Vozes dos membros do projeto AX700

Estandarte da Handycam®
para profissionais
de
filmes.

Apresentamos os nossos engenheiros.

As câmaras de vídeo profissionais da Sony são há muito tempo aclamadas em diversas áreas de produção de filmes, como estúdios de televisão e de produção de cinema. A Sony combina tecnologias avançadas de câmara de vídeo e toda a sua experiência num único modelo de consumidor e o resultado é a FDR-AX700. Porque é que a Sony decidiu introduzir este modelo de Handycam® de alto desempenho, praticamente caracterizado como uma câmara de vídeo profissional, no mercado do consumidor geral? Entrevistámos três membros da equipa de desenvolvimento para conhecer a sua visão e objetivos.

Junichiro

Junichiro Tamagawa 

[Planeamento do produto]

Nobuhiro

Nobuhiro Onouchi 

[Design de produto (Líder de projeto)]

Hitoshi

Hitoshi Ueda

[Tecnologia de software (AF)]

Conceito

A funcionalidade e o design oferecem uma agilidade genuíno na captação de filmes que conquista os profissionais e satisfaz os requisitos dos amadores.

Em primeiro lugar, como é que a AX700 atingiu a sua fase avançada de desenvolvimento? Qual é o historial?

AX700

Junichiro Tamagawa
[Planeamento de produto]

As TVs 4K têm vindo a tornar-se cada vez mais populares e a utilização geral de software de edição de filme está a aumentar, gerando mudanças dramáticas a nível do ambiente de captação de filmes. Os utilizadores amadores que gravam filmes como passatempo requerem um desempenho elevado e facilidade de operação, tendo como referência os modelos profissionais. Isto significa que a fronteira entre profissionais e amadores está a esbater-se. No passado, a Sony estabelecia uma clara separação entre as câmaras introduzidas para o utilizador geral e de utilização profissional para estúdios de televisão e produção de cinema. Atualmente, os produtos de produção de imagem são escolhidos sem esta distinção por ambos os tipos de utilizadores. Por exemplo, a série α de câmaras de lentes amovíveis digitais de alto desempenho para o consumidor geral é acolhida entusiasticamente pelos criadores de filmes profissionais. Por isso, agora, introduzimos três modelos de câmara de vídeo, a XDCAM PXW-Z90 (daqui em diante designada por "Z90"), a NXCAM HXR-NX80 (daqui em diante designada por "NX80") e a Handycam® FDR-AX700 (daqui em diante designada por "AX700"), para responder às necessidades de profissionais e amadores da nossa área de câmaras de vídeo.

A Z90 e NX80 são caraterizadas como câmaras de vídeo profissionais, enquanto a AX700 é categorizada como uma câmara de vídeo de consumidor geral denominada Handycam®. Na realidade, estas três câmaras são uma espécie de irmãs, com um desempenho de qualidade de imagem praticamente igual.

Qual foi o objetivo de desenvolvimento da AX700 na linha Handycam®?

Junichiro Tamagawa

Junichiro Tamagawa
Planeamento de produto

A FDR-AX100 (daqui em diante referida como "AX100"), introduzida em 2014, foi o modelo principal da Handycam® anterior. O seu suporte de gravação de filmes 4K e capacidade de imagem elevada, como a possibilidade de transformar boas fotografias em excelentes filmes, foram caraterísticas altamente aclamadas. Agora, a AX700 supera a sua predecessora, combinando uma herança de desempenho de alta qualidade com novas funções, para oferecer caraterísticas altamente funcionais. À medida que os amadores avançados exploram a gravação de filmes como um passatempo levado cada vez mais a sério, ficamos a saber que os utilizadores desejam mais prazer na gravação de filmes e mais capacidades de introdução de alterações minuciosas nas definições.

