ID do artigo : 00227433 / Última modificação : 03-01-2024Imprimir

Aplicações para televisor BRAVIA – como instalar, resolver problemas e muito mais

    Este artigo descreve como transferir aplicações na sua Android TV da Sony ou Google TV, e o que fazer se a sua Smart TV não conseguir instalar novas aplicações. Também pode encontrar algumas informações sobre a resolução de problemas de aplicações.

    Se está à procura de informações específicas sobre aplicações, consulte o website de assistência do fornecedor de serviços da aplicação. As aplicações de terceiros são atualizadas de acordo com a agenda/o critério do programador da aplicação.

    Toque ou clique nestas ligações para avançar rapidamente para a secção do artigo correspondente:

    1. Como posso transferir aplicações na minha Android TV ou Google TV? (imediatamente abaixo)
    2. Porque é que não consigo transferir aplicações adicionais no meu televisor? Como sei que o meu televisor suporta uma aplicação?
    3. O que fazer se uma aplicação Android TV ou Google TV não funcionar: problemas de ligação ou aplicação bloqueada
    4. O que fazer se uma aplicação da Smart TV não funcionar: problemas de ligação ou aplicação bloqueada

    Como posso transferir aplicações na minha Android TV ou Google TV?

    Pode transferir aplicações acedendo à Google Play Store na sua Android TV e Google TV. A Google Play Store é onde pode encontrar todas as aplicações disponíveis na Android TV e na Google TV.

    Se não conseguir encontrar a aplicação na Google Play Store, é possível que a aplicação não exista ou ainda esteja indisponível nas plataformas Android TV e Google TV. Nesse caso, pode recorrer à transmissão de conteúdo.

    Como transferir aplicações do televisor na Android TV

    Como transferir aplicações do televisor na Google TV


    Porque é que não consigo transferir aplicações adicionais no meu televisor? Como sei que o meu televisor suporta uma aplicação?

    O seu televisor tem algumas aplicações pré-instaladas; no entanto, poderá ser possível instalar novas aplicações a partir da Google Play Store, dependendo do modelo que tiver.

    Primeiro, deve verificar se tem uma Android TV ou Google TV, ou um televisor não Android. Segue-se um guia que pode utilizar para distinguir entre os três tipos de televisor.

    Infelizmente, apenas as Android TV ou Google TV podem transferir novas aplicações. Outros televisores têm aplicações pré-instaladas.


    A sua Smart TV não suporta novas aplicações? Eis como pode obter novas aplicações

    As Google TV e Android TV podem aceder à Google Play Store e transferir aplicações. Outras Smart TVs têm aplicações pré-instaladas e não podem transferir aplicações adicionais.

    Porque é que não podem transferir aplicações mais recentes?

    Porque as Smart TVs funcionam num sistema operativo diferente (Linux) e não se ligam ao espaço Android.

    Além disso, os televisores mais antigos não podem suportar novas aplicações devido aos requisitos do sistema e à falta de poder de processamento.
    É como tentar instalar uma nova aplicação em smartphones de primeira geração. Requer demasiado do dispositivo.

    Felizmente, existem soluções fáceis e económicas para desfrutar de aplicações recentemente desenvolvidas em televisores mais antigos os quais não é possível instalar aplicações:


    Não consegue encontrar uma aplicação na Google Play Store? (Ainda) não é suportada no seu país

    Existem dois motivos principais para não conseguir encontrar ou utilizar uma aplicação: disponibilidade e localização. Neste caso, a localização pode significar o seu país, região e, por vezes, até territórios.

    1. Nem sempre um fornecedor de serviços tem uma aplicação no mercado. É possível que a sua aplicação para smartphone favorita (ainda) não tenha um equivalente na Android ou na Google TV. A Google tem uma lista online de aplicações Android TV disponíveis.
    2. Em segundo lugar, a sua localização (país, região, território) também é importante. Algumas aplicações só estão disponíveis numa determinada região ou país.
      Em caso de dúvida, é sempre melhor contactar o fornecedor da aplicação e consultar o respetivo website para obter informações e verificar os países suportados.

    O que fazer se uma aplicação Android TV ou Google TV não funcionar: ligação à Internet, bloqueio ou erros

    Cada um destes passos representa uma solução possível:

    1. Se sentir que algo está errado com uma aplicação, o mais simples é repor a aplicação fazendo uma paragem forçada (veja os passos abaixo).
      • Também pode optar por limpar os dados e a cache no menu de definições da aplicação.
      • Também pode optar por desinstalar e reinstalar a aplicação no menu de definições da aplicação

    Como forçar o encerramento de uma aplicação numa Android TV

    Como forçar o encerramento de uma aplicação numa Google TV

    1. Se não conseguir aceder ao ecrã inicial, da aplicação ou das definições, mantenha premido o botão de alimentação do telecomando e selecione Restart TV (Reiniciar televisor).
    2. Desligue o cabo de alimentação do televisor da tomada elétrica, aguarde 30 segundos e volte a ligá-lo. Este procedimento chama-se ciclo de inicialização e é uma forma simples de repor o televisor quando algo não está a funcionar.
      Desligar o cabo de alimentação do televisor não causa danos e não remove dados da Conta Google.
    3. Em raras ocasiões, o serviço pode estar indisponível.
    4. Efetue uma reposição de fábrica

    O que fazer se uma aplicação da Smart TV não funcionar (televisor não Android ou Google TV)

    1. Desligue o cabo de alimentação do televisor da tomada elétrica, aguarde 30 segundos e volte a ligá-lo.
      Este procedimento chama-se ciclo de inicialização e é uma forma simples de repor o televisor quando algo não está a funcionar. Desligar o cabo de alimentação do televisor não causa danos e não remove dados.
    2. Tente [Atualizar Conteúdo Internet]
      1. Prima o botão [HOME] e selecione [Definições]
      2. Selecione [Rede ou Configuração de Rede]
      3. Selecione [Atualizar Conteúdo Internet]

    Reponha as definições do navegador e elimine todos os cookies (aplicável apenas às séries W9xxA, W8xxA, W7xxA, W6xxA, X90xxA, X85xxA, X95xxB, X90xxB, X85xxB, W9xxB, W8xxB, W7xxB, W6xxB e W750C)

    Reponha as informações pessoais do televisor: (aplicável apenas às séries WD75, WD6, WE75, WE6, XE70 e WF6)

    1. Consulte o nosso artigo sobre como efetuar uma reposição de fábrica