CONCURSOS ESTUDANTE E JUVENTUDE 2024

ANÚNCIO DOS FINALISTAS

swpa_1.png

EXPOSIÇÃO: 19 ABRIL - 6 MAIO 2024 | SOMERSET HOUSE, LONDRES

A World Photography Organisation anuncia hoje os fotógrafos finalistas dos Concursos Estudante e Juventude dos Sony World Photography Awards 2024. Os vencedores dos prémios Fotógrafo do Ano do Concurso Estudante e Fotógrafo do Ano do Concurso Juventude serão anunciados a 18 de abril e os seus trabalhos estarão em exibição como parte da exposição Sony World Photography Awards 2024 na Somerset House, em Londres.

FINALISTAS DO CONCURSO ESTUDANTE

A lista de finalistas do Concurso Estudante é uma seleção de trabalhos de 10 estudantes de instituições de ensino superior de referência. O concurso deste ano convidou os estudantes a apresentarem uma série de cinco a dez imagens subordinadas ao tema Casa. Os projetos finalistas realçam as diferentes perspetivas dos fotógrafos estudantes sobre o local, a comunidade, a identidade e o sentimento de pertença, mostrando as subtilezas das histórias e as conversas em que se envolvem durante o desenvolvimento das suas atividades.

As relações familiares e as histórias pessoais são temas centrais transversais a várias séries finalistas. A série de Brayan Enriquez (EUA, Georgia State University, Ernest G. Welch School of Art & Design), And Taste the Dirt Below, explora as histórias familiares transmitidas de geração em geração, focando-se na imigração dos pais de Enriquez do México para os Estados Unidos; a série de Gaoge Ouchen (China Continental, Communication University of Zhejiang), The Orange Tree, é a crónica de um regresso à casa de família do fotógrafo durante a pandemia após um tempo de ausência; o projeto de Kayin Luys (Bélgica, LUCA School of Arts Sint Lukas, Bruxelas), Don’t Trust Pretty Girls, é um retrato íntimo dos seus sogros, na celebração dos seus rituais e passatempos diários.

Os fotógrafos finalistas também viraram as suas objetivas para a comunidade e as formas como se encontra um sentido de pertença no seio de um grupo maior. Chatal Home, por Kazi Arifujjaman (Bangladesh, Counter Foto - a Center for Visual Arts), olha para a vida em comunidade num "chatal", um local de processamento de arroz, onde famílias provenientes de todo o Bangladesh residem e trabalham em conjunto; em Ihubo Ikhaya (A hymn, a home), Makaziwe Radebe (África do Sul, Michaelis School of Fine Art, University of Cape Town) recorda memórias de Emdeni, Soweto, lembrando o tempo passado com vizinhos, amigos e família; entretanto, em Horses and Caravans, Frederik Rüegger (Alemanha, Ostkreuzschule für Fotografie) capta os costumes e tradições de comunidades nómadas inglesas e irlandesas, focando-se nas celebrações anuais realizadas nas feiras equestres de Ballinasloe e Appleby.

Noutros locais, os fotógrafos finalistas olharam para a forma como a introspeção permite que encontremos um sentido de pertença. O trabalho de Yufei Ma (China Continental, School of Visual Art, EUA), Intermission, contempla os momentos de tranquilidade que pontuam a vida quotidiana, através de uma série de naturezas mortas de roupas de cama e vestuário a secar ao sol. O projeto de Siphosethu Sanelisiwe Sikhosana (África do Sul, University of Pretoria), Resting in Unfamiliar Places, segue a relação de mudança de Sikhosana com a religião e a sexualidade numa série de autorretratos pinhole artisticamente elaborados.

A lista de finalistas também inclui projetos que exploram os desafios de criar um lar em condições precárias. Em Lake Poopó’s Disappearance: The Uru Community’s Tale of Resilience, Gaston Zilberman (Argentina, Motivarte) examina o modo como as alterações climáticas alteraram o modo de vida e a cultura da comunidade Uru à medida que os recursos naturais se foram tornando escassos. A pungente série a preto e branco de Juan David Aguirre (Colômbia, Universidad EAFIT), No Home No Future documenta modos de vida no cortiço dos Andes, em Medelín, onde se refugiam pessoas sem-abrigo.

O vencedor do prémio Fotógrafo do Ano do Concurso Estudante 2024 será selecionado de entre os 10 estudantes e anunciado na cerimónia dos Sony World Photography Awards 2024, em Londres, no dia 18 de abril. A instituição universitária vencedora globalmente receberá equipamento de imagem digital Sony no valor de 30 000 euros.

Os finalistas do Concurso Estudante deste ano foram avaliados por Ravi Ghosh, Editor Adjunto do The British Journal of Photography.

FINALISTAS DO CONCURSO JUVENTUDE

A lista de finalistas do Concurso Juventude inclui os trabalhos de dez fotógrafos com idade igual ou inferior a 19 anos. Para o concurso de 2024, os participantes foram convidados a abordar o tema Pelos Teus Olhos.