Nobuhiro Onouchi
[Design de produto (Líder de projeto)] 

Para desenvolvermos a AX700, criámos uma equipa mista com membros do grupo de câmara de vídeo para consumidor geral e do grupo de câmara de vídeo profissional, e esta equipa mista desenvolveu o projeto. Este tipo de organização, diferente da mera seleção de membros de duas equipas, é pioneiro. Que tipo de equipa podia ser a ideal para desenvolver uma câmara com qualidade de profissional? Discutimos repetidamente esta questão e chegámos à conclusão de que deveríamos selecionar pessoas da área de design das câmaras de vídeo profissionais como principais responsáveis.

Nobuhiro Onouchi

Que tipos de requisitos específicos são cumpridos com o modelo AX700?

4

Junichiro Tamagawa
[Planeamento de produto] 

O anseio mais comum dos clientes da AX100 relaciona-se com o autofocus, por isso, dedicámos uma grande atenção à capacidade AF durante o desenvolvimento da AX700. A combinação de um sensor de imagem grande de tipo 1.0 com a função de gravação 4K permite capturar imagens com uma baixa profundidade de campo, mas esse tipo de desempenho requer uma focagem extremamente precisa. Mesmo que um objeto pareça focado durante a captação de filmes, os utilizadores ficam por vezes desapontados quando veem a filmagem no grande ecrã de uma TV 4K em casa e reconhecem que o objeto não está tão bem focado como esperavam. A câmara tem de focar os objetos sempre com precisão e no momento certo, já que cada cena é irrepetível e única. Isto pode parecer um requisito básico e comum, mas a verdade é que temos de assegurar aos nossos clientes a possibilidade de captar objetos em qualquer momento.

A AX700 herdou outras caraterísticas importantes das câmaras de vídeo profissionais?

Nobuhiro Onouchi
[Design de produto (Líder de projeto)]

A facilidade de manuseamento é essencial para os utilizadores profissionais. A estrutura e operação de menu são as principais diferenças relativamente aos modelos Handycam®. A AX700 permite alterar as definições de forma ainda mais meticulosa, e prestámos maior atenção à facilidade de utilização. Aumentámos a resolução do visor eletrónico OLED (EVF) e do painel do monitor LCD para reduzir a fadiga dos olhos na verificação de imagens, e equipámos proativamente a AX700 com dispositivos premium utilizados nas nossas câmaras de vídeo profissionais. Além disso, examinámos o formato da pega da câmara durante o desenvolvimento da AX700 para garantir uma melhor estabilidade durante a gravação.

lcd de visor eletrónico oled

Tecnologia

A velocidade AF comprovada em câmaras de lente amovível da série α revela agora o seu verdadeiro potencial no campo da captação de filmes.

Explique-nos um pouco mais o autofocus da AX700 e a atenção especial que os desenvolvedores prestaram a este aspeto.

Hitoshi Ueda

Hitoshi Ueda
[Tecnologia de software (AF)]

Pela primeira vez na história das câmaras de vídeo Handycam®, a AX700 incorpora o sistema AF híbrido e rápido de tecnologia de focagem automática, que conquistou a sua reputação positiva graças às câmaras digitais compactas com lente amovível da série α e Cyber-shot da Sony. Uma característica notável é o mais recente AF de deteção de fases combinado com AF de contraste de tipo convencional, com um extraordinário desempenho de focagem, um seguimento rápido, preciso e firme. O monitor LCD indica a posição da focagem através de uma moldura AF.

Junichiro Tamagawa
[Planeamento de produto]

O mais importante na focagem automática de fotografias é a rapidez e precisão com que a câmara consegue focar o objeto pretendido. No entanto, a captação de filmes utiliza um processo de transformação de uma imagem desfocada numa imagem focada para captação de expressões de filme. Neste caso, a focagem rápida não garante necessariamente um resultado de imagem especialmente notável. Em alguns casos, uma focagem automática rápida e precisa é evidentemente importante na captação de filmes, mas um movimento de focagem suave e a sua impressão de qualidade são igualmente essenciais.

