ID do artigo : 00192057 / Última modificação : 28-02-2018

A imagem parece demasiado grande, esticada, não cabe no ecrã ou partes da imagem parecem estar cortadas

    Imagem

    Os televisores têm de processar uma grande variedade de entradas e tipos de sinais.  Dependendo do tipo de sinal que está a ser recebido, o televisor tem de processar estas informações e determinar como apresentá-las no ecrã.

    Existem definições no televisor que podem ser utilizadas para selecionar a forma como o sinal é processado e apresentado no ecrã.

    IMPORTANTE: Neste tópico, são apresentadas as definições do televisor para mostrar o tamanho adequado da imagem no televisor e os seus efeitos. No entanto, tenha em conta que, dependendo da imagem alvo, a questão poderá não ser resolvida através das definições do televisor. Verifique primeiro os itens seguintes.

    Verifique os itens

    • Verifique o menu do televisor - se o menu também estiver esticado ou distorcido, o televisor pode necessitar de reparação.
    • Mude para outra fonte de entrada - Verifique o cabo, o DVD, o Blu-ray, etc. Se apenas um dispositivo apresentar um problema, verifique as definições nesse dispositivo, em vez de o fazer no televisor.
    • Verifique o conteúdo - O programa, filme ou conteúdo que está a ver poderá estar a ser transmitido ou ter sido gravado num formato de imagem que não preencha completamente o ecrã, ou poderá ser apresentado esticado ou distorcido. Por exemplo, alguns conteúdos cinematográficos são gravados num formato de cinema 21:9 que será apresentado com barras pretas acima e abaixo da imagem quando visualizados num televisor de ecrã panorâmico (16:9).
    • Verifique as legendas (CC) e os serviços de dados expandidos (XDS) - se estas funcionalidades estiverem ativadas no televisor, isso pode fazer com que a imagem seja esticada, distorcida ou cortada.  Experimente desativar as legendas ou os serviços de dados expandidos para ver se o problema é resolvido.
    • O problema pode estar no programa - a parte superior ou inferior do ecrã pode ser coberta por faixas ou tickers quando estiver a ver algumas notícias ou programas desportivos. Estas fazem parte do sinal de transmissão e não podem ser alteradas ou removidas.
    • Pode não ser possível alterar algumas opções - alguns dispositivos e televisores não têm a capacidade de alterar o formato de imagem quando um sinal de 720p ou 1080i é enviado ou recebido.

    Secções nesta resposta:

    Configurar o dispositivo ligado ao televisor
    Definir o televisor - modos automáticos
    Definir o televisor - modos manuais
    Definir o televisor ao ligar um PC


    Configurar o dispositivo ligado ao televisor (Voltar ao início)

    O primeiro passo para determinar como ligar o televisor é verificar o sinal que é recebido no televisor para garantir que está corretamente definido.  O dispositivo que está ligado ao televisor pode ter definições que afetam a forma como o sinal é enviado para o televisor.  Estes dispositivos podem incluir:

    • Caixas de televisão por cabo
    • Recetores de satélite
    • Gravadores de vídeo digital (DVR)
    • Leitores de Blu-ray Disc, DVD
    • Recetores A/V
    • Sistemas de jogos
    • Computadores pessoais
    • Outros dispositivos de vídeo (câmaras, câmaras de vídeo, etc.)

    Ligação de TV simples
    [A] Cabo, Satélite, Blu-ray, DVD, etc.
    [B] TV

    As definições nestes dispositivos podem afetar a resolução (480, 720, 1080, 2160) e o formato de imagem (4:3, 16:9) do sinal e podem afetar a forma como a imagem é apresentada no televisor. 

    Geralmente, as definições do dispositivo ligado ao televisor devem ser configuradas para combinar com a resolução mais alta que o televisor pode aceitar (480, 720, 1080, 2160).  Se tiver um televisor de ecrã panorâmico, o formato de imagem do dispositivo ligado ao televisor deve ser definido para 16:9, se possível.

