ID do artigo : 00193608 / Última modificação : 12-07-2021

Retroiluminação branca ao visualizar cenas escuras

    Todos os televisores LCD possuem retroiluminação por detrás do painel, para poder mostrar imagens. Para obter alto desempenho e nitidez da imagem, a Sony usa uma retroiluminação intensa nos televisores para proporcionar as imagens mais brilhantes possíveis, bem como uma nitidez excecional, mesmo nas fontes de imagem mais escuras.

    Por que razão ocorre a dispersão da retroiluminação?

    Um efeito indesejado da tecnologia LCD é que a retroiluminação não é totalmente suave. A retroiluminação não uniforme, também designada como névoa, disseminação, "mura", banda e brilho não uniforme, constitui um fenómeno comum em todos os televisores LCD. O grau de visibilidade do fenómeno depende de diversos fatores, como as definições de brilho e de contraste em uso e o nível de brilho da luz ambiente na divisão onde o televisor está situado. Também a temperatura do painel tem um efeito, uma vez que certos materiais expandem/encolhem ligeiramente quando há alterações de temperatura. Os novos televisores podem ter maior dispersão da retroiluminação, que diminui gradualmente depois de algumas semanas/meses de utilização.

    Esta fonte de luz é mais visível ao visualizar cenas escuras ou imagens pretas num ambiente escuro. Seguem-se alguns exemplos.

    Névoa Disseminação

    Dispersão da retroiluminação

    Como posso reduzir a dispersão da retroiluminação?

    Para reduzir a dispersão da retroiluminação, pode experimentar o seguinte.

    • Praticamente todos os televisores LCD da Sony têm um sensor de luz que ajusta o brilho do ecrã ao detetar a luz ambiente na sua divisão. O brilho do ecrã diminui se a luz ambiente for escura e aumenta numa sala mais luminosa. Pode poupar consumo de energia com um brilho da imagem otimizado. Ative o sensor de luzpremindo o botão HOME no seu telecomando e selecione Definições > Definições do Sistema > ECO / Sensor de Luz >Defina como ON (Ativar).
    • Para reduzir a retroiluminação e compensar o escurecimento da imagem com ajustes de brilho e contraste, prima o botão Options no telecomando e selecione Imagem > Ajustar.
    • Ajuste as definições para Cinema. Isto irá aquecer a imagem (um tom ligeiramente mais avermelhado). Para selecionar esta opção, prima o botão Options no telecomando e selecione Seleção de Cena > Cinema.
    • Se o seu televisor tiver controlo dinâmico de LED, esta característica não deve ser desativada. O controlo dinâmico de LED pode, por exemplo, ser desativado quando a definição de imagem está definida como Personalizado. Pode resolver este problema:
      • Pode premir o botão Options no telecomando e selecionar Imagem > e alterar de Personalizado para Standard.
      • Ou deixar a definição em modo Personalizado mas, em Picture Setting (Definição de imagem), selecione Definições avançadas e altere LED Dynamic Control (Controlo dinâmico de LED) de Desativar para Standard ou Alto.
    • Se sugestões acima não forem satisfatórias, experimente diferentes definições de imagem para ajustar a imagem de acordo com o seu gosto pessoal e condições de visualização.

    NOTA: Todos os produtos da Sony que saem de fábrica foram aprovados em testes de qualidade interna. Deve considerar-se que a dispersão da retroiluminação que apenas pode ser vista em imagens pretas numa divisão escura ou com pouca iluminação está dentro das especificações. Infelizmente, não podemos aceitar pedidos de reparação ou substituição