ID do artigo : 00193081 / Última modificação : 17-05-2018

Quais são as vantagens de HDMI sobre as interfaces de vídeo analógicas existentes tal como composto, S-Video e vídeo componente?

Vantagens de HDMI sobre as interfaces de vídeo analógicas existentes tal como composto, S-Video e vídeo componente.

    1. Qualidade: Por ser uma interface digital, a ligação HDMI proporciona a melhor qualidade de vídeo, pois não requer conversões de sinal analógico para digital, que são suscetíveis a perdas e são necessárias em todas as ligações analógicas (tal como S-video ou vídeo componente). A diferença é especialmente visível com resoluções mais elevadas, como 1080p. O vídeo digital é mais nítido e elimina a suavidade e o efeito fantasma presentes no vídeo componente. Os detalhes pequenos e de alto contraste, tal como texto, evidenciam esta diferença ao máximo.

    2. Utilização fácil: O HDMI combina vídeo e áudio multicanal num único cabo, eliminando o custo, a complexidade e a confusão de vários cabos atualmente utilizados em sistemas A/V. Isto é particularmente benéfico quando atualiza ou adiciona equipamento.

    3. Inteligência: O HDMI suporta a comunicação de duas vias entre a fonte de vídeo (tal como um leitor de DVD) e o televisor digital, permitindo novas funcionalidades como a configuração automática e a reprodução com um só toque. Ao utilizar HDMI, os dispositivos disponibilizam automaticamente o formato mais eficiente (por exemplo, 480p vs 720p, 16:9 vs 4:3) para o ecrã ao qual estão ligados, eliminando a necessidade de o consumidor percorrer todas as opções de formato para selecionar a melhor.

    4. Preparação para conteúdos HD: Os dispositivos com HDMI que suportem HDCP proporcionam a segurança de saber que terão acesso a conteúdos HD superiores agora e no futuro.