CONCURSO PROFISSIONAL 2024

ANÚNCIO DE FINALISTAS E PRÉ-SELECIONADOS

1 (2).jpg

EXPOSIÇÃO: 19 ABRIL - 6 MAIO 2024 | SOMERSET HOUSE, LONDRES

 

A World Photography Organisation tem o prazer de anunciar os fotógrafos finalistas e pré-selecionados do Concurso Profissional dos Sony World Photography Awards 2024. Atualmente na sua 17.ª edição, o concurso Profissional dos Prémios recompensa séries de trabalhos excecionais, tanto pelo domínio técnico como por uma abordagem original da narrativa.

Mais de 395 000 imagens de mais de 220 países e territórios foram submetidas aos Sony World Photography Awards 2024, com o número de inscrições mais elevado de que há registo para o Concurso Profissional.

O vencedor do prémio Fotógrafo do Ano 2024 é selecionado entre os finalistas do Concurso Profissional e anunciado a 18 de abril. O Fotógrafo do Ano ganha um prémio monetário de 25 000 dólares americanos e uma gama de equipamento de imagem digital da Sony, além de receber uma apresentação individual do seu trabalho como parte da exposição dos Sony World Photography Awards do próximo ano. Esta oportunidade permite aos fotógrafos desenvolverem o seu projeto vencedor ou apresentarem novos trabalhos, ganhando exposição adicional e fazendo progredir as suas carreiras.

Uma seleção de imagens dos fotógrafos finalistas e pré-selecionados será apresentada, pela primeira vez, como parte da exposição dos Sony World Photography Awards 2024 na Somerset House, de 19 de abril a 6 de maio de 2024, e viajará depois para outros locais.

Em nome do júri, Mónica Allende, a Presidente do Júri, declarou: "O júri sentiu-se cativado pela narrativa apaixonada, que capta tanto as alegrias como os desafios da existência humana no nosso planeta. Ficámos entusiasmados com o espetro diversificado, criativo e de alta qualidade dos estilos de fotografia em exposição."

Os três finalistas e os projetos por categoria do Concurso Profissional dos Sony World Photography Awards 2024 são:

ARQUITETURA E DESIGN

Em Sala Mayor (Living Room), Siobhán Doran (Irlanda) documenta as casas das famílias que obtiveram riqueza no comércio do açúcar nas Filipinas, através de uma série de retratos das suas principais salas de estar. Em Tehran Campus Town, Yaser Mohamad Khani (República Islâmica do Irão) explora os novos bairros que estão a ser construídos nos arredores de Teerão, numa série de fotografias impressionantes do desenvolvimento urbano na paisagem rochosa e montanhosa. Por sua vez, Karol Pałka (Polónia), no seu projeto Spa Island, analisa a forma como as instalações de spa estão integradas na vida da comunidade na Eslováquia, enquanto espaços de encontro e interação.

CRIATIVIDADE

Em The Gay Space Agency, Mackenzie Calle (Estados Unidos) reimagina a história da NASA, que nunca levou a bordo um astronauta abertamente LGBTQ+, conceptualizando, em vez disso, uma agência espacial que acolhe e celebra os astronautas LGBTQ+. Tine Poppe (Noruega) apresenta a série Gilded Lilies: Portraits of Cut Flowers, que aborda o impacto ambiental nocivo das flores cortadas, através de imagens cuidadosamente elaboradas de ramos de flores contra cenários de paisagens devastadas pelas alterações climáticas. No projeto de Sujata Setia (Reino Unido), A Thousand Cuts, a artista examina a dor e a resiliência dos sobreviventes de violência doméstica da comunidade sul-asiática do Reino Unido, através de uma série de retratos elaborados com incisões na superfície das fotografias, revelando uma camada de papel vermelho por baixo.

PROJETOS DE DOCUMENTÁRIO

Em Critical Minerals - Geography of Energy, Davide Monteleone (Itália) investiga a extração de minerais necessários para as energias renováveis, analisando de perto o pesado custo humano da extração de cobalto na República Democrática do Congo. Em Spiralkampagnen: Forced Contraception and Unintended Sterilisation of Greenlandic Women, Juliette Pavy (França) explora o impacto duradouro da campanha de controlo da natalidade conduzida pelas autoridades dinamarquesas na Gronelândia entre 1966 e 1975, durante a qual foram implantados dispositivos intrauterinos em milhares de jovens mulheres gronelandesas sem o seu consentimento, o que, em muitos casos, levou à sua esterilização. O projeto de Brent Stirton (África do Sul), LGBTQIA Refugees: Fleeing Uganda documenta a vida de pessoas que foram forçadas a sair do Uganda, devido às leis rigorosas que proíbem a homossexualidade, e que estão agora a tentar reconstruir as suas vidas em casas seguras no Quénia.

