ID do artigo : 00227133 / Última modificação : 26-10-2020

O que é o eARC e qual a diferença relativamente ao ARC?

    MPORTANTE: Este artigo aplica-se apenas a produtos específicos. Por favor, verifique os Produtos Aplicáveis no topo deste artigo.

    eARC significa Enhanced Audio Return Channel (canal de retorno de áudio melhorado). Trata-se de uma versão melhorada do ARC (canal de retorno de áudio normal).

    O que é o canal de retorno de áudio?

    Antes do surgimento do ARC, era preciso utilizar um cabo analógico ou ótico para transmitir o áudio digital entre o amplificador/barra de som e o televisor. Felizmente, hoje é necessária menos gestão de cabos graças ao HDMI ARC.

    O canal de retorno de áudio permite que os dados de áudio digital sejam transferidos apenas através do cabo HDMI. Neste sentido, o cabo HDMI faz a transferência das informações visuais e de áudio entre o televisor e uma barra de som ou um amplificador/recetor de AV. 

    Imagem de uma ligação HDMI ARC de exemplo.

    Fonte de imagem: hdmi.org

    Qual é a grande melhoria do eARC?

    Com a evolução das tecnologias de som (como o áudio de som baseado em objetos), tornou-se necessário melhorar a ligação do canal de retorno de áudio, para permitir que este transporte muito mais informação.

    As principais diferenças entre ARC e eARC residem na largura de banda e na velocidade. A versão melhorada do canal de retorno de áudio tem uma largura de banda muito superior à da sua antecessora. A largura de banda representa a gama de frequências ou a quantidade de dados que são transferidos num período de tempo. Pode compará-la a um cano de água que apenas tem capacidade para transportar uma quantidade limitada de água de cada vez, consoante o diâmetro do cano.

    Uma maior largura de banda traduz-se numa maior quantidade de dados que podem ser transferidos (um cano maior). Uma maior largura de banda também significa que o sinal áudio digital não precisa de ser comprimido e é muito mais detalhado, rico e vibrante. Consequentemente, com um canal eARC, pode desfrutar da profundidade do som surround com qualidade cinematográfica através de formatos como o DTS:X e o DOLBY ATMOS. Devido às limitações do ARC normal, apenas o eARC pode processar atualmente estes formatos.

    Não se preocupe se o seu televisor for compatível com eARC, mas a barra de som ou amplificador só for compatível com ARC. Continuará a poder ouvir áudio através do seu sistema de som. No entanto, devido a limitações de largura de banda, não poderá desfrutar do áudio com a taxa de bits máxima da fonte.

    Tabela de comparação das funções suportadas de três cabos: cabo S/PDIF ótico, cabo HDMI e cabo HDMI com Ethernet.

    Fonte de imagem: hdmi.org

    Que cabo HDMI devo utilizar?

    Nem todos os cabos HDMI permitem desfrutar da capacidade total do eARC. Alguns cabos HDMI não têm largura de banda suficiente para transportar vídeo de taxa de fotogramas elevada e canais de áudio de taxa de bits elevada. No entanto, os cabos HDMI de alta velocidade com Ethernet são suficientes para suportar eARC, tal como os cabos HDMI de ultra alta velocidade de próxima geração. (Utilize apenas cabos certificados com a indicação "HDMI" na embalagem).
      

    Imagem de exemplos de etiquetas na embalagem de cabos HDMI certificados.
    Fonte de imagem: hdmi.org

    Modelos compatíveis com eARC

    • Android TV da Sony de 2020: Série ZH8
    • Android TV da Sony de 2020: Série XH90/92*
    • Android TV da Sony de 2020: Série XH85, XH95, A8, A9S
    • Televisores Android TV da Sony de 2019: Série ZG9
    • Televisores Android TV da Sony de 2019: Série XG85, XG87, XG95, AG9
    • Televisores Android TV da Sony de 2018: Série AF9 e ZF9

    * Requer a atualização da versão do software, (versão mínima: PKG6.0374).