     

    Definir o televisor - modos automáticos (Voltar ao início)

    IMPORTANTE: Para encontrar as definições para modelos específicos, consulte as instruções de funcionamento no seu televisor.

    A maioria dos televisores tem definições que podem determinar automaticamente a melhor forma de apresentar a imagem no ecrã.  Estas definições podem ser acedidas a partir do menu do televisor.  Dependendo do seu modelo, aceda às definições a partir do telecomando da seguinte forma:

    NOTA: Se o telecomando dispuser de um rótulo de botão Wide, Zoom ou Imagem , avance para a secção seguinte "Definir o televisor - modos manuais"

    Como ligar/desligar o Formato Autom.

    1. Prima o botão Home ou Menu para aceder ao menu do televisor.
    2. Dependendo do seu modelo, aceda às definições, selecionando as seguintes opções:
      1. Definições -->Visualização na categoria TV -->Controlo Ecrã
      2. Definições --> Picture & Display (Imagem e Visualização) --> Controlo Ecrã
      3. Picture & Display (Imagem e Visualização) --> Controlo Ecrã
      4. Definições --> Controlo Ecrã
    3. Ative as seguintes definições (se disponíveis)
      1. Formato autom. = ATIVAR
      2. Área do visualizador = ON (Ativar)

        NOTA: Quando o Formato Autom. está ativado, altera automaticamente o modo expandido de acordo com o sinal de entrada de um dispositivo externo. Se pretender manter a definição preferencial, selecione Desativar.
    4. Prima o botão Home ou Menu para sair das definições.

    Reproduza conteúdo do(s) seu(s) dispositivo(s) ligado(s) para ver se o problema está resolvido.  Se não estiver, prossiga para a secção seguinte.

     

    Definir o televisor - modos manuais (Voltar ao início)

    Alguns sinais recebidos pelo televisor podem não ser visualizados corretamente com os modos automáticos.  Nesse caso, pode alterar manualmente os modos de visualização para tentar corrigir o problema.

    Procure no telecomando um botão com o rótulo Wide, Zoom ou Imagem.  Este botão irá percorrer as definições do modo expandido que podem permitir que o sinal seja visualizado corretamente.
    Prima o botão do telecomando repetidamente para alterar o modo expandido.

    Imagem

    [A]: exemplo de um botão no telecomando

    NOTA: Se o seu telecomando não tiver um destes botões, as definições estão disponíveis no menu do televisor.  Aceda às definições do ecrã da mesma forma que ao selecionar os modos automáticos, mas selecione a opção Modo Expandido.  É apresentada abaixo uma descrição das várias definições do Modo Expandido:

    IMPORTANTE:

    • Nem todas as definições do Modo Expandido poderão estar disponíveis em todos os modelos.
    • Alguns televisores não permitem alterar o formato de imagem quando é recebido um sinal de 720p ou 1080i.
    • Tenha em atenção que a imagem poderá parecer esticada ou partes da imagem podem ser cortadas durante a utilização de uma opção de zoom ou modo expandido. Se estiver a ver um programa desportivo ou um boletim de notícias, as informações de resultados e o ticker de notícias podem não ser visíveis. Nestes casos, poderá certificar-se de que o televisor está definido para visualização normal.

     Modo

      Descrição

    Como o conteúdo é alterado por esta definição

      Conteúdo em formato de imagem 4:3

      Conteúdo em formato de imagem 16:9

    Normal

    Fonte 4:3 - apresenta uma imagem 4:3 no seu tamanho original, com barras laterais para preencher o ecrã 16:9.

    Fonte 16:9 - apresenta em formato 4:3 uma imagem 4:3 que foi esticada na horizontal para 16:9.