AMBIENTE

O projeto de Mahé Elipe (França), Echoes of the Hive, documenta os esforços da população maia do sul do México para preservar uma espécie de abelha, importante para a sua religião e cultura, após o seu envenenamento em massa por pesticidas. A série Tropicalia, de Jean-Marc Caimi e Valentina Piccinni (Itália), examina a forma como a Sicília se adaptou às alterações climáticas e ao aumento das temperaturas, centrando-se nas novas práticas agrícolas adotadas pelos agricultores e cientistas locais, que começaram a cultivar mais frutos tropicais. Tomando como ponto de partida o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU para erradicar a fome, Maurizio Di Pietro (Itália) analisa a promoção dos insetos como fonte de alimentação na série Zero Hunger.

 

PAISAGEM

Em Wildfires of Palermo, Jim Fenwick (Reino Unido) capta os tons extraordinários dos céus de Palermo, iluminados por incêndios florestais violentos na zona rural da Sicília. A série de Eddo Hartmann (Países Baixos), The Sacrifice Zone, explora uma área remota do Cazaquistão que foi outrora o local das principais instalações de testes nucleares da União Soviética, utilizando infravermelhos para evocar o impacto da contaminação por radiação invisível ao olho humano. Em An Atypical Chinese Landscape, Fan Li (China Continental) retrata uma paisagem enigmática e esparsa, povoada por objetos e construções abandonadas. Estes fragmentos descartados são sugestivos de vidas passadas desconhecidas, deixando marcas permanentes na paisagem.

 

PORTFÓLIO

Em Quest for Coherence, de Aly Hazzaa (Egito), o olho do fotógrafo para o pormenor e a abordagem lúdica da fotografia de rua captam momentos visuais espirituosos nas ruas do Cairo. A série Parenthood, de Angelika Kollin (Estónia), examina o conceito de família como o núcleo da vida, através de uma série de retratos a preto e branco de pais e filhos. Na série de Jorge Mónaco (Argentina), Portraits and Landscapes, o fotógrafo convida o espetador a mergulhar nas histórias íntimas dos seus sujeitos, oferecendo uma perspetiva reflexiva sobre a diversidade humana.

 

RETRATO

Na sequência de uma extensa pesquisa em arquivos e do trabalho com genealogistas para localizar os seus sujeitos, a série de Drew Gardner (Reino Unido), Descendants of Black American Civil War Combatants, recria fotografias de combatentes negros da Guerra Civil Americana através de retratos posados dos seus descendentes. Em Father and Son, de Valery Poshtarov (Bulgária), o fotógrafo pediu a pais e filhos da Bulgária, Geórgia, Turquia, Arménia, Sérvia e Grécia que dessem as mãos. Este pequeno, mas importante, ato de ternura familiar cria um retrato íntimo e comovente da masculinidade e das relações paternais. Em The First Car, Adali Schell (Estados Unidos) retrata os seus amigos nos seus primeiros automóveis, evocando a sensação de uma viagem partilhada, memórias quase esquecidas e o sentimento de inquietação juvenil ao crescer em Los Angeles.

 

DESPORTO

Em Finger Wrestling in Bavaria, Angelika Jakob (Alemanha) dá destaque ao desporto menos conhecido da luta de dedos. Com humor e carinho, as imagens de Jakob retratam o processo de treino intensivo com pesos de dedo e a atmosfera tumultuosa dos campeonatos. Em Kald Sòl (Cold Sun), de Thomas Meurot (França), seguimos uma expedição de surf no frio da Islândia, com o formato a preto e branco a enfatizar as temperaturas gélidas que persistem mesmo sob o sol de inverno. Por sua vez, Surf in Dakar, de Tommaso Pardini (Itália), analisa o florescente panorama do surf senegalês através do percurso de um jovem surfista promissor, que aspira a competir na cena internacional.

