GTsophy

A Sony AI revela a Gran Turismo Sophy, um avanço na inteligência artificial

09 fev, 2022

Demonstra o poder da IA para oferecer novas experiências de jogo e entretenimento

Investigação publicada hoje na revista Nature

TÓQUIO, 9 de fevereiro de 2022 A Sony AI, juntamente com a Polyphony Digital Inc. (PDI) e a Sony Interactive Entertainment (SIE), anunciou hoje uma revolução na inteligência artificial (IA) chamada Gran Turismo Sophy (“GT Sophy”) – a primeira agente IA sobre-humana a enfrentar os melhores pilotos do mundo no jogo de simulação de corridas altamente realista para a PlayStation®, o Gran TurismoTM (GT) Sport. A GT Sophy visa proporcionar novas experiências de jogo baseadas em IA aos jogadores de todo o mundo.

O que é a GT Sophy?

A GT Sophy é uma agente IA autónoma, treinada com recurso a uma inovadora plataforma de aprendizagem por reforço profundo, desenvolvida no âmbito de uma colaboração entre a Sony AI, a PDI e a SIE. Cada grupo contribuiu para o sucesso do projeto, reunindo experiência na investigação e desenvolvimento fundamental da IA, um simulador de corridas ultrarrealista e uma infraestrutura para o treino da IA em larga escala.

A GT Sophy foi treinada para dominar as seguintes técnicas de condução, necessárias para competir contra os melhores pilotos de competição do mundo.

1. Controlo do carro de corrida: Conhecimento profundo da dinâmica do automóvel, linhas de corrida e manobras de precisão, para conquistar as pistas mais desafiantes.
  1. Táticas de corrida: Competências ao nível da tomada de decisões numa fração de segundo, em resposta a situações de evolução rápida na corrida. A GT Sophy demonstrou o domínio de várias táticas, incluindo a ultrapassagem por fluxo de arrasto, ultrapassagens cruzadas e até algumas manobras defensivas como o bloqueio.
  1. Etiqueta de corrida: Essencial para o fair play, a GT Sophy teve de cumprir as regras de desportivismo extremamente aperfeiçoadas, mas imprecisamente especificadas, incluindo evitar as colisões faltosas e respeitar as trajetórias dos adversários.

A Sony AI e os seus parceiros construíram uma inovadora plataforma e abordagem de aprendizagem por reforço profundo, uma vez que nenhuma combinação existente de algoritmos e infraestruturas poderia resolver este desafio. Dominar o complexo desporto da competição automóvel no simulador de condução altamente realista Gran Turismo Sport representa um novo avanço na IA e, como tal, será publicado hoje na revista Nature, num artigo intitulado “Outracing Champion Gran Turismo Drivers with Deep Reinforcement Learning” (Superar os pilotos campeões do Gran Turismo com uma aprendizagem por reforço profundo).

Inteligência artificial para jogos e entretenimento

Além do avanço técnico, a estreita colaboração entre a PDI, o estúdio de desenvolvimento de jogos PlayStation Studios e a Sony AI, uma equipa de desenvolvimento de inteligência artificial, mostra como a IA pode proporcionar novas experiências de jogo aos utilizadores. A Sony AI e a PDI irão explorar a integração da GT Sophy nos futuros lançamentos da série Gran Turismo.

“O objetivo da Sony é «encher o mundo de emoções através do poder da criatividade e da tecnologia» e a Gran Turismo Sophy é a perfeita materialização disto mesmo”, afirmou Kenichiro Yoshida, Chairman, Presidente e CEO da Sony Group Corporation. “Esta colaboração em que construímos uma IA de jogo destinada aos gamers é verdadeiramente inédita para a Sony, enquanto empresa de entretenimento criativo. Representa um salto significativo no avanço da IA, oferecendo, simultaneamente, experiências otimizadas aos fãs de GT em todo o mundo.”

