Entrevista com o projetista do produto

Saiba mais acerca do LSPX-P1

Este projetor de ecrã grande pode ser transportado com apenas uma mão e a sua inspiração advém do ambiente proporcionado por espaços acolhedores.

 

Divisão TS Empresarial, Produtor de Experiências de Consumidor.
Yusuke Murasawa

─ Fale-nos das ideias e do conceito por detrás da criação do projetor portátil de ultracurta distância LSPX-P1.

Murasawa: O conceito Life Space UX, que abrange este projetor portátil de ultracurta distância, foca-se na forma como os nossos espaços de convívio podem ser transformados. 

Imagem de produto da LSPX-P1.
Imagem de estilo de vida da LSPX-P1.

Por exemplo, pense na quantidade de pessoas que determina o posicionamento dos sofás, da mesa ou das cadeiras de jantar na sala de estar com base na localização das televisões de ecrã grande. Parece que os espaços pessoais são definidos pela TV. Nestes casos, a disposição incentiva naturalmente as pessoas a gravitar em torno do ecrã durante o quotidiano e começamos a questionar a comodidade deste conceito. Queríamos libertar as famílias das limitações dos dispositivos eletrónicos de consumo convencionais a que estão inadvertidamente ligadas e permitir que criassem livremente espaços ao seu gosto, nos quais pudessem ver filmes ou séries de TV em família. Estas ideias foram o incentivo para nos concentrarmos nos projetores compactos. Um projetor portátil permitiria que as pessoas vissem conteúdo de vídeo a partir de qualquer local na divisão, o que possibilitaria o posicionamento da mobília em qualquer local e um estilo de vida mais livre.

Imagem de estilo de vida da LSPX-P1.
Imagem de estilo de vida da LSPX-P1.

─ Qual a forma recomendada de utilizar o LSPX-P1? 

Murasawa: O LSPX-P1 é ligado a um dispositivo de entrada externos para desfrutar de TV, filmes e jogos, tal como um projetor normal. Também utiliza uma lente de ultracurta distância, por isso não necessita da distância de projeção normalmente necessária para os projetores convencionais, o que lhe permite ser utilizado em várias localizações.

Como novo desenvolvimento, adicionamos uma funcionalidade de "cartaz". Esta permite-lhe projetar imagens e vídeos em qualquer local, incluindo em locais até agora impossíveis. Para além de conteúdos como programas de televisão convencionais ou filmes dos quais poderá desfrutar “ativamente”, poderá também ver conteúdos “passivos”, como vídeos sobre a meteorologia no momento ou a hora atual, que poderão ter um aspeto agradável num determinado espaço da divisão. Também foram integradas muitas outras funcionalidades para simplificar a utilização da funcionalidade de “cartaz”, que lhe permitem definir a hora de LIGAR/DESLIGAR, ligar o projetor quando alguém de aproxima e desligá-lo quando se afasta. Gostaríamos que os nossos clientes experimentassem a visualização deste tipo de conteúdos “passivos”.

Imagem de estilo de vida da LSPX-P1.
Imagem de produto da LSPX-P1.

─ Durante o processo de desenvolvimento, houve algum aspeto que o tenha impressionado particularmente?

Murasawa: Uma das características do conceito Life Space UX consiste em concentrarmo-nos não só no produto em si, mas também na forma como o produto se adapta ao ambiente em que é colocado. Na fase de planeamento do produto, temos em conta estes fatores numa vasta gama de detalhes.

Por exemplo, os projetores convencionais têm um botão de alimentação na estrutura principal, bem como vários outros botões para focagem, volume e outras definições. Como é óbvio, focamo-nos na facilidade de utilização do dispositivo para os nossos clientes, mas decidimos colocar apenas o botão de alimentação na estrutura do LSPX-P1. Quanto à ultracurta distância, assumimos que os clientes fossem, naturalmente, colocar o projetor a alguma distância de si, por isso, decidimos colocar todos os botões de operação numa aplicação para smartphone e criar uma definição de autofocus para permitir o ajuste automático da focagem ao mover o projetor. Acreditamos que alcançamos um produto que combina a facilidade de utilização com todos os conceitos que queríamos transmitir.

Um outro elemento extremamente específico foi a decisão de alterar a luz LED verde convencional, que é normalmente utilizada para indicar que um dispositivo eletrónico foi ligado, para uma luz branca. Experimentamos a luz verde no LSPX-P1, mas sobressaía demais em vários espaços. Também reduzimos a luminosidade da luz branca para que os clientes continuem a conseguir identificar se o dispositivo está ligado, mas sem ser demasiado brilhante. Estes elementos foram determinados após termos executados vários testes em vários locais. 

Imagem de estilo de vida da LSPX-P1.
Imagem de diagrama do LSPX-P1.

─ A estrutura compacta do projetor está equipada com tudo, incluindo a bateria e as colunas. Quais foram as dificuldades encontradas para alcançar o tamanho ideal? 

Murasawa: Efetivamente, foi difícil conceber um projetor com dimensões compactas que fosse portátil. O projetor portátil de ultracurta distância tem uma largura de aproximadamente 8 cm, o tamanho que determinamos ser fácil de transportar apenas com uma mão.

A largura pretendida de 8 cm foi incrivelmente difícil de alcançar. Embora a fonte de luz laser seja compacta e brilhante, gera bastante calor. Além disso, para manter a harmonia entre o conteúdo de vídeo apresentado e a divisão, ocultamos componentes como as saídas de calor e os terminais de vídeo, reminiscentes dos dispositivos AV e dos produtos eletrónicos, ao montá-los em metal perfurado. Este processo aumenta a eficiência da dispersão do calor, ao mesmo tempo que reduz o ruído operacional para níveis iguais ou inferiores a 22 dB, o que equivale aproximadamente ao som produzido pelo movimento das folhas. 

Este novo projetor está equipado com uma funcionalidade de autofocus e também possui a lente de ultracurta distância mais pequena de sempre da Sony* e o novo painel de visualização “SXRD”. Foi integrada a fonte de luz a laser e, depois de vários testes e experiências, atingiu-se uma combinação de ar arrefecido e canais de passagem de ar otimizados que nos permitiu criar uma nova experiência de conteúdo de vídeo com as dimensões ideais.

* As informações datam de janeiro de 2016

Imagem de estilo de vida da LSPX-P1.
Imagem de produto da LSPX-P1.

─ Para além de o projetor portátil de ultracurta distância ser capaz de projetar para as paredes, a unidade pode ser posicionada na lateral, num ângulo de 90 graus, para projetar imagens em mesas ou no chão. 

Murasawa: O projetor portátil de ultracurta distância também pode ser ligado a um computador para projetar ecrãs sobre uma secretária. Isto permite apresentar fotografias e documentos digitais juntamente com documentos em papel. Acreditamos que a possibilidade de apresentar conteúdos em locais até agora impossíveis dará origem a novas e criativas formas de utilização desses espaços. Além disso, o projetor portátil de ultracurta distância pode ser transportado apenas com uma mão, para o poder posicionar onde pretender e ver conteúdos de forma imediata, sem a necessidade de ajustar a focagem. Assim que encontrar uma localização ótima, poderá apresentar todos os conteúdos que desejar! Esperamos que as pessoas descubram várias novas formas de utilização de alguns espaços inesperados.

LSPX-P1

Projetor portátil de ultra curta distância

LSPX-P1

Projete os seus filmes e fotografias favoritos, e muito mais, em qualquer parede ou chão da casa.