20mm

E 15MM F1.4 G

 

Resolução G Lens e bokeh deslumbrante

A objetiva E 15MM F1.4 G oferece uma ampla visão de 15 mm, equivalente ao formato full-frame de 35 mm: 22,5 mm, com uma resolução G Lens impressionante. Estes elementos asféricos num design ótico avançado compensam eficazmente a distorção e oferecem uma excelente resolução de canto a canto, apesar da ampla visão de 15 mm da objetiva. Além disso, a adição de um elemento de vidro ED (dispersão extrabaixa) e um elemento de vidro Super ED suprime a aberração cromática. ​

 

Uma grande abertura máxima de F1.4, uma aberração esférica controlada de forma precisa e um mecanismo de abertura circular tornam possível a criação de um fundo com bokeh suave, para um efeito artístico. O fundo pode ser desfocado de modo a destacar claramente os objetos, para criar incríveis esferas de bokeh em cenas pouco iluminadas.

 

Com uma distância mínima de focagem de 0,17 metros e uma ampliação máxima de 0,15x quando é utilizada a focagem manual[iv], podem ser alcançados grandes planos impressionantes tanto em fotografias como em vídeos.

 

Compacta e leve para uma mobilidade excecional

Com a utilização de elementos asféricos e de um design eficaz, foi possível atingir uma grande abertura e uma elevada resolução numa objetiva leve de 219 gramas, com apenas 66,6 mm de diâmetro e 69,5 mm de comprimento. O amplo ângulo de visão, as dimensões compactas e o peso reduzido tornam esta objetiva ideal para captar céus estrelados, paisagens, arquitetura e cenas interiores, bem como objetos que requerem mobilidade como os desportos.

 

Além disso, o mecanismo de focagem interno significa que o comprimento da objetiva não se altera durante a focagem, melhorando o equilíbrio e a utilização em geral. O comprimento fixo e o centro de gravidade estável tornam esta objetiva numa boa opção para estabilizadores de câmara.​

 

Desempenho AF que tira o máximo partido do potencial da velocidade do corpo

A AF rápida, precisa e silenciosa e o seguimento para fotografias e vídeos são alcançados com dois motores lineares avançados. Isto maximiza o potencial da velocidade do corpo da câmara, utilizado para manter uma focagem precisa, mesmo em objetos em movimento.

 

A E 15MM F1.4 G utiliza a mais recente tecnologia de objetivas da Sony para reduzir a alteração do ângulo de visão (“breathing”) – as variações do ângulo de visão são minimizadas para vídeos suaves e estáveis. Suporta também a função de compensação da alteração do ângulo de visão (“breathing”) incluída nos corpos da série α[v] compatíveis, minimizando a alteração do ângulo de visão que pode dificultar a pós-edição.

 

Controlo e fiabilidade excelentes para fotografias e vídeos

A MF de Resposta Linear garante que o anel de focagem responde direta e linearmente ao controlo subtil, durante a focagem manual. A rotação do anel de focagem traduz-se diretamente numa alteração correspondente da focagem, fazendo com que o controlo seja imediato e preciso.​

 

Apesar das suas dimensões compactas, a E 15MM F1.4 G inclui um anel de abertura para um controlo intuitivo e direto, com um interruptor de clique de abertura que pode ser ligado (ON) e desligado (OFF): Ligado para um feedback tátil que permite que o utilizador “sinta” as paragens, ou desligado para um controlo de abertura silencioso, contínuo e suave. A definição OFF (desligado) permite o controlo da captação de vídeos suave e estável e é ideal quando o silêncio é essencial.

 

Também são fornecidos um botão de bloqueio da focagem e um interruptor do modo de focagem, para uma flexibilidade adicional. O interruptor do modo de focagem permite alternar rapidamente entre AF e MF, conforme necessário.​

 

Por fim, a E 15MM F1.4 G foi concebida com resistência ao pó e à humidade[vi], oferecendo uma fiabilidade adicional para a utilização no exterior em condições adversas.​

15mm

E 11MM F1.8

 

Resolução soberba e bokeh deslumbrante

O ângulo de visão ultragrande da E 11MM F1.8 é ideal para captar fotografias interiores e imagens que utilizam a profundidade de campo de forma expressiva. Os três elementos asféricos e os três elementos de vidro ED (dispersão extrabaixa) alcançam consistentemente uma alta resolução desde o centro da imagem até à periferia, apesar do ângulo de visão ultragrande de 11 mm da objetiva, equivalente ao formato full-frame de 35 mm: 16,5 mm. As objetivas asféricas são cuidadosamente posicionadas, de modo a compensar a distorção e oferecer uma excelente resolução de canto a canto, mesmo com a abertura máxima. A adição de vidro ED suprime ainda mais a aberração cromática e reduz eficazmente a dispersão de cores, que tem mais probabilidade de ocorrer na periferia da imagem.

 

A grande abertura máxima de F1.8 desta objetiva torna mais fácil a criação de um profundo bokeh de fundo. Os utilizadores podem desfocar o fundo, para se destacarem claramente durante o vlogging, ou criar belas esferas de bokeh em cenas noturnas ultra-amplas. A aberração esférica controlada de forma precisa e um mecanismo de abertura circular contribuem ainda mais para o efeito bokeh suave, produzido por esta objetiva única.​

 

Com uma distância de focagem mínima de 0,12 metros e uma ampliação máxima de 0,2x[vii], a objetiva é capaz de oferecer grandes planos impressionantes tanto em fotografias como em vídeos.

