ID do artigo : 00177111 / Última modificação : 28-02-2018

Informações gerais sobre como ligar e utilizar um televisor como monitor para um computador.

    Esta página descreve como ligar através de cabo. Relativamente à ligação sem fios, consulte o respetivo método de ligação abaixo:

    Consoante as portas disponíveis no televisor e computador, poderá ser possível ligar o televisor a um computador para utilização como monitor. Primeiro, vejamos os tipos de portas de vídeo que deverá procurar:

     Imagem

    IMPORTANTE: Quando ligar um computador portátil, pode ser necessário premir uma combinação de teclas de função (por exemplo, Fn+F7 nos computadores portáteis VAIO ou outra combinação de teclas) para que o computador portátil reproduza o sinal de vídeo.

    NOTA: Se forem necessárias informações específicas sobre a utilização de um computador VAIO, consulte as instruções do produto.

    Se o televisor e computador têm uma porta de vídeo igual, pode simplesmente ligar os dispositivos usando o tipo de cabo adequado. Por exemplo, se o computador utiliza uma porta DVI para a saída do sinal de vídeo e o televisor tem uma porta DVI para a receção do sinal de vídeo, só tem de ligar um cabo DVI a ambas as portas DVI; O mesmo se aplica a outro tipo de portas.

    Importa saber que a qualidade do vídeo apresentado no televisor será determinada pelo método de ligação do computador. Para obter a melhor qualidade de vídeo, use uma ligação VGA, DVI, HDMI ou Component. Pode utilizar S-Video e vídeo composto, mas a resolução não será tão alta. No entanto, as suas opções de ligação podem estar limitadas pelos tipos de portas disponíveis em ambos os dispositivos.

    O computador e o televisor poderão não ter as mesmas portas. Neste caso, será necessário efetuar um dos seguintes procedimentos:

    1. Instalar uma placa de vídeo no computador com uma porta correspondente à do televisor.

      NOTA:  Se estiver a utilizar um computador iMac da Apple, poderá precisar de um adaptador Thunderbolt para a saída de uma ligação HDMI ou uma ligação DVI. Visite o website da Apple ou contacte a assistência da Apple para obter ajuda relativamente à ligação de um computador iMac ou outro computador da Apple.

    2. Comprar um conversor de vídeo.

    NOTAS:

    • Não existe compatibilidade ou garantia de funcionamento se utilizar um cabo DVI para HDMI ou um conversor DVI para HDMI quando ligar um computador com uma saída DVI a um televisor com ligação HDMI.
    • Os conversores de vídeos podem ser adquiridos nas lojas de informática locais ou online.

    Embora ambas as opções sejam aceitáveis, em vez de instalar uma nova placa de vídeo no computador, pode ser mais fácil ligar um conversor de vídeo. Uma vez que a maioria dos computadores utiliza uma porta VGA/RGB para a saída do sinal de vídeo, provavelmente irá precisar de utilizar um conversor VGA para passar o sinal ao televisor. Utilize um dos seguintes tipos de conversores consoante a entrada de vídeo disponível no seu televisor:

    • VGA para DVI
    • VGA para HDMI
    • VGA para vídeo Component
    • VGA para S-Video
    • VGA para vídeo composto

    Quer instale um placa de vídeo diferente ou utilize um conversor de vídeo, é importante ter a certeza de que o computador pode reproduzir a resolução de vídeo corretamente. Deve consultar o manual de instruções do televisor para determinar a resolução suportada e, em seguida, configurar o computador em conformidade, sob a secção "Propriedades de Visualização" no Painel de Controlo do sistema operativo. 640x480 e 800x600 são exemplos das resoluções para televisores mais comuns.

    NOTAS:

    • Tal como acontece com o computador VAIO, os manuais de instruções para televisores Sony também estão disponíveis online.
    • Embora o computador possa reproduzir resoluções mais altas, o televisor poderá não ser compatível. Isto poderá resultar em varrimento excessivo e no corte ou omissão de informação no ecrã. Por outro lado, para um televisor de ecrã panorâmico ou de Alta Definição (HDTV), pode ser necessário instalar software no computador que suporte resoluções mais elevadas.

    Para além da resolução, o computador também deve utilizar uma frequência de varrimento (também conhecida como "taxa de atualização") que seja compatível com o televisor. As frequências de varrimento mais comuns são 50 Hz e 60 Hz e, por vezes, 75 Hz. Também neste caso deve consultar o manual de instruções do seu televisor para obter esta informação.

    AVISO: Existe risco de danos no hardware. Utilizar uma frequência de varrimento que não é suportada pode causar danos no televisor ou computador.

    Agora, vamos falar acerca das ligações de som. Se o computador não tem colunas ligadas, tem de ligar um cabo de áudio, a menos que utilize uma ligação HDMI para HDMI. Há dois tipos de portas de áudio a ter em conta: entrada miniplug ou entrada de áudio composto. Imagem

    • Se o computador estiver equipado com uma saída miniplug e o televisor tiver entradas de áudio composto, utilize um cabo áudio miniplug para áudio composto. Imagem
    • Se o computador estiver equipado com uma saídas de áudio composto e o televisor tiver entradas de áudio composto, utilize um cabo áudio composto padrão. Imagem
    • Se o computador estiver equipado com uma saída miniplug de 3,5 mm e o televisor tiver entrada miniplug de 3,5 mm, utilize um cabo áudio miniplug para miniplug. Imagem

    NOTA: Os cabos áudio fornecem som estéreo (áudio de canal esquerdo e direito) para o televisor e estão disponíveis na maioria das lojas locais e online de informática ou eletrónica.