ID do artigo : 00193089 / Última modificação : 25-02-2019

Nenhuma imagem do meu dispositivo de vídeo ao utilizar uma ligação HDMI

Não há imagem ao usar uma ligação HDMI.

    Primeiro, o mais importante:

    • Este artigo soluciona problemas de ligação de um dispositivo áudio/vídeo ao seu televisor com um cabo HDMI.
      Se utilizar um cabo analógico, consulte 
      este artigo.
    • Se tiver um Smart TV, atualize sempre o seu televisor com o firmware mais recente.


    1. Verifique se está a utilizar a ENTRADA correta

    • A maioria dos telecomandos tem um botão INPUT (Entrada) que permite alternar entre diferentes portas de ENTRADA. Todos os dispositivos ligados ao seu televisor estão ligados a alguma porta de ENTRADA na parte de trás do seu televisor ou através de um amplificador.
    • Veja as diferentes portas na parte de trás do seu televisor ou amplificador para confirmar a porta a que o dispositivo está ligado.
    • Por exemplo, se o seu dispositivo de vídeo estiver inserido na porta HDMI1, utilize o telecomando para aceder à entrada HDMI 1. Além disso, certifique-se de que o dispositivo ligado está ON (Ligado).

      Selecione a entrada TV

    A posição do botão Input no telecomando e o número e nomes das entradas poderão ser diferentes no seu televisor.

     

    2. Desligue e volte a ligar o cabo HDMI.

    Por vezes, podem ocorrer falhas de ligação que provocam este problema. Siga os passos abaixo:

    1. Desligue todos os dispositivos.
    2. Desligue o cabo HDMI do terminal de entrada HDMI no televisor.
    3. Desligue o cabo HDMI do terminal de saída HDMI no dispositivo ligado.
    4. Volte a ligar o cabo HDMI firmemente aos mesmos terminais no televisor e no dispositivo ligado.
    5. Volte a ligar o televisor e o dispositivo ligado para que se reconheçam mutuamente
    6. Se o problema persistir, repita o processo, mas experimente uma entrada HDMI diferente no seu televisor, para ver se a situação melhora.

    Ligação de dispositivo HDMI

     

    3. Verifique a saída do dispositivo de vídeo ligado

    Talvez o dispositivo ligado não esteja a emitir através da sua ligação HDMI. A saída selecionada pode estar visível no ecrã do seu dispositivo ou nos menus. Consulte o manual ou o menu de definições do seu dispositivo de saída de vídeo (por exemplo, leitor de Blu-ray, leitor de DVD, etc.) para verificar se é possível que a saída não esteja definida para HDMI.

    Tente verificar as definições do dispositivo:
    Alguns dispositivos podem emitir sinais de vídeo diferentes que o seu televisor não reconhece. Alterar o formato de saída de vídeo do dispositivo ligado poderá resolver o problema. Consulte o manual ou contacte o fabricante para obter mais informações sobre alterar o formato de saída de vídeo.

     

    4. Verifique o amplificador

    • Se estiver a utilizar um amplificador, consulte o manual para se certificar de que as ligações estão corretamente definidas. O amplificador/recetor de AV tem de reencaminhar o sinal para o seu televisor. O amplificador poderá enviar um sinal diferente daquele que pretende (por exemplo, o amplificador envia um sinal da porta HDM2, mas o seu dispositivo de vídeo está ligado a HDM1).
    • Verifique se a ENTRADA no seu amplificador corresponde à ENTRADA no seu televisor.
    • Ligue o dispositivo de vídeo diretamente a uma entrada HDMI do televisor. Se isso funcionar, a causa do problema é configuração do amplificador.
    • Caso esteja a ligar a um recetor A/V através de uma ligação analógica (coaxial, A/V composto, A/V componente ou S-Video), o recetor pode não conseguir converter esse sinal em HDMI para enviar para o televisor. Consulte as instruções de funcionamento incluídas com o seu recetor A/V para obter mais informação sobre outras opções de ligação.

     

    5. Desligue o dispositivo de vídeo e o televisor

    Efetue uma simples reposição seguindo este procedimento:

    1. Desligue o dispositivo ligado e o televisor.
    2. Desligue os cabos de alimentação do dispositivo e do televisor.
    3. Permita que tanto o dispositivo ligado como o televisor fiquem sem energia durante cerca de 2 minutos.
    4. Ligue novamente os cabos de alimentação do dispositivo e do televisor à tomada elétrica.
    5. Ligue o dispositivo ligado e o televisor.

     

    6. Experimente um cabo HDMI diferente
     

    • Talvez o cabo HDMI que está a utilizar esteja avariado ou seja antigo e não tenha um desempenho adequado. Experimente outro para ver se resolve o problema.
    • Em alternativa, pode utilizar o primeiro cabo HDMI para ligar outro dispositivo de vídeo, para ver se o dispositivo de vídeo está avariado.