NATUREZA MORTA

Em Still Like Art, de Peter Franck (Alemanha), o fotógrafo capta uma série de composições e naturezas mortas estranhas e surreais, fotografadas a preto e branco. Em London Plane Tree, Beth Galton (Estados Unidos) analisa o descascar das camadas da nossa identidade, através da fotografia de tiras de casca de árvore sobrepostas em autorretratos. A série Flora de Federico Scarchilli (Itália) destaca o papel vital das plantas na medicina, justapondo fotografias de espécies-chave que foram fundamentais para o desenvolvimento da medicina moderna, com filas de comprimidos dispostos simetricamente.

NATUREZA E VIDA SELVAGEM

A obra Suspended Worlds de Eva Berler (Grécia) convida o espetador a olhar mais de perto o mundo das teias de aranha, onde o tempo e a ação são congelados, captando as complexidades artísticas e irregulares destas criações efémeras. Em In the Footsteps of Giants, de Jasper Doest (Países Baixos), o fotógrafo revela o delicado equilíbrio entre humanos e elefantes nas zonas rurais da Zâmbia, uma trégua inquieta que é cada vez mais perturbada à medida que ambas as populações disputam os recursos limitados. Em King Without a Throne: Poached or Dehorned, o fotógrafo Haider Khan (Índia) documenta dois rinocerontes em cativeiro na Alemanha e na Índia. A série explora as complexidades do processo de "descorna" que, apesar de ajudar a manter os rinocerontes a salvo dos caçadores furtivos, os deixa vulneráveis sem o seu sistema de defesa natural.

Os trabalhos dos fotógrafos finalistas e pré-selecionados no Concurso Profissional foram avaliados por: Elena Navarro, Curadora, Produtora e Consultora de Fotografia, México; Mutsuko Ota, Diretor Editorial da IMA Magazine, Japão; Elisabeth Sherman, Curador Sénior, Diretor de Exposições e Coleções, International Center of Photography (ICP), Estados Unidos; Tanzim Wahab, Curador, Spore Initiative, Alemanha e Diretor do Festival, Chobi Mela, Bangladesh; e Monica Allende, Curadora Independente, Consultora de Fotografia e Presidente do Júri.


FINALISTAS E PRÉ-SELECIONADOS DO CONCURSO PROFISSIONAL

ARQUITETURA E DESIGN

Finalistas

Siobhán Doran, Irlanda

Yaser Mohamad Khani, República Islâmica do Irão

Karol Pałka, Polónia

Pré-selecionados

Francesco Amorosino, Itália

Maciej Czarnecki, Polónia

Joseph Horton, Reino Unido

Marc Koegel, Canadá

Julia Mustonen-Dahlkvist, Finlândia

Nick Ng, Malásia

Albrecht Voss, Alemanha

CRIATIVIDADE

Finalistas

Mackenzie Calle, Estados Unidos

Tine Poppe, Noruega

Sujata Setia, Reino Unido

Pré-selecionados

Daniela Balestrin, Brasil

Diana Cheren Nygren, Estados Unidos

Peter Franck, Alemanha

Noru Innes, Finlândia

Lei Jiang, China Continental

Romain Laurendeau, França

Qiu Yan, China Continental

PROJETOS DE DOCUMENTÁRIO

Finalistas

Davide Monteleone, Itália

Juliette Pavy, França

Brent Stirton, África do Sul

Pré-selecionados

Raphael Alves, Brasil

Ernesto Benavides, Peru

Natalia Garbu, Moldávia

Eddo Hartmann, Países Baixos

Jens Juul, Dinamarca

Frankie Mills, Reino Unido

Renaud Philippe, Canadá

AMBIENTE

Finalistas

Jean-Marc Caimi & Valentina Piccinni, Itália

Mahé Elipe, França

Maurizio Di Pietro, Itália

Pré-selecionados

Javier Arcenillas, Espanha

Aletheia Casey, Austrália

Sachin Ghai, Índia

Jonas Kakó, Alemanha

Maximilian Mann, Alemanha

Kathleen Orlinsky, Estados Unidos

PAISAGEM

Finalistas

Jim Fenwick, Reino Unido

Eddo Hartmann, Países Baixos

Fan Li, China Continental

Pré-selecionados

Liang Chen, China Continental

Hendrik J. Hunter, Países Baixos

Kevin Kraugartner, Alemanha

Alessio Paduano, Itália

Ekrem Sahin, Turquia

Yevhen Samuchenko, Ucrânia

Haozheng Wu, Macau

PORTFÓLIO

Finalistas

Aly Hazzaa, Egito

Angelika Kollin, Estónia

Jorge Mónaco, Argentina

Pré-selecionados

Paweł Bojarski, Polónia

Lydia Grizzle, Estados Unidos

Horst Kirstner, Alemanha

Anna Neubauer, Áustria

Mojtaba Radmanesh, República Islâmica do Irão

 

