ID do artigo : 00192851 / Última modificação : 17-05-2018

Os vídeos transmitidos da Internet param, são interrompidos, ficam a carregar ou a qualidade de imagem e de som é fraca

    Para usufruir da visualização de vídeos transmitidos da Internet, é necessária uma rede com uma velocidade de linha rápida e estável. Em geral, são necessárias velocidades semelhantes às seguintes:

    Utilize a "ferramenta de teste de velocidade" para verificar a velocidade de linha da rede que utiliza:
    Como testar a velocidade da ligação à Internet.

    Se a velocidade for lenta:
    Eis alguns exemplos de como aumentar e estabilizar a velocidade de linha da sua rede. (A velocidade não pode ultrapassar os limites do seu contrato de ISP ou as capacidades do seu router.)

    NOTA: Alguns ISP aplicam um limite de largura de banda ou dados aos respetivos planos, o que limita a transferência de dados e pode levar à apresentação de um ecrã preto ao utilizar o serviço Netflix. O serviço Netflix deverá continuar a ser reproduzido a uma velocidade inferior, embora com fraca qualidade de imagem, exceto se existirem outros dispositivos ligados à mesma rede em simultâneo.

    • Certifique-se de que o produto Sony que está a transmitir o vídeo tem o software de sistema (firmware) mais recente instalado.
      A instalação do firmware atualizado (se disponível) pode melhorar a estabilidade da ligação à Internet.
      Para televisores, consulte: Como efetuo uma atualização de software para o televisor?
    • Se existirem vários dispositivos ligados à rede, experimente utilizar apenas um de cada vez.
      Outros computadores ou dispositivos na mesma rede podem afetar a velocidade da ligação e a qualidade do vídeo transmitido. Esta situação é mais suscetível de ocorrer quando outra pessoa na rede está a transferir ficheiros, a jogar jogos de vídeo online ou a ver vídeos transmitidos online a partir de outro dispositivo. Experimente parar a utilização de outros dispositivos antes de visualizar.

      NOTAS:

      • Se estiver a utilizar uma rede sem fios não protegida, poderá estar a partilhar a sua ligação com outras pessoas da sua área sem o seu conhecimento, aumentando as necessidades de largura de banda da rede. Recomenda-se a utilização de uma rede segura.
      • Se estiver a utilizar um serviço VoIP (Voice Over Internet Protocol) para enviar e receber chamadas, a ligação à Internet pode cair quando alguém em casa estiver a utilizar o telefone.
    • Se estiver a utilizar uma rede sem fios, considere o ambiente de utilização e a configuração.

      1. Efetuar uma reposição da alimentação do router
        Efetuar uma reposição da alimentação do router também pode ajudar.
        1. Experimente desligar o cabo de alimentação do router da tomada elétrica durante 30 segundos.
        2. Volte a ligar o cabo de alimentação à tomada, e espere até as luzes intermitentes indicarem que o router foi totalmente reiniciado.

      2. Confirmar se existe uma melhoria quando o router LAN sem fios é aproximado
        Qualquer produto sem fios pode ser afetado por velocidades de ligação lentas.
        Isso deve-se, normalmente, à distância do router ou de outros dispositivos eletrónicos em casa que interferem com o sinal sem fios.
        1. Experimente aproximar o ponto de acesso de router do produto da Sony que está a transmitir o vídeo.
        2. Se o router estiver suficientemente próximo, sugere-se, em alternativa, a utilização de uma ligação Ethernet com fios.

      3. Otimizar as definições do seu router LAN sem fios
        1. Quando uma rede sem fios próxima está a utilizar o mesmo canal, a interferência pode causar a desestabilização das comunicações. Experimente alterar as definições no router para um número do canal diferente.
        2. Dependendo das especificações da sua rede local sem fios, as velocidades de comunicação, a estabilidade, a gama de transmissão, etc. poderão variar.
          Se suportado pelo seu router, efetue a ligação através de [n].
          • [n]: Recomendado pela Sony. Suporta reprodução de qualidade de imagem HD.
          • [g]: Não tão rápido como [n], mas estável.
          • [b]: Não recomendado para transmitir vídeos.
        3. Além disso, alguns routers dividem igualmente o fluxo de dados (largura de banda) entre cada dispositivo na rede.
          Outros routers dispõem de definições de qualidade de serviço (QoS) que podem ser ajustadas para ajudar a gerir prioridades de dados na sua rede. Poderá ter de consultar o fabricante do router ou o seu fornecedor do serviço de Internet (ISP) para verificar e ajustar as definições QoS.
    • Nas definições de rede do seu produto Sony, tente alterar as definições de DNS Primário.
      • O seu fornecedor do serviço de Internet pode estar a sofrer um forte tráfego da Internet. Neste caso, o desempenho poderá ser melhorado alterando manualmente a opção Primary DNS Server (Servidor DNS primário) para 8.8.8.8 ou 8.8.8.4 no menu Network Settings (Definições de rede) do produto da Sony. Se o desempenho lento persistir, experimente aceder ao conteúdo mais tarde ou contacte o seu ISP para resolver o problema.

    Se não se verificarem melhorias, o ambiente de utilização pode estar a impedir um aumento da velocidade. Se o serviço de rede que está a utilizar permitir alterar a qualidade de imagem, veja com uma qualidade de imagem/resolução inferior.

    Para saber como reduzir a resolução no Netflix, consulte as Perguntas frequentes: A transmissão de vídeo do Netflix é apresentada em baixa resolução.

    Se a velocidade for aceitável:

    • Verifique se o seu produto da Sony tem o firmware mais recente.
      Certifique-se de que o produto Sony que está a transmitir o vídeo tem o software de sistema (firmware) mais recente instalado. A instalação do firmware atualizado (se disponível) pode melhorar a estabilidade da ligação à Internet.
    • Contacte o seu fornecedor do serviço de Internet.
      Se não for possível ver facilmente apenas um determinado serviço de rede, poderá existir um problema com o servidor que está a transmitir os vídeos. Para obter informações sobre manutenção e outras dificuldades que podem estar a ocorrer no serviço de rede, contacte/consulte o seu fornecedor do serviço de Internet.