A Sony Semiconductor Solutions irá lançar um sensor de imagem CMOS empilhado com 3,2 megapíxeis efetivos, compatível com objetivas do tipo 1/3, e obturador global para uso industrial

Incluindo a mais alta resolução da indústria nesta classe

sss.PNG

Atsugi, Japão - A Sony Semiconductor Solutions Corporation (SSS) anunciou hoje o lançamento do IMX900, um sensor de imagem CMOS empilhado com 3,2 megapixels efetivos*1, compatível com objetivas do tipo 1/3, e obturador global para uso industrial, que apresenta a resolução mais elevada*2 da sua classe.

O novo sensor utiliza uma estrutura de píxeis original para melhorar drasticamente a eficiência da condensação de luz e a sensibilidade próxima do infravermelho, em comparação com os produtos convencionais, permitindo a miniaturização dos píxeis e mantendo as principais características exigidas pelos sensores de imagem industriais. Este design atinge a resolução mais elevada da indústria*2 de 3,2 megapíxeis efetivos para um sistema de obturação global do tipo 1/3.1 que se adapta à S-mount (M12), a montagem amplamente utilizada em câmaras industriais compactas e câmaras de visão integradas.

O novo produto contribuirá para a agilização das tarefas industriais de diversas formas, através da utilização em aplicações como a leitura de códigos no mercado da logística e do auxílio na automatização dos processos de fabrico com robôs de recolha em linhas de produção, ajudando assim a resolver problemas em aplicações industriais.

 

*1 Com base no método de especificação dos píxeis efetivos do sensor de imagem.

*2 Entre os sensores de imagem CMOS com um obturador global, que são compatíveis com objetivas do tipo 1/3 para uso industrial. A partir do anúncio em 13 de outubro de 2023.

Sensor de imagem CMOS IMX900
Sensor de imagem CMOS IMX900

Nome do modelo

Data de expedição da amostra (prevista)

Sensor de imagem CMOS empilhado tipo 1/3.1 com 3,2 megapíxeis efetivos*1 (diagonal de 5,81 mm) IMX900

Outubro de 2023

Com o aumento da procura de automação e de poupança em termos de mão de obra em todas as indústrias, a tecnologia de obturação global original Pregius S™ da SSS contribui para um melhor reconhecimento da imagem ao permitir a captação de imagens de alta velocidade, elevada precisão e sem distorção de movimento num design compacto. O novo sensor utiliza uma estrutura de píxeis única desenvolvida com base no Pregius S, deslocando a unidade da memória*3, que estava anteriormente localizada no mesmo substrato que o fotodíodo, para uma área do circuito de processamento de sinal separada. Este novo design permite aumentar a área do fotodíodo, o que possibilita a miniaturização dos píxeis (2,25 μm) enquanto mantém um elevado volume do sinal de saturação, permitindo uma maior contagem de píxeis de aproximadamente 3,2 megapíxeis efetivos para um sensor de tipo 1/3.1.

A deslocação da unidade da memória para a área do circuito de processamento de sinal também aumentou o rácio de abertura, proporcionando melhorias significativas tanto na dependência do ângulo da luz incidente*4 como na eficiência quântica. Estas características permitem um nível muito maior de flexibilidade no design das objetivas para as câmaras que utilizam este sensor. Além disso, uma área de fotodíodo mais espessa otimiza a sensibilidade do comprimento de onda próximo do infravermelho (850 nm) e praticamente duplica a eficiência quântica, relativamente aos produtos convencionais.*5

Este produto compacto do tipo 1/3.1 está disponível num tamanho compacto que se adapta à S-mount (M12), o tipo de montagem versátil utilizado em aplicações industriais. Pode ser utilizado numa vasta gama de aplicações em que são pretendidos designs de produtos mais compactos e de desempenho superior, como em câmaras compactas para leitores de códigos de barras no mercado da logística, câmaras de robôs de recolha em linhas de produção e veículos autoguiados (AGVs) e robôs móveis autónomos (AMRs) que realizam tarefas de transporte para os trabalhadores.

 

*3 Memória que armazena temporariamente os sinais.