 

RETRATO

Finalistas

Drew Gardner, Reino Unido

Valery Poshtarov, Bulgária

Adali Schell, Estados Unidos

Pré-selecionados

Liang Chen, China Continental

Owen Harvey, Reino Unido

Jiatong Lu, China Continental

Michael O. Snyder, Estados Unidos

 

 

DESPORTO

Finalistas

Angelika Jakob, Alemanha

Thomas Meurot, França

Tommaso Pardini, Itália

Pré-selecionados

Lorenzo Foddai, Itália

Oles Kromplias, Ucrânia

James Rokop, Estados Unidos

Piotr Sadurski, Polónia

Kai Schwörer, Alemanha

Luis Tato, Espanha

Lucas Urenda, Chile

 

NATUREZA MORTA

Finalistas

Peter Franck, Alemanha

Beth Galton, Estados Unidos

Federico Scarchilli, Itália

Pré-selecionados

William Abranowicz, Estados Unidos

Raúl Belinchón Hueso, Espanha

Kristina Kulakova, Áustria

Helen McLain, Estados Unidos

Michael Young, Estados Unidos

NATUREZA E VIDA SELVAGEM

Finalistas

Eva Berler, Grécia

Jasper Doest, Países Baixos

Haider Khan, Índia

Pré-selecionados

Steven Begleiter, Estados Unidos

Kathryn Cooper, Reino Unido

Massimo Giorgetta, Itália

Kathleen Orlisnky, Estados Unidos

Jen Osborne, Canadá

Jacques Smit, África do Sul

Lukas Zeman, República Checa

 

 

 

 

CONTACTOS PARA A IMPRENSA

PARA MAIS INFORMAÇÕES, CONTACTE:

Polly Brock / Vanda Ivančić em media@creoarts.com

NOTAS AOS EDITORES

 

SOBRE OS SONY WORLD PHOTOGRAPHY AWARDS

Produzidos pela World Photography Organisation, os Sony World Photography Awards são já considerados um dos mais importantes eventos do setor da fotografia à escala global. Atualmente na sua 17.ª edição, estes prémios de participação gratuita representam uma voz global para a fotografia e fornecem uma visão vital da fotografia contemporânea. Além disso, oferecem quer aos talentos emergentes, quer aos artistas profissionais oportunidades de classe mundial para a exposição dos seus trabalhos. Os Prémios também reconhecem os artistas mais influentes do mundo que trabalham no meio através do Prémio de Extraordinária Contribuição para a Fotografia. O aclamado fotógrafo Sebastião Salgado será o galardoado com o prémio de 2024, juntando-se a uma lista distinta de nomes icónicos, incluindo William Eggleston, Mary Ellen Mark, Martin Parr, Candida Höfer, Nadav Kander, Gerhard Steidl, Graciela Iturbide, Edward Burtynsky e Rinko Kawauchi. Os prémios apresentam os trabalhos dos fotógrafos vencedores e finalistas numa exposição anual realizada na prestigiada Somerset House, em Londres. As nossas hashtags a seguir são #SonyWorldPhotographyAwards e #SWPA2024. worldphoto.org/sony-world-photography-awards-exhibition

 

SOBRE A WORLD PHOTOGRAPHY ORGANISATION

A World Photography Organisation é uma plataforma global líder dedicada ao desenvolvimento e avanço da cultura fotográfica. A sua programação e iniciativas de competição oferecem oportunidades valiosas para os artistas que trabalham no setor da fotografia e ajudam a ampliar o diálogo em torno do seu trabalho. Os Sony World Photography Awards são o principal programa da World Photography Organisation. Criados em 2007, são um dos maiores e mais prestigiados concursos de fotografia do mundo; celebram o trabalho de fotógrafos líderes e emergentes e, anualmente, atraem dezenas de milhares de visitantes de todo o mundo às suas exposições. A World Photography Organisation é o ramo dedicado à fotografia da Creo, responsável por iniciativas e programas em três setores: fotografia, filme e arte contemporânea. Siga a World Photography Organisation no Instagram (@worldphotoorg), Twitter (@WorldPhotoOrg) e LinkedIn/Facebook (World Photography Organisation).