“A Gran Turismo Sophy representa um desenvolvimento significativo na IA, cujo objetivo não é apenas ser melhor do que os jogadores humanos, mas também proporcionar-lhes um adversário estimulante que consegue acelerar e elevar as técnicas e criatividade dos jogadores a um nível superior”, afirmou Hiroaki Kitano, CEO da Sony AI. “Além de contribuir para a comunidade dos jogos, acreditamos que este avanço oferece novas oportunidades em áreas como a corrida autónoma, a condução autónoma, o controlo e a robótica de alta velocidade.”

“A investigação da IA é uma ótima oportunidade para pensarmos verdadeiramente sobre o que significa ser-se humano e como a tecnologia e a sociedade podem melhor coexistir”, afirmou Kazunori Yamauchi, CEO da Polyphony Digital. “Desde o seu primeiro lançamento em 1997, a série Gran Turismo tem continuado a superar os limites do jogo e da inovação através da curiosidade pela tecnologia. A Gran Turismo Sophy é mais uma demonstração desta filosofia e acredito que este conceito de IA contribuirá para o futuro dos jogos e dos automóveis.”

Resultados da corrida: Uma vitória para a IA e os gamers

A Sony AI testou as capacidades da GT Sophy através de uma corrida contra quatro dos melhores pilotos de Gran Turismo do mundo, em dois eventos do Desafio Race Together 2021, que se realizaram a 2 de julho e 21 de outubro de 2021. Após algumas melhorias efetuadas à agente com base nos resultados da primeira corrida, a GT Sophy superou os melhores pilotos humanos de GT nas corridas cronometradas e numa corrida do FIA-Certified Gran Turismo Championships, no segundo evento em outubro.

As seguintes citações dos melhores pilotos que competiram contra a GT Sophy proporcionam uma sensação de entusiasmo, relativamente ao que o futuro nos reserva.

“Esqueci-me completamente de que estava a jogar contra a IA. Foi mesmo divertido. Quero competir novamente contra a agente no futuro.”
Takuma Miyazono, Vencedor do FIA Gran Turismo Championships 2020

“Acho que os agentes IA serão ótimos companheiros para os pilotos.”
Shotaro Ryu, Piloto de Gran Turismo classificado a nível mundial

“A GT Sophy mostrou-nos «novas possibilidades» nunca antes imaginadas.”
Igor Fraga, Vencedor do FIA Gran Turismo Championships 2018

“Foi muito emocionante ver a técnica de corrida da GT Sophy. Foi uma grande fonte de inspiração.”
Emily Jones, Finalista Mundial do FIA Gran Turismo Championships 2020

Os detalhes sobre o projeto Gran Turismo Sophy, a respetiva tecnologia e as corridas do desafio Race Together 2021 podem ser encontrados no site da Gran Turismo Sophy.

Sobre a Sony AI

A Sony AI Inc. foi fundada a 1 de abril de 2020, com a missão de “despertar a criatividade e a imaginação humana com a IA.” A Sony AI visa combinar a investigação e o desenvolvimento revolucionários da inteligência artificial com a tecnologia de imagem e sensores, a tecnologia robótica e os recursos de entretenimento do Grupo Sony, tais como filmes, música e jogos, para acelerar a transformação da Sony numa empresa baseada em IA e criar novas oportunidades de negócio. Para atingir este objetivo, a Sony AI lançou, até à data, quatro projetos emblemáticos destinados à evolução e aplicação da tecnologia IA, nas áreas dos Jogos, Imagem e Sensores, Gastronomia e Ética da IA. Para mais informações, visite https://ai.sony

Sobre a Polyphony Digital e o Gran Turismo

O ​​Gran Turismo™ é um videojogo desenvolvido pela Polyphony Digital Inc., uma subsidiária da Sony Interactive Entertainment Inc. Lançado inicialmente no Japão em 1997, este jogo vencedor de inúmeros prémios é reconhecido como o melhor e mais autêntico simulador de condução, devido aos seus gráficos realistas, à verdadeira tecnologia na área da física e à atenção especial ao detalhe. A Polyphony e o seu conhecido criador Kazunori Yamauchi revolucionaram o género do jogo de corrida.