Hitoshi Ueda
[Tecnologia de software (AF)]

A tecnologia AF garante um movimento de focagem rápido, natural e confortavelmente suave, combinando um sensor de imagem com AF de deteção de fases e um novo algoritmo desenvolvido exclusivamente para a captação de filmes. Como é que a câmara desloca o seu atual ponto de focagem para o objeto pretendido seguinte? Graças ao sistema AF de deteção de fases que prevê o objetivo pretendido, a câmara realiza um cálculo da velocidade de focagem apropriada para obter uma imagem de filme focada suavemente.

Mencionou a focagem automática estável de qualidade. Pode fornecer mais alguns detalhes?

Focagem automática

Hitoshi Ueda
[Tecnologia de software (AF)]

Claro. A natureza estável do seguimento de objetos é um grande atrativo para os clientes da AX700. Um total de 273 pontos AF de deteção de fases oferece aproximadamente 84% de cobertura AF da área de imagem total, e cada um destes pontos AF desempenha uma função no cálculo de um ponto no objeto de focagem. Em seguida, o sistema combina dados de cada um desses pontos AF e identifica o objeto pretendido pelo utilizador. Além disso, deteta o tamanho e o movimento do objeto especificado.

No entanto, nem sempre é desejável um seguimento firme. Por exemplo, se o utilizador da câmara se deparar com uma situação nova, como quando o seu filho irrompe pela área que está a captar quando está a fotografar uma paisagem, pode sentir-se tentado a focar rapidamente o seu filho. Numa situação diferente, pode não desejar um seguimento rápido quando altera subitamente a direção da sua câmara, desejando antes uma transição rápida de um objeto focado para outro. Por isso, a AX700 oferece uma gama de Sensibilidade de Mudança de Objeto AF. Isto permite ao utilizador escolher entre cinco níveis de sensibilidade para mudar de um objeto para outro, entre RESPONSIVO e FIXO. Além disso, a câmara oferece cinco níveis de definições de Gama de Profundidade de Seguimento AF, entre LARGA e ESTREITA. Graças a estas funcionalidades altamente personalizáveis, a câmara permite ao utilizador captar a expressão de imagem desejada.

Um algoritmo desenvolvido recentemente também desempenha um papel essencial na avaliação da mudança de objeto. Além disso, é necessária uma capacidade de afinação sofisticada para realizar uma personalização de definições diversificada. Enquanto membro da equipa de desenvolvimento da Sony e como indivíduo, ganhei um conhecimento considerável nesta área. A nova câmara incorpora aquilo que considerei necessário, assim como as ideias que produzi enquanto estive à frente do desenvolvimento do AF de deteção de fases de plano focal para câmaras de lente amovível da série α.

A AX700 responde a várias situações e requisitos de captação. Tem alguma sugestão sobre a forma como gostaria que os clientes experimentassem esta câmara?

Hitoshi Ueda

Hitoshi Ueda
[Tecnologia de software (AF)]

No Japão, muitos utilizadores gostam de tirar fotografias de comboios. Mas os comboios não passam constantemente. Em caso de oportunidades de captação limitadas, é difícil captar comboios com uma focagem nítida através da focagem manual e isto é especialmente difícil quando realiza filmes de comboios com qualidade 4K que requerem técnicas de focagem avançada. Nessas situações de captação, a AX700 oferece um AF híbrido e rápido, para resultados altamente eficazes.

Dispositivo

Um dos grandes pontos fortes da Sony é o desenvolvimento interno de todos os dispositivos principais. Isto permite-nos oferecer a melhor solução a nível tecnológico.

Assim, o AF híbrido e rápido proporciona uma focagem nítida para maximizar a qualidade 4K. Pode agora explicar os atrativos para os clientes dos filmes 4K?