 

CREO

A Creo cria e organiza eventos e programas em três áreas fundamentais: fotografia, filme e arte contemporânea. Fundada em 2007 como World Photography Organisation, desde então a Creo alargou o seu âmbito de atuação, aprofundando a sua missão de desenvolver oportunidades significativas para criativos e de expandir o alcance das suas atividades culturais. Atualmente, os seus principais projetos incluem os Sony World Photography Awards, Sony Future Filmmaker Awards, PHOTOFAIRS Shanghai, Photo London e PHOTOFAIRS New York. Trabalhando em parceria com a Angus Montgomery Arts, a Creo ajuda a concretizar as iniciativas do grupo, incluindo algumas das principais feiras de arte do mundo. Inspirada na palavra latina para "Eu crio", é neste espírito que a Creo procura capacitar e dar liberdade às vozes criativas. www.creoarts.com

 

SONY GROUP CORPORATION

A Sony Group Corporation é uma empresa de entretenimento criativo com uma base sólida de tecnologia. Desde jogos e serviços de rede até música, filmes, produtos e soluções de eletrónica, e serviços financeiros, a Sony visa encher o mundo de emoções através do poder da criatividade e da tecnologia. Para mais informações, visite: sony.com/en

 

SONY CORPORATION

A Sony Corporation é responsável pelo segmento de Entretenimento, Tecnologia e Serviços (ET&S) no Grupo Sony. Com o objetivo de "continuar a fornecer Kando e Anshin* às pessoas e à sociedade em todo o mundo através da busca de tecnologias e novos desafios", a Sony irá criar produtos e serviços em várias áreas, como o entretenimento em casa, som, imagem e comunicações móveis. Para mais informações, visite: www.sony.net * Ambas palavras japonesas, "Kando" significa emoção e "Anshin" tem vários significados, como tranquilidade, segurança, fiabilidade e confiança.

 

CRÉDITOS DE IMAGEM

DA ESQUERDA PARA A DIREITA, A PARTIR DA LINHA SUPERIOR:

© Kathleen Orlinsky, Estados Unidos, Pré-selecionado, Concurso Profissional, Vida Selvagem e Natureza, Sony World Photography Awards 2024

© Davide Monteleone, Itália, Finalista, Concurso Profissional, Projetos de Documentário, Sony World Photography Awards 2024

© Adali Schell, Estados Unidos, Finalista, Concurso Profissional, Retrato, Sony World Photography Awards 2024

© Jen Osborne, Canadá, Pré-selecionado, Concurso Profissional, Vida Selvagem e Natureza, Sony World Photography Awards 2024

© Frankie Mills, Reino Unido, Pré-selecionado, Concurso Profissional, Projetos de Documentário, Sony World Photography Awards 2024

© Liang Chen, China Continental, Pré-selecionado, Concurso Profissional, Retrato, Sony World Photography Awards 2024

© Jim Fenwick, Reino Unido, Finalista, Concurso Profissional, Paisagem, Sony World Photography Awards 2024

© Owen Harvey, Reino Unido, Pré-selecionado, Concurso Profissional, Retrato, Sony World Photography Awards 2024

© Steven Begleiter, Estados Unidos, Pré-selecionado, Concurso Profissional, Vida Selvagem e Natureza, Sony World Photography Awards 2024

© Mojtaba Radmanesh, República Islâmica do Irão, Pré-selecionado, Concurso Profissional, Portfólio, Sony World Photography Awards 2024

© Eddo Hartmann, Países Baixos, Finalista, Concurso Profissional, Paisagem, Sony World Photography Awards 2024

© Jens Juul, Dinamarca, Pré-selecionado, Concurso Profissional, Projetos de Documentário, Sony World Photography Awards 2024

© Brent Stirton, África do Sul, Finalista, Concurso Profissional, Projetos de Documentário, Sony World Photography Awards 2024

© Lukas Zeman, República Checa, Pré-selecionado, Concurso Profissional, Vida Selvagem e Natureza, Sony World Photography Awards 2024

© Jonas Kakó, Alemanha, Pré-selecionado, Concurso Profissional, Ambiente, Sony World Photography Awards 2024

 

 

Receba atualizações na sua caixa de correio

Ao clicar em "Inscrever-se", confirmo que li e concordo com a Política de Privacidade.