Entrevista com o projetista do produto

Saiba mais acerca da LSPX-S1

A Coluna de Som de Vidro da Sony cria um espaço extremamente sofisticado e proporciona uma sensação de presença tão realista que parece que a divisão está preenchida pelo som de alguém a cantar junto de si, iluminada pela luz suave semelhante a uma lanterna.

 

Divisão TS Empresarial, Produtor Sénior de Experiências de Consumidor
Yasushi Matsumoto

─ Como foi criado o conceito da Coluna de Som de Vidro?

  

“Sountina” NSA-PF1

Matsumoto: A Coluna de Som de Vidro tem origem na “Sountina” NSA-PF1, que foi criada em 2008. O seu conceito partiu do desejo de criar algo ao estilo de um “fontanário de som” que aparentemente transmitisse o fluxo de som no sentido ascendente a partir do centro de um determinado espaço. Foi desenvolvida com o objetivo de fundir a sensação de espaço totalmente preenchido de som translúcido com um design de excelência que se conjugasse perfeitamente com qualquer interior. Embora, na altura, a Sountina tivesse um preço de venda ao público superior a 1 milhão de JPY, foi recebida com grande entusiasmo. A Coluna de Som de Vidro evoluiu significativamente desde então: está equipada com uma versão atualizada da tecnologia da Sountina, está substancialmente mais compacta, tem uma distorção sonora inferior e uma melhor capacidade de resposta. Além disso, pode reproduzir música sem fios e pode ser alimentada através de bateria.

A “NSA-PF1” produzia som ao fazer vibrar um tubo de vidro orgânico. Possuía uma estrutura inovadora e um design sofisticado e gerou muito interesse. A “NSA-PF1” tinha uma altura aproximada de 1,80 m e todo o seu tubo de vidro orgânico oscilava, o que produzia um espaço acústico com um som tridimensional distribuído uniformemente com um alcance de 360 graus. Caracterizava-se pela sua atenuação mínima e proporcionava um som que chegava a todos os recantos da divisão, mesmo em espaços grandes como salões.

Imagem de diagrama da LSPX-S1.
Imagem de diagrama da LSPX-S1.

─ O mecanismo que permite que o som emane diretamente do vidro orgânico é único. Que características especiais tem em comparação com as colunas normais? 

Matsumoto: A maioria das colunas convencionais gera som ao fazer vibrar o cone, mas a Coluna de Som de Vidro faz oscilar toda a superfície do cilindro ao atingir as extremidades inferiores do tubo de vidro orgânico através de três atuadores que geram som com um alcance de 360 graus. Este mecanismo de atingir fisicamente a superfície para gerar som é semelhante ao princípio de tocar instrumentos de percussão ou de cordas e, dessa forma, as vibrações expandem-se por toda a superfície do vidro orgânico. Isto gera uma fonte de som cilíndrica que transporta a imagem acústica para o primeiro plano do tubo de vidro orgânico, o que permite que as vozes, os instrumentos de percussão e de cordas sejam reproduzidos com uma grande nitidez. Muitas vezes, os nossos clientes dizem-nos que soa tal como uma pessoa real a cantar diretamente a partir do tubo de vidro orgânico, que a sensação é de tal forma realista que acreditam que conseguem ouvir o vocalista a respirar e imaginam os lábios a moverem-se. Adoraríamos que o maior número de pessoas possível experimentasse este mesmo realismo.

─ Então, o som expande-se a partir do tubo de vidro orgânico com um alcance de 360 graus, uma característica única. Pode descrever algumas das outras características e como se utiliza a Coluna de Som de Vidro?

Matsumoto: A maioria das colunas convencionais é direcional, o que significa que a melhor posição para ouvir o som emitido se limita a estar diretamente à frente da coluna (no caso de colunas monaurais) ou entre duas colunas (no caso de colunas estéreo). Uma característica especial da Coluna de Som de Vidro consiste no facto de o som ser gerado no tubo de vidro orgânico com um alcance de 360 graus, o que garante que é possível ouvir o mesmo campo sonoro em qualquer local no espaço. Por exemplo, o espaço será preenchido pelo mesmo campo sonoro uniforme independentemente de a Coluna de Som de Vidro estar posicionada no canto ou no centro de uma divisão. Esta distribuição sonora uniforme demonstra a natureza não direcional da coluna e o ouvinte terá dificuldade em indicar exatamente a origem do som recorrendo apenas ao ouvido. Acreditamos que a Coluna de Som de Vidro proporciona uma experiência de som espacial confortável, sem que o cliente se aperceba que está a ouvir um dispositivo de eletrónica de consumo.