Nobuhiro Onouchi

Nobuhiro Onouchi
[Design de produto (Líder de projeto)]

A AX700 inclui um sensor CMOS empilhado Exmor RS™ tipo 1.0. O design deste sensor de imagem é uma estrutura de circuito de camadas (empilhada) que permite o processamento de sinal e de pixel de alta velocidade em diferentes camadas, possibilitando uma leitura rápida de dados. Além de contribuir para melhorar a qualidade de imagem, suprime também a distorção de imagem provocada pelo fenómeno de obturador rotativo.

Este sensor CMOS Exmor RS é combinado com o motor de processamento de imagem de alta velocidade BIONZ X para uma expressão de tonalidade e textura natural; com uma lente ZEISS® Vario Sonnar T* que inclui a lente AA (asférica avançado) de tipo fino proprietária da Sony para um desempenho canto-a-canto de alto detalhe; e com um algoritmo desenvolvido internamente para oferecer imagens de filme com qualidade elevada excecional.

Junichiro Tamagawa
[Planeamento de produto]

Este sensor CMOS Exmor RS é combinado com o motor de processamento de imagem de alta velocidade BIONZ X para uma expressão de tonalidade e textura natural; com uma lente ZEISS® Vario Sonnar T* que inclui a lente AA (asférica avançado) de tipo fino proprietária da Sony para um desempenho canto-a-canto de alto detalhe; e com um algoritmo desenvolvido internamente para oferecer imagens de filme com qualidade elevada excecional. Estes "quatro pilares", o sensor de imagem, o processador de imagem, a unidade da lente e o algoritmo são fruto do trabalho de equipa.

bionz x

O 4K HDR (daqui em diante referido como "HDR") foi agora incluído para maximizar o apelo dos filmes 4K?

HDR

Junichiro Tamagawa
[Planeamento de produto]

Em primeiro lugar, pode estar a perguntar-se o que é o HDR. Resumidamente, o HDR oferece imagens semelhantes à perceção humana da realidade. Em comparação com os televisores convencionais, esta tecnologia oferece uma expressão de uma gama dinâmica mais ampla com gradações mais subtis. A beleza de imagem não consiste apenas numa excelente resolução, mas também numa variedade de elementos. Explorámos o HDR em busca de uma gama e reprodução de cores ricas, gradações ideais entre realces e áreas sombreadas da imagem.

São necessários televisores compatíveis com HDR para poder desfrutar de filmes HDR e a disponibilidade dos televisores compatíveis com 4K HDR está a aumentar rapidamente. Em resposta a este mercado crescente, decidimos criar um ambiente de captação de filmes que permite aos utilizadores fazer filmes HDR e desfrutar imediatamente da beleza do HDR em televisores compatíveis com HDR sem necessidade de uma edição complexa. A Sony já introduziu câmaras de vídeo compatíveis com HDR e esta tecnologia de especialista é incorporada na AX700. Na realidade, os membros da equipa de câmaras profissionais participaram no desenvolvimento da AX700, o que foi uma excelente vantagem. Esperamos que os utilizadores da AX700 venham a desfrutar do seu trabalho de filmes através do Televisor BRAVIA® compatível com 4K HDR da Sony para apreciarem ao máximo a beleza dos filmes 4K HDR num grande ecrã.

Compatível com 4K HDR

Facilidade de utilização

Respondemos à necessidade de menus e acessórios práticos, oferecendo um design que ajuda o utilizador a escolher e utilizar seleções de forma fácil e rápida.

Além de oferecer qualidade de imagem de topo e expressões de imagem diversificadas, de que outra forma é que a Sony ajuda os utilizadores a gravarem com mais paixão na sua captação de filmes?

Junichiro Tamagawa

Junichiro Tamagawa
[Planeamento de produto]

Atualmente, existem várias formas de gravar vídeo. Como a AX700 é uma câmara de vídeo, deve oferecer o máximo conforto operacional para a gravação de filmes. O nosso objetivo foi tornar a AX700 na melhor escolha em termos de facilidade de operação.