*4 Características de condensação da luz para a incidência da luz nos píxeis de um sensor de imagem em ângulo.

*5 Em comparação com o sensor de imagem CMOS tipo 1/2.9 com 1,58 megapíxeis IMX296 da SSS.

 

Secção transversal da estrutura de píxeis. Produto que utiliza a tecnologia Pregius S convencional (esquerda) e o IMX900 que utiliza a nova estrutura de píxeis (direita)
Secção transversal da estrutura de píxeis. Produto que utiliza a tecnologia Pregius S convencional (esquerda) e o IMX900 que utiliza a nova estrutura de píxeis (direita)

 

Funções principais

  • A mais alta resolução da indústria*2 para um sensor de imagem com um obturador global compatível com uma objetiva do tipo 1/3, a aproximadamente 3,2 megapíxeis efetivos

 

  • A dependência do ângulo de luz incidente amplamente melhorada confere uma maior flexibilidade ao design da objetiva
Exemplo de efeitos resultantes de uma melhor dependência do ângulo da luz incidente
Exemplo de efeitos resultantes de uma melhor dependência do ângulo da luz incidente
  • Oferece aproximadamente o dobro do desempenho quântico dos produtos convencionais*5 no comprimento de onda próximo do infravermelho
Comparação de imagens utilizando uma iluminação próxima do infravermelho (850 nm)(Comparação em equivalente com píxeis de 2,25 μm, utilizando a estrutura Pregius convencional)
Comparação de imagens utilizando uma iluminação próxima do infravermelho (850 nm)(Comparação em equivalente com píxeis de 2,25 μm, utilizando a estrutura Pregius convencional)
  • Inclui funcionalidades no chip para maior conveniência na redução da carga de processamento de imagem pós-produção

Neste produto, estão incluídas várias funcionalidades para aliviar a carga de processamento de imagem pós-produção e melhorar a precisão do reconhecimento, como a Exposição Automática Rápida, que permite o cálculo e a configuração a alta velocidade dos tempos de exposição ideais, e o Quad HDR, que expande a gama dinâmica definindo múltiplos tempos de exposição em unidades de quatro píxeis cada. Estas funcionalidades ajudam a simplificar o design da câmara, reduzir os custos e melhorar a precisão do reconhecimento.

Exemplo de utilização da função Exposição Automática Rápida

 

  • Imagens de alta velocidade a 113 fps*6

*6 Com saída de 10 bits.

 

Para obter mais informações, visite os seguintes websites.

Informações sobre o produto IMX900:
https://www.sony-semicon.com/en/products/is/industry/gs/imx900.html

Tecnologia de obturação global:
https://www.sony-semicon.com/en/technology/industry/pregius.html

 

Principais especificações

Nome do modelo

 

IMX900

Píxeis efetivos

 

Aprox. 3,2 megapíxeis

2064 × 1552 (H × V)

Tamanho da imagem

 

Diagonal de 5,81 mm (tipo 1/3.1)

Tamanho das células da unidade

 

2,25 μm × 2,25 μm

Taxa de fotogramas

Todos os píxeis

8 bits 120 fps ​ 

10 bits 113 fps

12 bits 70 fps

Fonte de alimentação

Analógica

2,9 V

 

Digital

0,8 V

 

Interface

1,8 V

Novas funções principais

 

Exposição Automática Rápida

Quad HDR

Quad Shutter Control

Saída

 

MIPI 4 linhas
SLVS 4 canais

Filtro de cor

 

Bayer/monocromático

Encapsulamento

 

Encapsulamento cerâmico (LGA)

Tamanho: 12,0 mm × 9,3 mm

 

Pregius / Pregius S e os respetivos logótipos são marcas registadas ou marcas comerciais da Sony Group Corporation ou das suas empresas afiliadas.

 

Questões da imprensa: Departamento de Relações Públicas, Sony Semiconductor Solutions Corporationsemicon.press@sony.com

 

 

 

 

 

 

Receba atualizações na sua caixa de correio

Ao clicar em "Inscrever-se", confirmo que li e concordo com a Política de Privacidade.