ID do artigo : 00274145 / Última modificação : 20-06-2022Imprimir

Como repor o televisor Sony com ou sem o telecomando (reinício parcial, reposição de alimentação ou definições de fábrica)

    Neste artigo, iremos discutir várias opções para resolver problemas com o seu televisor dependendo do problema sentido:

    1. O televisor responde e consegue aceder ao respetivo menu com o telecomando. Ainda assim, está a deparar-se com problemas específicos: por exemplo, uma aplicação está a bloquear ou falhar, o televisor desliga-se e liga-se aleatoriamente ou está a deparar-se com problemas de distorção de imagem ou som.
      Pode efetuar:
      1. Reposição parcial (Android TV e Google TV)
      2. Ciclo de inicialização (Todos os televisores)
      3. Reposição de fábrica no menu de Definições (Todos os televisores) → saltar para esta secção do artigo
        ​​​​​
    2. O televisor não responde e não consegue aceder ao respetivo menu com o telecomando: por exemplo, o televisor está bloqueado, não liga, não apresenta imagem ou reinicia de forma contínua. Não consegue utilizar o telecomando e, por isso, não consegue aceder ao menu de definições.
      Pode efetuar:
      1. Ciclo de inicialização (Todos os televisores)
      2. Reposição de fábrica manual com recurso a botões (Android TV e Google TV)

    Tente cada passo se este se aplicar à sua situação antes de passar para o seguinte. Se não tiver a certeza do tipo de televisor, verifique se o seu televisor BRAVIA é uma Google TV, Android TV ou outra.



    Efetuar uma reposição parcial com o telecomando (ANDROID TV e GOOGLE TV)

    A reposição parcial não apaga nenhuma informação e é uma maneira segura de resolver problemas menos graves. Pode utilizar o telecomando para iniciar a reposição parcial ou para aceder às definições do televisor:

    Opção 1: Force a reinicialização do televisor com o botão de alimentação do telecomando. Dependendo do modelo, pode:

    1. Manter premido o botão de alimentação até que o televisor desligue e reinicie
      ou
    2. Manter premido o botão de alimentação até aparecer um menu e, em seguida, selecionar Reiniciar

    Opção 2: Force a reinicialização do televisor nas respetivas definições.


    Ciclo de inicialização (TODOS OS TELEVISORES)

    O ciclo de inicialização não apaga nenhuma informação e é uma forma segura de resolver problemas menos graves quando não consegue usar o telecomando. Desligar o televisor da ficha sem este estar desligado não irá danificar o dispositivo.

     

    1. Desligue o cabo de alimentação do televisor da tomada elétrica. Deixe-o desligado durante 30 segundos.
    2. Ligue o cabo de alimentação novamente à tomada elétrica.
    3. Se o televisor não ligar, utilize o botão de alimentação no televisor para o fazer.
      (Dica: se o televisor tiver ligado após o passo 3 mas ainda não o conseguir utilizar, verifique as pilhas do telecomando.)

    Exemplos de localização do botão de alimentação


    Reposição dos dados de fábrica (TODOS OS TELEVISORES)

    Se os passos anteriores não funcionarem mas conseguir aceder às definições do televisor com o telecomando, tente efetuar uma reposição dos dados de fábrica. Este tipo de reposição repõe as definições originais do televisor e pode resolver problemas mais persistentes.

    Se não conseguir aceder ao menu de definições do televisor, avance para a Reposição manual dos dados de fábrica (aplicável em Android TV e Google TV).

    ANTES DE COMEÇAR: Depois de concluir a reposição, terá de voltar a efetuar a configuração inicial tal como o fez quando ligou o televisor pela primeira vez. A reposição dos dados de fábrica remove todas as definições personalizadas no televisor, incluindo as definições da conta Google, aplicações, canais e definições de rede sem fios.

    1. No telecomando, prima botão de definições rápidas (botão de definições rápidas), HOME ou MENU AÇÃO dependendo do televisor/telecomando.
    2. Selecione a roda dentada do botão de definiçõesou a seta
    3. Os seguintes passos variam consoante as opções do menu do televisor (A, B ou C):
      1. Selecione Sistema → About (Sobre) → Repor → Factory data reset (Reposição dos dados de fábrica) → Erase everything (Apagar tudo) → Sim.
      2. Selecione Device Preferences (Preferências do dispositivo) → Repor → Factory data reset (Reposição dos dados de fábrica) → Erase everything (Apagar tudo) → Sim.
      3. Selecione Storage & reset (Armazenamento e reposição) → Factory data reset (Reposição dos dados de fábrica) → Erase everything (Apagar tudo) → Sim.

    A reposição de fábrica pode demorar alguns minutos. Aguarde até que o processo seja concluído. Assim que o processo de reposição de fábrica for concluído, o televisor irá iniciar a configuração inicial.

    Alternativa: utilize o botão de AJUDA no telecomando para efetuar uma reposição dos dados de fábrica


    Reposição manual dos dados de fábrica (ANDROID TV e GOOGLE TV)

    Se não conseguir aceder ao menu de Definições do televisor com o telecomando, experimente uma reposição manual dos dados de fábrica utilizando os botões do televisor. Este tipo de reposição repõe as definições originais do televisor e pode resolver problemas mais persistentes (por exemplo, o televisor reiniciar-se sozinho).

    ANTES DE COMEÇAR: Depois de concluir a reposição, terá de voltar a efetuar a configuração inicial tal como o fez quando ligou o televisor pela primeira vez. A reposição dos dados de fábrica remove todas as definições personalizadas no televisor, incluindo as definições da conta Google, aplicações, canais e definições de rede sem fios.

    Como efetuar uma reposição manual dos dados de fábrica através dos botões do televisor

    A forma de efetuar a reposição manual varia consoante o número de botões disponíveis no televisor:

    1. Apenas um botão no televisor: O botão de alimentação está localizado na parte inferior central ou no lado esquerdo do televisor quando visto a partir da parte da frente.
    2. Três botões no televisor: o botão de alimentação e os botões de volume estão à direita ou à esquerda da parte traseira do televisor.
    3. Mais de três botões no televisor.

    Se não conseguir encontrar os botões no televisor, consulte o Guia de início rápido ou o Guia de referência do televisor, ambos disponíveis na página do produto do website de assistência.

    Siga as instruções de acordo com o número de botões no televisor:

    Tipo A: O modelo do televisor tem apenas um botão

    Tipo B: O modelo do televisor tem três botões (à esquerda, direita ou na parte traseira do televisor)

    Tipo C: O seu modelo de televisor tem mais de três botões