ID do artigo : 00227133 / Última modificação : 27-06-2019

O que significa eARC?

    eARC significa Enhanced Audio Return Channel (canal de retorno de áudio melhorado). Trata-se de uma versão melhorada do ARC (canal de retorno de áudio normal).

    O que faz um canal de retorno de áudio?

    Antes do surgimento do ARC, era preciso utilizar um cabo analógico ou ótico para transmitir o áudio digital entre o amplificador/barra de som e o televisor. Antes do ARC, era necessário gerir os cabos existentes.

    O canal de retorno de áudio permite que os dados de áudio digital sejam transferidos apenas através do cabo HDMI. Neste sentido, o cabo HDMI faz a transferência das informações visuais e de áudio entre o televisor e uma barra de som ou um amplificador/recetor de AV.
     

    Qual é a grande melhoria do eARC?

    A diferença entre o ARC e o eARC é a respetiva largura de banda. A versão melhorada do canal de retorno de áudio tem uma largura de banda muito superior à da sua antecessora. A largura de banda representa a gama de frequências ou a quantidade de dados que transfere em simultâneo. Pode compará-la a um cano de água que apenas tem capacidade para distribuir uma quantidade limitada de água consoante o seu tamanho. Uma largura de banda superior traduz-se na possibilidade de transferir uma maior quantidade de dados (um cano maior), o que significa que o sinal áudio digital não tem de ser comprimido e é muito mais detalhado, rico e vibrante.

    Isto significa que, com um canal eARC, pode desfrutar da profundidade do som surround com qualidade cinematográfica através de formatos como o DOLBY ATMOS e o DTS:X. Devido às limitações do ARC normal, apenas o eARC pode processar atualmente estes formatos.