ID do artigo : 00193085 / Última modificação : 13-01-2021

O que é a funcionalidade DLNA e como funciona?

    O que é a funcionalidade DLNA?

    Os dispositivos com certificação Digital Living Network Alliance, ou DLNA, permitem partilhar conteúdo entre dispositivos distribuídos pela casa através da rede Wi-Fi doméstica. Por exemplo, pode configurar o computador VAIO como um servidor DLNA e aceder à música, vídeo e fotografias no seu televisor. A Sony fabrica vários dispositivos com certificação DLNA, como leitores de Blu-ray Disc, televisores, computadores, smartphones Sony, tablets e muito mais.

    NOTA: nem todos os dispositivos da Sony são compatíveis com DLNA. Consulte as especificações ou o manual do utilizador do seu dispositivo para obter informações relativas à compatibilidade com DLNA. Os manuais estão publicados no nosso website de assistência.


    Como funciona o DLNA?

    Os dispositivos compatíveis com DLNA podem ser ligados à rede doméstica tal como um computador ou um smartphone. Assim que a ligação é estabelecida, pode navegar nas pastas selecionadas no PC que utiliza como servidor de multimédia a partir do ecrã do televisor. Pode selecionar música para ouvir ou fotografias e vídeos para ver.

    A interface entre o televisor e o computador é criada através de aplicações de partilha de ficheiros como o Windows Media Player, o software de servidor multimédia VAIO Media, o servidor multimédia Serviio DLNA Media, o conjunto Twonky ou o software EyeConnect UPnP AV Media Streaming.

    Os ficheiros de música são apresentados por título, artista, data de lançamento e capa, enquanto as fotografias são apresentadas como miniaturas para uma seleção rápida. Os vídeos são apresentados pelo nome do ficheiro. Basta procurar o ficheiro de música, fotografia ou vídeo pretendido e clicar no ficheiro para ouvir ou ver.

    Saiba como configurar um servidor DLNA.


    O que é necessário para ver fotografias e vídeos ou para ouvir música num dispositivo com DLNA?

    Para ver fotografias e vídeos ou para ouvir música num dispositivo com DLNA, é necessário o seguinte:

    • Uma rede ativa: o dispositivo tem de estar ligado à sua ligação à Internet de alta velocidade doméstica ou a uma rede local (LAN) através de ligação com fios ou sem fios.
    • Um servidor multimédia digital com certificação DLNA: estes dispositivos armazenam conteúdo e disponibilizam-no em leitores multimédia digitais ligados à rede, computadores pessoais e dispositivos de armazenamento ligados à rede (network attached storage, NAS).
    • Um cliente ou leitor multimédia digital com certificação DLNA: estes dispositivos têm capacidade para encontrar fotografias e vídeos de outros dispositivos com certificação DLNA e reproduzi-los no televisor, sistema estéreo, sistemas de cinema em casa, leitores de Blu-ray Disc e consolas de jogos.

    NOTA: também é possível utilizar um controlador de multimédia digital como dispositivo opcional para encontrar conteúdo em servidores multimédia digitais e reproduzir em leitores multimédia digitais. Entre os dispositivos compatíveis estão: tablets com Internet, câmaras digitais com ligação Wi-Fi e assistentes pessoais digitais (PDA). Saiba mais sobre DLNA e todos os requisitos.


    Informação específica do produto

    Para obter informações específicas do produto, clique nas secções expansíveis abaixo.

    Televisores

    Leitor de Blu-ray Disc e leitores multimédia

    Sistema AV doméstico e colunas de rede

    Tablets