Vários fotógrafos finalistas refletiram sobre as suas experiências pessoais no mundo natural e ambiente. River Lewis-Gosch (EUA, 15 anos) captou os primeiros momentos de um grave incêndio no Parque Nacional North Cascades, em Washington, logo que os helicópteros de combate a incêndios começaram a chegar; por sua vez, a impressionante imagem noturna de Kas Christiaens (Bélgica, 19 anos) retrata a poluição luminosa na Bélgica rural, revelando o modo como a iluminação das vias públicas teve impacto na clareza do céu noturno. Sebastián Fernández Lora (Espanha, 15 anos) conseguiu captar uma fotografia do cometa C/2023 P1 (Nishimura), visível em Espanha em setembro de 2023; e Daniel Murray (Reino Unido, 15 anos) virou a sua câmara para um surfista solitário num praia deserta, meditando sobre o cenário da costa da Cornualha.

Os fotógrafos finalistas também exploraram questões de identidade e individualidade no seu trabalho. Shayna Cuenca (EUA, 15 anos) criou um autorretrato estilizado, utilizando uma imagem impressa cortada e saquetas de chá; por sua vez, Joyce Xu (Austrália, 18 anos) fez um autorretrato em estúdio num momento de reflexão. Em toda a lista de finalistas, os fotógrafos apresentaram abordagens criativas à composição, documentando o seu meio envolvente. A imagem do voo de um bando de pombas por Zy Grei Zander M. Esperanza (Filipinas, 16 anos) realça o seu movimento através de técnicas de movimento intencional da câmara. Já Chengchen Wang (China Continental, 18 anos) captou os picos nevados da montanha Yala, brilhando à luz do crepúsculo; Afiq Sharkawi (Malásia, 18 anos) retratou um artesão na oficina, a fabricar uma arma tradicional conhecida como "keris"; e Isaac Friend (Reino Unido, 18 anos) captou uma fotografia dramática de formações rochosas no cenário de um céu nublado e ondas oceânicas distantes.

O Fotógrafo do Ano do Concurso Juventude é avaliado por Daniel Blochwitz, Curador do Foto Festival Lenzburg, Suíça. O vencedor receberá um conjunto de equipamento de imagem digital da Sony, para que possa cultivar a sua visão.

Os vencedores globais das categorias Estudante, Juventude, Aberto e Profissional dos Sony World Photography Awards 2024 serão anunciados a 18 de abril de 2024. Para mais informações sobre os futuros anúncios e os vencedores, visite www.worldphoto.org.

FINALISTAS DO CONCURSO ESTUDANTE

FINALISTAS DO CONCURSO JUVENTUDE

Brayan Enriquez, EUA

Georgia State University, Ernest G Welch School of Art and Design, EUA

Afiq Sharkawi, Malásia

Frederik Rüegger, Alemanha

Ostkreuzschule für Fotografie, Alemanha

Chengchen Wang, China Continental

 

Gaoge Ouchen, China Continental

Communication University of Zhejiang, China Continental

Daniel Murray, Reino Unido

Gaston Zilberman, Argentina

Motivarte, Argentina

Isaac Friend, Reino Unido

Juan David Aguirre, Colômbia

Universidad EAFIT, Colômbia

Joyce Xu, Austrália

Kayin Luys, Bélgica

LUCA School of Arts Sint Lukas, Bruxelas, Bélgica

Kas Christiaens, Bélgica

Kazi Arifujjaman, Bangladesh

Counter Foto - a Center for Visual Arts, Bangladesh

River Lewis-Gosch, EUA

Makaziwe Radebe, África do Sul

Michaelis School of Fine Art, University of Cape Town, África do Sul

Shayna Cuenca, EUA

Siphosethu Sanelisiwe Sikhosana, África do Sul

University of Pretoria, África do Sul

Sebastián Fernández Lora, Espanha

Yufei Ma, China Continental

School of Visual Arts, EUA

Zy Grei Zander M. Esperanza, Filipinas

 

​ ​ ​ ​ ​

CONTACTOS PARA A IMPRENSA

PARA MAIS INFORMAÇÕES, CONTACTE:

Polly Brock / Vanda Ivančić em media@creoarts.com

NOTAS AOS EDITORES

SOBRE OS SONY WORLD PHOTOGRAPHY AWARDS

Produzidos pela World Photography Organisation, os Sony World Photography Awards são já considerados um dos mais importantes eventos do setor da fotografia à escala global. Atualmente na sua 17.ª edição, estes prémios de participação gratuita representam uma voz global para a fotografia e fornecem uma visão vital da fotografia contemporânea. Além disso, oferecem quer aos talentos emergentes, quer aos artistas profissionais oportunidades de classe mundial para a exposição dos seus trabalhos. Reconhecem, ainda, os artistas mais influentes a nível mundial que trabalham neste meio através do prémio Extraordinária Contribuição para a Fotografia; o aclamado fotógrafo Sebastião Salgado será o galardoado com o prémio de 2024, juntando-se a uma lista distinta de nomes icónicos, incluindo William Eggleston, Mary Ellen Mark, Martin Parr, Candida Höfer, Nadav Kander, Gerhard Steidl, Graciela Iturbide, Edward Burtynsky e Rinko Kawauchi. Os prémios apresentam os trabalhos dos fotógrafos vencedores e finalistas numa exposição anual realizada na prestigiada Somerset House, em Londres. Siga as nossas hashtags #SonyWorldPhotographyAwards e #SWPA2024. ​ worldphoto.org/sony-world-photography-awards-exhibition