Valorizamos ainda mais esta caraterística ao incentivar os clientes a colocarem a Coluna de Som de Vidro no centro da mesa de jantar ou da mesa da varanda como uma garrafa de bom vinho, para os amigos e a família desfrutarem do tempo de lazer e se reunirem em torno da fonte de som.

* Não é à prova de água nem de pó

Imagem de grande plano da LSPX-S1.

A estrutura em alumínio maquinado possui propriedades acústicas excelentes e combina na perfeição com os diferentes materiais presentes no espaço de convívio.

Imagem de ângulo inferior da LSPX-S1.

Os botões de operação, como o controlo de volume, estão ocultos na parte inferior da coluna, o que disfarça a sua verdadeira identidade de dispositivo audiovisual.

─ Em termos de design, em que elementos é que se focou?

Matsumoto: Queríamos aplicar os nossos padrões exigentes ao design, tal como fizemos com a qualidade de som. No entanto, também sentimos que não queríamos conceber algo excêntrico sem nenhum motivo, algo que sobressaísse de forma estranha na sala de estar. Em vez disso, baseamos o design no conceito Life Space UX (design excelente que se integra perfeitamente no espaço) para criar um acabamento sofisticado que está ao dispor das sensibilidades humanas, em vez de ser demasiado exigente. A estrutura da coluna é feita em alumínio maquinado para alcançar um acabamento topo de gama e proporcionar uma qualidade de áudio excelente. A cor dourada pálida combina com os interiores de divisões japoneses e ocidentais com bom gosto. Além disso, os botões de operação, como o controlo de volume, estão ocultos na superfície inferior da unidade, o que disfarça a sua verdadeira identidade de coluna. 

Imagem de estilo de vida da LSPX-S1.

A acústica do som, com a sua sensação de translucidez distintiva do vidro orgânico, combina-se com o brilho quente da iluminação do LED para criar um sentimento verdadeiramente fantástico.

─ E existe uma lâmpada LED tipo filamento no centro do tubo de vidro orgânico?

Matsumoto: Sim. Considero que não se deve subestimar o papel da lâmpada. Cria uma ambiente semelhante a grupo de pessoas reunido à volta de uma fogueira e damos por nós a olhar fixamente para as chamas, algo que nos relaxa e faz sentir unidos com a natureza. As chamas parecem ter um poder mágico que permite às pessoas reunidas à sua volta falar de temas sobre os quais não conversariam normalmente. Tivemos muitos comentários positivos dos clientes que adquiriram a Coluna de Som de Vidro. Tivemos clientes que nos transmitiram que a luz quente e o som transformaram completamente o ambiente dos seus espaços e que a possibilidade de olhar para a lâmpada enquanto se ouvia a música os fazia sentir verdadeiramente relaxados. Isto é algo que nos faz aperceber realmente da importância da interação entre a luz e o som.

─ Então, a bateria incorporada permite que se utilize a Coluna de Som de Vidro mesmo em locais sem energia?

Matsumoto: Sim, está correto. A Coluna de Som de Vidro distribui o som uniformemente com um alcance de 360 graus, por isso pode ser colocada onde pretender. Queríamos tirar partido desta característica para posicionarmos livremente a coluna em qualquer local, independentemente de existir ou não uma tomada elétrica próxima ou de os cabos se tornarem um obstáculo e, por isso, decidimos que seria extremamente importante que a coluna funcionasse a bateria. Além disso, a funcionalidade de Bluetooth® facilita a reprodução sem fios, o que permite que os utilizadores desfrutem de uma experiência totalmente sem cabos e oiçam música em qualquer local. Esperamos mesmo que o maior número de clientes possível possa experimentar a derradeira experiência espacial em termos de luz e som produzida pela Coluna de Som de Vidro da Sony.

LSPX-S1

Coluna de vidro

LSPX-S1

Desfrute de um som cristalino e de uma luz suave que se mistura com o seu ambiente.