     Modo 4:3 normal  Modo 16:9 normal

    Zoom

    Apresenta uma imagem 16:9, que foi convertida em formato Letterbox 4:3, no formato de imagem correto.  Modo 4:3 Zoom  Modo 16:9 Zoom

    Otimizado

    Aumenta a imagem, preservando a imagem original o máximo possível.   Modo 4:3 otimizado  Modo 16:9 otimizado

    Full

    Estica uma imagem 4:3 na horizontal, de maneira a preencher um ecrã 16:9. Apresenta uma imagem 16:9 no seu tamanho original.  Modo 4:3 expandido  Modo 16:9 expandido

    Esticado na horizontal

    Estica a imagem na horizontal, mantendo o tamanho vertical original. Disponível apenas com fontes 720p, 1080i, 1080p e 1080/24p.

     Não aplicável

     Modo 16:9 esticado na horizontal

    Captions

    Amplia a imagem na horizontal, ajustando as legendas no ecrã.   Modo 4:3 Legendas  Modo 16:9 Legendas

    Alta-Normal

    Apresenta uma imagem 4:3 no seu tamanho original. São apresentadas barras laterais para preencher o ecrã 16:9.   Modo 4:3 Alta-Normal

     Não aplicável

    Alta-Completa

    Estica uma imagem 4:3 na horizontal para preencher o ecrã 16:9.  Modo 4:3 Alta-Completa

     Não aplicável

    Jogo portátil 1

    Estica uma imagem de jogo com moldura negra a partir da PSP®.   Modo 4:3 Jogo portátil 1

     Não aplicável

    Jogo portátil 2

    Estica uma imagem com moldura preta (por exemplo, no navegador) a partir da PSP®.  Modo 4:3 Jogo portátil 2

     Não aplicável

    Para além das definições do modo expandido, as seguintes opções de definições estarão disponíveis no seu televisor para ajustar ainda mais a imagem apresentada:

     Definição

     Descrição

    Formato Autom.

    Altera automaticamente o Modo Expandido para combinar com a entrada de sinal.

    4:3 Predefinido

    Estabelece o formato de ecrã padrão para entrada de sinal 4:3.

    Área do visualizador

    Ajusta automaticamente a imagem à área de visualização mais adequada.

    Área de Ecrã

    Fornece ajustes de imagem quando o sinal de entrada é 1080i/1080p e o Modo Expandido está definido para Expandido.

    Posição do ecrã

    Ajusta a posição da esquerda para a direita e de cima para baixo da imagem. (A posição de cima para baixo não pode ser ajustada quando o Modo Expandido está definido para Otimizado, Normal ou Expandido).

    Tamanho Vertical

    Ajusta automaticamente o tamanho vertical da imagem. (Não disponível quando o Modo Expandido está definido para ajustar o tamanho vertical da imagem. (Não disponível quando o Modo Expandido está definido para Normal ou Expandido).

    Centro horizontal

    Ajusta a posição da esquerda/direita da imagem.

    Centro vertical

    Ajusta a posição de cima para baixo da imagem.

     

    A definição do televisor ao ligar um PC (Voltar ao início)

    As seguintes definições estão disponíveis ao ligar um computador pessoal (PC) ao televisor. Estas definições permitem-lhe ajustar o formato de imagem do PC para melhor se ajustar ao ecrã do televisor.

    800 x 600
    800 x 600

    Imagem

    Normal
    800 x 600 Normal 

    Integral 1
     800 x 600 Integral 1

    Integral 2
    Imagem 

     1280 x 768 
    1280 x 768

    Imagem

    Normal
     Imagem

    Integral 1
     1280 x 768 Integral 1

    Integral 2
     1280 X 768 Integral 2


    NOTA:
    Quando ligar um PC ao televisor utilizando um cabo HDMI e um sinal de entrada de 1080p, poderá ser necessário efetuar as seguintes seleções adicionais no menu do televisor:
    • Defina Seleção de Cena para Gráficos
    • Defina Modo Expandido para Expandido
    • Defina Área de Ecrã para Pixel Total