 

SOBRE A WORLD PHOTOGRAPHY ORGANISATION

A World Photography Organisation é uma plataforma global líder dedicada ao desenvolvimento e avanço da cultura fotográfica. A sua programação e iniciativas de competição oferecem oportunidades valiosas para os artistas que trabalham no setor da fotografia e ajudam a ampliar o diálogo em torno do seu trabalho. Os Sony World Photography Awards são o principal programa da World Photography Organisation. Criados em 2007, são um dos maiores e mais prestigiados concursos de fotografia do mundo; celebram o trabalho de fotógrafos líderes e emergentes e, anualmente, atraem dezenas de milhares de visitantes de todo o mundo às suas exposições. A World Photography Organisation é o ramo dedicado à fotografia da Creo, responsável por iniciativas e programas em três setores: fotografia, filme e arte contemporânea. Siga a World Photography Organisation no Instagram (@worldphotoorg), Twitter (@WorldPhotoOrg) e LinkedIn/Facebook (World Photography Organisation).

CREO

A Creo cria e organiza eventos e programas em três áreas fundamentais: fotografia, filme e arte contemporânea. Fundada em 2007 como World Photography Organisation, desde então a Creo alargou o seu âmbito de atuação, aprofundando a sua missão de desenvolver oportunidades significativas para criativos e de expandir o alcance das suas atividades culturais. Atualmente, os seus principais projetos incluem os Sony World Photography Awards, Sony Future Filmmaker Awards, PHOTOFAIRS Shanghai, Photo London e PHOTOFAIRS New York. Trabalhando em parceria com a Angus Montgomery Arts, a Creo ajuda a concretizar as iniciativas do grupo, incluindo algumas das principais feiras de arte do mundo. Inspirada na palavra latina para "Eu crio", é neste espírito que a Creo procura capacitar e dar liberdade às vozes criativas. www.creoarts.com

 

SONY GROUP CORPORATION

A Sony Group Corporation é uma empresa de entretenimento criativo com uma base sólida de tecnologia. Desde jogos e serviços de rede até música, filmes, produtos e soluções de eletrónica, soluções de imagem e sensores e serviços financeiros, a Sony visa encher o mundo de emoções através do poder da criatividade e da tecnologia. Para mais informações, visite: sony.com/en

 

SONY CORPORATION

A Sony Corporation é responsável pelo negócio de Entretenimento, Tecnologia e Serviços (ET&S) no Grupo Sony. Com o objetivo de "continuar a fornecer Kando e Anshin* às pessoas e à sociedade em todo o mundo através da busca de tecnologias e novos desafios", a Sony irá criar produtos e serviços em várias áreas, como o entretenimento em casa, som, imagem e comunicações móveis. Para mais informações, visite: www.sony.net * Ambas palavras japonesas, "Kando" significa emoção e "Anshin" tem vários significados, como tranquilidade, segurança, fiabilidade e confiança.

 

CRÉDITOS DAS IMAGENS

DA ESQUERDA PARA A DIREITA, A PARTIR DA LINHA SUPERIOR:

© Shayna Cuenca, Estados Unidos da América, Finalista, Concurso Juventude, Sony World Photography Awards 2024

© Frederik Rüegger, Alemanha, Finalista, Concurso Estudante, Sony World Photography Awards 2024

© Kayin Luys, Bélgica, Finalista, Concurso Estudante, Sony World Photography Awards 2024

© Gaston Zilberman, Argentina, Finalista, Concurso Estudante, Sony World Photography Awards 2024

© Brayan Enriquez, Estados Unidos da América, Finalista, Concurso Estudante, Sony World Photography Awards 2024

© Yufei Ma, China Continental, Finalista, Concurso Estudante, Sony World Photography Awards 2024

© Isaac Friend, Reino Unido, Finalista, Concurso Juventude, Sony World Photography Awards 2024

© Kazi Arifujjaman, Bangladesh, Finalista, Concurso Estudante, Sony World Photography Awards 2024

© Makaziwe Radebe, África do Sul, Finalista, Concurso Estudante, Sony World Photography Awards 2024

© Chengchen Wang, China Continental, Finalista, Concurso Juventude, Sony World Photography Awards 2024

 

 

Receba atualizações na sua caixa de correio

Ao clicar em "Inscrever-se", confirmo que li e concordo com a Política de Privacidade.