ID do artigo : 00193602 / Última modificação : 12-07-2018

Como posso ver serviços de subscrição usando um módulo de cartão inteligente?

Produtos e categorias aplicáveis deste artigo

Índice:
1. De que preciso?
2. Como posso instalar o cartão inteligente/CAM?
3. Resolução de problemas
3-1. Mensagem "Não qualificado"
3-2. Mensagem "Sem módulo"
3-3. Outros problemas com CAM ou com a descodificação de canais pagos.
3-4. Por que razão não consigo inserir totalmente o CAM na ranhura?

1. O que é necessário?
Para poder ver serviços de subscrição de fornecedores de cabo, irá precisar do seguinte:

  • Um televisor BRAVIA com uma ranhura CI (Common Interface) ou CI+ adequada.
  • Um cartão de subscrição (chamado cartão inteligente) com o tamanho de um cartão de crédito.
  • Um CAM (módulo de acesso condicionado) adequado. Trata-se de um pequeno adaptador metálico que entra na ranhura CI do televisor digital. Normalmente, mede 10 x 5,5 cm.

Notas:

  • Ao comprar um CAM, certifique-se de que compra um que seja compatível com o seu televisor e cartão de subscrição. Em caso de dúvida, contacte o fornecedor e consulte os detalhes técnicos do seu televisor BRAVIA.
  • Estão disponíveis no mercado diferentes tipos de CAM, embora fisicamente tenham o mesmo aspeto. Os CAM utilizam a norma CI ou CI+ e utilizam diferentes tipos de tecnologia de desencriptação (como VideoGuard, Nagravision, Viaccess, Conax, etc.). CI+ é a versão mais recente da norma CI com tecnologia e características de segurança mais avançadas.
  • O televisor tem uma ranhura CI ou CI+. Pode utilizar um CAMCI numa ranhura CAMCI+ e vice-versa. No entanto, há a possibilidade, consoante o fornecedor, de alguns ou todos os canais não serem devidamente descodificados e de algumas das funções do CAM não serem suportadas.
  • Os modelos do televisor BRAVIA TV de 2013 e posteriores têm uma ranhura CAM CI+ versão 1.3. Por outras palavras, ao utilizar um CAM CI+, este deve ser compatível com a versão CI+ 1.3 (ou superior).
Imagem do cartão CAM

A = Ranhura CI, B = CAM, C = Cartão inteligente


2. Como posso instalar o cartão inteligente/CAM?

  • Introduza o cartão de subscrição corretamente no suporte CAM. Certifique-se de que o CAM tem a etiqueta de marca voltada para cima e o smartcard tem o chip para cima. Insira o chip do smartcard no CAM antes de o colocar na ranhura CI.
  • Desligue o televisor e introduza o adaptador CAM na ranhura CI do televisor (com a etiqueta de marca do CAM afastada do televisor). Efetue esta operação cuidadosamente, sem empregar demasiada força. Se o suporte não deslizar com facilidade, poderá estar a segurá-lo incorretamente.
  • Ligue novamente o televisor. O CAM deve ser detetado automaticamente.
  • Para CI+, o CAM deve ser inicializado antes da utilização. Uma barra de progresso fica visível no ecrã durante alguns minutos ou são apresentadas mensagens de progresso, indicando o estado do processo de inicialização. A notificação pode desaparecer algumas vezes e surgir novamente até o processo estar concluído.

3. Resolução de problemas


3-1. Mensagem "Não qualificado"

Se for apresentada a mensagem "Selected service is scrambled or cannot be decoded" (O serviço selecionado está codificado ou não pode ser descodificado) ou "You are not entitled to watch this programme" (Não está qualificado para assistir a este programa) ao sintonizar uma subscrição, aceda às definições digitais do televisor, selecione CA-module set-up (Configuração do módulo CA) e confirme a data da sua subscrição.

  1. Pode ver a data da sua subscrição. Isto indica que o televisor comunica corretamente com o smartcard. Se continuar a receber a mensagem acima ou as datas não estiverem atualizadas, o cartão pode não ter recebido o comando transmitido para ativar a subscrição ou não tem o direito de ver estes programas. Contacte o seu fornecedor de serviços para verificar a situação.
  2. Não pode ver a data da sua subscrição. Neste caso, o módulo/cartão não foi inserido corretamente.
  1. Certifique-se de que o CAM está inserido corretamente (a posição correta para cima) e inserido com firmeza.
  2. Verifique se os pinos na parte inferior não estão dobrados nem danificados. (Poderá precisar de uma lanterna e de espelho para ver o interior da ranhura CI). Em caso de pinos danificados ou dobrados, contacte a Sony para obter assistência adicional (serviço).

3-2. Mensagem "No module" (Sem módulo)

A mensagem "No module" (Sem módulo) pode indicar um dos problemas abaixo:

    O módulo não foi inserido corretamente. Insira novamente o módulo.
    O módulo não é adequado para o seu televisor ou tem um defeito. Contacte o seu operador ou fornecedor do CAM.


    3-3. Outros problemas com CAM ou com a descodificação de canais pagos

    Os modelos do televisor BRAVIA TV da Sony de 2013 e posteriores têm uma ranhura CAM CI+ versão 1.3. Por isso, ao utilizar o CAM CI+, este deve ser compatível com a versão CI+ 1.3 (ou superior); caso contrário, poderão ocorrer os seguintes problemas:

    • Não é possível descodificar os canais.
    • É apresentada a mensagem de erro "This service can be shown only on a compatible CI+ host" (Este serviço apenas pode ser apresentado num anfitrião compatível com CI+).
    • O processo de autenticação do CAM nunca começa, falha ou nunca termina.
    • É apresentada a mensagem "Your CAM is not complaint" (O seu CAM não foi encontrado).

    Caso se depare com um dos problemas acima, confirme com o fornecedor de serviços que o seu CAM é compatível com a versão CI+ 1.3.

    Caso se depare com outros problemas relacionados com o CAM, atualize o seu televisor para a versão do software mais recente automaticamente ou manualmente .

    Nota: Não deixe o CAM sem um smartcard válido na ranhura do CAM. Esta situação poderá fazer com que os canais desapareçam ao ligar o televisor. Remova o CAM ou puxe-o para fora (cerca de 2 cm) da ranhura CAM.

    Ainda tem problemas com canais pagos?

    Teste o seu cartão e o CAM com outro televisor na mesma rede. Caso o CAM e o cartão inteligente funcionem bem com o outro televisor, o seu televisor poderá ter um problema. Se for o caso, contacte o Apoio ao Cliente da Sony para obter assistência.

    3-4. Por que razão não consigo inserir totalmente o CAM na ranhura?

    E se não for possível inserir totalmente o CAM na ranhura, mas uma parte permanecer de fora (normalmente cerca de 3,5 cm)?

    Isto está previsto para permitir que o utilizador remova o CAM facilmente quando for necessário.

    O CAM sai para fora