ID do artigo : 00245903 / Última modificação : 06-01-2021

HDR 4K: Desfrute de imagens de alta qualidade com o seu BRAVIA 4K


    O que são o 4K e o HDR?

    Explicação da resolução 4K

    4K é um nome comum para uma resolução com cerca de 4000 píxeis na horizontal. A resolução de uma imagem ou do ecrã do televisor é o número de píxeis que compõem essa imagem. Quanto mais píxeis tem uma imagem, mais nítida e detalhada será.
    Uma imagem 4K tem uma resolução de cerca de 8 290 000 píxeis, o que é 4 vezes superior à de alta definição total (2K). Mesmo num ecrã grande, é possível obter uma qualidade de imagem de alta definição que apresenta até os mais pequenos detalhes e reproduz texturas e detalhes realistas. O 4K também pode ser designado de Ultra HD (UHD) porque tem uma qualidade de imagem superior à alta definição (HD).

    2K 4K

    1920 x 1080 píxeis

    3840 x 2160 píxeis

    Explicação de HDR

    HDR significa High Dynamic Range (elevada gama dinâmica), que permite apresentar a luminosidade numa gama mais ampla do que as imagens normais. O padrão mais elevado de luminosidade passível de apresentação permite imagens de elevado contraste e cores detalhadas.

    Imagem normal Imagem HDR
    Imagem da imagem normal Imagem da imagem HDR

    O meu televisor suporta 4K ou HDR?

    Acerca do 4K

    Se o seu televisor tiver uma resolução de 3840 píxeis horizontais x 2160 píxeis verticais ou superior, pode desfrutar de conteúdo 4K através de dispositivos HDMI, armazenamento USB e online.
    Para ver conteúdo de formato avançado em 4K de alta definição através de HDMI, é necessário configurar o seu televisor. Explicamos como o fazer na secção "Desfrutar de 4K/HDR através de HDMI" abaixo.

    Sabia? Se o seu televisor também suportar 4K X Reality Pro, o conteúdo que não está em 4K é automaticamente melhorado para a resolução 4K ao aumentar a definição através de processamento de super resolução.
    Em termos simples, melhora uma imagem que não tem qualidade 4K para uma qualidade próxima de 4K.

    Se não souber que resolução o seu televisor pode apresentar, pode consultar as especificações neste website de suporte. Introduza o modelo do seu televisor na barra de pesquisa, encontre a página do produto e consulte a RESOLUÇÃO DO ECRÃ nas Especificações do modelo.


    Os seguintes ícones também são apresentados nas embalagens dos modelos que suportam 4K e HDR.

    Imagens de ícones 4K/HDR e 8K/HDR

    Acerca do HDR

    Dependendo do seu televisor, poderá ser necessário atualizar para o firmware mais recente.

    Se o seu televisor suportar HDR10, pode desfrutar de conteúdo HDR de Ultra HD Blu-ray (UHD BD) e serviços de transmissão.
    Se o seu televisor suportar Dolby Vision, pode desfrutar de conteúdo Dolby Vision de qualidade superior. Consulte as Perguntas mais frequentes abaixo para obter mais informações sobre o suporte de formato HDR relativamente ao seu televisor.

    Para verificar se o seu televisor suporta HDR, aceda ao site de suporte do televisor e consulte a COMPATIBILIDADE HDR (ELEVADA GAMA DINÂMICA) nas Especificações do modelo.

    Como configuro o meu televisor para conteúdo 4K ou HDR?

    Pode desfrutar de conteúdo 4K e HDR depois de confirmar que o seu televisor suporta 4K e HDR.
    O procedimento necessário depende da fonte de conteúdo e do televisor.

    Consulte os itens abaixo de acordo com o tipo de conteúdo que pretende ver. Prima ► para expandir a secção.

    Desfrutar de 4K/HDR com serviços online

    Os serviços de transmissão, tais como Netflix, YouTube™ e Prime Video, fornecem uma enorme quantidade de conteúdo compatível com 4K e HDR. Para desfrutar deste conteúdo, verifique os quatro pontos seguintes.

    1. O serviço de subscrição suporta 4K?
      Para desfrutar de conteúdo 4K com alguns serviços, como o Netflix, tem de subscrever um plano específico, tal como um plano premium.