Nobuhiro Onouchi
[Design de produto (Líder de projeto)]

Por isso, o nosso objetivo foi conferir uma sensação operacional que agrade aos utilizadores, como se a câmara fosse uma extensão do corpo. A AX700 foi concebida com o objetivo de permitir aos clientes captar facilmente as imagens desejadas. Com esta ideia em mente, incorporámos designs engenhosos, incluindo um equilíbrio de peso sentido pelo utilizador quando segura na câmara, facilidade na pressão dos botões e facilidade de operação do menu. Por exemplo, o tamanho da AX700 foi ligeiramente aumentado relativamente à AX100. O resultado é um design de pega maior, mais comum em câmaras de vídeo profissionais que proporcionam tipicamente facilidade de operação em produtos para profissionais. Assim, os utilizadores podem segurar firmemente na câmara e efetuar, de forma suave, ajustes meticulosos, como a velocidade de zoom, por exemplo.

Junichiro Tamagawa
[Planeamento de produto]

Embora os consumidores tendam a comparar especificações quando escolhem um produto como este, prestámos atenção não só às especificações efetivas, mas também à sensação de utilização do produto. Quisemos realmente permitir aos utilizadores a realização de filmes de forma confortável, para se poderem concentrar totalmente na gravação. Por exemplo, foi melhorada a precisão do EVF e do monitor LCD, permitindo uma verificação fiável da focagem do objeto, assim como uma execução de alterações de definições e uma operação de gravação sem dificuldades. Mencionámos já o melhoramento da resolução do EVF e do monitor LCD e referimos que as molduras quadrangulares verdes indicam a área de focagem do sensor AF de deteção de fases. Mas como estes indicadores verdes são apresentados precisamente no ponto de focagem desejado, estas molduras móveis podem distrair enquanto piscam à volta do objeto. Por esse motivo, discutimos repetidamente o número, tamanho e a cor destas molduras.

Nobuhiro Onouchi
[Design de produto (Líder projeto)]

A precisão da função de peaking, que apresenta a área de focagem durante uma gravação com focagem manual, é significativamente aumentada. Mesmo quando grava filmes 4K de alta resolução, a focagem pode ser operada manualmente com a precisão desejada, já que reexaminámos o sistema para assegurar que a área de focagem da câmara é claramente apresentada. Estamos confiantes de que esta característica agradará aos clientes. É uma excelente vantagem, possibilitada pela resolução aumentada do EVF e do monitor LCD.

Foram intencionalmente adicionados ao design dispositivos de alto desempenho equivalentes aos presentes em câmaras de vídeo profissionais. Os principais exemplos desse tipo de dispositivos incluem o EVF e o monitor LCD, que esperamos que satisfaçam as elevadas expetativas dos clientes.

Junichiro Tamagawa
[Planeamento de produto]

Adicionalmente, em resposta ao feedback dos utilizadores da AX100, assegurámos que a AX700 inclui várias funções, incluindo um botão grande de zoom e uma ranhura dupla que permite a introdução de dois cartões SD simultaneamente. 

Há muito a dizer sobre o menu de interface de utilizador (IU), não é?

menu

Nobuhiro Onouchi
[Design de produto (Líder de projeto)]

O número de itens de menu aumentou substancialmente. No entanto, se um menu se tornar demasiado complicado, essa "melhoria" deixa de fazer sentido. Colocámos seis botões de função atribuível na estrutura da câmara que permitem ao utilizador aceder rapidamente às funções desejadas. Estes botões podem ser previamente configurados para que possa selecionar os itens de menu mais utilizados entre mais de 40 itens selecionáveis.

Se o "Menu Direto" for definido para uma das teclas de função atribuível, o utilizador pode controlar e ajustar definições como valor de abertura, sensibilidade ISO e velocidade do obturador utilizando os botões em cruz.

