ID do artigo : 00256923 / Última modificação : 23-04-2021

Ajuda! O telecomando do televisor não funciona

    MPORTANTE: Este artigo aplica-se apenas a produtos específicos. Por favor, verifique os Produtos Aplicáveis no topo deste artigo.

    Está aqui porque o telecomando do televisor não está a funcionar corretamente ou não funciona de todo. Neste artigo, vamos partilhar as nossas melhores dicas para os problemas mais comuns do telecomando, bem como um guia fácil de seguir que explica como pôr o telecomando a funcionar. Tudo a postos?

    Se aprende melhor visualmente, então vai beneficiar de consultar o nosso guia em vídeo:Como: Resolver problemas com o telecomando do seu televisor da Sony.

    Antes de começar a verificar o televisor ou o telecomando

    Veja se é necessário substituir as pilhas – óbvio, mas eficaz!

    Antes de tentar outra coisa, retire as pilhas do telecomando durante cerca de um minuto. Volte a colocar as pilhas de acordo com a polaridade (positivo [+] ou negativo [-]). Se o problema persistir, substitua as pilhas por pilhas novas. 


    Verifique se o televisor está a causar o problema do telecomando

    1. Se os botões do televisor funcionarem, ignore os passos abaixo e avance para a secção seguinte, chamada Verificar o telecomando. Se os botões do televisor não funcionarem, avance para o passo seguinte (Passo 2).

    NOTA: a localização dos botões do televisor pode variar. Verifique as partes laterais, de trás, da frente e superior do televisor. Para encontrar os botões do televisor, pode consultar o manual online do produto no nosso website de assistência ou visitar os seguintes artigos: 

    Imagem de um televisor com um botão de alimentação na parte lateral.

    1. Certifique-se de que a lâmpada (alimentação/de espera) na parte da frente/inferior do televisor está acesa.
    • NOTA: o nome, a posição e a forma da lâmpada variam consoante o modelo do televisor. 

    Imagem de dois televisores com a lâmpada do televisor em dois locais diferentes.

    • Se a lâmpada estiver acesa ou a piscar a vermelho, avance para o Passo 3.
    • Se a lâmpada não estiver acesa, certifique-se de que o transformador de CA ou o cabo de alimentação não estão desligados nem soltos. Se não houver problemas com a ligação acima, avance para o Passo 3.
    1. Execute uma reinicialização da alimentação do televisor. O problema do telecomando pode ser causado por um fator externo (por exemplo, um serviço de rede/transmissão de dados/dispositivo ligado).
    2. Remova os dispositivos externos (disco rígido USB externo, dispositivos ligados com cabo HDMI, etc.) e os cabos das portas do televisor para confirmar se um dispositivo ligado pode estar a causar o problema.
      • Não remova o cabo de alimentação do televisor.
      • Se as ligações forem complicadas, tome nota delas. Certifique-se primeiro de que pode voltar a ligar tudo antes de começar a desligar dispositivos ou cabos.
      • Quando um dispositivo específico está ligado e a lâmpada do televisor está intermitente, o dispositivo ligado pode ter um problema.

    Se os botões do televisor continuarem sem funcionar, o televisor poderá necessitar de assistência. 


    Verificar o telecomando

    Verifique o funcionamento do telecomando após concluir cada passo, pois cada um dos passos abaixo representa uma solução possível.

    NOTA: se apenas o botão Microfone não funcionar no telecomando do televisor, consulte o artigo: O telecomando não responde aos comandos de voz.

    1. Prima cada botão no telecomando duas vezes para se certificar de que nenhum dos botões está encravado.
    2. Reponha o telecomando.
      • Abra a tampa do compartimento das pilhas e retire as pilhas durante cerca de um minuto.
      • Mantenha premido o botão Power (Ligar/Desligar) durante três segundos.
      • Introduza novamente as pilhas e feche a tampa do respetivo compartimento.
    3. Retire as pilhas do telecomando e limpe os terminais. Use um pedaço de algodão ou um pano macio mergulhado numa quantidade pequena de álcool. Em seguida, volte a coloque as pilhas no telecomando.
    4. Substitua as pilhas antigas ou gastas por pilhas novas.
    • A. Certifique-se de que introduz as pilhas com os símbolos de positivo [+] e negativo [-] nas posições corretas. Certifique-se de que introduz primeiro o polo negativo [-] da pilha, conforme ilustrado na imagem abaixo.

    Imagem

    • B. Não utilize uma pilha nova e uma pilha usada nem utilize diferentes marcas de pilhas em conjunto.
    • C. Não utilize pilhas recarregáveis.
    1. Se ainda não o tiver feito, desligue e volte a ligar a alimentação do televisor. O problema do telecomando pode ser causado por um fator externo (por exemplo, um serviço de rede/transmissão de dados/dispositivo ligado).
    2. Para Android TVs lançados em 2015 ou posteriormente, a atualização do software do telecomando pode resolver o problema. Consulte o artigo Como atualizar o software do telecomando do televisor para verificar se existe uma atualização de software disponível para o telecomando.
    3. Se o problema persistir, siga os passos específicos do tipo de telecomando na secção seguinte: Verificar o tipo de telecomando.

    Verificar o tipo de telecomando

    Tem um telecomando por infravermelhos (IV) ou um telecomando sem fios? Não se preocupe se não souber, é muito fácil de distinguir.  

    Os passos nesta secção variam consoante o tipo de telecomando que utiliza.

    Telecomando por infravermelhos (IV)

    Telecomando com painel tátil ou sem fios


    Se seguiu os passos deste artigo, mas o problema do telecomando persiste, pode ser necessário reparar o televisor ou substituir o telecomando. As informações sobre reparações estão disponíveis no website de assistência que está a visitar.