    2. O conteúdo que vê suporta 4K/HDR?
      Para desfrutar de 4K, tem de selecionar conteúdo que suporte 4K (UHD). Para desfrutar de HDR, tem de selecionar conteúdo que suporte HDR (HDR10 ou Dolby Vision). Tenha especial atenção ao comprar conteúdo.

    3. A definição de imagem do serviço de transmissão está definida para automática ou alta?
      Se a definição de imagem da aplicação do serviço de transmissão não estiver definida para automática ou alta, não pode desfrutar de conteúdo 4K/HDR com a melhor qualidade.

    4. A sua rede é suficientemente rápida?
      Se a sua rede não for suficientemente rápida, não poderá desfrutar de conteúdo 4K/HDR com a melhor qualidade. A velocidade de rede necessária depende do serviço.

    As definições necessárias dependem do serviço de transmissão. Para obter mais informações, consulte o site de ajuda do serviço pretendido.
    Para desfrutar de um serviço de transmissão através de um dispositivo HDMI, como um dispositivo Fire TV ou um descodificador, consulte a secção Desfrutar de 4K/HDR através de HDMI abaixo.

    Desfrutar de 4K/HDR através de HDMI

    Selecione o tipo de dispositivo ligado ao televisor.

    Dispositivos que suportam o formato avançado 4K (por exemplo, um leitor de BD Ultra HD, uma PlayStation 4 Pro)

    PS4 - Exemplos de Blu-ray com cabo HDMI

    Se pretender desfrutar de conteúdo 4K HDR de alta definição (formato avançado*), como jogos de vídeo na PS4 Pro e filmes em BD Ultra HD, é necessário um pouco de preparação. Os formatos avançados incluem *4K (50, 60 Hz) de YCbCr 4:4:4, YCbCr 4:2:2, YCbCr 4:2:0/10 bits, RGB, etc.

    1. Utilize um cabo HDMI Premium de alta velocidade que suporte 18 Gbps.
    2. Confirme se o televisor e a entrada HDMI suportam o formato avançado.
    3. Defina a entrada ligada ao dispositivo HDMI para o formato avançado.
    Para obter mais informações, consulte o seguinte artigo: Como posso ver conteúdos 4K (50/60p) e HDR a partir de um dispositivo HDMI externo ligado a uma Android TV? Também pode desfrutar de jogos de vídeo sem atraso de tempo ao definir o Modo de Imagem para Jogo. Para obter mais informações, consulte: Como reduzir a latência de entrada no modo Jogo

    Outros dispositivos que suportam 4K ou HDR (por exemplo, uma câmara de vídeo 4K)

    Mesmo que não tenha um cabo HDMI Premium de alta velocidade, pode desfrutar de vídeo 4K e HDR sem um formato avançado. (tal como vídeo 4K em 30p gravado com uma câmara de vídeo 4K) Prepare um cabo HDMI* de alta velocidade e ligue a entrada HDMI do televisor a um dispositivo HDMI que suporte 4K e HDR. *Para ver vídeo 4K, necessita de um cabo HDMI que suporte a norma HDMI 2.0 ou superior. Lembre-se:
    • Poderá ter de verificar as definições 4K ou HDR do dispositivo que está a ligar. Consulte as instruções de funcionamento desse dispositivo para verificar se as definições estão corretas.
    • Para desfrutar de conteúdo protegido pelo formato HDCP 2.2, tem de utilizar uma entrada HDMI que o suporte.
      No entanto, todas as entradas de Android TV 4K suportam esse formato. Para obter mais informações, consulte este artigo: O meu televisor BRAVIA 4K/8K é compatível com HDCP 2.2?
      *HDCP significa High-bandwidth Digital Content Protection (proteção de conteúdos digitais de elevada largura de banda), que é uma norma que restringe a cópia através de HDMI.

    Desfrutar de 4K/HDR através de USB

    Desfrutar de vídeos e fotografias 4K/HDR guardados em armazenamento USB é muito fácil. Basta ligar o armazenamento USB que contém o conteúdo 4K/HDR à porta USB do televisor. Pode reproduzir filmes e fotografias automaticamente com a melhor qualidade de imagem.