ID do artigo : 00198383 / Última modificação : 23-04-2020

O áudio e o vídeo estão dessincronizados

    Há várias situações que podem fazer com que o áudio e o vídeo fiquem dessincronizados.

    • Se estiver a ver um programa de televisão, pode ser devido à transmissão ou a uma má ligação entre o seu descodificador de cabo/satélite (se aplicável).
    • Se estiver ligado um leitor de DVD ou de Blu-ray Disc, uma má ligação de cabo ou um problema com o disco podem ser a causa.
    • Quando ligado um sistema de cinema em casa com um cabo ótico digital, pode ocorrer um atraso de áudio que requer um ajuste manual no sistema de cinema em casa. Pode até haver uma definição no televisor que provoca este problema.

    NOTA: Se o televisor estiver ligado a uma barra de som ou a um sistema de cinema em casa (com um cabo HDMI ou cabo ótico), poderão ocorrer os seguintes problemas.
    Podem ocorrer atrasos na saída do som devido a atrasos no processamento de áudio na barra de som ou no sistema de cinema em casa. Nesses casos, não há problemas com as colunas do televisor.

    Como cada um dos passos abaixo representa uma solução possível para o problema, verifique se o problema está resolvido depois de concluir cada passo.

    1. Certifique-se de que o televisor tem instalada a atualização mais recente do software (firmware) do sistema.

      NOTAS:
      • Nem todos os televisores têm software que possa ser atualizado. Para ver se o seu televisor pode ser atualizado, verifique as especificações do televisor. 
      • Se o televisor estiver ligado a uma ligação à Internet de alta velocidade, pode ser transferida uma atualização de software do menu do televisor. 
    2. Se estiver a ver um programa de televisão, experimente mudar de canal para ver se o problema ocorre em outros canais. Se ocorre apenas num canal, então o problema está relacionado com a transmissão.

      NOTA: Se o problema só ocorre num canal, contacte o fornecedor de rede de transmissão.

    3. Certifique-se de que todos os cabos estão ligados ao televisor e ao dispositivo de origem (descodificador, leitor de DVD, leitor de Blu-ray Disc, sistema de cinema em casa ou consola de jogos).

    4. Experimente reproduzir uma fonte de vídeo diferente para determinar se o problema ocorre com outros dispositivos ligados.

    5. Se o seu televisor tiver uma definição de Game Mode (Modo de jogo), experimente um dos seguintes procedimentos:

      • Defina Game Mode (Modo de jogo) para Desativar quando estiver a ver televisão ou a utilizar um leitor de DVD ou de Blu-ray Disc.
      • Defina Game Mode (Modo de jogo) para On (Ativar) durante um jogo de vídeo.
    6. Se o problema ocorrer quando utiliza as colunas do televisor, execute uma reposição de alimentação no televisor. Para Android TV, consulte Como se reinicia (repõe) um Android TV?

    7. Se tiver um sistema de cinema em casa e for utilizado um cabo ótico digital na ligação, mude manualmente a definição de Audio/Video Sync (Sincronização áudio/vídeo) ou de Audio Delay (Atraso de áudio) no sistema de cinema em casa (se disponível).

      NOTAS:
      • Normalmente, os ajustes de atraso de áudio variam entre 0 ms e aproximadamente 250 ms.
      • Para mais informações sobre a disponibilidade da definição de AV sync (Sincronização AV) ou de Audio Delay (Atraso de áudio), consulte as instruções de funcionamento fornecidas com o produto. 
      • Para sistemas de cinema em casa de terceiros, consulte o manual de instruções ou contacte o fabricante para obter mais informações sobre como ajustar a definição AV sync (Sincronização AV).
    8. Se todas as seguintes condições forem cumpridas, experimente alterar as definições Saída de áudio digitalA/V sync (Sincronização AV) e Pass through mode (Modo de passagem).

      • O seu televisor é um modelo Android TV.
      • Está a ligar um sistema de áudio, como uma barra de som, um recetor ou um sistema de cinema em casa à porta HDMI IN (ARC) ou HDMI IN (eARC/ARC) do televisor.

      Defina Saída de áudio digital para PCM

      1. Prima o botão HOME no telecomando do televisor.
      2. Selecione  Definições.
      3. Os próximos passos irão depender das opções no menu do seu televisor:
        • Selecione Visualização e Som – Saída Áudio – Saída de áudio digital – PCM.
        • Selecione Bravia Settings (Definições Bravia) – Saída de áudio digital – PCM.
        • Selecione Som – Saída de áudio digital – PCM.
       

      Tente alterar a definição A/V sync (Sincronização A/V) para Auto ou On (Ativada).
      NOTA: Nem todos os Android TV têm a definição A/V sync (Sincronização A/V). Verifique o manual para obter informações específicas do modelo. Os manuais encontram-se publicados na página de assistência do seu modelo.

      1. Prima o botão HOME no telecomando do televisor.
      2. Selecione  Definições.
      3. Os próximos passos irão depender das opções no menu do seu televisor:
        • Selecione Visualização e Som — Saída Áudio – A/V sync (Sincronização AV) – Auto ou On (Ativada).
        • Selecione Som – A/V sync (Sincronização A/V) – Auto ou On (Ativada).
       

      Defina o Pass through mode (Modo de passagem) para Auto.

      NOTAS:

      • Nem todos os Android TV têm a definição Pass through mode (Modo de passagem). Verifique o manual para obter informações específicas do modelo. Os manuais encontram-se publicados na página de assistência do seu modelo.
      • Os sons relativos aos sons do sistema, ao Google Assistant, ao TalkBack e ao leitor de ecrã não são emitidos durante a reprodução de conteúdo com a definição Pass through mode (Modo de passagem) ativa.
      1. Prima o botão HOME no telecomando do televisor.
      2. Selecione  Definições.
      3. Seleciona Visualização e Som – Saída Áudio – Pass through mode (Modo de passagem) – Auto.

      Se estiver a definir TalkBack como On (Ativado), defina-o como Off (Desativado).

      1. Prima o botão HOME no telecomando do televisor.
      2. Selecione  Definições.
      3. Selecione Device Preference (Preferência do dispositivo) – Acessibilidade – TalkBack – Desativar.

    Se o problema persistir, o produto poderá ter de ser reparado.