Hitoshi Ueda
[Tecnologia de software (AF)]

Quando um local de gravação em exterior é demasiado luminoso para utilizar o monitor LCD, sugiro a utilização combinada do EVF e dos botões em cruz, que funcionam bem em conjunto.

Junichiro Tamagawa
[Planeamento de produto]

Eis outra vantagem. Mesmo que a janela do menu seja exibida no monitor LCD, o menu não cobre totalmente o ecrã. Muitos utilizadores profissionais não gostam de funções que obstruem a imagem do que a câmara está a gravar. Por isso, este design de IU reflete as opiniões dos clientes.

Mensagem

Existem variadíssimas formas de realizar filmes intrigantes. Esperamos que a AX700 atraia o máximo de pessoas possível.

Diga-nos como as funções de gravação de Câmara lenta e Rápida e a Câmara super lenta alargam as suas opções de expressão de filme.

Câmara super lenta

Junichiro Tamagawa
[Planeamento de produto]

Entre toda a variedade de formas de gravar filmes, a AX700 oferece dois modos especiais de expressão de "tempo". Graças ao sensor CMOS Exmor RX, uma dessas funções é o modo Câmara super lenta, que permite que a câmara grave imagens à velocidade de 960 fps. Assim, a AX700 pode gravar filmes em câmara lenta até 40x, uma caraterística que apenas costumava estar disponível em dispendiosas câmaras de vídeo profissionais há apenas alguns anos. Outra função é o modo Câmara lenta e Rápida, que permite ao utilizador escolher uma frequência de fotogramas entre 120 fps e 1 fps. Como a técnica de câmara lenta é muito comum em televisão, muita gente está familiarizada com a mesma. Adicionalmente, a técnica de gravação em câmara rápida permite ligar uma série de imagens fixas captadas a intervalos para produzir um filme que parece avançar a alta velocidade.

Ouvi dizer que o segmento-alvo da AX700 não é específico de género ou de família, apelando antes aos utilizadores mais exigentes na captação de filmes. Envie uma mensagem para estes entusiastas da realização de filmes.

Junichiro Tamagawa

Junichiro Tamagawa
[Planeamento de produto]

Recentemente, além dos profissionais, também os utilizadores gerais se dedicam à captação de filmes e à produção de vídeos inspirados. Agora, podem mostrar o seu trabalho através das redes sociais e partilhá-lo com pessoas em todo o mundo. Imagino que esses produtores de filmes, incluindo os utilizadores que pretendem gravar filmes com a AX700, se dedicam com paixão à captação de filmes e ao seu trabalho. Por isso, quero continuar a desenvolver produtos mantendo as expetativas destes entusiastas no centro das minhas atenções. Partilhe com o público os seus filmes gravados com a AX700. 

Hitoshi Ueda
[Tecnologia de software (AF)] 

Desta vez, enfrentei vários desafios no desenvolvimento do AF híbrido e rápido e estou satisfeito por termos incluído na AX700 uma seleção generosa de vantagens tecnológicas e funcionalidades altamente recomendáveis. A AX700 reflete o legado Handycam® que permite aos utilizadores gravar de forma imediata e fácil belíssimos filmes, sem necessidade de alterar as predefinições. Mas a grande mais-valia desta câmara é a sua capacidade de personalização, permitindo responder a vários requisitos como uma câmara profissional e alargar a liberdade de captação. Espero que tire o máximo de proveito das definições flexíveis, consoante as suas necessidades.

Hitoshi Ueda
Nobuhiro Onouchi

Nobuhiro Onouchi
[Design de produto (Líder de projeto)]

A AX700 é o resultado de uma significativa inovação, digna de um modelo principal de Handycam®, concebido com paixão meticulosa para captar os sonhos dos utilizadores amadores e profissionais. Quero que os utilizadores peguem nela, toquem nela, a sintam e que a utilizem para descobrirem todo o seu potencial a nível de desempenho. Esta câmara oferece-lhe imagens em movimento muito mais suaves e impressionantes.