ID do artigo : 00193196 / Última modificação : 12-07-2018

Como ligar o televisor a outros dispositivos?

Guia de ligação do televisor.

    Este guia destina-se a ajudar na compreensão de vídeos de definição standard e alta definição, bem como ajudar na ligação de dispositivos de áudio e vídeo da melhor forma possível.

    Alta definição vs. definição standard

    Os vídeos de definição standard (SD) (ou seja, NTSC, PAL, SECAM) são sinais com uma resolução entre 480 e 576 linhas horizontais.

    Os vídeos de alta definição (HD) são sinais com uma resolução entre 720 e 1080 linhas horizontais.

    Pode comparar HD e SD à fotografia digital: uma imagem de 10 milhões de píxeis impressa num papel de 10x15 cm não irá parecer muito melhor do que uma imagem de 5 milhões de píxeis impressa no mesmo formato. No entanto, se imprimir as mesmas imagens num formato 40x30 cm, a diferença será enorme.

    Num ecrã pequeno, as diferenças entre ambas não serão necessariamente visíveis. Poderá notar uma diferença apenas nas cores, pois a gama de cores de alta definição é mais ampla.

    Imagem SD num ecrã pequeno


    Imagem HD num ecrã pequeno

    No entanto, num ecrã maior (a partir de 32 polegadas e, pelo menos, 720 linhas horizontais ou píxeis verticais), a diferença torna-se muito visível.

    Definição standard num ecrã grande

    Alta definição num ecrã grande


    Antes de ligar os dispositivos...

    Os sinais que entram no televisor e em dispositivos ligados têm de ser transmitidos no formato correto e com ligações adequadas. Abaixo estão disponíveis os tipos diferentes de conectores de vídeo. Ao ligar o televisor, utilize as entradas disponíveis nos dispositivos que proporcionam o melhor desempenho de vídeo.

    Nível de desempenho de vídeo

    Name

    Aspect

    Sinal transmitido

    Necessária ligação de áudio em separado

    HDMI® Imagem + Som Não
    DVI*1 Imagem Sim

    ÁUDIO Esq. e Dir.
    Vídeo componente Imagem
    S-Video Imagem
    Vídeo composto Imagem
    RF/Coaxial Imagem + Som Não

    *1 Se o equipamento tiver uma ficha DVI em vez de uma ficha HDMI, ligue a ficha DVI à entrada HDMI IN (com um cabo HDMI para DVI ou uma ficha adaptadora), e ligue a ficha de áudio às entradas AUDIO IN (L/R) de HDMI IN. (O conector DVI transmite apenas sinais de vídeo)
    Para desfrutar da melhor experiência visual com o seu sistema, é preferível ligar os seus melhores dispositivos com as ligações de maior qualidade disponíveis. Por exemplo: o leitor de Blu-ray Disc ou o descodificador HD através de HDMI, seguidos do leitor de DVD através de componente e o gravador de cassetes de vídeo através de S-video, etc.

    Nota: A qualidade da imagem também depende largamente da qualidade do cabo utilizado.

    HDMI®

    A interface de multimédia de alta definição (High-Definition Multimedia Interface, HDMI) é uma interface audiovisual totalmente digital capaz de transmitir sinais de vídeo e de áudio de alta definição. A interface HDMI permite uma ligação entre qualquer fonte audiovisual digital compatível, como um descodificador, um leitor de DVD, um PC, um sistema de videojogos, ou um recetor de AV e um monitor de vídeo e/ou áudio digital compatível, tal como um televisor digital (DTV).

    DVI

    A interface visual digital é capaz de transmitir vídeo de alta definição, mas não transmite som. É necessário utilizar os conectores de áudio do dispositivo (normalmente ótico/coaxial digital ou RCA). É possível ligar um dispositivo HDMI a um dispositivo DVI através de um adaptador HDMI para DVI.

    Vídeo componente

    O vídeo componente é uma ligação analógica. É capaz de transmitir sinais de vídeo de alta definição. O componente não transmite som. É necessário utilizar os conectores de áudio do dispositivo (normalmente ótico/coaxial digital ou RCA)

    S-Video

    Também conhecido por Y/C, S-Video significa vídeo separado e é um sinal de vídeo analógico que transporta dados de vídeo como dois sinais separados (luminosidade e cor), ao contrário do vídeo composto que transporta o conjunto inteiro de sinais numa única linha. S-Video, como é normalmente designado, transporta vídeo de definição standard. O mesmo cabo não transporta áudio.

    Vídeo composto

    O vídeo composto é um formato de vídeo analógico (sem som). Em termos de qualidade, é o conector que deve utilizar se não tiver qualquer outro conector disponível.

    RF/Coaxial

    A ligação RF coaxial é utilizada para transferir sinais de televisão (áudio e vídeo) com origem numa antena ou descodificador de sinal por cabo para um televisor.