ID do artigo : 00193202 / Última modificação : 17-05-2018

Canais de televisão e serviços em falta ou incorretamente sintonizados? Descubra como solucionar problemas

    Caso enfrente problemas com todos os canais ou serviços, ou em casos específicos, pode consultar as sugestões e soluções em baixo.

    Consulte o website do fornecedor de serviços de televisão


    Tenha em atenção que os problemas de receção do sinal e de sinalizador são, muitas vezes, específicos por país. O fornecedor de serviços de televisão local pode ter implementado alterações técnicas que o afetem diretamente. Consequentemente, consulte primeiro a secção de notícias mais recentes no website do fornecedor de serviços de televisão. Por vezes, pode ser necessário sintonizar novamente o televisor.

    Se utilizar um descodificador, consulte o manual do utilizador do descodificador para obter informações sobre o procedimento de sintonização. Para sintonizar diretamente um televisor da Sony, pode consultar os guias abaixo.

    Como assistir a sinais de televisão transmitidos num televisor Android da Sony
    Sintonizar ou ressintonizar o televisor (manual para receção analógica, por cabo ou terrestre)
    Sintonizar ou ressintonizar o televisor (manual para uma antena de satélite)
    Sintonizar ou ressintonizar o televisor Android da Sony (manual para receção analógica, por cabo ou terrestre) Sintonizar ou ressintonizar o televisor Android da Sony (manual para uma antena de satélite)
    Sintonizar ou ressintonizar o televisor Android da Sony (manual para várias antenas de satélite)


    Não ficou resolvido? Escolha o problema na lista abaixo


    IMPORTANTE: São apresentados passos diferentes para cada problema específico. Cada um individualmente pode levar a uma solução. Percorra todos os passos, um a um e pela ordem de apresentação, até que o problema fique resolvido.

    1. Vídeo pixelizado ou áudio intermitente / Sem vídeo ou sem áudio

    2. Sinal de áudio errado ou multiplicado / Sinal de áudio indisponível em alguns serviços / Falta de sincronização entre o áudio e o vídeo

    3. Canais ou serviços indisponíveis

    4. Canais sem ordem lógica

    5. Problema com as legendas

    6. Problema com o guia eletrónico de programas

    1. Vídeo pixelizado ou áudio intermitente / Sem vídeo ou sem áudio

    1. Uma grande percentagem dos problemas de receção está relacionada com a qualidade do cabo da antena. Como orientação geral, quando mais espesso e menos flexível, melhor é o cabo (menos perda de sinal). Alguns cabos de antena podem ter uma construção mecânica fraca, pelo que ficam danificados e suscetíveis às interferências circundantes se os torcer um pouco próximo do conector da antena. Experimente utilizar um outro cabo (de boa qualidade).

    2. Outro problema comum com a receção ocorre quando o sinal da antena é direcionado através de um descodificador ou de um gravador de HDD. Alguns destes dispositivos podem atenuar ou até bloquear a passagem do sinal da antena no modo em espera, normalmente por motivos de poupança de energia. Alternativamente, podem ocorrer interferências com o sinal da antena em algumas condições de receção. Para testar se este é o caso, ligue o cabo da antena diretamente ao televisor. Se a receção for boa, verifique/substitua o cabo da antena ligado ao descodificador/gravador de HDD. Se o problema persistir, verifique se existe algum ajuste para a passagem de sinal ou RF Out no menu do descodificador/gravador de HDD.

    3. Se existir um loop do cabo da antena através de um gravador de vídeo, DVD ou Blu-Ray, certifique-se de que o dispositivo não está desligado da energia elétrica enquanto o cabo da antena permanecer ligado em loop para o televisor através do dispositivo.

    4. Ressintonize o televisor.

    5. Verifique o nível de sinal no menu do televisor ou do descodificador .

    6. Verifique a posição e o desempenho da antena/parabólica. A receção de sinal pode melhorar ao alterar a direção e a localização da antena.