 

Compacta e leve para a captação em movimento

A E 11MM F1.8 oferece uma grande abertura máxima de F1.8 numa objetiva compacta e leve​. Pesa 181 gramas e tem apenas 66 mm de diâmetro e 57,5 mm de comprimento – a combinação perfeita para corpos compactos de formato APS-C.

 

Otimizada para a captação de vídeos

Os dois motores lineares avançados oferecem uma AF rápida, precisa e silenciosa e seguimento para fotografias e vídeos, maximizando o potencial da velocidade do corpo da câmara, utilizado para manter uma focagem precisa mesmo em objetos em movimento.​

 

A mais recente tecnologia de objetivas da Sony reduz a alteração do ângulo de visão (“breathing”)[viii] e as variações do ângulo de visão são minimizadas para vídeos fluidos e estáveis. Além disso, o mecanismo de focagem interno significa que o comprimento da objetiva não se altera durante a focagem, facilitando a aproximação aos objetos e o trabalho em espaços limitados, para novas possibilidades criativas.​

 

O ângulo de visão ultragrande de 11 mm da E 11MM F1.8, equivalente ao formato full-frame de 35 mm: 16,5 mm, torna o vlogging contra um fundo amplo mais fácil que nunca. O seu tamanho e peso reduzidos são excelentes para a mobilidade e a utilização em longas sessões de gravação em movimento.​

 

A MF de Resposta Linear garante que o anel de focagem responde direta e linearmente ao controlo subtil, durante a focagem manual, para dar uma sensação de rapidez e precisão.

 

Fiabilidade e controlo excecionais

Apesar das suas dimensões compactas, esta objetiva oferece um controlo intuitivo e flexível com funcionalidades, tais como um botão de bloqueio da focagem e um interruptor do modo de focagem. O utilizador pode optar por atribuir uma função alternativa, selecionada por si, ao botão de bloqueio da focagem a partir do menu do corpo. O design resistente ao pó e à humidade[ix] oferece uma fiabilidade adicional, para uma utilização exterior em condições desafiantes.

 

 

A E 11MM F1.8 também é compatível com filtros frontais, que é uma funcionalidade muitas vezes inexistente em objetivas de ultragrande angular.​

 

 

11mm

 

Preços e disponibilidade

 

A E PZ 10-20MM F4 G estará disponível em Junho numa série de revendedores autorizados Sony, a um preço de venda estimado de 850 €.

 

A E 15MM F1.4 G estará disponível em Junho numa série de revendedores autorizados Sony, a um preço de venda estimado de 850€.

 

A E 11MM F1.8 também estará disponível em Junho numa série de revendedores autorizados Sony, a um preço de venda estimado de 600€.

Mais informação:

E PZ 10-20MM F4 G

E 15MM F1.4 G

E 11MM F1.8

Pode visualizar um vídeo sobre as novas objetivas:

E PZ 10-20MM F4 G: https://youtu.be/BTcbGE9qz8Y

E 15MM F1.4 G: https://youtu.be/3UyRMW4R7vk

E 11MM F1.8: https://youtu.be/Grd6mjcNFTQ

 

 

Uma seleção de histórias e vídeos exclusivos, novos conteúdos emocionantes captados com as novas câmaras e outros produtos Sony podem ser visualizados aqui. A plataforma europeia de fotografias da Sony encontra-se disponível em 22 línguas e publica notícias sobre produtos, concursos e uma lista atualizada de eventos da Sony realizados em cada país.

[i] A partir de junho de 2022, de acordo com uma pesquisa Sony sobre objetivas de zoom APS-C de ultragrande angular amovíveis para câmaras mirrorless (quando prontas a disparar).

[ii] O funcionamento do zoom depende do corpo utilizado. Consulte o guia de ajuda para mais informações

[iii] Não garantimos que seja 100% à prova de pó e de humidade.

[iv] 0,2 metros e 0,12x quando é utilizada a focagem automática

[v] Informações sobre compatibilidade em: https://www.sony.net/dics/breathing/​ Disponível apenas no modo vídeo. O ângulo de visão e a qualidade de imagem podem variar ligeiramente quando esta função é utilizada. A compensação pode não ser capaz de abranger todas as situações.

[vi] Não garantimos que seja 100% à prova de pó e de humidade.

[vii] 0,15 metros e 0,13x quando é utilizada a focagem automática

[viii] Suporta ainda a função de compensação da alteração do ângulo de visão (“breathing”), fornecida nos corpos compatíveis da série α. Informações sobre compatibilidade em: https://www.sony.net/dics/breathing/​ Disponível apenas no modo vídeo. O ângulo de visão e a qualidade de imagem podem variar ligeiramente quando esta função é utilizada. A compensação pode não ser capaz de abranger todas as situações.

[ix] Não garantimos que seja 100% à prova de pó e de humidade

Sobre a Sony Corporation  

A Sony Corporation é responsável pelo segmento de produtos e soluções de eletrónica (EP&S) do Sony Group. Com o objetivo de “continuar a fornecer Kando e Anshin às pessoas e à sociedade em todo o mundo através da busca por tecnologias e novos desafios”, a Sony irá criar produtos e serviços em várias áreas, tais como o entretenimento em casa, som, imagem e comunicações móveis. Para mais informações, visite: www.sony.net

Inscreva-se para receber press releases da Sony por e-mail
Inscreveu-se com sucesso para receber press releases da Sony por e-mail
Feito!
E-mail inválido