O que fazer quando existem linhas no ecrã, o ecrã está desfocado, surgem imagens duplas ou surgem cores estranhas
Experimente uma solução conforme o problema que está a ocorrer:
NOTAS:
- Se o ecrã do televisor estiver preto e nada for apresentado, consulte as perguntas mais frequentes: Sem imagem no ecrã do televisor.
- Ao utilizar um televisor com a opção de Autodiagnóstico, experimente o teste de Autodiagnóstico. Para mais informações, consulte as seguintes perguntas e respostas: Como utilizar a opção de Autodiagnóstico.
- Linhas no ecrã
- Ecrã desfocado
- Visualização anormal
- Ecrã cinzento
- Cores estranhas no ecrã
- Outros problemas do ecrã
Linhas no ecrã (linhas verticais/horizontais, bandas)
Diagrama de imagem do sintoma
Prima o botão HOME no telecomando para visualizar o ecrã de menu do televisor.
Quando o mesmo problema ocorre no ecrã de menu
Poderá existir um problema com o seu televisor. Siga estes passos para resolver o problema:
- Reinicie o televisor e verifique se o problema foi resolvido.
- Desligue o televisor e desligue o cabo de alimentação CA (alimentação elétrica).
- Mantenha o televisor desligado durante 2 minutos.
- Ligue o cabo de alimentação CA e ligue o televisor para verificar o estado.
- Se os passos acima não ajudarem a resolver o sintoma, o produto pode necessitar de reparação.
Quando não existem problemas no ecrã de menu
Podem existir problemas com a fonte do sinal de transmissão, a box de cabo/satélite, IPTV ou outros dispositivos como um leitor de DVD.
Siga estes passos para resolver o problema:
- Desligue quaisquer dispositivos com funcionamento a bateria que possam estar a criar interferência de frequência de rádio (RF).
- Se estiver a utilizar uma antena, os sinais de transmissão são refletidos por montanhas ou edifícios altos nas proximidades, o que pode causar o efeito fantasma na imagem.
Recomenda-se que ajuste a direção e a localização da antena. - Tente ligar o cabo de alimentação a outra tomada elétrica e/ou protetor de sobretensão.
Estes sintomas podem ocorrer se a tomada elétrica estiver ligada de forma incorreta ou não estiver a produzir a tensão adequada.
Se estiver a utilizar um protetor de sobretensão ou fio de extensão, este também pode estar defeituoso.
Ecrã desfocado (desfocado, indefinido, sem brilho)
Prima o botão HOME no telecomando para visualizar o ecrã de menu do televisor.
Quando o mesmo problema ocorre no ecrã de menu
Poderá existir um problema com o seu televisor.
NOTA: As imagens podem parecer estar a deixar um rasto ou o ecrã pode estar escuro durante a utilização num local frio. Não se trata de uma avaria e o televisor irá recuperar quando a temperatura voltar ao normal.
- Reinicie o televisor e verifique se o problema foi resolvido.
- Desligue o televisor e desligue o cabo de alimentação CA (alimentação elétrica).
- Mantenha o televisor desligado durante 2 minutos.
- Ligue o cabo de alimentação CA e ligue o televisor para verificar o estado.
- Se o televisor estiver ligado a uma ligação à Internet ativa e estável, instale o software mais recente do televisor.
- Limpe o ecrã do televisor.
- Se os passos acima não ajudarem a resolver o sintoma, o produto pode necessitar de reparação.
Quando não existem problemas no ecrã de menu
Podem existir problemas com as definições do televisor, a fonte do sinal de transmissão, a box de cabo/satélite, IPTV ou outros dispositivos, tais como um leitor de DVD.
- Para televisores com a função Motionflow, selecione Standard ou Desativar.
- Se estiver a utilizar uma antena, os sinais de emissão são refletidos por montanhas ou edifícios altos nas proximidades, o que pode causar o efeito fantasma na imagem.
Recomenda-se que ajuste a direção e a localização da antena. - A qualidade obtida de discos DVD gravados em gravadores de DVD domésticos varia muitas vezes devido a diferentes definições de qualidade utilizadas nos gravadores.
A qualidade de imagem de cassetes VHS parece, muitas vezes, ser significativamente pior do que a de outras fontes. Os sintomas incluem frequentemente imagens granuladas e pálidas. - Reponha o seu televisor para as predefinições de fábrica. Consulte o manual de instruções fornecido com o produto.
Consulte as seguintes perguntas mais frequentes.
O ecrã parece ter uma sombra branca e nebulada ou pontos brilhantes quando não há entrada de conteúdo ou ao ver cenas muito escuras.
Se o ecrã ficar cinzento quando estiver a ver um programa de TV, experimente executar o seguinte.
- Reponha o televisor. Para obter informações sobre a reposição, consulte as perguntas mais frequentes abaixo.
Como se realiza uma reinicialização/reposição (suave) de fábrica ou ciclo de inicialização de um Android TV da Sony? - Atualize o software do televisor para a versão mais recente.
Como efetuo uma atualização de software para o televisor
Cores estranhas no ecrã (solarização, sem cor, desvanecimento, cores misturadas/espalhadas)
Prima o botão HOME no telecomando para visualizar o ecrã de menu do televisor.
Quando o mesmo problema ocorre no ecrã de menu
Poderá existir um problema com o seu televisor.
- Se o seu televisor tiver uma função de reposição para as definições de imagem, siga as instruções abaixo para repor as definições.
- Prima o botão OPTIONS no telecomando.
- Selecione Imagem.
- Selecione Repor.
- Reinicie o televisor e verifique se o problema foi resolvido.
- Desligue o televisor e desligue o cabo de alimentação CA (alimentação elétrica).
- Mantenha o televisor desligado durante 2 minutos.
- Ligue o cabo de alimentação CA e ligue o televisor para verificar o estado.
- Se o televisor estiver ligado a uma ligação à Internet ativa e estável, instale o software mais recente do televisor.
- Se os passos acima não ajudarem a resolver o sintoma, o produto pode necessitar de reparação.
Quando não existem problemas no ecrã de menu
Podem existir problemas com as definições do televisor, a fonte do sinal de transmissão, a box de cabo/satélite, IPTV ou outros dispositivos, tais como um leitor de DVD.
- Se o seu televisor tiver uma função de reposição para as definições de imagem, siga as instruções abaixo para repor as definições.
- Prima o botão OPTIONS no telecomando.
- Selecione Imagem.
- Selecione Repor.
- Certifique-se de que as ligações gerais estão corretamente configuradas. Clique aqui para obter o guia de conectividade.
- Se estiver a utilizar uma antena, os sinais de emissão são refletidos por montanhas ou edifícios altos nas proximidades, o que pode causar o efeito fantasma na imagem.
Recomenda-se que ajuste a direção e a localização da antena. - Desligue quaisquer dispositivos com funcionamento a bateria que possam estar a criar interferência de frequência de rádio (RF).
- Reponha o seu televisor para as predefinições de fábrica. Consulte o manual de instruções fornecido com o produto.
- Se o televisor estiver ligado a uma ligação à Internet ativa e estável, instale o software mais recente do televisor.
- Limpe o ecrã do televisor.
- Se os passos acima não ajudarem a resolver o sintoma, o produto pode necessitar de reparação.