    7. Reinicie, atualize ou reponha os seus dispositivos.

    8. Contacte a Sony. Para tal, clique em Contact us (Contacte-nos) no website de assistência da Sony.

    2. Sinal de áudio errado ou multiplicado / Sinal de áudio indisponível em alguns serviços / Falta de sincronização entre o áudio e o vídeo


    1. Selecione uma fonte de áudio diferente através do botão Sync / Audio (Sincronização/Áudio) no telecomando.

    2. Defina as definições de prioridade de idioma no menu HOME.

    3. Remova qualquer amplificador ligado.

    4. Reinicie, atualize ou reponha os seus dispositivos.

    5. Contacte a Sony. Para tal, clique em Support > Contact us (Assistência > Contacte-nos) no website de assistência da Sony.


    3. Canais ou serviços indisponíveis


    1. Por vezes, este problema está relacionado com um dos motivos abaixo.

    • É um serviço pago que está indisponível? Verifique junto do fornecedor se a sua subscrição está correta.
    • Os canais desaparecem durante a noite? No menu de assistência do seu televisor, desligue a opção Auto update (Atualização automática)

    2. Consulte a transmissora quanto a alterações recentes. Um canal pode ter sido movido para uma frequência diferente. Pode restaurar o canal através da ordenação manual dos canais.

    3. Introduza a ID de rede correta. Se não souber esta ID, consulte o operador.

    4. Verifique o cartão CAM. Se necessário, teste com um cartão CAM que saiba que está a funcionar. Para obter mais informações, consulte:

    Como ver serviços de subscrição utilizando um módulo de smartcard?

    5. Percorra a resolução de problemas até "1. Vídeo pixelizado ou áudio intermitente / Sem vídeo ou sem áudio".


    4. Canais sem ordem lógica


    1. Certifique-se de que os códigos de país e o idioma estão introduzidos (configuração automática).

    2. Consulte o operador para saber se o ID de rede está correto.

    3. Introduza a frequência de início manualmente.

    4. Percorra a resolução de problemas até "3. Canais ou serviços indisponíveis."

    5. Problema com as legendas


    Tipicamente, os sintomas incluem:

    • Nenhuma legenda apresentada
    • Legendas erradas apresentadas
    • Legendas para surdos não apresentadas
    • Legendas mal localizadas no ecrã

    Para resolver estes problemas, percorra os passos abaixo.

    1. Verifique junto do operador se devem estar disponíveis legendas para este canal/serviço.

    2. Verifique junto do operador se as legendas para surdos estão, normalmente, apenas disponíveis em teletexto.

    3. Com o telecomando, selecione outra fonte de legendas.

    4. No menu HOME, selecione os idiomas das legendas corretos.

    5. Reinicie, atualize ou reponha os seus dispositivos.

    6. Contacte a Sony para obter assistência adicional. Para tal, clique em Support > Contact us (Assistência > Contacte-nos) no website de assistência da Sony.


    6. Problema com o guia eletrónico de programas


    Tipicamente, os sintomas incluem:

    • O guia eletrónico de programas não pode ser apresentado
    • Guia eletrónico de programas bloqueado
    • Determinados serviços do guia eletrónico de programas indisponíveis

    Para resolver estes problemas, percorra os passos abaixo.

    1. Por vezes, o guia eletrónico de programas pode demorar algum tempo a carregar. Volte a verificar após alguns minutos.

    2. Verifique se está selecionado o país correto.

    3. Verifique junto do operador quaisquer limitações novas ou permanentes: por exemplo, imagem ao vivo não apresentada em miniatura, guia eletrónico de programas(+) indisponível através do gravador de DVD.

    4. Se o produto tiver a opção de utilizar o guia eletrónico de programas(+), tem de permanecer em espera quando não estiver a ser utilizado, pois o guia eletrónico de programas(+) requer atualizações regulares do programa. Esta atualização ocorre automaticamente quando o produto é deixado em espera.